PAC Flashcards

1
Q

(SES-PE 2010 ACESSO DIRETO) - Uma jovem de 28 anos apresenta um quadro de 3 dias de febre associado à tosse com expectoração amarelada. Ao exame físico, apresenta frequência cardíaca de 100 bpm e a pressão arterial de 115 x 75 mmHg. Na ausculta pulmonar, crepitantes na base esquerda. O raio-x de tórax mostra uma pequena consolidação no lobo inferior esquerdo. Qual a melhor conduta clínica para essa paciente?

A) Iniciar beta agonista inalatório
B) Iniciar corticoide sistêmico
C) Iniciar ciprofloxacina 500 mg de 12/12 horas, por 7 dias
D) Iniciar azitromicina 500 mg dia, por 3 a 6 dias
E) Iniciar sulfametozaxol-trimetropim 400/80 mg de 12/12 horas, por 3 dias

A

Letra “D” - Iniciar azitromicina 500 mg dia, por 3 a 6 dias

CURB-65:
CONFUSÃO MENTAL
UREIA>50
fR >30
BLOOD PRESSÃO 90x60
>=65

0-1: TTO AMBULATORIAL
2: AVALIAR INTERNAMENTO
>=3: INTERNAMENTO
4-5: AVALIAR UTI

Questão que aborda paciente jovem, com síndrome febril aguda, que cursa com tosse de expectoração amarelada, crepitantes à ausculta de base pulmonar esquerda e presença de consolidação, à radiografia de tórax, em lobo inferior de pulmão esquerdo. Dessa forma, conclui-se a paciente apresenta quadro de pneumonia adquirida na comunidade. Os principais escores utilizados para estratificar o prognóstico e definir o tratamento, nesses casos, são o PSI e o CURB-65. Por conta da maior facilidade de realização, o CURB-65 torna-se uma estratégia para rápida decisão do nível em que a paciente realizará a terapia. Esse escore considera cinco parâmetros e cada um pode representar um ponto: Confusão mental, Ureia > 50 mg/dL, Respiratory rate (FR) > 30 irpm, Blood pressure (PAS < 90 ou PAD < 60 mmHg), Idade ≥ 65 anos.

0 – 1 ponto: tratamento ambulatorial;
2 pontos: avaliar necessidade de internamento;
≥3 pontos: internamento hospitalar (4 – 5 pontos, deve-se avaliar a necessidade de UTI).
Como a paciente não apresenta taquipneia, hipotensão, confusão mental ou idade superior a 65 anos, ainda que sua ureia estivesse alterada, o tratamento seria realizado a nível ambulatorial. Já que a terapia será realizada ambulatorialmente, deve-se avaliar se o paciente apresenta comorbidades, se foi submetido à antibioticoterapia nos últimos 90 dias e se possui fatores de risco à infecção por pneumococo resistente. Caso nenhum desses parâmetros esteja presente, como no caso da questão, as medicações escolhidas podem ser a amoxicilina, isolada ou acompanhada do ácido clavulânico, ou um macrolídeo, como a azitromicina. Contudo, se o indivíduo apresentar algum dos fatores supracitados, a terapia pode ser feita com macrolídeo associado a um betalactâmico, como ceftriaxone, ou com quinolona respiratória, como a moxifloxacina. ALTERNATIVA D – CORRETA.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

(SES-PE 2015 ACESSO DIRETO) - Um paciente de 70 anos, diabético e etilista, foi atendido com clínica de infecção respiratória. Referia que tinha tido quadro semelhante há 45 dias, quando foi tratado com azitromicina. Qual antibiótico seria melhor indicado para tratamento ambulatorial desse paciente?

 A) Claritromicina
 B) Cefalexina
 C) Moxifloxacina
 D) Amoxicilina
 E) Ciprofloxacina
A

Letra “C” - Moxifloxacino (quinolona respiratória)

PAC: CURB-65
COMORBIDADES ou
USO RECENTE DE ATB (90 DIAS) ou
FR PNEUMOCOCO RESISTENTE: MACROLÍDEO +BETALACTÂMICO OU QUINOLONA RESPIRATÓRIA

Os principais scores utilizados para definir o nível de tratamento da pneumonia adquirida na comunidade são o PSI e o CURB-65. Entretanto, como a questão já indica que o tratamento será realizado a nível ambulatorial, deve-se observar se o paciente apresenta comorbidades, se foi submetido à antibioticoterapia nos últimos 90 dias e se possui fatores de risco à infecção por pneumococo resistente. Caso nenhum desses parâmetros esteja presente, as medicações escolhidas podem ser a amoxicilina, isolada ou acompanhada do ácido clavulânico, ou um macrolídeo, como a azitromicina. Contudo, como a questão traz um paciente que possui comorbidades e fez uso de antibiótico há 45 dias, a terapia pode ser feita com macrolídeo associado a um betalactâmico, como ceftriaxone, ou com quinolona respiratória, como a moxifloxacina.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly