Ventilação mecânica Flashcards

1
Q

Cite 4 indicações para ventilação mecânica

A

As 4 principais indicações para VM invasiva são: insuficiência respiratória hipoxêmica (tipo I), insuficiência respiratória hipercápnica (tipo II), incapacidade de proteger as vias aéreas (ECG <8) e contraindicação à VNI.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Qual a finalidade da PEEP e seus problemas? Como reconhecer e tratar autoPEEP (no VCV e no PCV)?

A

A PEEP é importante, na medida em que permite que os alvéolos se mantenham abertos durante a expiração, o que diminui o shear stress, isto é, o estresse gerado pela abertura e fechamento cíclicos do alvéolo, o que pode gerar uma lesão pulmonar. Apesar disso, valores elevados de PEEP aumentam a pressão no interior do tórax, o que pode diminuir o retorno venoso bem como dificultar a ejeção por VD.
Para reconhecer uma auto-PEEP, basta olhar para o gráfico e avaliar se a curva de fluxo chega a zero antes de iniciar uma nova inspiração; caso não chegue, considera-se como auto-PEEP. Para tratá-la, deve-se aumentar o tempo expiratório (ou diminuir o inspiratório), o que pode ser feito diretamente no modo PCV, mas no VCV pode ser feito diminuindo o volume corrente ou aumentando o fluxo estabelecidos (ambos diminuem o tempo inspiratório).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O que demarca o disparo, o limite e o ciclo na VCV, PCV e PSV?

A

VCV D: paciente/tempo; L: fluxo; C: volume
PVC: D: paciente/tempo; L: pressão; C: tempo
PSV: D: espontâneo do paciente; L: pressão; C: fluxoVCV: é o método controlado por volume. Disparo é por tempo ou paciente; limite é pelo fluxo; e ciclo é pelo volume (depois de passar o volume determinado -> fecha a válvula inspiratória)
PCV: é o método controlado por pressão. Disparo é por tempo ou paciente; limite é a pressão; e ciclo é pelo tempo (os tempos inspiratório e expiratório são pré-determinados no modo pressão controlado).
PSV: é o método pressão-assistido (a frequência respiratória é determinada pelo paciente -> pode ficar alternando no gráfico). Dessa forma, o disparo é feito pelo paciente; o limite é a pressão; e o ciclo é o fluxo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Onde se localiza o sensor do NAVA e o que ele mede? Como são feitos PRVC e APRV?
(o prof não entrou nisso em aula)

A

O NAVA é um método que faz o disparo de acordo com a despolarização do diafragma e, para tanto, o sensor é localizado no esôfago do paciente.
O método APRV é feito com altas pressões (longo tempo) e pequenas pressões (curto tempo) -> permite recrutamento alveolar.
O método PRVC apresenta duplo controle, isto é, controla-se a pressão e regula-se o volume. Também é ciclado a tempo, mas a curva de volume é bem mais variável do que no PCV.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Quais os 4 critérios diagnósticos de SDRA?

A

(1) Caso agudo (evolução em no máximo 1 semana; (2) novo infiltrado ao RX (bilateral); (3) relação P/F baixa (menor que 300) com PEEP > = 5; e (4) a insuficiência respiratória não pode ser explicada por IC ou sobrecarga de volume.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

VM na SDRA: (1) volume corrente; (2) PEEP; (3) P de platô; (4) quando é permitida a hipercapnia permissiva; (5) como deve ser o balanço hídrico. Se P/F < 150, o que pode ser feito? E se < 80?

A

Na SDRA: (1) volume corrente entre 4-6 ml/kg; (2) pressão de platô < 30 centímetros de água; (3) PEEP maior que 5; (4) a hipercapnia permissiva é possível se não houver ph < 7,2; (5) o balanço hídrico deve ser equilibrado e, se possível, negativo.
P/F < 150: pode-se tentar BNM e prona.
P/F < 80: pode-se tentar ECMO veno-venosa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Critérios de intolerância ao teste de ventilação espontânea?

A

Taquipneia (>35), taquicardia, hipotensão, sudorese, agitação, SatO2 < 90% e hipertensão.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Como é calculado o índice de Tobin? O que valores acima de 105 indicam?

A

É calculado por meio da fórmula FR/volume corrente em litros. Caso maior do que 105, indica alta probabilidade de falha na extubação. Apesar disso, valores baixos não tem valor nenhum.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Como calcular a resistência em VCV? Como identificar broncoespasmo no VCV e no PCV?

A

No VCV, a resistência é dada pela divisão (Ppico-Pplatô/fluxo). Para identificar broncoespasmo, deve-se ver se houve aumento da resistência com aumento da pressão de pico e do tempo expiratório. No PCV, como a pressão é controlada, o volume vai reduzir muito.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Na SDRA, comparando as regiões dependente e não dependente, como está P de platô e volume corrente?

A

A questão da dependência diz respeito à gravidade, isto é, as porções inferiores do pulmão de um paciente deitado na posição supina são consideradas dependentes e, assim, sofrem mais com os infiltrados. A pressão de platô vai ser a mesma para os dois, pois é determinado pelo ventilador. Por outro lado, o volume corrente na região afetada será menor, pois há mais resistência. Deve-se, inclusive, tomar cuidado com o aumento da pressão nesses pacientes, haja vista que isso pode aumentar muito o volume na região não dependente e, com isso, lesar o pulmão.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Como identificar e corrigir assincronia de fluxo na VCV e na PCV?

A

PCV: nesse caso, vai ter uma inflexão no meio da curva de pressão, o que demonstra que o fluxo não é suficiente para o paciente -> ele tenta puxar mais. Deve-se aumentar a pressão.
VCV: para corrigir, tem que aumentar o fluxo (é controlado pelo ventilador).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly