Monitorização hemodinâmica Flashcards

1
Q

Como é a técnica de colocação do cateter de Swan-Ganz? Quais são as 4 curvas avaliadas durante a sua introdução?

A

O cateter de Swan-Ganz deve ser introduzido por punção venosa central (subclávia ou jugular interna). Ao longo do trajeto no interior dos vasos e coração, é importante que o balão da extremidade distal do cateter esteja insuflado e a sua inserção deve ser feita até que se perceba uma resistência e se obtenha a curva de pressão de oclusão da artéria pulmonar (POAP – 4ª curva). A 1ª curva é a do átrio direito, marcada por baixas amplitudes, assim como a curva de pressão venosa. A 2ª curva, ventricular, é marcada por uma elevada pressão sistólica, enquanto a diastólica tende a zero. Já a 3ª curva, de artéria pulmonar, tem pressão sistólica elevada, a presença de uma incisura dicrótica (fechamento da valva pulmonar) e pressão diastólica mais elevada. A 4ª curva é a de POAP, semelhante à curva venosa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Cite e explique 4 complicações do cateter de Swan-Ganz.

A

(1) complicações da punção, como hemotórax e pneumotórax; (2) trombose e infarto pulmonar, caso o cateter seja posicionado muito distalmente ou o balão fique insuflado por muito tempo; (3) fístula artério-brônquica, caso haja uma perfuração da artéria para o brônquio -> paciente tem hemoptise; (4) arritmias cardíacas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Como deve ser aferido o lactato sérico e para que ele pode ser utilizado? Há algum significado na sua queda rápida após o início da terapia?

A

O lactato sérico deve ser aferido, preferencialmente, a partir de sangue arterial. Além disso, é importante que ele seja avaliado seriadamente, na medida em que a sua evolução de acordo com a terapia apresenta valor prognóstico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual a importância do deltaPP e do VVS? Quais são os valores que devem ser lembrados? Fale 4 critérios que devem ser atendidos para que eles possam ser utilizados.

A

Esses dados são marcadores dinâmicos, que podem ser utilizados para avaliar se o paciente apresenta responsividade à fluidos. Para que possam ser utilizados, é importante que o paciente esteja sedado + ventilação mecânica em modo controlado + volume corrente de até 8 ml/kg + sem arritmias. Caso todos esses critérios estejam presentes, valores de deltaPP ou VVS acima de 10-12% indicam que o paciente provavelmente é responsivo a fluidos.
É importante lembrar que a presença de valores altos desses marcadores dinâmicos isoladamente não indica reposição volêmica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Como é a técnica de elevação das pernas para avaliação da responsividade à volume e como deve ser a interpretação?

A

Na técnica de elevação das pernas, o paciente deve ser inicialmente colocado em posição com a cabeceira elevada em 45 graus e MMII em 0 graus. Posteriormente, a cabeceira vai para 0 graus e os MMII vão para 45. Deve-se avaliar o débito cardíaco do paciente ao longo dos 30-60 segundos seguintes. Caso haja elevação em 10%, é sugestivo de responsividade à volume.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Como é feita a prova de volume (mini-desafio e desafio convencional) e quais são as interpretações? Qual o risco no desafio convencional?

A

O mini-desafio é feito injetando-se 50-100 ml de soro fisiológico no paciente. Caso haja elevação em 6% ou mais no débito cardíaco, o paciente provavelmente é responsivo à volume.
Já o desafio convencional é feito com 500ml e a elevação deve ser acima de 15%. Essa técnica apresenta risco, pois injeta-se uma grande quantidade de volume no paciente de maneira empírica. Dessa forma, caso não haja responsividade e o coração do paciente já esteja na fase de platô da Lei de Frank Starling, é possível que o doente tenha um edema agudo de pulmão.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Na presença de VVS alto (>15%) e IC baixo (<2), o que se deve pensar e o que fazer? E na presença de VVS baixo (<12%), IC baixo e PVC alto?

A

Deve-se pensar que o paciente está hipovolêmico e, por isso, apresenta índice cardíaco baixo, o que é indicativo de reposição volêmica. Por outro lado, caso IC esteja baixo e VVS também, considera-se que o paciente já está normovolêmico, logo é provável que haja disfunção cardíaca e, assim, ele deve se beneficiar com inotrópico positivo (dobutamina).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly