Epônimos - Doenças e Síndromes Flashcards

1
Q

Doença de Parkinson

A

Doença degenerativa do sistema nervoso central em que se observe a presença de tremores por alteração na substancia negra no tronco encefálico, com redução da dopamina e alteração no controle e na execução de movimentos conscientes e em repouso. Características incluem tremor de repouso, distonia, postura inclinada para frente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Doença de basedow graves

A

Doença autoimune em que há produção de anticorpos contra a tireóide, que tem similaridade com o TSH, causando aumento da tireóide e levando a sintomas como hipertireoidismo, exoftalmia infiltrativa, dermopatia infiltrativa pre-tibial, entre outros.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Doença de milroy

A

Doença genética em que há mutação de m gene FLT4, em que há a formação de um linfedema, duro, inelástico, acompanhado de enrijecimento, eritema, e hipertermia. Os genes são responsáveis pela gênese de vasos linfáticos, especialmente de membros inferiores.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Síndrome de Sjörgen

A

Doença auto-imune, em que há o ataque a glândulas exócrinas de maneira geral, principais sintomas são blefarite, artrite, artralgia, xerostomia, xeroftalmia, fadiga. Usualmente é feito diagnostico de artrite rematoide, lúpus eritematoso sistêmico. Também pode apresentar epistaxe, atrofia de glândulas estomacais, entre outros.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Síndrome de Marfan

A

Doença autossômica dominante que acomete o tecido conjuntivo frouxo. Características semiológicas principais, desproporção dos membros, aracnodactilia, articulações frouxas e hiperestendíveis, altura média maior que o normal, problemas cardiovasculares, como arritmias, entre outros.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Sarcoma de Kaposi

A

Neoplasias mesenquimais que acometem vasos linfáticos, sangüíneos, mas pode acometer também a epiderme. Mais comum em indivíduos do mediterrâneo. Pode ser iatrogênica, com tratamento a partir do uso de imunosuressores, comumente associada ao HIV. Alta incidência em idosos. Suspeita-se também de relação com o herpetivirus humano HVH8. Manifestações clinicas: lesões na superfície da pele, embora possa acometer todos os órgãos, apresentam-se edemaciadas, violáceas, disseminadas, nódulos disseminados ou grandes placas de tumor. Cavidade oral, gastrointestinal, respiratório - derrame pleural - entre outros. Indivíduos imunodeprimidos podem ser acometidos pela bactéria Bartonella.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Síndrome de Gullain Barré

A

Desmielinização dos axônios, com distúrbios na condução do impulso nervoso para os músculos dos olhos, do pescoço, dos membros, do sistema respiratório ou ainda do cardíaco. Manifestado por dores nos membros superiores e inferiores, fadiga, sintomas neurogênicos, perda de força ou fraqueza nos membros, prurido, parestesia. É uma doença autoimune, com criação de autoanticorpos, pode aparecer logo após a infecção de vias respiratórias, gastroenterites.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Síndrome de Peutz-Jeghers

A

É caracterizado por pólipos hermatomasos no trato gastrointestinal e hiperpigmentação mucocutânea, com manchas de azul-escuro a marrom em torno dos lábios, olhos, narinas, mucosa oral, perigenital, perianal. Pode ainda estar associada a outros canceres malignos no cólon, pulmão, pâncreas, mama, útero, ovário e testículos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Síndrome de Waterhouse Friderichsen

A

Definido também como purpura fulminands. Características: necrose hemorrágica, maciça e aguda das suprarrenais, também chamada de apopsia de adrenal, variações no coração, rins, baço e cérebro. Acusado por uma infecção meningocócica, ou por outras bactérias ou medicamentos. Tem maior prevalência em crianças. Pode ser causada ainda por staphilococus, pseudomonas aeruginosa. Sintomas: cefaléia, anúria, característica, é inicial e vai ser seguida de poligúria, púrpuras arroxeadas,cianose, taquisfigmia, taquipnéia, edema facial. Sinais e sintomas são inespecíficos, observar a evolução da doença. Tratamento reage bem com penicilina, não tem resistência.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Síndrome de CREST

A

Disfunção esofagiana, C - calcinose, R - fenômeno de Raynaud, E - doenca esofagiana, S - esclerodactilia, T - telangiectasias. Epidemiologia, mais comum em mulheres e negros. Paciente apresenta geralmente três dos cinco sintomas que compõe o acrônimo da síndrome. Outras manifestações, artralgia, fibrose pulmonar, sinal do pregador.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Síndrome de Sturge Weber

A

Angiomatose encefalotrigeminal. Facomatose por alteração no desenvolvimento neuroectodémico embrionário. Angioma venoso nas leptomeninges, nevus cutâneo vesicular e olhar, depósito de cálcio cerebral. Hipóteses: formação de um plexo vascular na sexta semana de gestação. Quadro cutâneo, nevus cutâneo hemifacial, distúrbios visuais, ortodônticos angiomatose leptomeningeal, atrofias cerebrais, elepilepsias, hemiparesias faciais, lesão é sempre colateral ao lado do nevus, distúrbios motores.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Síndrome de Ehlers Danlos

A

Doença caracterizada pela hiperextensiilidade das juntas, em decorrência de depósito de fibras elásticas nas articulações. Substituição de colágeno fibrinoso por fibra elástica, fator que pode levar ao aumento da hemorragias e manchas hemorrágicas na pele do paciente. Comprometimento visceral, defeitos cardíacos: prolapso da válvula mitral, aneurismas, rupturas de grandes vasos. Diagnóstico diferencial: precoce, logo no início, biopsia de pele. Outros achados: acrocianose, palato ogival, equimoses.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Síndrome de Münchhausen

A

Sintomas comuns: possuem historia clinica em que os sintomas se encaixam com os sintomas mais clássicos da doença, conhece os processos de doença, tem ânsia de se submeter a exames físicos, teatralidade. É considerada doença fictícia, o paciente mimetiza sintomas, ou descobre maneiras de fazê-lo, injeção de gás, inoculação de microorganismos, uso premediado de insulina para gerar hipoglicemia. Pacientes geralmente passaram por vários procedimentos, pequenos traumas,, cirurgias, procurar por cicatrizes. Transtorno factício: por procuração, tentativa de tornar outra pessoa doente por uma serie de processos. Diagnostico diferencial: hipocondria, transtornos de somatização.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Síndrome de Steves Jonhson

A

Caracteriza-se por reações mucocutâneas, em que é desencadeada por varias fatores precipitastes diversos, inclusive infecciosos e farmacológicos. Ns casos mais graves, pode evoluir para ulceras, úlceras de estresse.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Síndrome de Turner

A

A deinir

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Síndrome de Fourier

A

A definir

17
Q

Púrpura de Henoch Schoelein

A

A definir

18
Q

Síndrome de Sheehan

A

A definir

19
Q

Síndrome de Claude Bernard Horner

A

A definir

20
Q

Doença de Crohn

A

A definir

21
Q

Síndrome de Mallory Weiss

A

A definir

22
Q

Síndrome de Klinefleter

A

A definir

23
Q

Síndrome de Kawasaki

A

A definir

24
Q

Doenca de Von Recklinghause

A

A definir

25
Q

Síndrome de Pikwick

A

A definir

26
Q

Síndrome de Budd-Chiari

A

Ocorre a obteriam das veias hepáticas e suas ramificações, levando a hipertensão portal pós-sinusoidal, e, assim, à formação de ascite.

27
Q

Sinal da roda denteada

A

É característico da doenca de Parkinson, e, que se pede para o paciente estender o braço, com dificuldade e gradação.

28
Q

Sinal de Faget

A

Ocorre dissociação entre freqüência cardíaca e temperatura. Ex: alta temperatura e bradicardia. Febre tifóide,febr amarela, talvez por produção de toxinas que influenciam o centro termorregulador.

29
Q

Síndrome de Henoch- Schönlein

A

A definir

30
Q

Granulomatose de Wegener

A

A definir

31
Q

Síndrome de Cowden e de Bannayan-Ruvalcaba-Riley

A

Características compartilhadas por essas duas síndromes incluem pólipos hermatomatosos no trato gastrointestinal, lipomas, macrocefalia, hemangiomas e, em homens, manchas pigmentares na glande do pênis. Na síndrome de Cowden pode ser observada ainda tumores de pele benignos, tipicamente traquilemomas, pápulas papulomatosas e queratoses acrais, também podem ocorrer hemangiomas, leiomiomas e lipomas subcutâneos. Na síndrome de Bannayan-Ruvalcaba-Riley, por sua vez, observam-se deficiências mentais, atrasos no desenvolvimento e uma baixa incidência de outros cânceres em relação à síndrome de Cowden.

32
Q

Crigler-Najjar

A

Ausência da enzima glucoronil transferase. Responsável pela conversão e conjugação da bilirrubina dos hepatócitos para a vesícula biliar.

33
Q

De Buerger

A

Condição inflamatória oclusiva, gerando trombose, recanalização. O trombo não é característica de placa aterosclerótica. Predominância masculina, entre homens de de 20 a 45 anos, com alta associação com tabagismo. Pode gerar isquemia e oclusão venosa ou arterial, sendo a amputação de membros uma condição freqüente.

34
Q

Síndrome de Cushing

A

Causado pelos distúrbios nas concentrações de cortisona produzido pelas adrenais. Ode ter causado por distúrbios na hipófise, como tumores, traumas, pode estar relacionada a causas externas, como o uso excessivo de corticoides. Manifestações clínicas, deposição de gordura nas fossas supra e infraclaviculares, hirsutismo, osteopenia, osteoporose, estrias, desordens menstruais, dislipedemias, acne, poliúria, diabetes melito, nefrolitíase, hiperpigmentação.

35
Q

Mal de Pott

A

Sinal de tuberculose na coluna vertebral, coluna torna-se sinfótica, ou seja, convexa, com curvatura voltada para trás em relação à frente.