Direito Financeiro Flashcards
(414 cards)
O superávit do Orçamento Corrente é considerado uma receita de capital? É considerado uma receita orçamentária?
Nos termos da Lei 4.320/64, o superávit do orçamento corrente é considerado um item da receita de capital. Contudo, não constitui um item da receita orçamentária, tendo em vista que as receitas e as despesas que o provocaram já constam do orçamento.
O que são receitas patrimoniais?
As receitas patrimoniais são as provenientes da fruição do patrimônio do ente público. Ocorre, por exemplo, por meio de aluguéis, concessões e permissões.
A colocação de títulos públicos no mercado classifica-se em que origem e categoria econômica de receita?
Classifica-se na origem operações de crédito dentro da categoria econômica receitas de capital.
Como se diferenciam as transferências de capital das transferências correntes?
O que as diferencia é o objeto de aplicação. As transferências de capital são recursos transferidos para atender despesas em investimentos ou inversões financeiras. As demais transferências classificam-se como transferências correntes.
Por qual classificação é possível identificar que uma receita arrecadada diz respeito à Divida Ativa da respectiva receita?
Por meio do tipo, que é o último dígito da classificação por natureza da receita. O tipo “1” corresponde ao Principal. O tipo “3” corresponde à Dívida Ativa.
Quais receitas orçamentárias não devem ser incluídas entre as receitas primárias?
As receitas financeiras, como juros e remuneração de aplicações financeiras, e as receitas de operações de crédito, pois essas devem ser classificadas como receitas financeiras.
Como se classifica a transferência para a realização de investimento?
Os investimentos são despesas de capital, portanto, a transferência para a realização de investimento classifica-se como transferência de capital, conforme Lei 4.320/64.
Qual é a diferença entre despesas orçamentárias efetivas e não efetivas?
Regra geral, as despesas orçamentárias são efetivas e as despesas de capital são não efetivas.
A despesa efetiva é aquela que provoca uma redução na situação patrimonial líquida, enquanto a não efetiva é a que não altera a situação patrimonial líquida.
Cite um exemplo de despesa orçamentária cujo reconhecimento diverge do conceito contábil de despesa.
As efetivas são as despesas que provocam redução na stiuação patrimonial líquida, ou seja, ao mesmo tempo em que são despesas orçamentárias, geram uma variação patrimonial diminutiva. As despesas não efetivas são as que não alteram a situação patrimonial líquida, ou seja, é reconhecida uma despesa orçamentária, mas esta não provoca uma redução patrimonial.
Como regra geral, as despesas correntes são efetivas e as despesas de capital são não efetivas. A amortização da dívida é um exemplo de despesa de capital. Quando ocorre a amortização, é reconhecida a despesa orçamentária, contudo, já apenas alteração nos elementos patrimoniais (baixa no ativo e no passivo no mesmo valor), sem impacto no patrimônio líquido.
Os recursos de caráter extraorçamentário necessitam de autorização legislativa para serem efetuados?
Os recursos de caráter extraorçamentário são aqueles que não transitam pelo orçamento, sendo recursos temporários como, por exemplo, depósitos e cauções, portanto, não necessitam de autorização legislativa para serem efetuados.
A Lei Complementar n.º 101/2000 tem por objetivo estabelecer que tipo de normas?
Art. 1º Esta Lei Complementar estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, com amparo no Capítulo II do Título VI da Constituição.
As despesas extraorçamentárias são classificadas quanto à sua natureza?
Não
Os recursos extraorçamentários devem ser incluídos no cálculo do superávit/déficit financeiro do balanço patrimonial?
Sim, pois os recursos extraorçamentários são ativos e passivos financeiros.
Os recursos extraorçamentários devem ser incluídos na programação financeira e no cronograma de execução mensal de desembolso?
Sim, como se trata de dispêndio de recursos em poder do poder público, devem ser incluídos na programação financeira e no cronograma de execução mensal de desembolso.
Quais são as dotações classificadas como inversões financeiras?
I - aquisição de imóveis, ou de bens de capital já em utilização; II - aquisição de títulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espécie, já constituídas, quando a operação não importe aumento do capital; III - constituição ou aumento do capital de entidades ou empresas que visem a objetivos comerciais ou financeiros, inclusive operações bancárias ou de seguros.
Indique uma diferença entre despesas correntes e despesas de capital.
As despesas de capital contribuem diretamente para a formação ou aquisição de um bem de capital, enquanto as despesas correntes não.
Cite exemplos de despesas de capital.
Amortização de empréstimos; aquisição de ambulâncias; obras e instalações; aquisição de impressora; aquisição de software.
A aquisição de material de copa e cozinha é executada por meio de que dotação orçamentária?
No elemento de despesa 30 - material de consumo.
Em que momento é conhecida a classificação de uma despesa orçamentária?
No momento do empenho.
Os pagamentos de restos a pagar são dispêndios orçamentários ou extraorçamentários?
Extraorçamentários.
O pagamento das operações de crédito por antecipação de receita orçamentária é um desembolso orçamentário ou extraorçamentário? E o pagamento dos encargos referentes às operações de crédito por antecipação de receita?
O pagamento das operações de crédito por antecipação de receita orçamentária é um desembolso extraorçamentário. Contudo, o pagamento dos encargos referentes à operação é um desembolso orçamentário.
Em relação à classificação da despesa quanto ao impacto na situação patrimonial líquida, quais são os fatos contábeis modificativos diminutivos e quais são fatos contábeis permutativos?
A despesa orçamentária efetiva é um fato contábil modificativo diminutivo, pois provoca a redução da situação patrimonial líquida. despesa orçamentária não efetiva é um fato contábil permutativo, pois não altera a situação patrimonial líquida.
Quais são as duas dimensões da programação quantitativa da despesa?
Dimensão física, que define a quantidade de bens e serviços a serem entregues, e dimensão financeira, que estima o montante necessário para o desenvolvimento da ação orçamentária.
Quais os Grupos de Natureza de Despesa previstos no MCASP como despesas correntes?
1 - Pessoal e encargos sociais; 2 - Juros e encargos da dívida; 3 - Outras despesas correntes.