Fato Jurídico e Negócios Jurídicos Flashcards
(313 cards)
Falar em suporte fático é fazer referência a ____
(______ ou _______) que poderá ocorrer no _____ e que, por ter sido considerado _________, passa a integrar o _____ __ _______. Suporte fático, como o nome diz, é o _______, a ____, a ___________ do Direito.
Falar em suporte fático é fazer referência a algo
(evento ou conduta) que poderá ocorrer no mundo e que, por ter sido considerado relevante, passa a integrar o mundo do Direito. Suporte fático, como o nome diz, é o suporte, a base, a sustentação do Direito.
O suporte é fático porque esse suporte vem dos _____, da ________, do _____ ____.
O suporte é fático porque esse suporte vem dos fatos, da realidade, do mundo real.
Se um fato serve de suporte fático ou não é uma questão de _____ e de ________.
Se um fato serve de suporte fático ou não é uma questão de texto e de contexto.
Todo fato interessa ao Direito?
NÃO! Apenas aquelas que integram o mundo fático.
CERTO OU ERRADO:
O fato jurídico muda com o passar do tempo.
CERTO!
ex: a monogamia que era crime penal e hoje não é mais (irrelevante para o Direito).
Os fatos não jurídicos são ___________ para o Direito.
Os fatos não jurídicos são inexistentes para o Direito.
“Se analisa o elemento nuclear do suporte fático hipotético previsto na norma jurídica (hipótese prevista pela norma) e não a previsão do mundo real.”
O que isso quer dizer?
Que importa como o Direito classifica os fatos, não o nome que as pessoas dão a ele.
Quando se classificam os fatos jurídicos é importante entender que o que é realmente
_________ que aquilo que interessa ao _______.
Quando se classificam os fatos jurídicos é importante entender que o que é realmente
relevante que aquilo que interessa ao Direito.
Dentro do mundo fático, alguns fatos são adjetivados pela incidência da _____ _________ e se tornam fatos _________: são os _____ __________. A norma jurídica imputa _______ a determinados fatos, portanto. Por isso, um mesmo fato pode ter __________ _______, a depender de certos fatores.
Dentro do mundo fático, alguns fatos são adjetivados pela incidência da norma jurídica e se tornam fatos especiais: são os fatos jurídicos. A norma jurídica imputa efeito a determinados fatos, portanto. Por isso, um mesmo fato pode ter diferentes efeitos, a depender de certos fatores.
Segundo a Teoria do Fato Jurídico trazida por Marcos Bernardes de Mello, a partir da obra de Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda, a inserção dos fatos no mundo jurídico ocorre na seguinte sequência:
a)
b)
c)
d)
e)
a) Definição, pela norma, das hipóteses fáticas
b) Concreção da hipótese no mundo fático
c) Consequente juridicização pela incidência da norma (imputação) e entrada do fato no plano da existência no mundo jurídico
d) Passagem do fato (juridicamente) existente ao plano da validade
e) Chegada do fato jurídico existente e válido ao plano da eficácia
A “definição, pela norma, das hipóteses fáticas” trata-se da definição _________ __________ do fato jurídico. Ou seja, a lei prevê, ________________, determinados _______.
A definição, pela norma, das hipóteses fáticas trata-se da definição normativas hipotéricas do fato jurídico. Ou seja, a lei prevê, hipoteticamente, determinados eventos.
A “concreção da hipótese no mundo fático” é independentemente da ________ _________, o fato ocorre no _____ ____, já que os fatos concretos ocorrem existindo ou não ________ _____ a respeito do assunto.
A concreção da hipótese no mundo fático é independentemente da hipotética normativa, o fato ocorre no mundo real, já que os fatos concretos ocorrem existindo ou não previsão legal a respeito do assunto.
Na “Consequente juridicização pela incidência da norma (imputação) e entrada do fato no plano da existência no mundo jurídico” a norma jurídica ______ sobre o fato que ocorreu no _____ ____, tornando aquele fato um fato ________ e levando-o ao _____ ________. É precisamente aqui que se vê a quais fatos o Direito dá __________ ou não. A juridicização é destinada apenas àqueles fatos _________ que o Direito decotou da realidade.
Na “Consequente juridicização pela incidência da norma (imputação) e entrada do fato no plano da existência no mundo jurídico” a norma jurídica incide sobre o fato que ocorreu no mundo real, tornando aquele fato um fato jurídico e levando-o ao mundo jurídico. É precisamente aqui que se vê a quais fatos o Direito dá relevância ou não. A juridicização é destinada apenas àqueles fatos concretos que o Direito decotou da realidade.
Na “Passagem do fato (juridicamente) existente ao plano da validade”, o fato pode ser ______, ____ ou ________. Em outras palavras, o fato real (que existe no _____ ____ apenas), passa a existir e valer dentro do ______ ________ (existe ______________ falando, não apenas na _________).
Na “Passagem do fato (juridicamente) existente ao plano da validade”, o fato pode ser válido, nulo ou anulável. Em outras palavras, o fato real (que existe no mundo real apenas), passa a existir e valer dentro do mundo jurídico (existe juridicamente falando, não apenas na realidade).
Na “chegada do fato jurídico existente e válido ao plano da eficácia” haverá a verificação dos efeitos que o fato terá, pela _____________ ________. O fato, agora jurídico, já existe e é válido, mas ainda é preciso verificar se ele realmente produz o ______ ________ ________, ou se produz, ao menos, _____ ______ _______ ________, ainda que não _________.
Na “chegada do fato jurídico existente e válido ao plano da eficácia” haverá a verificação dos efeitos que o fato terá, pela adjetivação jurídica. O fato, agora jurídico, já existe e é válido, mas ainda é preciso verificar se ele realmente produz o efeito jurídico esperado, ou se produz, ao menos, algum outro efeito jurídico, ainda que não esperado.
** PARA LEMBRAR DA TEORIA DO FATO JURÍDICO EM SEQUÊNCIA**
!
Se o fato da vida real é suficiente para preencher um suporte, eu aplico o _________ (a _____ ________).
Se o fato da vida real é suficiente para preencher um suporte, eu aplico o preceito (a norma jurídica).
CERTO OU ERRADO:
Sempre um fato que existe na realidade fática atrairá a aplicação de um preceito.
ERRADO! Por ex: não se doa uma casa mediante um aperto de mão. Aconteceu na realidade fática mas não foi aplicado o preceito (norma jurídica).
Se o fato do mundo real não conseguir fazer com que a norma jurídica seja aplicada, esse fato existirá no mundo jurídico?
Obviamente que NÃO! Se a norma não incidiu, esse fato não interessa ao mundo jurídico.
Se o fato do mundo real não conseguir fazer com que a norma jurídica seja aplicada, esse fato existirá no mundo fático?
SIM! Exatamente o que o mundo fático é, acontecimento em mundo real.
CERTO OU ERRADO:
Na Teoria do Fato Jurídico, quando se firma que o fato é “inexistente”, significa dizer que nada existiu, de fato.
ERRADO! Significa apenas que nada existiu no mundo jurídico mas pode ter acontecido no mundo fático.
Em outros ramos do Direito há nomes diferentes para suporte fático:
fattispecie, fato gerador, fato imponível, tipo legal, pressuposto de incidência.
O suporte fático divide-se em dois elementos:
objetivo e subjetivo.
O elemento subjetivo do suporte fático tem de referir-se a um:
um sujeito de direitos.