Aula 01 - Normas de Auditoria Interna Flashcards Preview

Auditoria > Aula 01 - Normas de Auditoria Interna > Flashcards

Flashcards in Aula 01 - Normas de Auditoria Interna Deck (19):
1

O trabalho da auditoria interna deve efetuar a revisão e o aperfeiçoamento dos controles internos.

A auditoria externa  deve emitir parecer, que será publicado com as demonstrações contábeis

2

A auditoria interna é de competência exclusiva de Contador, devidamente registrado em Conselho Regional de Contabilidade.

Os trabalhos do auditor interno podem ser utilizados pelo auditor de demonstrações contábei

3

As auditorias internas são denominadas auditorias de primeira parte, podendo ser realizadas em nome da organização.

As auditorias externa de segunda parte é uma auditoria que uma organização realiza em seus fornecedores e terceirizados

 

As auditorias externas de terceira parte são auditorias realizada por uma organização de auditoria independente do clientes e das partes interessadas na certificação

4

As auditorias internas são realizadas com o objetivo de  

1. Obter e manter confiança na capacidade de um fornecedor.

2. Servir de base para análise crítica pela direção.

5

O  programa de trabalho não é uma designação de tarefas, mas um instrumento de formalização do planejamento do trabalho, realizado pela própria equipe.

– Os programas de trabalho devem ser estruturados de forma a servir como guia e meio de controle de execução do trabalho, devendo ser revisados e atualizados sempre que as circunstâncias o exigirem.

6

No que consiste o planejamento do trabalho de auditoria interna

Exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade, referem-se

7

O que é revisão?

A verificação das operações sob o aspecto eminentemente contábil, formal e legal

8

O que é eficiência?

Concerne aos meios empregados, aos recursos utilizados para a consecução dos objetivos;

 

9

O que é eficácia?

A verificação do produto, dos programas, dos fins perseguidos

10

O que é eficiência operacional?

Definição adequada dos métodos e procedimentos operacionais; descrição das atividades de cada função de modo a facilitar o cumprimento dos deveres; seleção, treinamento e supervisão do pessoal adequado às atividades.

11

O que são políticas administrativas?

Sistema de regras e princípios traçados pela alta administração que representam as guias de raciocínio para as tomadas de decisões em todos os níveis, de forma a focalizar o objetivo principal da organização.

12

O objetivo principal da auditoria interna não é detectar fraudes, e sim detectar as causas que possibilitaram a existência de tais fraudes.

13

Os riscos de auditoria interna estão relacionados à possibilidade do auditor não atingir, de forma satisfatória, os objetivos dos trabalhos. A avaliação desses riscos deve ser feita na fase de planejamento e considerar a

1. A verificação e a comunicação de eventuais limitações ao alcance dos procedimentos da Auditoria Interna, a serem aplicados, considerando o volume ou a complexidade das transações e das operações;

2. Extensão da responsabilidade do auditor interno no uso dos trabalhos de especialistas.

14

O que é procedimento de prevenção?

Medidas que antecedem o processamento de um ato ou um fato, para prevenir a ocorrência de omissões, inadequações e intempestividade da informação contábil;

15

O que são procedimentos de detecção?

Medidas que visem à identificação, concomitante ou a posteriori, de erros, omissões, inadequações e intempestividade da informação contábil. Os testes de controles são executados somente para aqueles controles que o auditor determinou serem devidamente planejados para evitar, detectar e corrigir uma distorção relevante em uma afirmação.

16

O que são Procedimentos de controle ?

Medidas e ações estabelecidas para prevenir ou detectar os riscos inerentes ou potenciais

17

Pode ser considerado procedimento de rotina das unidades de auditoria interna, após exames de auditoria, realizar reunião de discussão das conclusões e recomendações com os próprios gestores auditados antes da emissão do relatório final.

18

Uma determinada empresa contratou um Auditor Interno para auditar a empresa sob o aspecto financeiro. Assinale a proteção que a auditoria oferecerá à riqueza patrimonial sob esse aspecto

Resguardar créditos de terceiros – fornecedores e financiadores – contra possíveis fraudes e dilapidações do patrimônio, permitindo maior controle dos recursos para fazer face a esses compromissos.

19