Gestão de Processos Flashcards
O que é um processo ?
Processo é um conjunto de atividades inter-relacionadas, sequencialmente e logicamente estruturadas e encadeadas, por meio das quais as entradas/inputs (insumos) são transformadas (processamento) em saídas/outputs (produtos / serviços).
Em outras palavras, um processo consiste em “dividir” o trabalho em diversas “etapas” sequenciais e lógicas (estruturar uma cadeia de valor), com o objetivo de agregar valor aos insumos (entradas) produzindo produtos e serviços (saídas) que atendam e satisfaçam às necessidades de clientes internos e externos.
Quais são as Estruturas dos Processos?
Gestão Funcional (tradicional) x Gestão por Processos:
O que é o Guia BPM CBOK?
O Guia BPM CBOK é um “corpo comum de conhecimento” sobre gerenciamento de processos de negócio. Em outras palavras, é um guia de “boas práticas”, que foi produzido com o objetivo de auxiliar os profissionais de Gerenciamento de Processos de Negócio (profissionais de BPM).
Segundo o Guia CBOK existem três tipos de processos organizacionais, que independentemente da sua categoria podem ser divididos em três categorias:
O Guia BPM CBOK é uma metodologia!
Verdadeiro ou falso?
Falso . O Guia BPM CBOK não é uma metodologia! O Guia BPM CBOK é um “guia de boas práticas”.
Quais são as áreas de Conhecimento do Guia BPM CBOK 3.0 ?
Quais são as áreas de Conhecimento do Guia BPM CBOK 4.0 ?
De acordo com o Guia BPM CBOK55, quem é o dono de processos?
De acordo com o Guia BPM CBOK55, o “dono de processos pode ser uma pessoa ou um grupo de pessoas com a responsabilidade e a prestação de contas pelo desenho, execução e desempenho de um ou mais processos de negócio. A propriedade dos processos pode ser uma responsabilidade em tempo integral ou parcial.”
Gestor de Processos x Gerente de Processos:
Quais são os tipos de processos conforme o Guia BPM CBOK?
Tipos de processos de acordo com Gonçalves;
Tipos de processos de acordo em relação à “geração de valor” e em relação à estrutura organizacional:
Níveis de Detalhamento dos Processos:
O processo pode ser considerado tanto um conjunto de subprocessos, quanto um conjunto de atividades inter-relacionadas (situação em que não foi levada em consideração a existência do “subprocesso”).
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Ciclo de Vida de Gerenciamento de Processos (Guia BPM CBOK Versões 2.0 e 3.0):
Ciclo de Vida de Gerenciamento de Processos (Guia BPM CBOK Versões 4.0 ):
Qual é o objetivo do mapeamento de processos ?
O mapeamento de processos tem por objetivo descrever o “fluxo” atual do processo, com o objetivo de auxiliar na “visualização” de todo o processo. Ou seja, busca-se entender o “passo a passo” do processo atual.
Qual o objetivo da modelagem de processo ?
A modelagem de processo, por sua vez, tem por objetivo compreender a situação atual (“as-is”) que foi identificada pelo mapeamento, e “desenhar” a situação futura desejada (“to-be”). Ou seja, busca-se entender o processo atual, e desenhar novas situações, com o objetivo de otimizar (aprimorar, melhorar) o processo.
O profissional responsável pelo mapeamento dos processos deve ser capaz de entender e compreender os seguintes elementos:
Fornecedor,
Entrada,
Processo,
Saída e
Cliente (FEPSC).
Quais são as Técnicas de Mapeamento e Modelagem de Processos?
Quais são só 3 tipos de fluxograma utilizados na modelagem de processos ?
O que é a melhoria de processos de acordo com o Guia BPM CBOK?
De acordo com o Guia BPM CBOK56, a “melhoria de processos de negócio (BPI – Business Process Improvement) é uma iniciativa específica ou um projeto para melhorar o alinhamento e o desempenho de processos com a estratégia organizacional e as expectativas do cliente.
A melhoria dos processos se dá de forma ———————. Busca-se realizar “ajustes” específicos (melhorias específicas) nos processos com o objetivo de aprimorar o desempenho dos processos e o alinhamento dos processos com a estratégia organizacional e com as expectativas dos clientes.
Contínua.
A melhoria contínua dos processos se dá de forma —————. Ou seja, de forma gradual, buscando apenas acrescentar, agregar ou somar melhorias.
Incremental .