AS FUNÇÕES ECONÔMICAS DO SETOR PÚBLICO E AS FALHAS DE MERCADO Flashcards
(5 cards)
- Por que o Estado intervém na economia?
- Orientação de resposta:
Porque, frente a crises, O ESTADO incorporou funções que vão além da manutenção e da justiça social e passou também a ofertar bens públicos como eletricidade, ⚡️ rodovias, saneamento básico💧, ferrovias, portos, entre outros.
- Quais são as funções econômicas básicas do Estado? Explique.
A função alocativa: diz respeito à atuação do governo nos casos em que não há eficiência da iniciativa privada ou quando a natureza da atividade indicar a necessidade de presença do Estado.
A função distributiva: consiste em arrecadar impostos💰 e contribuições dos mais ricos ou das regiões mais desenvolvidas e transferi-los para os mais pobres🙍🏿♂️ e regiões mais carentes.
A função estabilizadora : é a função por meio da qual o governo procura atingir um de seus objetivos, que é a estabilização econômica, ou seja, a estabilidade dos preços, uma das condições necessárias para que os investimentos aumentem e, com eles, o crescimento econômico, o emprego e a renda nacional.
- O que são falhas de mercado?
- Orientação de resposta:
As falhas de mercado ⚡️ são a razão para o cumprimento da função alocativa do setor público. Em outras palavras, o fato do setor privado não conseguir oferecer adequadamente todos os bens necessários para o bem-estar da população, faz com que seja necessária a intervenção do governo, via função alocativa. Este “não conseguir” do setor privado gera inúmeras falhas de mercado, entre elas: - Indivisibilidade do produto; 🚫➗
- Externalidades;
- Custo de produção decrescente e mercado imperfeito;
- Riscos e incertezas na oferta de bens.
- Cite e explique no mínimo dois tipos de falhas de mercado.
- Orientação de resposta:
- Indivisibilidade do produto : a falha de mercado “indivisibilidade do produto” é decorrente da necessidade da existência de bens que tem como característica principal a não possibilidade de exclusão de pessoas de seu consumo e pela não exclusividade também.
- Custo de produção decrescente e mercados imperfeitos : os mercados não são de concorrência perfeita, pois as empresas com custos decrescentes📉 conseguem produzir com escala alta📈 e reduzir os seus custos médios. Isso faz com que estas empresas sejam cada vez mais concentradoras e centralizadoras🌪 gerando grandes oligopólios e/ou monopólios. A geração desses oligopólios e/ou monopólios faz com que o governo atue no sentido de proteger a concorrência e os consumidores.
- O que é o Cade? Para que ele serve?
- Orientação de resposta:
O Cade é uma autarquia governamental que serve para coibir 🚫os abusos contra a concorrência e contra o consumidor.