Neurotransmissão, sinapses e fibras nervosas. Flashcards

1
Q

O que é a sinapse?

A

A região de comunicação onde os neurônios transmitem sinais para outros neurônios ou células é chamada de sinapse

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O que é a transissão snáptica?

A

Ao processo de transmissão de sinais, denominamos de transmissão sináptica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A informação pode ser transmitida de dois tipos , quais são eles?

A

A informação pode ser transmitida eletricamente (sinapse elétrica) ou quimicamente (sinapse química).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Como são feitas as sinapses elétricas?

A

As sinapses elétricas são menos abundantes no nosso organismo. A transmissão elétrica entre neurônios é mediada por junções comunicantes (junções gap) que permitem que os neurônios estejam muito próximos (cerca de dois nanômetros). A membrana de cada neurônio apresenta canais, os conéxons, que são formados por seis proteínas chamadas conexinas. As junções gap permitem a comunicação do meio intracelular de cada neurônio pela união dos conéxons de cada célula. O potencial de ação deflagrado na célula pré-sináptica passa pelas junções comunicantes, levando a uma despolarização e, portanto, um potencial de ação, na célula pós-sináptica. O caminho do impulso elétrico e de pequenas moléculas (ex.: íons Ca2+, AMP cíclico) é bidirecional e de velocidade rápida em relação às sinapses químicas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Quais são as principais características das sinapses elétricas?

A

1 caminho do impulso elétrico é bidirecional

2) muito rápida em relação as sinapses químicas.
3) mediadas por junções comunicantes(tipo gap)
4) Menos abundantes no organismo humano.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Como são chamadas as terminações axonais do neurônio pré sináptico?

A

Botões terminais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

As sinapses químicas podem ser classificadas quanto à região do neurônio pós sináptico que irá fazer comunicação com a terminação pré- sináptica: 4 sinapses e 4 regiões.

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Há contato direto entre neurônios na sinapse química?

como é chamada a região entre o neurônio pré-sináptico e pós-sináptico?

A

Na sinapse química, os neurônios se aproximam um do outro, mas não entram diretamente em contato; a região entre o neurônio pré-sináptico e pós-sináptico é denominada de fenda sináptica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O que significa dizer que as sinapses químicas são sempre unidirecionais?

A

As sinapses químicas são sempre unidirecionais, ou seja, fluem do neurônio pré-sináptico para o neurônio pós-sináptico.

Um potencial de ação iniciado em uma extremidade de um axônio se propaga apenas em uma direção. Isso ocorre porque a região anterior da membrana é refratária, devido à inativação dos canais de sódio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

A sinapse química ocorre através da ação de substâncias químicas, os neurotransmissores. Onde esses neurotransmissores são sintetizados e onde eles são armazenados?

A

Os neurotransmissores são sintetizados no citosol dos terminais axônicos do neurônio pré-sináptico e armazenados em pequenas organelas esféricas delimitadas por membrana, as vesículas sinápticas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O que são a Zona ativa e a Densidade Pós-sináptica?

A

Na membrana do terminal pré-sináptico, existem os sítios de liberação de neurotransmissores, região chamada zona ativa. No terminal pós-sináptico, uma camada espessa proteica é chamada densidade pós-sináptica, que contém receptores de neurotransmissores que convertem os sinais químicos em resposta pós-sináptica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Quais são os 4 princípios da Neurotransmissão?

A

1) Síntese e empacotamento de neurotransmissores;
2) Liberação do neurotransmissor na fenda sináptica em resposta a um potencial de ação pré-sináptico;
3) Indução de uma resposta pelo neurotransmissor no neurônio pós-sináptico;
4) Remoção do neurotransmissor da fenda sináptica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

A maioria dos neurotransmissores são aminoácidos (ex.: glutamato, GABA) e aminas (ex.: acetilcolina, dopamina), moléculas pequenas que são armazenadas em vesículas e liberadas na fenda sináptica. Os peptídeos também atuam como neurotransmissores, onde os peptídeos são armazenados?

Cada neurônio produz quantos neurotransmissores?

A

Os peptídeos também atuam como neurotransmissores; por serem maiores, são armazenados em grânulos secretores. Cada neurônio geralmente produz apenas um tipo de neurotransmissor.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Existem várias vias de produção dos neurotransmissores. Por serem abundantes por todo corpo, os aminoácidos são simplesmente captados e armazenados nas vesículas. Por outro lado, as aminas são produzidas apenas pelos neurônios que as liberam através da ação de enzimas sobre seus precursores no terminal axônico. Os neuropeptídeos serão sintetizados onde e transportados para onde?

A

Os neuropeptídeos serão sintetizados no corpo celular pelo retículo endoplasmático liso e transportados para a terminação pré-sináptica para serem armazenados em vesículas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Como ocorre a libreação dos neurotransmissores na fenda sináptica à partir da chegada do Potencial de Ação?

A

1)Quando o potencial de ação chega ao botão terminal, canais de Cálcio (Ca2+) dependentes de voltagem nas zonas ativas se abrem

Isso causa o influxo de Ca2+ no citosol da terminação pré-sináptica.

3) O aumento de íons Ca2+ intracelular estimula o deslocamento das vesículas do citosol até a membrana pré-sinaptica.
4) Os íons Ca2+ também se ligam às proteínas de ancoragem que conectam a vesícula sináptica com a membrana plasmática (proteínas de ancoragem).
5) Na membrana plasmática, essas vesículas se fundem e ocorre a liberação dos neurotransmissores na fenda sináptica pelo processo de exocitose.
6) As vesículas sinápticas são recicladas localmente após a fusão com a membrana plasmática.
7) Transportadores Ca2+ ATPases transportam os íons Ca2+ rapidamente para fora da célula, preparando o terminal para responder novamente a um potencial de ação.

Obs: Os grânulos secretores que armazenam neuropeptídeos não se fundem à membrana pré-sináptica, mas são liberados por completo na fenda sináptica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O que acontece com os neurotransmissores quando ele são liberados na fenda sináptica?

A

Uma vez na fenda sináptica, os neurotransmissores se ligam a receptores específicos localizados na membrana do neurônio pós-sináptico, causando uma mudança em sua permeabilidade aos íons.

17
Q

Existem dois tipos de receptores, Quais são eles?

A

Existem dois tipos de receptores: canais iônicos ativados por neurotransmissores (ionotrópicos) e os acoplados a proteína G (metabotrópicos). A resposta gerada pela ligação ao receptor dependerá se a ação do neurotransmissor tende a promover ou inibir a geração de um potencial de ação na célula pós-sináptica.

18
Q

O que são os receptores ionotrópicos?

A

Os receptores ionotrópicos são canais iônicos que mudam sua conformação e se abrem após a ligação do neurotransmissor. Se os canais são permeáveis ao Na+ , o efeito resultante será a despolarização do neurônio pós-sináptico, desencadeando um novo potencial de ação, chamado de potencial excitatório pós-sináptico (PEPS)

19
Q

Quanto mais neurotransmissor liberado e mais receptores na membrana pós-sináptica, maior será a geração de potenciais excitatórios?

A

sim.

20
Q

Os neurotransmissores inibitórios geram potencial inibitório pós-sináptico (PIPS), como ocorre esse fenômeno?

A

quando ocorre a ligação do neurotransmissor ao receptor gerando abertura de canais de íons K+ e Cl-, há hiperpolarização do neurônio pós-sináptico e inibição da sua ação.

21
Q

Como funcionam os receptores metabotrópicos?

A

Receptores metabotrópicos são mais lentos na geração da resposta, mas essa é mais duradoura. O neurotransmissor, ao se ligar a esses receptores, ativa a proteína G que desacopla e liga sua subunidade a um canal iônico, causando a sua abertura por um tempo prolongado. Além disso, segundos mensageiros podem ativar enzimas que regulam canais iônicos.

22
Q

Após liberação do neurotransmissor, ele deve ser removido da fenda sináptica para cessar a estimulação no neurônio pós-sináptico. Uma das formas de retirada do neurotransmissor da fenda sináptica é:

A

a recaptação por receptores localizados na fenda pré-sináptica, chamados de autorreceptores ou receptores de recaptação. Ao serem recaptados, podem ser degradados ou armazenados novamente nas vesículas sinápticas. Alguns neurotransmissores podem ser degradados enzimaticamente na fenda sináptica, como a acetilcolina que é hidrolisada pela acetilcolinesterase.

23
Q

Como funciona o mecanismo de ação de fármacos antidepressivos?

A

Terapias como fármacos antidepressivos apresentam como mecanismo de ação a inibição da captação de neurotransmissores na fenda sináptica, ou seja, o período de resposta pós-sináptica dessas substâncias será prolongado.​