Cardiologia / Reumatologia Flashcards

1
Q

A insuficiência aortica causa pressão arterial divergente ou pressão arterial convergente E por quê?

A

🫀Pressão arterial DIVERGENTE.
🫀 Quando a válvula aortica se fecha, por consequinte temos a pressão arterial diastólica. Agora imagine comigo… Se a válvula aortica não se fecha totalmente, parte da pressão arterial diastólica na aorta será aliviada pelo retorno do sangue para o ventrículo esquerdo. Em contrapartida no momento da sístole mais sangue será injetado elevando-se assim a pressão arterial sistólica. Dessa forma nessa condição temos a pressão arterial divergente também chamada de pressão de pulso aumentado ou seja grande diferença entre a pressão sistólica e diastólica.
🫀 Devido essa pressão de pulso aumentada o exame físico dessa válvulapatia pode ser muito chamativo já que diversos sinais surgem. Na situação o primeiro ponto a que devemos nos atentar é o pulso. A sistole faz uma grande onda que se reduz profundamente depois. Sendo encontrada um pulso em martelo de água também conhecido como pulso de Corrigan ou pulso magno e célere (amplo e rápido).
🫀O sopro da insuficiência aorta é protrodiastólico (após a 2° bulha). Aspirativo e decrescente mas audível no foco aórtico acessórios ou seja no terceiro espaço intercostal esquerdo, com irradiação cervical e que aumenta com o paciente sentado inclinado para frente.
🫀⚠️ Pressão arterial divergente é quando a diferença entre a pressão arterial sistólica e a pressão arterial diastólica é maior que 60mmHg entre elas. As principais causas é INSUFICIÊNCIA AORTICA, FISTULA ARTERIOVENOSA, HIPERTIREOIDISMO e FIBROSE SENIL DOS GRANDES VASOS.
🫀⚠️ Pressão arterial convergente é quando a diferença entre a pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica é menor que 30 mmHg. As principais causas São INSUFICIÊNCIA CARDÍACA, HIPOTIREOIDISMO e BAIXO DÉBITO CARDÍACA (derrame pericárdico, infarto do miocárdio e choque).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O único seguimento da coluna vertebral que a artrite reumatóide afeta é o seguimento cervical. Correto?

A

Sim.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Dedos em pescoço de cisne (hiperextensão da intefalanfeana proximal + flexão da intefalanfeana distal) 🦢 é característico de qual doença?

A

Artrite reumatóide.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Essa imagem é característico de qual doença?

A

Artrite reumatóide.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Artrite reumatóide poupa intefalangiana distal?

A

Sim
Qualquer achado dessa imagem devemos descartar a possibilidade de ser artrite reumatóide.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Artrite reumatóide está associada com o alto anticorpo anti-sm?

A

Não. Artrite reumatoide está associado com fator reumatoide e ao anti-CCP. QUEM ESTÁ ASSOCIADO COM ANTICORPO ANTI-SM É O LÚPUS ELE MATOSO SISTÊMICO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Nessa imagem temos uma doença, que cursa com frouxidão e ligamentar e da cápsula articular gerando deformidades como desvio ulnar e dedos em abotadura e cabeça de cisne. Isso é característico da artrite reumatóide. Correto?

A

Falso. Estamos diante a Artropatia de JACCOUD. A diferença para artrite reumatoide é que nessa artropatia não há alterações articulares como erosão e por isso as lesões são reversíveis!.
🧬 Lembrar que a deformidade corrida pela artrite reumatoide é por erosão e complicações dessas erosões.
⚠️⚠️A síndrome de JACCOUD está muito associada ao lúpus eritematoso sistêmico (LES) e a FEBRE REUMÁTICA (paciente que tinha febre reumática crônica acabava apresentando essa alteração de deformidade visto na Artropatia de JACCOUD).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Esse eletrocardiograma representa que acometimento?

A

FIBRILAÇÃO ATRIAL
🫀 Fibrilação atrial é caracterizada por um ritmo irregular sem onda P e com serrilhado fino na linha de base.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Que acometimento é esse visto na eletrocardiograma?

A

TAQUICARDIA ATRIAL.
🫀 Taquicardia atrial pode ter ritmo regular QRS estreito e uma onda P diferente da onda P sinusal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Que acometimento é este visto no eletrocardiograma?

A

TORSADES DE POINTES.
🫀 É uma taquicardia ventricular polimórfica portanto tem QRS Largo e irregular.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Qual é o diagnóstico aí no eletrocardiograma?

A

FLUTTER ATRIAL arritmia porque RS estreito e presença de onda f em serrote estamos diante de um flutuante atrial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Qual o diagnóstico?

A

BLOQUEIO ATRIOVENTRICULAR (BAV) DE 2° GRAU MOBITZ 1.
🫀 Nas setas verdes temos a onda P que irão despolarizar o ventrículo gerando QRS. No entanto o intervalo PR vai aumentando até chegar o momento onde a onda P que está de seta vermelha não gera a despolarização ventricular ou seja uma falha de condução atroventricular. Essa é a principal característica desse bloqueio atrioventricular de 3° grau Mobitz 1.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Para ser considerado uma crise hipertensiva qual tem que ser o valor da pressão arterial sistólica ou da pressão arterial diastólica?

A

PAS MAIOR IGUAL 180mmHg
PAD MAIOR IGUAL 120mmHg.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Para quando que é indicada a massagem carotídea ou seja manobra vagal?

A

Está indicada para pacientes com taquicardia superventricular ou seja com QRS estreito e onda RR regular. Deve se atentar ainda que a massagem do seu garotídeo deve ser criteriosamente optada nos casos de taquicardia superventricular uma vez que se o paciente tiver risco de placa de aterosclerose em carótida há risco de deslocamento da placa e gerar AVC.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O enalapril (iECA) É uma medicação usada para hipertensão, embora ela seja néfroprotetora está contraindicado em pacientes com hipercalemia ( >6mEq/L). Correto?

A

Sim correto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Qual o diagnóstico?

A

TAQUICARDIA POR REENTRADA NODAL.
🫀 Os ataque cardíaco reentrada nodal se configurem o tipo de taquiarritmia supraventricular, ou seja taquicardia (FC>100) + complexo QRS estreito (<120ms) e ritmo regular (RR regular). Outra característica marcante nesse tipo de arritmia é o da p elas podem aparecer de três maneiras elas pode ser invisível (quando a ativação atrial e ventricular são simultâneas isso representa cerca de 60% dos casos), elas podem aparecer depois do QRS (onda P retrógrada -30% dos casos), ou antes do QRS.

17
Q

Em caso de arritmia organizada (RR regular tais como a taquicardia atrial, flutter atrial e a taquicardia por reentrada nodal) + instabilidade (hipotensão, congestão pulmonar, redução do nível de consciência, dor torácica isquêmica) a conduta é cardioversão elétrica sincronizada imediatamente na carga mais baixa de 50 joules nos cardioversores bifásicos. Correto?

A

CORRETO
🫀 Quando essa carga não foi eficaz pode-se aumentar a progressivamente até uma carga máxima de 200 J. Nos casos de fibrilação atrial como se trata de uma arritmia mais desorganizada a carga inicial recomendada é mais alta de 120 joules.
🫀 Nunca se faz uma carga inicial de 200 joules para nenhuma arritmia supraventricular, devendo ser reservada para os casos refratários à administração de cargas menores pelo risco de lesão cutânea associada a utilização de cargas mais altas.

18
Q

Qual diagnóstico?

A

BLOQUEIO ATRIOVENTRICULAR TOTAL (BAVT) ou BAV 3°GRAU
🫀 É a forma mais grave da doença do nó do atrventricular e é caracterizado pela presença da DISSOCIAÇÃO ATROVENTRICULAR OU SEJA A PERDA DO ENLACE ENTRE A ONDA P E O COMPLEXO QRS COM A ONDA P PODE CAIR ANTES E DEPOIS OU DENTRO DO QRS GERANDO DISTORÇÃO DO MESMO.

19
Q

Quais são as recomendações para aferição da pressão arterial em consultório?

A

Imagem.

20
Q

Qual é a sequência correta do atendimento ao paciente impossível parada cardiorrespiratória?

A

Sempre que suspeitamos um paciente em PCR o primeiro passo é a avaliar responsabilidade através de perguntas simples como “o senhor está bem” ou “o senhor me consegue ouvir”. ➡️ Uma vez identificado que o paciente não está responsivo temos um quadro fortemente suspeito de PCR, nesse momento devemos chamar ajuda (trazer o desfibrilador). ➡️ O desfibrilador é peça central do manejo de uma reanimação cardiopulmonar visto que irá permiti a reversão de uadro de taquicardia ou fibrilação ventricular. ➡️ O próximo passo é identificar de fato se o paciente está em PCR através da pesquisa do pulso central e movimentos ventilatórios se o PCR for confirmado iniciaremos prontamente a manobra de reanimação.

21
Q

Que ritmo é esse? Precisa chocar?

A

TAQUICARDIA VENTRICULAR
🫀 É preciso fazer uma desfibrilação (choque não sincronizado).

22
Q

Mulher de 45 anos de idade com estenose na válvula mitral associada à fusão das comissuras e presença de nódulos de Aschoff no coração. Esses achados são característicos de qual doença?

A

FEBRE REUMÁTICA. Podemos encontrar nesses pacientes o murmúrio de Carey coombs.

23
Q

Quais os sintomas típicos de um paciente com insuficiência cardíaca direita?

A

Imagem.

24
Q

Qual sinal é esse e é característica de qual doença?

A

DEDOS EM BOTOEIRA. Envolve a flexão da interfalangeana proximal e hiperextensão da interfalangeana distal característica da artrite reumatoide.

25
Q

Que sinal é esse e é caracterizado pela qual doença?

A

PESCOÇO DE CISNE.
A deformidade do pescoço de cisne assim como a botoeira é clássico da artrite reumatoide ainda que não seja PATOGNOMÔNICO.
🔹 Decorre de alterações em estruturas periarticulares como ligamentos tendões e consequentemente musculaturas nos dedos das mãos levando a deformidade que no caso da artrite reumatoide são não redutíveis. O pescoço de cisne é caracterizado pela hiperextensão da interfalange proximal e flexão da interfalangeana distal

26
Q

Quais os anti-hipertensivos mais recomendo para negros?

A

BLOQUEADOR SE CANAIS DE CÁLCIO + DIURETICO TIAZÍDICO.

27
Q

Qual o diagnóstico?

A

Taquicardia sinusal.
Lembrar das perguntas. 1° existe taquicardia? Sim, a distância das ondas R é menor que 3 quadradoes. 2° existe onda P? Sim, conseguimos observar a onda P. 3° existe onda F de flutter? Não, lembrar que as ondas F tem aspecto de serrilhado. Aí já matamos , nem precisava da terceira pergunta.

28
Q

PODEMOS USAR DIURETICOS TIAZIDICOS EM PACIENTES DIABETICOS?

A

NÃO.
Os efeitos colaterais mais frequentes dos tiazídicos são hipovolemia, cãibras, hipocalemia, hiponatremia, hipomagnesemia e disfunção erétil. A hipocalemia reduz a liberação de insulina, aumentando a intolerância à glicose e, com isso, o risco de evolução para diabetes. Por esse motivo, não será a primeira opção em pacientes diabéticos e com intolerância à glicose.

29
Q

Qual o diagnóstico?

A

Bloqueio atrioventricular (BAV) de 1° grau.
Tem onda P seguida de um QRS, observa o intervalo PR como que é maior que o valor referência de 120-200ms (3-5 quadradinhos ou 1 quadradão), então está tendo um bloqueio entre o estímulo do nó sinusal para o os ventrículos.
Observa na imagem como o intervalo PR está separado por um quadradão, então não há dúvida que está atrasando o ela condução, porém sempre está seguida de QRS, ou seja, o estímulo está demorando porém está passando! Por isso é de 1° grau.Apesar de se chamar bloqueio atrioventricular, na verdade não há nenhum bloqueio no BAV de 1° grau.

30
Q

Sabemos que existem duas situações onde o DX de HAS é feita já na primeira consulta do paciente, mas como deve ser a conduta da segunda consulta em pacientes com alteração na pressão arterial?

A

Imagem.

31
Q

Todo paciente com diagnóstico de insuficiência cardíaca, deve receber vacinação anual contra influenza e pneumococo com reforço a cada 5 anos. Correto?

A

*#Sim correto 😃👍**

32
Q

E paciente com quadro clássico de infarto com supradesnivel de segmento ST (dor torácica + ECG com supradesnivelamento) devemos atuar rapidamente para abrir o vaso acometido visando salvar o máximo de miocárdio possível. Qual a melhor conduta?

A

ANGIOPLASTIA PRIMARIA (ICP)