DAD Flashcards
Acerca da Lei 14.133/2021, que disciplina as licitações e contratos administrativos.
Foi aduzido que os contratos de prestação continuada de sistemas estruturantes de tecnologia da informação podem ter vigência máxima de?
“Art. 114. O contrato que previr a operação continuada de sistemas estruturantes de tecnologia da informação poderá ter vigência máxima de 15 (quinze) anos.”
Segundo a lei 14.133/2021, termo de referência:
documento necessário para a contratação de bens e serviços, que deve conter os seguintes parâmetros e elementos descritivos.
Administração pública extroversa?
Este termo refere-se às atividades que a administração pública realiza em relação aos administrados, ou seja, àqueles que estão fora da estrutura estatal. As atividades mencionadas no enunciado — fomento, intervenção administrativa, serviços públicos e poder de polícia — são exemplos clássicos dessas atividades.
Licitação na modalidade leilão:
Na modalidade de leilão, a lei simplifica o processo ao não exigir registro cadastral prévio e eliminar a fase de habilitação. A homologação ocorre logo após a fase de lances, superada a fase recursal e após o pagamento pelo licitante vencedor, como definido no edital.
A Lei nº 14.133/2021 estabelece os critérios para classificar obras de grande vulto. Segundo o artigo 6º, inciso XLII, obras de engenharia de grande vulto são?
Segundo o artigo 6º, inciso XLII, obras de engenharia de grande vulto são aquelas com valor estimado superior a R$ 200.000.000,00.
O que é descentralização?
Descentralização é o processo pelo qual a administração pública transfere a execução de certas atividades para outras pessoas jurídicas ou entidades, ou seja, ocorre fora do âmbito da mesma pessoa jurídica. Um exemplo clássico é a criação de autarquias para executar funções específicas, como o INSS na área de seguridade social. Nesse caso, o poder é transferido para uma entidade com personalidade jurídica própria.
O que é desconcentração?
a desconcentração ocorre internamente dentro de uma mesma pessoa jurídica, organizando suas funções e competências de maneira mais especializada. Por exemplo, dentro de um ministério, a criação de departamentos ou divisões técnicas específicas é uma forma de desconcentração, pois não se está criando novas pessoas jurídicas, mas apenas organizando melhor as atividades dentro da própria estrutura.
O que é mandato de segurança?
O mandado de segurança é uma ação constitucional utilizada para proteger o direito líquido e certo de uma pessoa, que não pode ser protegido por habeas corpus ou habeas data. Conforme o Art. 5º, inciso LXIX, da Constituição Federal, cabe mandado de segurança quando o direito líquido e certo é violado ou ameaçado por ato ilegal ou abusivo de autoridade.
O que é convalidação?
De acordo com a legislação e a doutrina do direito administrativo, a convalidação é o ato pelo qual a administração pública corrige defeitos de um ato administrativo que é anulável, de modo que ele passa a produzir efeitos válidos como se fosse perfeito desde o início. Assim, os efeitos da convalidação são retroativos (ex tunc), ou seja, eles retroagem à data em que o ato original foi praticado.
A Lei nº 14.133/2021 determina que o processo de licitação deve seguir a seguinte ordem de fases:
• Fase preparatória
• Divulgação do edital
• Apresentação de propostas ou lances
• Julgamento
• Habilitação
• Fase recursal
• Homologação
Contratação integrada:
A Lei nº 14.133/2021, em seu artigo 6º, inciso XLV, define a contratação integrada como um regime que abrange a elaboração e desenvolvimento de basicamente todas as etapas de um projeto, incluindo a realização de obras e serviços de engenharia. Não se destina, portanto, a pequenos trabalhos.
Linhas de defesa contratações públicas:
Art. 169. As contratações públicas deverão submeter-se a práticas contínuas e permanentes de gestão de riscos e de controle preventivo, inclusive mediante adoção de recursos de tecnologia da informação, e, além de estar subordinadas ao controle social, sujeitar-se-ão às seguintes linhas de defesa:
I - primeira linha de defesa, integrada por servidores e empregados públicos, agentes de licitação e autoridades que atuam na estrutura de governança do órgão ou entidade;
II - segunda linha de defesa, integrada pelas unidades de assessoramento jurídico e de controle interno do próprio órgão ou entidade;
III - terceira linha de defesa, integrada pelo órgão central de controle interno da Administração e pelo tribunal de contas.”
Diálogo competitivo:
A modalidade de diálogo competitivo é prevista no artigo 32 da Lei nº 14.133/2021. Ela é aplicável quando:• As necessidades da administração não podem ser satisfeitas sem a adaptação de soluções disponíveis no mercado, ou• Quando as especificações técnicas não podem ser definidas com precisão suficiente.Nessa modalidade, a administração realiza diálogos com os licitantes selecionados para desenvolver alternativas capazes de atender suas necessidades. Após o diálogo, os licitantes são convidados a apresentar suas propostas finais.
Conceito de revogação:
A revogação de um ato administrativo ocorre quando a administração pública decide extinguir um ato válido por motivos de conveniência ou oportunidade, ou seja, porque o ato não é mais útil ou adequado. A revogação não está relacionada à ilegalidade do ato, mas sim à sua desnecessidade ou inconveniência para a administração.
Conceito de anulação:
A anulação, por outro lado, ocorre quando um ato administrativo é extinto devido a um vício de legalidade. Ou seja, o ato era ilegal desde sua origem, violando normas jurídicas vigentes. Essa é a prerrogativa que a administração ou o judiciário tem para desfazer atos que não atendem aos requisitos legais.
O que são as diárias segundo a lei 8.112/90
Tem caráter indenizatório, não se incorporam aos vencimentos doo servidor.
A administração pública pode anular seus próprios atos, quando eivados de ilegalidade, independentemente de contraditório, mesmo quando interferirem na esfera jurídica de interesses individuais de seus administrados, haja vista a prevalência do interesse público sobre o privado e o princípio da legalidade?
: Súmula 473 do STF: A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial. Art. 5º, LV, da Constituição Federal: Aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.
Na hipótese em que não for possível à Administração definir, com precisão suficiente, as especificações técnicas do objeto a ser licitado, qual modalidade poderá ser usada?
Torna-se cabível o diálogo competitivo.
O que acontece com servidor que se ausente intencionalmente 30 dias consecutivos ao trabalho?
Art. 138. Configura abandono de cargo a ausência intencional do servidor ao serviço por mais de trinta dias consecutivos.
Art. 132. A demissão será aplicada nos seguintes casos:II - abandono de cargo;
Art. 142. A ação disciplinar prescreverá:I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;
Qual a responsabilidade das pessoas jurídicas constantes da Lei Anticorrupção?
Lei 12.846/2013, art. 2º As pessoas jurídicas serão responsabilizadas objetivamente, nos âmbitos administrativo e civil, pelos atos lesivos previstos nesta Lei praticados em seu interesse ou benefício, exclusivo ou não.
Como que é a ação por improbidade administrativa?
Art. 17-D. A ação por improbidade administrativa é repressiva, de caráter sancionatório, destinada à aplicação de sanções de caráter pessoal previstas nesta Lei, e não constitui ação civil, vedado seu ajuizamento para o controle de legalidade de políticas públicas e para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos