Prova 2018 Flashcards

1
Q

O fato de não ser cabível a oposição de exceção de suspeição à autoridade policial na presidência do IP faz, por consequência, que não sejam cabíveis as hipóteses de suspeição em investigação criminal.

A

ERRADO

Entendi que não pode o delegado ser impedido de agir no curso do inquérito.

Mas se houver algum motivo legal, ELE (o delegado) DEVE declarar. Se não declarar, estará prevaricando, sem prejuízo da responsabilidade civil.

Essa oposição de suspeição não cabe no inquérito, mas cabe na Ação Penal.

A questão diz: O fato de não ser cabível a oposição de exceção de suspeição à autoridade policial na presidência do IP (CERTO) faz, por consequência, que não sejam cabíveis as hipóteses de suspeição em investigação criminal (ERRADO).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Compete à justiça federal processar e julgar os acusados da prática de crimes de lavagem de dinheiro, uma vez que a repressão a esses crimes é imposta por tratado internacional.

A

Errado

REGRA: Os crimes de lavagem de capitais é de competência da Justiça Estadual.

EXCEÇÃO: será de competência da Justiça Federal processar e julgar os crimes de lavagem de capitais quando:

a) houver prejuízo em detrimento de bens da União ou

b) o crime antecedente for de competência da Justiça Federal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O presidente de uma comissão parlamentar mista de inquérito, após as devidas formalidades, ordenou, de forma sigilosa e reservada, a interceptação telefônica e a quebra do sigilo de dados telefônicos de testemunha que se reservara o direito de permanecer calada perante a comissão. Nessa situação, a primeira medida é ilegal, visto que a interceptação telefônica se restringe à chamada reserva jurisdicional, sendo permitida, por outro lado, a quebra do sigilo de dados telefônicos da testemunha, medida que não se submete ao mesmo rigor da primeira, consoante entendimento da doutrina majoritária.

A

CORRETO

1ª Parte: CPI não pode determinar a interceptação telefônica, por se tratar de medida da competência exclusiva do Poder Judiciário (isto é, medida sujeita à reserva de jurisdição, nos termos do art. 5º, XII, da Constituição);

2ª Parte: CPI pode determinar a quebra do sigilo telefônico (só a lista dos números chamados e recebidos, não podendo interceptar conversa), medida não submetida à reserva de jurisdição.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Delegado da PF instaurou IP para apurar crime cometido contra órgão público federal. Diligências constataram sofisticado esquema de organização criminosa criada com a intenção de fraudar programa de responsabilidade desse ente público.

Com base nessas informações e com relação à prática de crime por organização criminosa, julgue o item seguinte.

A fim de dar celeridade às investigações e em face da gravidade da situação investigada, é possível a infiltração de agentes de polícia em tarefas da investigação, independentemente de prévia autorização judicial.

A

ERRADO

Lei 12.850/13

artigo 10 diz: A infiltração de agentes de polícia em tarefas de investigação, representada pelo delegado de polícia ou requerida pelo Ministério Público, após manifestação técnica do delegado de polícia quando solicitada no curso de inquérito policial, será precedida de circunstanciada, motivada e sigilosa autorização judicial, que estabelecerá seus limites.

Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: PRF Prova: Policial Rodoviário Federal

Durante o inquérito policial, é necessária a autorização judicial para que um agente policial se infiltre em organização criminosa com fins investigativos. CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Em fiscalização de rotina, policiais militares constataram que Rebeca conduzia em seu veículo dois papagaios capturados em floresta próxima, sem licença ou autorização de autoridade competente. Rebeca e os animais foram conduzidos à delegacia de polícia mais próxima. Nessa situação, o delegado deverá apreender os animais e, caso Rebeca se comprometa a comparecer, em dia e horário marcados, perante o juizado especial criminal, ele deverá lavrar termo circunstanciado da ocorrência e conceder liberdade a Rebeca, independentemente de fiança.

A

Correto

L. 9605:

Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:

Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.

L. 9099:

Art. 61. Consideram-se infrações penais de menor potencial ofensivo, para os efeitos desta Lei, as contravenções penais e os crimes a que a lei comine pena máxima não superior a 2 (dois) anos, cumulada ou não com multa.

Art. 69. A autoridade policial que tomar conhecimento da ocorrência lavrará termo circunstanciado e o encaminhará imediatamente ao Juizado, com o autor do fato e a vítima, providenciando-se as requisições dos exames periciais necessários.

Parágrafo único. Ao autor do fato que, após a lavratura do termo, for imediatamente encaminhado ao juizado ou assumir o compromisso de a ele comparecer, não se imporá prisão em flagrante, nem se exigirá fiança. Em caso de violência doméstica, o juiz poderá determinar, como medida de cautela, seu afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a vítima.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A interceptação da comunicação telefônica poderá ser realizada de ofício pela autoridade policial desde que o IP tenha como objetivo investigar crime hediondo, organização criminosa ou tráfico ilícito de entorpecentes.

A

ERRADO

Não há ressalva, em todos os casos dependerá de autorização judicial.

Lei 9.296/96 Art. 1º A interceptação de comunicações telefônicas, de qualquer natureza, para prova em investigação criminal e em instrução processual penal, observará o disposto nesta Lei e dependerá de ordem do juiz competente da ação principal, sob segredo de justiça.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Caberá recurso de apelação contra decisão do juízo da execução penal que indeferir pedido de livramento condicional ao apenado.

A

Errado

Agravo em execução.

05 dias, conforme súmula STF.

Juízo de retratação? Possível. Prazo? 02 dias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Situação hipotética: A polícia foi informada da possível ocorrência de crime em determinado local. Por determinação da autoridade policial, agentes se dirigiram ao local e aguardaram o desenrolar da ação criminosa, a qual ensejou a prisão em flagrante dos autores do crime quando praticavam um roubo, que não chegou a ser consumado. Foi apurado, ainda, que se tratava de conduta oriunda de grupo organizado para a prática de crimes contra o patrimônio. Assertiva: Nessa situação, o flagrante foi lícito e configurou hipótese legal de ação controlada.

A

Errada

FLAGRANTE ESPERADO

Finalidade: aguardar a empreitada ser de fato cometida pra se prender o criminoso em flagrante.

Ex.: Policia é avisada que dois indivíduos vão invadir determinada residência para pratica de furto, daí aguardam que eles invadam a casa para prendê-los em flagrante.

AÇÃO CONTROLADA

Finalidade: carrear mais provas, o flagrante já até ocorreu, mas deixa-se desenrolar ainda mais a conduta criminosa, praticando-se inclusive repetidos crimes, pra se descobrir como funciona o esquema criminoso.

Ex.: policia retarda a prisão em flagrante para descobrir como determinada organização criminosa pratica roubo de carros em uma certa região, daí observam praticarem os crimes para se descobrir que são as pessoas envolvidas, onde guardam os carros para desmanche, etc.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

As hipóteses de suspeição do juiz se referem a fatos e circunstâncias de origem externa ao processo e que poderão influenciar na decisão do órgão julgador.

A

CORRETO

Impedimento x Suspeição:

  1. Suspeição – relacionadas a fatos externos ao processo
  2. Impedimento – intrinsecamente ligadas ao processo em curso
  3. Suspeição – atuação do juiz gera nulidade absoluta do proceder
  4. Impedimento – atuação do juiz gera inexistência do ato, sendo assim insanáveis.
  5. Suspeição – rol exemplificativo
  6. Impedimento – rol taxativo
  7. Suspeição – trata-se de causas subjetivas relacionadas a fatos externos ao processo capazes de prejudicar a imparcialidade do magistrado – causa de incapacidade subjetiva do juiz.
  8. Impedimento – trata-se de circunstancias objetivas relacionadas a fatos internos ao processo capazes de prejudicar a imparcialidade do magistrado. Da ensejo a incapacidade objetiva do juiz, visto que os vínculos que geram imparcialidade são objetivos e afetam o juiz independentemente de seu ânimo subjetivo. Há presunção absoluta de parcialidade.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

As hipóteses que impedem o juiz de exercer a sua jurisdição em determinado processo estão vinculadas a fatos e circunstâncias objetivas e subjetivas ligados, em regra, ao próprio processo.

A

ERRADA! Norberto Avena: As causas de impedimento ensejam a chamada incapacidade OBJETIVA do juiz, pois respeitam à sua relação com o objeto da lide. Estão elas arroladas no art. 252 do Código de Processo Penal, referindo-se a situações específicas e determinadas que impõem a presunção absoluta (jure et jure) de parcialidade.

As causas de suspeição constituem motivos de incapacidade SUBJETIVA do juiz, pois o vinculam a uma das partes. Elas estão arroladas no art. 254 do Código de Processo Penal, dispondo que o juiz dar-se-á por suspeito, e, se não o fizer, poderá ser recusado por qualquer das partes.

Fonte: Processo Penal - Norberto Avena - 2018 (pág 134 e 135).

Renato Brasileiro: As causas de impedimento são circunstâncias objetivas relacionadas a fatos internos ao processo capazes de prejudicar a imparcialidade do magistrado. Costuma-se dizer que dão ensejo à incapacidade objetiva do juiz, visto que os vínculos que geram impedimento são objetivos e afastam o juiz independentemente de seu ânimo subjetivo.

Em regra, as causas de suspeição são circunstâncias subjetivas relacionadas a fatos externos ao processo capazes de prejudicar a imparcialidade do magistrado. Por isso, são rotuladas como causas de incapacidade subjetiva do juiz. Grosso modo, o juiz é suspeito quando se interessa por qualquer das partes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Relatado o IP, sob a tese de atipicidade penal do fato, o MP requereu o arquivamento dos autos, o que foi determinado pelo competente juízo, em acolhimento à tese do MP. Nessa situação, o arquivamento dos autos nos termos do requerimento do MP impede a reabertura das investigações pela autoridade policial.

A

Certo

INQUÉRITO POLICIAL é possível desarquivar?

-Insuficiencia de provas? SIM

-Ausencia pressuposto processual ou condição da AP? SIM

-Falta de justa causa? SIM

-Atipicidade? NAO

-Excludente culpabilidade ? NAO (doutrina diverge)

-Extinção da punibilidade? NAO, EXCETO Certidão Óbito Falsa (PCDF 2014)

-Excludente Ilcitude? divergente

S. 524.STF. Arquivado o inquérito policial, por despacho do juiz, a requerimento do promotor de justiça, não pode a ação penal ser iniciada, sem novas provas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Uma investigação iniciada no âmbito da polícia judiciária de determinado estado da Federação buscava apurar crime de tortura praticado no interior de uma penitenciária estadual, com violação a direitos humanos. O crime ganhou repercussão internacional e, em razão disso, o IP foi encaminhado à apuração da PF. Nessa situação, a competência para processar e julgar o crime será deslocada para a justiça federal, já que, de regra, a atuação da PF produz tal efeito processual.

A

Errado
L

A Polícia Federal investiga apenas crimes de competência da Justiça Federal?

NÃO. Em regra, a Polícia Federal é responsável pela investigação dos crimes que são de competência da Justiça Federal. Isso porque uma das principais funções da PF é exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União. No entanto, a Polícia Federal investiga também outros delitos que não são de competência da Justiça Federal.

Em regra, crimes da competência da justiça estadual é a polícia civil quem apura e investiga.

Todavia, nas infrações penais cuja prática tenha repercussão interestadual e exija repressão uniforme a investigação deve ser implementada pela Polícia Federal, nos termos dispostos na Lei 10.446/2002 que veio implementar o art.144, §1º, I, da Constituição Federal.

Registre-se, porém, que ainda que o inquérito tenha sido formado pelo órgão policial federal, a competência para processar e julgar a conduta delituosa continua sendo da Justiça Estadual, não sendo transferida para a instância federal.

OBS: Cuidado com os crimes conexos entre a justiça federal e a estadual. Prevalecerá a federal nesse caso.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Na falta de perito oficial para realizar perícia demandada em determinado IP, é suficiente que a autoridade policial nomeie, para tal fim, uma pessoa idônea com nível superior completo, preferencialmente na área técnica relacionada com a natureza do exame.

A

ERRADO

Art. 159. O exame de corpo de delito e outras perícias serão realizados por perito oficial, portador de diploma de curso superior.

§ 1o Na falta de perito oficial, o exame será realizado por 2 (duas) pessoas idôneas, portadoras de diploma de curso superior preferencialmente na área específica, dentre as que tiverem habilitação técnica relacionada com a natureza do exame.

Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: Câmara dos Deputados Prova: Técnico Legislativo

É possível que, na falta de perito oficial, a prova pericial seja realizada por duas pessoas idôneas, portadoras de diploma de curso superior, preferencialmente na área objeto do exame, nomeadas pelo juiz da causa. CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q
A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly