Colecistite Flashcards

(6 cards)

1
Q

Definição

A

Pro­cesso in­fla­ma­tório na ve­sí­cula bi­liar, sendo na grande mai­oria das vezes de­cor­rente da obs­trução do ducto cís­tico por um cál­culo. Obstrui fluxo da bili que è responsável por fazer digestão de gordura e a vesícula armazena bili.

Di­fere da Có­lica Bi­liar, uma vez que, por de­fi­nição, na Co­le­cis­tite Aguda, o cál­culo mantém a obs­trução por mais de 6 horas e leva à in­fla­mação/​in­fecção da ve­sí­cula bi­liar

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Clínica : quando come algo gorduroso dói do lado direito e dura mais de 6 hrs

A

💟A dor é aguda em re­gião de epi­gás­trio e hi­pocôn­drio di­reito po­dendo se ir­ra­diar para a es­cá­pula e dorso ip­si­la­teral. Hemicinta. Ao con­trário da Có­lica Bi­liar, a dor se mantém por mais de 6 horas. Um sinal ca­rac­te­rís­tico achado ao exame fí­sico.
💟 Sinal de Murphy: com­prime a re­gião de hi­pocôn­drio di­reito (es­pe­ci­fi­ca­mente o ponto cís­tico) e pede para o pa­ci­ente ins­pirar pro­fun­da­mente; esse irá parar su­bi­ta­mente a ins­pi­ração. Mas por que isso ocorre? Na ins­pi­ração o di­a­fragma em­purra o fí­gado e a ve­sí­cula para baixo, e essa por estar in­fla­mada, quando com­pri­mida leva à dor.
💟 náusea, vômito , anorexia , febre baixa , suores
Icterícia não è comum .

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Diagnóstico

A

💟 Deve-se sus­peitar dessa do­ença em todos os pa­ci­entes com quadro de dor ca­rac­te­rís­tico, his­tória e exame fí­sico com­pa­tível. A con­fir­mação se dá pela re­a­li­zação de exames
💟 Ul­trassom Ab­do­minal: con­segue iden­ti­ficar todos os cál­culos acima de 3 mm de di­â­metro.
O achado tí­pico é a pre­sença de cál­culo im­pac­tado no in­fun­dí­bulo, que não se move à mu­dança de de­cú­bito - a ve­sí­cula está usu­al­mente dis­ten­dida (> 8 cm), po­dendo ter edema/​es­pes­sa­mento de pa­rede (> 4 mm) , co­le­ções pe­ri­ve­si­cu­lares e mais es­pe­ci­fi­ca­mente de­la­mi­nação da pa­rede da ve­sí­cula.
💟 Em­bora o mais usado na prá­tica seja o Ul­trassom Ab­do­minal, o exame con­si­de­rado “Pa­drão Ouro” é a: Cin­ti­lo­grafia Bi­liar com HIDA: In­jeta-se en­do­ve­no­sa­mente um mar­cador - tec­nécio 99 - que é cap­tado pelos he­pa­tó­citos e li­be­rado na Bile. Em se­guida o apa­relho de Gama Câ­mara re­a­liza a lei­tura do ra­di­o­fár­maco no pa­ci­ente. Na au­sência de co­le­cis­tite após 15-30­mi­nutos esse ra­di­o­fár­maco es­tará pre­sente na ve­sí­cula; na pre­sença não es­tará. Ob­serve-se a imagem a se­guir:

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Exames complementares

A

🟣He­mo­grama: Leu­co­ci­tose neu­tro­fí­lica Leu­có­citos 12.000 - 15.000 leu­có­citos/​mm3
🟣 Bi­lir­ru­bina: Dis­cre­ta­mente au­men­tada; caso haja au­mento muito grande, sus­peitar de com­pli­cação como uma co­le­do­co­li­tíase con­co­mi­tante
🟣 TGO/TGP: Pode existir um au­mento dis­creto
🟣 Fos­fa­tase Al­ca­lina: Normal ou le­ve­mente au­men­tada. Lembre-se: essa en­zima é en­con­trada em altos va­lores em cé­lulas do fí­gado e ductos bi­li­ares, e para estar au­men­tada, há ne­ces­si­dade que haja obs­trução da dre­nagem bi­liar; ora, o re­fluxo bi­liar au­menta a pressão nessas cé­lulas, “es­pre­mendo-as” li­be­rando assim essas en­zimas na cir­cu­lação - o que não ocorre na Co­le­cis­tite Aguda (com ex­ce­ções pon­tuais que in­clui a Sín­drome de Mi­rizzi)
🟣 Ami­lase sé­rica: pode existir um au­mento dis­creto

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Tratamento:

A

💟 A ci­rurgia é re­a­li­zada em até no má­ximo 72 horas, porém di­ante de com­pli­ca­ções como co­le­cis­tite ali­tiá­sica, per­fu­ração da ve­sí­cula, abs­cessos, em­pi­emas - a ci­rurgia de­verá ser ime­diat
💟 Exemplo: (Pa­ci­ente, fe­mi­nino, 40 anos, sem co­mor­bi­dades pré­vias, evolui com co­le­cis­tite aguda há 1 dia. In­terna para pre­paro para pro­ce­di­mento ci­rúr­gico em en­fer­maria. )
💟 1- Jejum dieta zero se for fazer has proximas 24 hrs.
2- Soro de Ma­nu­tenção: Soro Gli­co­sado 5% 1000 ml ou 500 Ev Pra mantel periferico
3- SF 0,9% 500 ml EV a cada 6 horas e ACM - A cri­tério Mé­dico
4- Cef­tri­a­xona 1 g en­do­ve­noso a cada 12 horas ou 2g de 24/24
5- Me­tro­ni­dazol 500 mg en­do­ve­noso a cada 8 horas
6- Bus­copan® com­posto - 1 am­pola ev . ACM
se dor —- importante: tem 2,5 G de Dipirona e 20 mg de escopolamina entao essa Dipirona equivale a 5 cp de dip, Bem forte nao è bom de 6/6 hrs .
8- Me­to­clo­pra­mida 10 mg ev (en­do­ve­noso) 8/​8 horas se náu­seas ou vô­mitos
Ou bromoprida 10 mg Ev 8/8hrs
9- Ome­prazol 40 mg en­do­ve­noso uma vez ao dia( Pro­fi­laxia de úl­cera por es­tresse)

10- Dados vi­tais + Dextro de 4 em 4 horas ou 6/6 hrs

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Crise de colica biliar no Ps :

A

Buscopam composto se Muita dor
Escopolamina 10 mg 8/8 hrs EV

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly