Célula Eucariótica Flashcards

1
Q

Organelas

A

Compartimentos intracelulares envoltos por menbrana

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais são as organelas ?

A

Núcleo, mitocôndrias, retículos, o complexo golgiense, lisossomos, pexoxissomos.
Ps: os endossomos são compartimentos intracelulares temporários.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Por que seres eucariontes aumentão de complexidade do organismos procariontes ?

A

Pois a compartimentalização intracelular, por meio da riqueza de membranas, divide a célula em micro regiões com composição e concentração de enzimas com funções relacionadas, aumentando a eficiência dos processos celulares e promovendo reações mais elaboradas, como também atingindo maior tamanho, sem prejuízo de suas funções.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O que é o citoplasma ?

A

O citoplasma é o espaço em meio aquoso intracelular, no qual abriga o citoesqueleto, as organelas, e em algumas células, depósitos de substâncias, como glicogênio, lipídios, proteínas e pigmentos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Qual a constituição do citoesqueleto ?

A

O citoplasma é organizado pelo citoesqueleto, sendo constituído de microtúbulos, filamentos de actina e filamento intermediários.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Quais as principais ações dos microtúbulos e dos filamentos de actina ?

A

Os microtúbulos e os microfilamentos de actina, com a cooperação das proteínas motoras, participam dos movimentos celulares e dos deslocamentos de partículas dentro das células. Particularmente os microtúbulos também participam da formação do fuso miótico, formação de cílios e flagelos e movimentação dos cromossomos no processo de mitose. Por outro lado os filamentos de actina exercem um papel fundamental na contração celular, citocinese, movimentos ameboides, envaginações entre outros.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Como o citoesqueleto impacta na fluidez do citoplasma ?
Perguntar ao professor

A

os microfilamentos de actina e os microtúbulos, estes constituídos por tubulina, são compostos por unidades monoméricas que podem se despolimerizar e polimerizar novamente, de modo reversível e dinâmico. Quando despolimerizadas (separadas umas das outras), os monômeros de actina e tubulina conferem maior fluidez ao citoplasma. Quando polimerizadas em microfibrilas e microtúbulos, conferem a consistência de gel à região citoplasmática em que se encontram.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Qual a função dos filamentos intermediários ?

A

Os chamados filamentos intermediários, com cerca de 10 nm de diâmetro, são normalmente considerados como os componentes mais estáveis do citoesqueleto. Não são polímeros de proteínas globulares como nos casos anteriores mas sim de proteínas fibrosas trançadas, semelhantes a cabos de aço. Possuindo uma composição protéica heterogênea, os filamentos intermediários são particularmente proeminentes em células, ou regiões celulares, sujeitas a tensões mecânicas. São exemplos filamentos de queratina, agindo como demossomo. Agindo mais na estabilidade, não comprometidos diretamente com movimentos celulares.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O que é o núcleo celular e quais suas características ?

A

O núcleo celular é onde se encontra o material genético dos organismos eucariontes, sendo de formato variável, individualizado e separado do restante da célula por uma dupla membrana, essa qual faz parte do envoltório nuclear juntamente com os poros nucleares, mediando o intenso tráfico de macro moléculas entre o núcleo e o citoplasma. Sendo todo RNA produzido dentro do núcleo.
O transporte gasta energia e depende na maioria dos casos de sinais de localização específicos reconhecidos por proteínas que auxiliam da importação (importinas) e exportação (exportinas).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Qual a importância do surgimento do núcleo ?

A

O surgimento do núcleo em eucariotos possibilitou isolar e concentrar o material genético da célula em um compartimento protegido contra a ação de nucleases que possam estar presentes no citoplasma, mantendo a sua integridade. É também a partir do núcleo que os processos de divisão celular têm início, com a duplicação das células, mas com a manutenção do mesmo material genético ao longo das gerações. Além disso, o núcleo possibilitou que eucariotos desenvolvessem um sistema mais sofisticado de processamento das moléculas de RNA, transcritas a partir do DNA, antes que elas fossem utilizadas no núcleo (como alguns pequenos RNAs não codificadores) ou no citoplasma, para a síntese de proteínas (como os rRNAs, tRNAs, mRNAs).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Como o material genético é armazenado ?

A

O material genético é armazenado no núcleo na forma de cromatina, que é constituída por DNA associado a proteínas, principalmente histonas, formando um complexo fibroso filamentoso, extremamente longo e fino. A cromatina pode apresentar-se como eucromatina ou heterocromatina, caracterizada por regiões mais compactadas. A heterocromatina geralmente encontra-se distribuída entre as regiões de eucromatina, mas frequentemente pode ser observada associada à membrana interna do envelope nuclear. Antes da divisão celular a cromatina atinge sua forma mais condensada, se agregando para formar os cromossomos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Quais são as estruturas subnucleares ?

A

Nucleoplasma: com função semelhante ao citoplasma
Nucléolo: comportam as rédeas do DNA ribossomal, para a fabricação das moléculas de RNA ribossomica
Carioteca: membrana que envolve o núcleo, sendo a camada mais externa contínua ao retículo endoplasmático. Já na camada mais interna há uma rede de proteínas que auxiliam na sustentação da carioteca. Elas participam da divisão celular e contribuem para a fragmentação e reconstituição do núcleo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Qual a função do núcleo ?

A

O núcleo é como o “cérebro” da célula, pois é a partir dele que partem as “decisões”. É onde se localizam os cromossomos compostos de moléculas de ácido desoxirribonucleico, DNA, que carrega toda a informação sobre as características da espécie.
Cada região do DNA é composta por genes que codificam as informações para a síntese de proteínas, que ocorre nos ribossomos. A depender do gene codificado, será sintetizada um tipo de proteína, que será usada para fins específicos.
As principais funções do núcleo de eucariotos são armazenar a informação genética, regular a transcrição (síntese de diferentes RNAs a partir do DNA) e controlar o crescimento e a divisão celular.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O que é o Retículo endoplasmático e sua características ?

A

É uma rede de vesículas achatadas, esféricas e túbulos que se intercomunicam. Distinguem-se o retículo endoplasmático rugoso (RER), ou granular, que é contínuo ao retículo endoplasmático liso (REL)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Quais as diferenças entre o REG e o REL ?

A

A membrana do RER apresenta ribossomos na sua superfície voltada para o citoplasma. Proteínas traduzidas nos ribossomos associados ao RER iniciam seu dobramento no interior dessa organela. Além dos mecanismos celulares que garantem a estrutura tridimensional correta das proteínas, nessa organela as proteínas passam por algumas modificações pós-traducionais específicas, como a formação de pontes dissulfeto e a glicosilação. A partir do retículo endoplasmático, as proteínas são direcionadas ao complexo de Golgi, do qual partem vesículas que são carreadas para a membrana plasmática, para os endossomos ou lisossomos.
O REL apresenta-se principalmente como túbulos que se anastomosam e se estendem com o retículo rugoso. O REL é muito desenvolvido em determinados tipos de células como, por exemplo, nas que secretam hormônios esteroides, nas células hepáticas e nas células da glândula suprarrenal. Esse compartimento tem grande participação na desintoxicação de fármacos e na metabolização e modificação de lipídios.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Qual a função dos retículos endoplasmaticos ?

A

REG é o sítio de síntese de proteínas da membrana e proteínas que serão secretadas pela célula, armazenando essas proteínas produzidas pelos ribossomos anexados.
Além da segregação de proteínas, o retículo endoplasmático granular está relacionado com a glicosilação inicial das glicoproteínas, montagem de moléculas proteicas e a síntese de fosfolipídios.

O retículo endoplasmático agranular não apresenta ribossomos aderidos à membrana, que aparece contínua à membrana do retículo endoplásmatico granular. Esse tipo de retículo possui diversas funções, tais como síntese de alguns hormônios, síntese de fosfolipídios, hidrólise do glicogênio e processos de conjugação, oxidação e metilação. Esses últimos processos relacionam-se com a neutralização de substâncias tóxicas, tais como medicamentos. Nos hepatócitos e células que sintetizam hormônios esteroides a partir do colesterol, esse tipo de retículo é encontrado em abundância.
Outra função importante do retículo endoplasmático agranular é a de participação no processo de contração muscular. Essas organelas são encontradas nas células musculares estriadas e atuam acumulando e liberando íons cálcio para garantir o processo de contração. Nessas células, a organela é chamada de retículos sarcoplasmáticos.

17
Q

O que é o complexo de golgi ?

A

É um complexo de vesículas circulares achatadas de variados tamanhos e vesículas esféricas de diversos tamanhos, que parecem botar das primeiras. Tendo em sua face cis (superfície convexa), que corresponde a fase de formação, a participação de enzimas que podem modificar, proteínas, lipídios, envidas pelos retículos, entre outros, sendo liberadas por meio de vesículas de secreção pela face trans (superfície côncava), correspondente a fase de maturação.

18
Q

Qual a função do complexo de golgi ?

A

Entre as principais funções dessa organela estão a separação, a modificação (principalmente a glicosilação) e o endereçamento das moléculas sintetizadas nas células, encaminhando-as para as vesículas de secreção, para os lisossomos, para as vesículas que permanecerão no citoplasma ou para a membrana celular.

19
Q

Qual a importância e função dos lisossomos ?

A

A atividade enzimática dos lisossomos é fundamental para a digestão de moléculas internalizadas por pinocitose, por fagocitose, ou, então, organelas da própria célula, por autofagia. A destruição e renovação de organelas é um processo fisiológico que promove a manutenção dos componentes da célula em bom estado funcional e quantidade adequada às suas necessidades conforme as condições do meio. As organelas desgastadas pelo uso são eliminadas e substituídas por organelas novas em um processo cíclico, mantendo a homeostase celular.

20
Q

Quais as Características dos lisossomos ?

A

Exclusivos das células eucarioticas animais
São estruturas membranosas, arredondadas e ricas em enzimas digestivas (essas enzimas são produzidas no REG e armazenadas no CG em pequenas vesículas, que ao soltarem-se dão origem aos lisossomos).
Seu interior apresenta um pH ácido e contém diferentes enzimas hidrolíticas. A manutenção do pH ácido dentro do lisossomo depende da atividade de proteínas que funcionam como bombas de prótons, alojadas na membrana dessa organela. As enzimas hidrolíticas catalisam o rompimento de ligações covalentes moleculares e geralmente têm atividade máxima a um pH em torno de 5,5 a 6. Desta maneira, só estão ativas dentro do lisossomo. A dependência do pH ácido garante que essas enzimas só ajam no lisossomo e também protejam as células de eventuais danos, caso algumas saiam dessa estrutura.

21
Q

Como os lisossomos fazem a digestão ?

A

Os lisossomos primários ligam-se aos fagossomos ou aos pinossomos, iniciando sua ação digestiva e recebendo o nome de lisossomos secundários ou vácuolos digestórios, digitando o componente (o que não é absorvido pela célula continua dentro do vacúolo e passa a ser chamado de corpo residual para ser eliminado posteriormente).

Além desse processo, os lisossomos também realizam o processo de autofagia, isto é, a digestão de partes da própria célula. Esse fenômeno é importante para eliminar algumas estruturas que já estão desgastadas ou então para reaproveitar alguns componentes.

Os lisossomos podem se romper no interior da célula em um processo que recebe o nome de autólise. Quando se rompe, essa organela libera enzimas que destroem a célula. Esse fenômeno pode ser observado na cauda do girino, que aos poucos vai desaparecendo durante o processo de metamorfose.

Outra função dos lisossomos diz respeito à destruição de substâncias extracelulares, em que enzimas digestivas são lançadas para o exterior da célula. Esse fenômeno ocorre, por exemplo, para regular os níveis de cálcio no sangue, quando enzimas são liberadas e quebram as áreas de matriz óssea.

22
Q

O que é um endossomo ?

A

Os endossomos são compartimentos transitórios que recebem as moléculas importadas do citoplasma pelas vesículas de endocitose, que se originam da membrana plasmática (ele é localizado entre o complexo de golgi e a membrana plasmática). Eles são responsáveis pela separação e pelo endereçamento do material que penetra no citoplasma pelas vesículas de endocitose. Grande parte desse material é encaminhado para os lisossomos; porém, muitas moléculas passam dos endossomos para o citoplasma, e outras são devolvidas para a superfície celular. Esses compartimentos podem ser considerados como uma parte da via lisossomal, porque muitas moléculas que se direcionam para os lisossomos passam antes pelos endossomos.

23
Q

O que é uma mitocôndria ?
Perguntar ao professor o que atp sintase

A

É uma organela citoplasmática de dupla membrana e material genético próprio, em virtude da sua origem. A membrana interna é pregueada, originando dobras em formato de prateleiras ou de túbulos, como pode ser observado nas micrografias eletrônicas; ela aloja complexos de proteínas como a cadeia transportadora de elétrons e a ATP sintase, que sintetiza o ATP. A presença de duas membranas é importante para a função desempenhada pelas mitocôndrias. De tal modo pode se dizer que a mitocôndria é o pulmão da célula.

24
Q

O que é a teoria da Eva mitocôndrial ?

A

As mitocôndrias apresentam pequenas moléculas de DNA, que se apresentam como filamentos duplos e circulares, carregando alguns genes que são transmitidos para as organelas filhas após a sua reprodução (fissão). O processo de duplicação do DNA mitocondrial é independente da duplicação do DNA presente no núcleo da célula. O DNA mitocondrial é uma herança materna, pois apenas as mitocôndrias do gameta feminino são transmitidas ao embrião no processo de fecundação, de modo que parte do principio que seria possível traçar uma linhagem a partir das contribuições maternas, de geração por geração, ate o nosso ancestral comum, a primeira mulher.

25
Q

Qual a constituição das mitocôndrias ?

A

A membrana externa que apresentam algumas enzimas e proteínas transmembranas, permitindo a passagem de algumas moléculas para o espaço intermenbranoso, aonde há alguns prótons que participam do transporte iônico através de complexos fosforilativos.
A menbrana interna aonde se encontram as cristas mitocôndrias (onde ocorre a fosforilação oxidativa) que são projeções da membrana, e o espaço interna, chamado de matriz mitocondrial (onde ocorre o ciclo de Krebs e armazena o seu material genético).

26
Q

Qual a função das mitocôndrias ?

A

A principal função das mitocôndrias é a transformação da energia proveniente dos alimentos armazenada nas moléculas de ácidos graxos e glicose em calor e moléculas de trifosfato de adenosina (ATP). A energia armazenada na molécula de ATP é usada pelas células para realizar suas variadas atividades, como movimentação, secreção e divisão mitótica. As mitocôndrias participam também de outros processos do metabolismo celular, variáveis conforme o tipo de célula (ver Capítulo 5), e podem apresentar-se sob diferentes formatos, desde esféricas até mais alongadas.

27
Q

O que são peroxissomos ?

A

Organelas que comportam enzimas oxidativas que participam de variados processos no metabolismo celular, dentre eles a detoxificação de espécies reativas de oxigênio e a oxidação de ácidos graxos. A sua principal função é fazer a desintoxicação das células e principalmente realizar a catalisação do peróxido de hidrogênio, mais conhecido como água oxigenada (H2O2), uma substância extremamente tóxica para as células e fonte de radicais livres, isso porque a produção do peroxido de hidróxido ocorre naturalmente no interior da célula durante a degradação de gorduras (metabolismo celular) A enzima responsável por fazer a destruição, ou melhor, catalisação dessa substância é a catalase. Ela é encontrada em maior quantidade nos peroxissomos.

28
Q

Qual a função dos peroxissomos ?

A

cerca da metade do álcool etílico (etanol) consumido por uma pessoa é destruído por oxidação nos peroxissomos das células do fígado e dos rins. Os peroxissomos também participam da síntese de colesterol, ácidos biliares e lipídios. Aproximadamente 90% das bainhas de mielina encontradas nos axônios são formadas por um lipídio sintetizado somente nos peroxissomos, por isso, alterações nessas organelas muitas vezes estão diretamente associadas a distúrbios no sistema nervoso.

29
Q

Como os peroxissomos agem na respiração celular ?

A

Atua como matéria prima na respiração celular com o intuito de obtenção de energia./

30
Q

O que é o compartimento endossomal ?

A

Como o endossomo é um compartimento, ou seja, esta isolado do citoplasma, pode apresentar características próprias, como pH, ação enzimática, entre outros. Recebendo o seu nome de acordo por qual processo foi formado, ex— fagossomo: gerado pelo desencadeamento da fagocitose