MAPA Flashcards
(272 cards)
Leite solúvel é o produto resultante da dissolução em água do leite em pó ou concentrado, com adição ou não de gordura láctea até atingir o teor de matéria gorda fixado para o respectivo tipo, seguido de homogeneização, quando for o caso, e de tratamento térmico previsto no RIISPOA.
ERRADO
Conforme o art. 361 do RIISPOA, a definição apresentada refere-se ao leite reconstituído.
Art. 361. Para os fins deste Decreto, leite RECONSTITUÍDO é o produto resultante da dissolução em água do leite em pó ou concentrado, com adição ou não de gordura láctea até atingir o teor de matéria gorda fixado para o respectivo tipo, seguido de homogeneização, quando for o caso, e de tratamento térmico previsto neste Decreto.
A bactéria Gram negativa Rickettsia rickettsii, causadora da febre maculosa, é intracelular facultativa e reside no citoplasma do hospedeiro, tanto do vertebrado quanto do vetor invertebrado que a transmite.
ERRADO
A bactéria Gram negativa Rickettsia rickettsii, causadora da febre maculosa, é intracelular OBRIGATÓRIA e reside no citoplasma do hospedeiro, tanto do vertebrado quanto do vetor invertebrado que a transmite.
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998, que dispõe sobre o Regulamento Técnico da Inspeção Tecnológica e Higiênico-Sanitária de Carne de Aves, julgue o item abaixo:
Na seção de evisceração, poderá ser realizada a fase de gotejamento.
CERTO
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998: “Nessa seção poderão também ser efetuadas as fases de pré-resfriamento, gotejamento, embalagem primária e classificação, desde que a área permita a perfeita acomodação dos equipamentos e não haja prejuízo higiênico para cada operação”.
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998, que dispõe sobre o Regulamento Técnico da Inspeção Tecnológica e Higiênico-Sanitária de Carne de Aves, julgue o item abaixo:
As endo e ectoparasitoses, quando não acompanhadas de magreza, determinam a condenação das vísceras ou das partes alteradas.
Gabarito: Correto
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998: “ANEXO IX DESTINOS E CRITÉRIOS DE JULGAMENTO EM AVES ANEXO IX DESTINOS E CRITÉRIOS DE JULGAMENTO EM AVES MAGREZA Artigo 169 (RIISPOA) - “Carnes magras - animais magros, livres de qualquer processo patológico, podem ser destinados a aproveitamento condicional (conserva ou salsicharia).” Artigo 231 (RIISPOA) - “As endo e ectoparasitoses, quando não acompanhadas de magreza, determinam a condenação das vísceras ou das partes alteradas”.
De acordo com a Portaria 711/1995, que aprova as normas técnicas de instalações e equipamentos para abate e industrialização de suínos, julgue o seguinte item.
Os animais de matança de emergência que estejam incapacitados de locomover-se por contusão serão conduzidos ao box de insensibilização por meio carro especial.
ERRADO
Os animais de matança de emergência que estejam incapacitados de locomover-se por contusão, serão conduzidos ao box de insensibilização por meio de trilho aéreo. Nos casos de doenças infectocontagiosas, o transporte será feito em carro especial.
Atualmente, no Brasil, somente é permitida a utilização de vacina inativada, bivalente, formulada com as cepas virais A (A24 Cruzeiro) e C (C1 Campos), com adjuvante oleoso.
FA
ERRADA
Atualmente, somente é permitida a utilização de vacina inativada, bivalente, formulada com as cepas virais A (A24 Cruzeiro) e O (O1 Campos) e sem saponina como adjuvante.
Imunidade: 6 meses depois das duas primeiras vacinações com um mês de intervalo, em função da relação antigênica entre a cepa da vacina e a cepa do foco.
Art. 251. O processamento do leite após a seleção e a recepção em qualquer estabelecimento compreende, entre outros processos aprovados pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, as seguintes operações:
I - pré-beneficiamento do leite, compreendidas, de forma isolada ou combinada, as etapas de filtração sob pressão, clarificação, bactofugação, microfiltração, padronização do teor de gordura, termização (pré-aquecimento), homogeneização e refrigeração;
II - beneficiamento do leite: além do disposto no inciso I, inclui os tratamentos térmicos de pasteurização, ultra-alta temperatura - UAT ou UHT ou esterilização e etapa de envase.
Segundo o RIISPOA, o queijo provolone pode ser denominado caccio-cavalo, fresco ou curado, quando apresentar formato arredondado ou piramiforme.
Art. 383. Para os fins deste Decreto, queijo provolone é o queijo obtido por meio da coagulação do leite pasteurizado com coalho ou com outras enzimas coagulantes apropriadas, complementada ou não pela ação de bactérias lácticas específicas, com a obtenção de uma massa filada, não prensada, que pode ser fresco ou maturado.
…
§ 3º O queijo de que trata o caput pode ser denominado caccio-cavalo, fresco ou curado, quando apresentar formato OVALADO ou piriforme.
Portaria nº 210/1998/0153
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998, que dispõe sobre o Regulamento Técnico da Inspeção Tecnológica e Higiênico-Sanitária de Carne de Aves, julgue o item abaixo:
A temperatura da água residente, medida nos pontos de entrada e saída das carcaças do sistema de pré-resfriamento por imersão, não deve ser superior a 16ºC e 4ºC, respectivamente, no primeiro e último estágio, observando-se o tempo máximo de permanência das carcaças no primeiro, de vinte minutos.
Gabarito: Errado
TRINTA MINUTOS!!!
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998: “4 - Particularidades quanto às Instalações e Equipamentos - 4.5.5. A temperatura da água residente, medida nos pontos de entrada e saída das carcaças do sistema de pré-resfriamento por imersão (4.5.1.2), não deve ser superior a 16ºC e 4ºC, respectivamente, no primeiro e último estágio, observando-se o tempo máximo de permanência das carcaças no primeiro, de trinta minutos”.
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998: “ANEXO V - INSPEÇÃO POST MORTEM - 8. A Inspeção post mortem de aves se realiza em três etapas ou “Linhas de Inspeção”, a saber:
8.1. Linha A :
8.1. Linha A - Exame interno: 8.1.1. Realiza-se através da visualização da cavidade torácica e abdominal (pulmões, sacos aéreos, rins, órgãos sexuais), respeitando o tempo mínimo de 2 (dois) segundos por ave.
Portaria nº 210/1998/0153
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998, que dispõe sobre o Regulamento Técnico da Inspeção Tecnológica e Higiênico-Sanitária de Carne de Aves, julgue o item abaixo:
8.2. Linha B:
8.2. Linha B - Exame de vísceras: 8.2.1. Visa o exame do coração, fígado, moela, baço, intestinos, ovários e ovidutos nas poedeiras; 8.2.2. Realiza-se através da visualização, palpação, conforme o caso, verificação de odores e ainda incisão; 8.2.3. Assim, no exame dos órgãos verifica-se o aspecto (cor, forma, tamanho), a consistência, e em certas ocasiões, o odor; 8.2.4.Na execução do exame em questão, deve ser respeitado o tempo mínimo de 2 (dois) segundos por aves.
Portaria nº 210/1998/0153
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998, que dispõe sobre o Regulamento Técnico da Inspeção Tecnológica e Higiênico-Sanitária de Carne de Aves, julgue o item abaixo:
8.3. Linha C:
8.3. Linha C - Exame externo: 8.3.1. Realiza-se através da visualização das superfícies externas (pele, articulações, etc.). Nessa linha efetua-se a remoção de contusões, membros fraturados, abscessos superficiais e localizados, calosidades, etc. Preconiza-se, também, o tempo mínimo de 2 (dois) segundos por ave para a realização deste exame”.
Ao estudo das relações entre o agente etiológico e os demais componentes do ecossistema denomina-se:
história natural da doença
RIISPOA
DESNATURAÇÃO: aplicação de procedimento ou processo ao produto ou à matéria-prima de origem animal com o objetivo de torná-lo visualmente impróprio ao consumo humano.
ERRADO
A definição é de DESCARACTERIZAÇÂO: aplicação de procedimento ou processo ao produto ou à matéria-prima de origem animal com o objetivo de torná-lo visualmente impróprio ao consumo humano.
DESNATURAÇÂO: aplicação de procedimento ou processo ao produto ou à matéria-prima de origem animal, COM O USO DE SUSBTÂNCIA QUÍMICA, com o objetivo de torná-lo visualmente impróprio ao consumo humano.
RIISPOA
Serviço de inspeção federal-SIF:
unidade técnico-administrativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que constitui a representação local do serviço de inspeção de produtos de origem animal.
De todas as espécies do gênero Brucella, seis podem transmitir-se dos animais ao homem, sendo raríssima a transmissão entre pessoas.
ERRADO
De todas as espécies do gênero Brucella, quatro podem transmitir-se dos animais ao homem, sendo raríssima a transmissão entre pessoas. São elas: B.melitensis, B.suis, B.abortus, B.canis.
PORTARIA 711
Quais operações fazem parte da ZONA SUJA?
-Sangria
-Chuveiro após sangria
-Escaldagem
-Depilação
-Chamuscamento
-Toalete: retirada de casquinhos, ouvido médio e pálpebras.
PORTARIA 711
Quais operações fazem parte da ZONA LIMPA?
1-Abertura abdominal-torácica
2-Corte da sínfese pubiana
3- Oclusão do reto
4- Abertura da ‘‘papada”
5- Inspeção de cabeça e “papada”
6- Evisceração
7- Inspeção de vísceras
8- Divisão longitudinal da carcaça e cabeça
9- Inspeção de carcaça e rins
10-Inspeção de cérebro
11- Desvio da entrada e saída para a inspeção final
12- Retirada do “unto”
13- Chuveiro para carcaças.
PORTARIA 711
Quantos chuveiros estão distribuídos na sala de matança e qual a localização?
São 3 chuveiros assim distribuídos:
-Um logo após a sangria
- Na saída da zona suja
- Último após a plataforma de retirada do unto
Conforme o art. 417 do RIISPOA, essa a definição refere-se a geleia real.
Art. 417. Para os fins deste Decreto, geleia real é o produto da secreção do sistema glandular cefálico, formado pelas glândulas hipofaringeanas e mandibulares de abelhas operárias, colhida em até 48 horas.
ERRADO
Conforme o art. 417 do RIISPOA, essa a definição refere-se a geleia real.
Art. 417. Para os fins deste Decreto, geleia real é o produto da secreção do sistema glandular cefálico, formado pelas glândulas hipofaringeanas e mandibulares de abelhas operárias, colhida em até 72 horas.
De acordo com a “Tecnologia de Produtos Lácteos”, julgue o item abaixo:
O leite cru refrigerado deve apresentar limite máximo para Contagem Padrão em Placas de até 300.000 UFC/mL (novecentas mil unidades formadoras de colônia por mililitro) antes do seu processamento no estabelecimento beneficiador.
ERRADO
ATÉ 900.000 UFC/ML!!!
De acordo com a “Tecnologia de Produtos Lácteos”: “Instrução Normativa 76/2018: Art. 8º O leite cru refrigerado deve apresentar limite máximo para Contagem Padrão em Placas de até 900.000 UFC/mL (novecentas mil unidades formadoras de colônia por mililitro) antes do seu processamento no estabelecimento beneficiador”.
De acordo com a Portaria 711/1995, que aprova as normas técnicas de instalações e equipamentos para abate e industrialização de suínos, julgue o seguinte item.
Preliminarmente a inspeção “ante mortem” é feita pelo exame visual de caráter individual, observando-se com cuidado o comportamento dos animais.
Sua resposta está incorreta.
Conforme a PORTARIA 711/1995, a Inspeção “ante mortem” é feita pelo exame visual de caráter GERAL.
CAPÍTULO VII
INSPEÇÃO “ANTE MORTEM” E “POST-MORTEM”
1ª PARTE: INSPEÇÃO “ANTE-MORTEM”, MATANÇA DE EMERGÊNCIA E NECROPSIA
1 - Inspeção “ante mortem”
Preliminarmente a Inspeção “ante mortem” é feita pelo exame visual de caráter geral, observando-se com cuidado o comportamento dos animais, encaminhando para a pocilga de sequestro aqueles que por motivo de ordem sanitária necessitem de exame individual. É indispensável que a inspeção “ante mortem”, seja realizada inicialmente com os animais em movimento durante o desembarque; após, com os animais em repouso nas pocilgas e, novamente, em movimento.
De acordo com o RIISPOA, gelatina é o produto obtido exclusivamente pela hidrólise térmica da proteína colagênica presente nas cartilagens, nos tendões, nas peles, nas aparas ou nos ossos das diferentes espécies animais, seguida de purificação, filtração e esterilização, concentrado e seco.
ERRADA
Conforme o art. 313 do RIISPOA, gelatina é o produto obtido por meio de HIDRÓLISE TÉRMICA, QUÍMICA OU ENZIMÁTICA, OU A COMBINAÇÃO DESSES PROCESSOS…
Art. 313. Para os fins deste Decreto, gelatina é o produto obtido por meio de hidrólise térmica, química ou enzimática, ou a combinação desses processos, da proteína colagênica presente nas cartilagens, nos tendões, nas peles, nas aparas ou nos ossos das diferentes espécies animais, seguida de purificação, filtração e esterilização, concentrado e seco.
2.2.2.3- Estudo ecológico
Trata-se de uma pesquisa realizada com dados estatísticos. Ao contrário dos outros tipos de delineamento, a unidade de análise não é constituída de indivíduos, mas de grupos de indivíduos.
Por essa razão, é também chamado de estudo de grupos, estudo de agregados, estudo de conglomerados, estudo estatístico ou estudo comunitário.
certo