PS1 Flashcards
(99 cards)
De acordo com a NI 05/2019, a escolha dos estabelecimentos de criação para serem amostrados ficará a cargo do __________________ em nível de _____________, baseando-se, nos critérios a seguir:
Áreas com suídes criados ______________
Assentamentos rurais ou _______________
Estabs de criação que fornecem _____________
proximidade a ______________
Estabs de criação pertencente a proprietário com _____________ ou ____________
Proximidade a ______________
Proximidade a _____________ de _____________
Serviço veterinário oficial - UVL (unidade veterinária local
- Extensivamente
- Reservas indígenas
- resíduos alimentares (lavagem) aos suídes
- Lixões
- propriedade em outros país - área endêmica
- graxarias
- quarentenário de suídeos
Para fins de trânsito interestadual de bovinos e bubalinos destinados à reprodução é obrigatório a apresentação de resultados _________ aos testes de diagnóstico de BT obedecendo:
- os testes diagnósticos para tuberculose são obrigatórios para animais de idade _________________, excetuando-se animais _____________________
- negativos
- igual ou superior a 6 semanas
- com origem em estabelecimento de criação certificado com livre de tuberculose
Considerando a IN 19/2002, todos os reprodutores introduzidos na CIA deverão ser submetidos:
aos testes para as enfermidades básicas da certificação.
Conforme a IN 19, será considerada livre de RAP se não for constatada a presença de ____________________ em ____________________, com intervalos de ________________
Pasteurella multocida D toxigênica
3 exames consecutivos
intervalos de 30 dias
Animais reagentes positivos p brucelose deverão ser abatidos no final da matança, com manipulação por profissionais providos de equipamentos de proteção individual, sendo as carcaças, órgãos e vísceras encaminhados obrigatoriamente ao DIF
V
IN 30 de 2006. A critério do serviço oficial de defesa sanitária animal, poderá ser aceito para ______________, que médicos veterinários que atuam em _____________ ou _____________, até o limite de _______________ compartilhem instalações e equipamentos para o diag de brucelose.
- fins de habilitação
- sociedades formais ou cooperativas
- 5 profissionais
NI 05/2019 - O resultado das atividades relacionadas ao monitoramento sorológico é _________________ às ações de vigilância realizadas pelo serviço veterinário oficial nas UF´s, bem como aquelas de monitoramento _________________ já realizadas em GRSC.
- complementar
- semestral
IN 10/2017 - A detecção de lesões sugestivas de tuberculose durante a inspeção sanitária post-mortem de animais provenientes de estabelecimento de criação livre de tuberculose implica no envio de amostras das lesões suspeitas ao _____________/
Laboratório indicado pelo DSA
IN 10/2017 - O teste da prega caudal pode ser utilizado como teste de rotina exclusivamente na pecuária de corte e de leite.
Falso
Exclusivamente na pecuária de CORTE.
NI 05/2019 - O sistema de alerta, baseado no acompanhamento mensal das taxas de mortalidade dos estabelecimentos de criação, ______________ uma suspeita de PSC, porém, ao ser acionado, o serviço vet oficial deverá realizar visita ao estab de criação para inspeção clínica dos animais no prazo de ________
- Não caracteriza uma suspeita de PSC
- 48 h
É facultada ao prod a vacinação de fêmeas bovinas com idade _____________ utilizando-se ________________, sem prejuízo da compulsoriedade de vacinação de todas as fêmeas na faixa etária de __________
- igual ou superior a 8 meses
- vacina não indutora de anticorpos aglutinante, amostra RB 51
- 3 a 8 meses
Art. 60 da IN 10/2017 - A manutenção do ____________ de criação livre de tuberculose fica condicionada à realização e apresentação ao serviço vet oficial de testes de rebanho negativos p/ diag de tuberculose com intervalos máximos de __________
- certificado
- 12 meses
IN 10/2017 - Art. 38 - Animais inconclusivos ao teste cervical comparativo poderão ser submetidos a um segundo TCC, num intervalo de quantos dias? Ou o quê?
- 60 a 90 dias
- ou a critério do mv responsável pela realização do exame e do proprietário, serem considerados positivos e destinados ao abate sanitário ou à eutanásia.
IN 10/2017 - Art. 50 - A obtenção do certificado de estabelecimento de criação livre de brucelose está condicionada à realização de quantos testes de rebanho e qual o intervalo? Onde será realizado?
2 testes de rebanho negativos consecutivos com intervalo de 6 a 12 meses.
O segundo deve ser realizado em lab da rede nacional de labs agropec do SUASA
IN 19/2002 - Em relação aos 3 exames consecutivos de granja livre de Pasteurella multocida D toxigenica, o que deve ser coletado? De quantos animais? O que fazer no laboratório? Há necessidade de formação de pool e pra quê?
- Coletar Swabs nasais e de amígdalas.
- De 30 leitoes com 8 semanas de idade que não estejam sob regime de ATB.
- No Lab semear em meio seletivo Agar 8HPG, Agar sangue e colocar em meio de transporte.
- Será formado um pool de 5 animais (0,10 ml x 5 = 0,50 ml), que será inoculado em camundongo e sacrificar em 7 dias.
IN 10/2017 - O ingresso de animais em estabelecimento de criação certificado ou em certificação para a condição de livre de brucelose fica condicionado à terem origem em estabelecimento de criação livre de brucelose ou à realização de dois testes de diag para brucelose cumprindo quais requisitos? Se não puder isolar o que fazer?
- 2 teste negativos
- primeiro teste: 30 dias antes do embarque
- segundo teste: até 60 dias após o ingresso no estab de destino.
- intervalo entre os testes: 30 dias.
- Manter animais isolados desde o ingresso no estab até segundo resultado negativo.
Se não isolar:
Dois testes: 60 dias antes do embarque.
Intervalo: 30 a 60 dias.
IN 10/2017 - Art. 81 - Na emissão de GTA para bov/buba destinados à participação em aglomerações de animais, qual o critério para animais destinados a feira ou esporte?
Poderão ser dispensados da apresentação de atestados com resultado negativo, a critério do SVE e considerado as particularidades do evento e condição sanitária do estado.
IN10/2017
Art. 12. A marcação das fêmeas vacinadas entre três e oito meses de idade é obrigatória, utilizando-se ferro candente ou nitrogênio líquido, ____________.
§ 1o Fêmeas vacinadas com a vacina B19 deverão ser marcadas com ____________.
§ 2o Fêmeas vacinadas com a amostra RB51 deverão ser marcadas com __________ ,
no lado esquerdo da cara
o algarismo final do ano de vacinação
um V
NI 05/2009
O número de animais a serem amostrados no interior do estabelecimento de criação pode ser consultado na TABELA 02, devendo obedecer às seguintes orientações:
- as amostras deverão ser colhidas de animais na fase de produção que apresentou __________ ;
- no caso de colheita de reprodutores machos e fêmeas, deverão ser priorizados animais nas fases de_____________, dando-se preferência a ___________. Na medida do possível, deve-se preservar matrizes em ____________;
alteração nos índices de mortalidade
gestação e descanso
matrizes acima de três partos
lactação ou próximas ao parto
De acordo com o item 3.3.5.1 da IN 19/2002, procede ou não procede à vacinação dos suídeos para a Doença de Aujeszky alojados na granja de reprodutores.
NÃO
IN 17/2006 - Art. 2o A adesão das UF’s às normas previstas no plano tem caráter _____________. Os critérios descritos nesta Instrução Normativa servirão para avaliação dos sistemas locais de atenção veterinária e, consequentemente, para classificação das ____________________
Voluntário
classificação das UF’s por status sanitário em relação à Influenza Aviária e Doença de Newcastle.
IN10/2017 - Art. 29. O Teste do Anel em Leite (“TAL”) poderá ser utilizado pelo serviço veterinário oficial ou por médico veterinário habilitado, para _______________
monitoramento de estabelecimentos, ou para outros fins, segundo critérios estabelecidos pelo serviço veterinário oficial.
IN 10/2017 - Art. 9 - É obrigatória a vacinação de todas as fêmeas das espécies ____________, na faixa etária de 3 a 8 meses, utilizando-se dose única se vacina ___________________, elaborada com amostra 19 de B. abortus (B19).
A utilização da vacina B19 poderá ser substituída pela vacina contra brucelose não indutora da formação de anticorpos aglutinantes, amostra RB51, na espécie _____________
Bovina e bubalina.
Viva liofilizada
Bovina
Conforme o item 2.1.7 da IN 19/2002,
- As condições básicas a serem atendidas pelas granjas de reprodutores de suídeos, objetivando a certificação oficial das mesmas, são as seguintes:
- 1.7. A certificação terá validade de___________. Será concedida, em modelo próprio, pelo serviço oficial, com base na apresentação dos resultados dos exames clínicos de rebanho e laboratoriais, realizados _____________________ e, no caso da tuberculose, na apresentação dos resultados das provas diagnósticas realizadas pelo responsável técnico da granja e na comprovação do atendimento das demais exigências estabelecidas nestas Normas
seis meses
em laboratórios oficiais ou oficiais credenciados