Prova Antiga Flashcards
(2 cards)
Senhor Tibúrcio, 59 anos, motorista de caminhão.
Passa dias atrás do volante indo e voltando com suas cargas, com jornadas diárias de até 12h. Fuma, não se alimenta bem e sobra pouco tempo de descanso à noite. Em certo dia, após realizar esforço físico, Sr. Tibúrcio começou a sentir dores no pescoço, queimação no braço esquerdo, desconforto no peito e falta de ar. Foi a um pronto atendimento, e a médica,solicitou um eletrocardiograma (ECG).
Considerando a situação descrita e os exames complementares recomendados, analise as seguintes afirmativas.
I - Alterações clássicas ao ECG, que envolvem inversão da onda T e elevação do segmento ST, podem não estar presentes imediatamente após o início dos sintomas e variam consideravelmente, dependendo da duração do evento isquêmico, da sua extensão e da sua localização.
Il - A fase de repolarização do potencial de ação normalmente é a primeira a apresentar envolvimento durante a isquemia, pois à medida que a área envolvida se torna isquêmica, a repolarização do miocárdio sofre alteração.
Ill - Os biomarcadores cardíacos auxiliam no diagnóstico de angina instável e infarto agudo do miocárdio sem elevação do segmento ST, mostrando-se alterados desde o primeiro exame, na maior parte dos casos de síndrome coronariana aguda.
São corretas as afirmativas?
(alternativa B) (CORRETA) le Il, apenas.
Embora os biomarcadores cardíacos auxiliem os clínicos no diagnóstico de angina instável e infarto agudo do miocárdio sem elevação de segmento ST (IMSEST), em aproximadamente um terço das pessoas, a espera pelos resultados adiaria o tratamento do IMSEST com reperfusão. A interpretação do ECG de 12 derivações deve dar início ao tratamento com reperfusão, por ser esta uma terapia sensível ao tempo. Os biomarcadores séricos de síndrome coronariana aguda incluem a troponina I (Tnl) e a troponina T (TnT) específicas cardíacas, e a creatinoquinase MB (CK-MB). Na medida em que as células do miocárdio se tornam necróticas, seu conteúdo intracelular começa a se difundir pelo interstício adjacente e, em seguida, pelo sangue. A velocidade na qual as enzimas passam a ser observadas no sangue depende da sua localização intracelular, do seu peso molecular e do fluxo sanguíneo local. Por exemplo, elas podem surgir antes do momento previsto em pessoas submetidas à terapia de reperfusão com sucesso.