Aplicação da Lei Penal (Lei Penal no Tempo e Lei Penal no Espaço) Flashcards

(41 cards)

1
Q

Em relação ao TEMPO DO CRIME, o Código Penal brasileiro adota qual teoria?

A

Teoria da ATIVIDADE.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Em relação ao TEMPO DO CRIME, o Código Penal brasileiro adota a teoria da atividade (ou da ação) que dispõe em seu artigo 4° que:
Considera-se praticado o crime no momento da ___, ainda que outro seja o momento do resultado.

A

ação ou omissão

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.

A

Correto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quando uma lei revoga a outra, a lei revogadora deve abordar a matéria de forma, ao menos um pouco, diferente do modo como tratava a lei revogada, caso contrário, seria uma lei absolutamente inútil. A esse fenômeno é dado o nome de?

A

Princípio da continuidade das leis.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

A revogação é o fenômeno que compreende a substituição de uma norma jurídica por outra. Essa substituição pode ser total ou parcial.
Qual é o nome dado quando a revogação/substituição for TOTAL?

A

ab-rogação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A revogação é o fenômeno que compreende a substituição de uma norma jurídica por outra. Essa substituição pode ser total ou parcial.
Qual é o nome dado quando a revogação/substituição for PARCIAL?

A

derrogação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Como é denominado o período entre a publicação da Lei e sua
entrada em vigor, sendo que nesse período a lei ainda não vigora, ou seja, ela ainda não produz efeitos?

A

Vacatio legis.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

A ___ ocorre quando uma lei penal incriminadora vem a ser revogada por outra, que prevê que o fato deixa de ser considerado crime.

A

abolitio criminis

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

A abolitio criminis faz cessar a pena e os efeitos PENAIS e EXTRAPENAIS da condenação.

A

Errado. (Somente os efeitos PENAIS da condenação.)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, desde que não tenham sido decididos por sentença condenatória transitada em julgado.

A

Errado. ( A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, AINDA QUE DECIDIDOS por sentença condenatória transitada em julgado.)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A ___ ocorre quando uma lei posterior revoga a anterior trazendo uma situação mais benéfica ao réu.

A

Lex mitior ou novatio legis in mellius

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

A abolitio criminis ocorre quando uma lei penal incriminadora vem a ser revogada por outra, que prevê que o fato deixa de ser considerado crime. Nesse caso, como a lei posterior deixa de considerar o fato crime, ela produzirá efeitos retroativos, alcançado os fatos praticados mesmo antes de sua vigência.
Porém, em alguns casos, embora a lei nova revogue um determinado artigo que previa um tipo penal, ela simultaneamente insere esse fato dentro de outro tipo penal. Neste caso não há abolitio criminis, pois a conduta continua sendo considerada crime, ainda que por outro tipo penal, ocorrendo o que se chama de?

A

Continuidade típico-normativa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Transitada em julgado a sentença condenatória, compete ao ___ a aplicação da lei mais benigna.

A

Juízo das execuções

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

As leis ___ são aquelas que são produzidas para vigorar durante determinada situação. Por exemplo, estado de sítio, estado de guerra (embora não haja data certa no calendário para sua autorrevogação).
Lei ___ é aquela que é editada para vigorar durante determinado período, certo, cuja revogação se dará automaticamente quando se atingir o termo final de vigência.

A

excepcionais / temporária

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

A lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua
duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência.

A

Correto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

A LEI PENAL MAIS GRAVE APLICA-SE AO CRIME CONTINUADO OU AO CRIME PERMANENTE, SE A SUA VIGÊNCIA É ___ À CESSAÇÃO DA CONTINUIDADE OU DA PERMANÊNCIA.

A

ANTERIOR

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Em relação ao LUGAR do crime, qual é a teoria adotada pelo código penal brasileiro?

A

Teoria mista ou da ubiquidade.

18
Q

Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou
omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.

19
Q

No que tange à aplicação da lei penal no espaço a regra é a adoção do princípio da ___, aplica-se à lei penal aos crimes cometidos no território nacional. Assim, não importa se o crime foi cometido por estrangeiro ou contra vítima estrangeira. Se cometido no território nacional, submete-se à lei penal brasileira.

A

territorialidade

20
Q

Como o Código Penal admite exceções, podemos dizer que o nosso Código adotou o princípio da territorialidade ___.

A

mitigada ou temperada

21
Q

Como regra, aplica-se a lei penal brasileira ao crime ocorrido dentro do território nacional, ressalvadas as convenções, tratados e regras de direito internacional, como a Convenção de Viena, que estabelece situações de imunidade diplomática. Dessa forma, podemos dizer que um crime praticado em nosso território poderá não ficar sujeito à lei penal brasileira, em razão da existência de algum tratado, convenção ou regra de direito internacional, o que configura o
fenômeno da ___ (um crime ocorrido no Brasil não estar sujeito à nossa lei penal).

A

intraterritorialidade

22
Q

Para fins de aplicação da lei penal no espaço, é considerado território brasileiro o mar territorial (faixa de ___ milhas marítimas medidas a partir da linha de baixa-mar do litoral continental e insular).

23
Q

Para os efeitos penais, quais são os locais que são considerados como EXTENSÃO do território brasileiro, ou seja, aos crimes praticados nestes locais aplica-se a lei brasileira, pelo princípio da
TERRITORIALIDADE? (2X)

A

I - Embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou
a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontrem; e
II - Aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar.

24
Q

É também aplicável a lei brasileira aos crimes praticados a bordo
de aeronaves ou embarcações estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no território nacional ou em vôo no espaço aéreo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil.

25
As embaixadas do Brasil pelo mundo são consideradas como extensão do território brasileiro.
Errado. ( As embaixadas do Brasil pelo mundo NÃO são consideradas como território brasileiro.)
26
A ___ é a aplicação da lei penal brasileira a um fato criminoso que não ocorreu no território nacional.
extraterritorialidade
27
A extraterritorialidade é a aplicação da lei penal brasileira a um fato criminoso que não ocorreu no território nacional. Existem 3 tipos de extraterritorialidade. Quais são eles?
I - Incondicionada; II - Condicionada; e III - Hipercondicionada.
28
A extraterritorialidade é a aplicação da lei penal brasileira a um fato criminoso que não ocorreu no território nacional. Quais são os casos em que essa extraterritorialidade será INCONDICIONADA, ou seja, praticado o ato fora do território brasileiro em alguma dessas situações será aplicada a lei brasileira ao agente independente de qualquer condição? (4x)
I - Crime contra a vida ou a liberdade do Presidente da República; II - Crime contra o patrimônio ou a fé pública da União, do Distrito Federal, de Estado, de Território, de Município, de empresa pública, sociedade de economia mista, autarquia ou fundação instituída pelo Poder Público; III - Crime contra a administração pública, por quem está a seu serviço; e IV - Crime de genocídio, quando o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil.
29
A extraterritorialidade é a aplicação da lei penal brasileira a um fato criminoso que não ocorreu no território nacional. Quais são os casos em que essa extraterritorialidade será CONDICIONADA, ou seja, praticado o ato nessas situações fora do território brasileiro e preenchidas algumas condições será aplicada a lei brasileira ao agente? (3x)
I - Crimes que, por tratado ou convenção, o Brasil se obrigou a reprimir; II - Crimes praticados por brasileiro; e III - Crimes praticados em aeronaves ou embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, quando em território estrangeiro e aí não sejam julgados.
30
A extraterritorialidade é a aplicação da lei penal brasileira a um fato criminoso que não ocorreu no território nacional. A extraterritorialidade será CONDICIONADA, se o agente praticar o fato criminoso fora do território brasileiro nos seguintes casos: I - Crimes que, por tratado ou convenção, o Brasil se obrigou a reprimir; II - Crimes praticados por brasileiro; e III - Crimes praticados em aeronaves ou embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, quando em território estrangeiro e aí não sejam julgados. Por CONDICIONADA significa que além de praticar o fato em alguma dessas 3 situações deverá ser preenchidas algumas condições para que a ele seja aplicada a lei brasileira. Quais são essa condições? (5x)
I - entrar o agente no território nacional; II - ser o fato punível também no país em que foi praticado; III - estar o crime incluído entre aqueles pelos quais a lei brasileira autoriza a extradição; IV - não ter sido o agente absolvido no estrangeiro ou não ter aí cumprido a pena; e V - não ter sido o agente perdoado no estrangeiro ou, por outro motivo, não estar extinta a punibilidade, segundo a lei mais favorável.
31
Somente no caso do crime de ___ será aplicado o princípio do domicílio, devendo ser aplicada a lei brasileira ainda que se trate crime cometido no estrangeiro por agente estrangeiro contra vítima estrangeira, desde que o autor seja domiciliado no Brasil.
genocídio
32
A pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando ___, ou nela é computada, quando ___.
diversas / idênticas
33
O Brasil não concede extradição em se tratando crime com pena de prisão inferior a?
2 anos.
34
Qual é a hipotese de crime cometido no estrangeiro em que haverá a chamada extraterritorialidade hipercondicionada, ou seja, nessa hipotese para que seja aplicada a lei brasileira ao agente cometedor do crime, além das condições expressas no no art. 7°, § 2° do Código Penal Brasileiro (I - entrar o agente no território nacional; II - ser o fato punível também no país em que foi praticado; III - estar o crime incluído entre aqueles pelos quais a lei brasileira autoriza a extradição; IV - não ter sido o agente absolvido no estrangeiro ou não ter aí cumprido a pena; e V - não ter sido o agente perdoado no estrangeiro ou, por outro motivo, não estar extinta a punibilidade, segundo a lei mais favorável) existem mais 2 condições que são: VI - Não ter sido pedida ou ter sido negada a extradição do infrator; e VII - Ter havido requisição do Ministro da Justiça?
Crime cometido por estrangeiro contra brasileiro fora do Brasil.
35
A lei estabelece que os prazos previstos na Lei Penal sejam contados de forma a incluir o dia do ___.
começo
36
A quem compete processar e julgar, originariamente, a homologação de sentenças estrangeiras e a concessão de exequatur às cartas rogatórias?
Ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
37
A sentença estrangeira, quando a aplicação da lei brasileira produz na espécie as mesmas consequências, pode ser homologada no Brasil para? (2x)
I - obrigar o condenado à reparação do dano, a restituições e a outros efeitos civis; e II - sujeitá-lo a medida de segurança.
38
O princípio da ___ deve ser utilizado quando há conflito aparente entre duas normas, sendo que uma delas, denominada “norma especial”, possui todos os elementos da outra (norma geral), acrescida de alguns caracteres especializantes.
especialidade
39
José, querendo matar Maria, começa a desferir contra ela golpes com uma barra ferro, vindo a causar-lhe a morte. Neste caso José praticou, em tese, as condutas de lesão corporal (art. 129) e homicídio (art. 121 do CP). Todavia, o crime-meio (lesão corporal) é absorvido pelo crime-fim (homicídio), respondendo o agente apenas pelo último (que era sua intenção desde o começo). Nesse caso foi utilizado qual princípio do direito penal?
Princípio da CONSUNÇÃO (absorção).
40
O crime permanente é aquele cujo resultado prolonga-se no tempo.
Errado. ( O crime permanente é aquele cuja CONSUMAÇÃO se prolonga no tempo.)
41