Aula 03 - Trabalho de Auditoria Flashcards Preview

Auditoria > Aula 03 - Trabalho de Auditoria > Flashcards

Flashcards in Aula 03 - Trabalho de Auditoria Deck (25):
1

Um auditor independente, realizando seu primeiro trabalho em uma entidade, constatou que mudanças substanciais na legislação tributária do setor, ocorridas após o encerramento do exercício anterior, poderiam causar profundo impacto nos resultados futuros.

O auditor deveria discutir o assunto imediatamente com a administração da entidade e, se as demonstrações contábeis daquele exercício tivessem sido examinadas por outro auditor, discuti-las com ele.

2

A carta-proposta é o documento no qual o auditor formaliza as condições do trabalho a ser executado. Devem constar na carta-proposta:

1. Descrição dos serviços a serem prestados

2. Descrição dos serviços a serem prestados

3. Os relatórios a serem emitidos para a empresa

4. As condições de pagamento dos honorários

3

Ao determinar os honorários a serem pagos, o auditor externo deve considerar

a peculiaridade de tratar-se de cliente eventual ou habitual

4

O risco de auditoria é a possibilidade de o auditor vir a emitir uma opinião inadequada sobre demonstrações contábeis significativamente incorretas.

5

O auditor somente deve aceitar um trabalho para emitir relatório de auditoria independente sobre demonstrações contábeis condensadas de acordo com esta Norma quando ele também tiver sido contratado para conduzir a auditoria, de acordo com as normas de auditoria, das demonstrações contábeis (completas)

6

Qual o propósito de uma reunião de abertura de auditoria?

Fornecer oportunidade para o auditado fazer perguntas.

7

Faz parte das habilidades de um auditor

entender a conveniência e as conseqüências de usar técnicas de amostragem para auditar.

8

Quais as 4 responsabilidades do auditor?

1. O auditor deve aplicar o máximo de cuidado e zelo na realização dos trabalhos e na exposição de suas conclusões.

2. Ao opinar sobre as demonstrações contábeis o auditor deve ser imparcial.

3. O exame das demonstrações contábeis não tem por objetivo precípuo a descoberta de fraudes. Todavia, o auditor independente deve considerar a possibilidade de sua ocorrência.

4. Quando eventuais distorções, por fraude ou erro, afetarem as demonstrações contábeis de forma relevante, cabe ao auditor independente, caso não tenha feito ressalva específica em seu parecer, demonstrar

9

Está incluída no escopo do trabalho do auditor independente a revisão do relatório da administração e das notas explicativas das demonstrações contábeis.

 Toda informação que esclareça ou detalha as demonstrações contábeis está incluída no escopo do trabalho do auditor

10

No exercício das funções de auditoria, o contador, desde que solicitado pela fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), deverá colocar à disposição dessa entidade relatórios e documentos que tenham servido de base à execução de seu trabalho, inclusive papéis de trabalho.

11

O auditor, ao ser substituído no processo de auditoria, por outra firma de auditoria, em ano subseqüente, deve
 

fornecer as informações necessárias para a realização da auditoria pelo novo auditor, quando autorizado por escrito pela empresa auditada.

12

As evidências consideradas pelo auditor para emissão de seu parecer sobre as demonstrações contábeis, emitido pelo auditor independente que tenha sido precedido,

podem ser divulgadas para o auditor sucessor, desde que a entidade auditada autorize previamente, por escrito.

13

O que é mensuração em auditoria?

Quando o auditor verifica se o valor do documento que suporta o lançamento contábil foi efetivamente o valor registrado, ele objetiva a conclusão de

14

Após examinadas todas as evidências disponíveis, o auditor pode confiar, integralmente, na fidedignidade e na correção das demonstrações contábeis de uma entidade, mas

A insuficiência de evidências enseja procedimentos adicionais de auditoria, antes que se possa se emitir uma ressalva.

15

Documentos elaborados por pessoas alheias à empresa auditada são evidências mais dignas de confiança quando enviados diretamente ao auditor ou mesmo enquanto mantidos em poder de terceiros.

De forma semelhante, um documento elaborado internamente tem sua credibilidade aumentada quando circula fora da empresa auditada, devido à aceitação externa.

16

a medida da qualidade da evidência de auditoria, isto é, a relevância e confiabilidade para suportar as conclusões em que se fundamenta o auditor, é conhecida como?

 Adequação da evidência de auditoria.

 

Adequação = Qualidade

17

Os fluxogramas são diagramas que descrevem os passos do processamento da informação nas rotinas contábeis. Sua elaboração é acompanhada por descrições narrativas que evidenciam detalhes adicionais dos controles

 

O que os fluxogramas evidenciam?

1. As funções principais do processo.

2. A trilha de auditoria documentária.

3. Os programas e arquivos de computadores.

 4. Os relatórios produzidos nos processos.

18

. Quando a evidência é coerente com as observações e recomendações da auditoria, evidencia-se a característica de qualidade denominada:

Pertinência

19

O que é relevância em auditoria?

 A qualidade da evidência que se refere ao grau de relação entre a evidência e o objetivo da auditoria.

 

Evidência é relevante.

20

Empresa de auditoria independente, recebeu uma resposta verbal a uma solicitação de confirmação. Após obter essa confirmação, o auditor solicitou à parte que formalizasse por escrito diretamente para ele e não obteve resposta. Nesta situação o auditor

Uma resposta verbal a uma solicitação de confirmação, por si só, não se enquadra na definição de confirmação externa porque não é uma resposta por escrito direta para o auditor.

 

O auditori deve procurar outra evidência de auditoria para suportar as informações da resposta verbal.

21

O que é inspeção?

Compreende o exame físico de documentos, registros e ativos.

22

O que é Observação?

Compreende a verificação da correta execução de controles preventivos executados pelos empregados da entidade.

23

O que é Confirmação externa (circularização)?

Representam respostas às solicitações do auditor quanto a saldos de clientes, fornecedores, bancos, advogados, entre outros.

24

O que são procedimentos analíticos?

Compreendem determinações de variações de saldos, relação entre dados financeiros e não financeiros.

25