HAS Flashcards
O que diz a Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial – 2020 a respeito da prática de atividade física?
A prática regular de AF diminui a incidência de HA. Além disso, os hipertensos que alcançam as recomendações de prática de AF para a saúde apresentam uma redução de 27 a 50% no risco de mortalidade, mas níveis menores também apresentam efeito benéfico. No tratamento da HA, benefícios adicionais podem ser obtidos com EF estruturados, realizando-se o treinamento aeróbico complementado pelo resistido. O treinamento aeróbico possui comprovado efeito reduzindo a PA de consultório e ambulatorial, enquanto os treinamentos resistidos dinâmico e isométrico de Handgrip (preensão manual) reduzem a PA de consultório, mas não há evidências de diminuição da PA ambulatorial.
C ou E: A proteína C reativa ultrassensível encontra-se diminuída em pacientes hipertensos.
ERRADO!
Encontra-se aumentada - Escore de Reynaud - Avalia a proteína C reativa como fator de risco cardiovascular
C ou E: A herança genética de hipertensão arterial é causa de até 50% dos casos de hipertensão
primária.
CERTO!
De 30 - 50%
C ou E: (CESPE/CEBRASPE- PREFEITURA DE MARINGÁ- ENFERMEIRO- 2022- ADAPTADA) No que se refere a classificação da HAS segundo a Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial - 2020, julgue o item a seguir.
No que se refere à hipertensão arterial, que é uma doença crônica, multifatorial, classifica-se como
hipertenso estágio 2 o indivíduo com pressão arterial sistólica entre 140 mmHg e 159 mmHg e/ou
pressão arterial diastólica entre 90 mmHg e 99 mmHg.
ERRADO!
É estagio 1
C ou E: ) Para pacientes idosos hipertensos, é recomendada atualmente a meta de pressão sistólica em torno de 150 mmHg, que leva a significativa redução de eventos cardiovasculares
ERRADO!
É de 140 - 150 mmHg
C ou E: O consumo de sal indicado para pacientes hipertensos é de até 5 g/dia.
ERRADO!
São 5g/dia de sal de cozinha, o que equivale a 2 g sódio (NaCl) - para população geral
Hipertenso não pode sal nenhum
Qual o valor da PA ótima?
PAS X PAD
<120 e <80
Qual o valor da PA Pré-hipertenso?
PAS X PAD
130-139 e/ou 85-89
Qual o valor da PA normal?
PAS X PAD
120-129 e/ou 80-84
Qual o valor da PA HA estágio 1?
PAS X PAD
140-149 e/ou 90-99
Qual o valor da PA HA estágio 2?
PAS X PAD
160 -179 e/ou 100-109
Qual o valor da PA HA estágio 3?
PAS X PAD
Maior ou igual a 180 e/ou maior ou igual a 110
C ou E: (CESPE/CEBRASPE-DPF- ENFERMAGEM- 2021) As DCNT são consideradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Sua etiologia e complexa e envolve fatores de risco não modificáveis e modificáveis. Sobre essas doenças responda as afirmativas a seguir.
A hipertensão arterial (HA) é uma doença crônica não transmissível (DCNT) de condição multifatorial, que depende de fatores genéticos, ambientais e sociais, caracterizada por elevação persistente da pressão arterial (PA), ou seja, PA sistólica (PAS) maior ou igual a 130 mmHg e/ou PA diastólica (PAD) maior ou igual a 90 mmHg, medida com a técnica correta, em pelo menos duas ocasiões diferentes, na ausência de medicação anti-hipertensiva.
ERRADO!
É 140 x 90
A HA é uma doença crônica não transmissível (DCNT) definida por níveis pressóricos, em que os benefícios do tratamento (não medicamentosos e/ou medicamentosos) superam o riscos. Trata-se de uma condição multifatorial, que depende de fatores genéticos/epigenéticos, ambientais e sociais, caracterizada por elevação persistente da PA, ou seja, PAS maior o ou igual a 140 e/ou PAD maior ou igual a 90 mmHg, medida com a técnica correta, pelo menos duas ocasiões diferentes, na ausência de medicações anti-hipertensivas, É aconselhável, quando possível, a avaliação de tais medida por meio de avaliação da PA fora do consultório por meio da Monitorização Ambulatorial de pressão (MAPA), da Monitorização residencial da pressão Arterial (MRPA), ou da Automonitorização da PA (AMPA)
C ou E: (CESPE/CEBRASPE- DEPEN- ENFERMAGEM- 2020) A hipertensão é a elevação da pressão arterial e representa um grande problema de saúde pública devido às suas altas taxas de incidência na população. Com base nesse assunto, julgue o item a seguir.
Pacientes com queixas de cefaleia, dor torácica atípica, dispneia, estresse psicológico agudo e
síndrome de pânico associados à PA elevada não caracterizam urgência ou emergência
hipertensiva, mas, na realidade, uma pseudocrise hipertensiva.
CERTO!
Como é a medida da PA desacompanhada no consultório?
- Realizarem ambiente calmo, principalmente em uma sala isolada;
- Orientar o paciente sobre a importância do procedimento;
- Seguir os passos de preparo do paciente para a realização da medida com aparelhos automáticos;
- Afastar todas as pessoas da sala;
- Orientar para apertar o botão do aparelho que inicia as medidas quando estiver sozinho na sala;
- Aguardar cerca de 1 minuto entre a realização das medidas;
- Realizar 3 medidas consecutivas;
- Manter um folheto ilustrativo com orientações sobre o procedimento, em local visível
Como é o preparo do paciente para a medida de PA em consultório?
- Repouso por 5 minutos, em ambiente calmo e confortável, e orientar para não falar ou se mover durante a medida;
- Verificar se o paciente NÃO:
- Está de bexiga cheia;
- Praticou exercícios físicos há, pelo menos, 90 minutos;
- Ingeriu bebidas alcoólicas, café, alimentos ou fumou 30 minutos antes;
- Sentar o paciente, com pernas descruzadas, pés apoiados no chão, doso relaxado e recostado na cadeira;
- Posicionar o braço na altura do coração, apoiado, com a palma da mão voltada para cima e sem garrotear o braço com roupas;
- Na primeira consulta, registrar a PA em ambos os braços, preferencialmente de forma simultânea, e usar a leitura do braço que forneceu valor mais elevado para medidas subsequentes. Registrar em que braço devem ser feitas as medidas.
Quais são as etapas para a medida de PA em consultório?
Etapas da medida
* Colocar o manguito, sem deixar folgas, 2 a 3 cm acima da fossa cubital, centralizar o meio da bolsa inflável sobre a artéria braquial;
* Estimar o nível da PA sistólica* (Quadro 5)
* Palpar a artéria braquial na fossa cubital e colocar a campânula ou o diafragma do estetoscópio sem compressão excessiva.
* Não permitir que o estetoscópio seja colocado sob o manguito
* Inflar rapidamente até ultrapassar 20 a 30 mmHg o nível estimado da PA sistólica
* Realizar a deflação lentamente (cerca de 2 mmHg/segundo)
* Determinar a PA sistólica na ausculta do primeiro som (fase I de Korotkoff)
* Determinar a PA diastólica no desaparecimento dos sons (fase V de Korotkoff)
* Continuar a auscultar cerca de 20 a 30 mmHg abaixo do último som para confirmar seu desaparecimento e depois proceder a deflação rápida e completa. Se os batimentos persistirem até o nível zero, determinar a diastólica no abafamento dos sons (fase IV de Korotkoff) e anotar valores da PA sistólica/diastólica/zero
* Realizar três medidas, com intervalo de 1 minuto, e usar a média das duas últimas medidas. Se houver diferença > 10 mmHg, realizar medidas adicionais.
C ou E: (CESPE/CEBRASPE- DATAPREV- AUXILIAR DE ENFERMAGEM- 2023) Em relação a doenças
transmissíveis e doenças não transmissíveis, julgue o próximo item.
A hipertensão arterial (HA) é uma doença crônica não transmissível (DCNT), multifatorial, que depende de fatores genéticos ou epigenéticos, ambientais e sociais e um indivíduo a partir de 18 anos de idade é considerado com HA estágio 1 quando sua pressão arterial sistólica (PAS) está entre 130 mmHg e 139 mmHg e(ou) sua pressão arterial diastólica (PAD), entre 85 mmHg e 89 mmHg, de acordo com a medição de consultório.
ERRADO!
Hipertensão estagio 1 - 140 - 159 e/ou 90-99
A definição d questão é de pré-hipertensão
Qual é a definição de obesidade do adulto?
A obesidade é um doença crônica, recidivante, multifatorial, possui herança poligênica (nem odos os indivíduos ganham a mesma quantidade de peso quando postos em dieta hipercalórica), sendo ainda dependentes da interação genes ambiental (padrões de consumo de alimentos e de estilo de vida, individuais e familiares)
Decorre do acúmulo excessivo e tecido adiposo no organismo
Está associada ao desenvolvimento de complicações metabólicas, que aumentam o risco de doenças crônicas, como as cardiovasculares, DM2, diversos tipos de câncers (como o de colón, de reto e de mama), cirrose, entres outras, reduzindo a qualidade e expectativa de vida.
-
Quanto é o IMC do baixo peso e qual o risco de comorbidade?
<18,5 - Baixo risco
Quanto é o IMC do eutrofico e qual o risco de comorbidade?
18,50 - 24,99 - Médio risco
Quanto é o IMC do sobrepeso e qual o risco de comorbidade?
25,00 - 29,99 - Pouco elevado
Quanto é o IMC do obeso grau 1 e qual o risco de comorbidade?
30,00 - 34,99 - Elevado
Quanto é o IMC do obeso grau 2 e qual o risco de comorbidade?
35,00 - 39,99 - Muito elevado