Reanimação Neonatal Flashcards
(22 cards)
Qual a porcentagem de RN que vão precisar de reanimação neonatal (RNn)?
10% dos RN vão precisar de RN.
Quais as condições favorecem a necessidade de RNn?
Prematuridade, gemelaridade, filhos da mães com doença materna, má formações congênitas.
Qual processo tem chance de dar errado e fazer com que o RN precise de RNn?
A transição entre a vida intrauterina e a extrauterina.
Qual a sequência de ações nos 10% que vão precisar de RNn? Quantos desses melhoram e quantos pioram com cada medida?
De 1000 bebês que nascem, 100 vão para VPP (ventilação com pressão positiva) - 90 respondem bem e 10 não respondem.
Os 10 que não respondem vão para MCE - 9 respondem bem (são reanimados).
O 1 bebê que sobrou vai precisar, além da VPP e MCE, de medicação.
Para onde vao os outros 90% que não vai precisar de reanimação?
Para a recepção.
Quais os critérios usados para me orientar se o bebê vai para reanimação ou recepção?
IG, respiração/choro e tônus muscular/movimentos ativos. Qualquer resposta NÃO para essas questões encaminham o RN para a reanimação.
Qual o alerta de IG para necessidade de reanimação?
Abaixo de 34 semanas.
Por que a IG alerta não é 37 semanas?
Pois entre 34-37 é a prematuridade limítrofe. Nessa fase, os bebês já estão relativamente bem amadurecidos.
Como é feita a recepção do RN?
Colocar o RN no colo materno (aquecer o RN) + posicionar ele adequadamente para deixar as vias aéreas pérvias (se for preciso eu posso aspirar esse RN no colo materno) + secar o bebê => isso para o RN de boa vitalidade.
O cordão umbilical é mantido sem clampear por 1-3 minutos: a grande vantagem é aumento dos níveis de hematócrito do RN (prevenção de anemia nos 1os 6 meses de vida).
A cor é utilizada para vitalidade do bebê?
Não, apenas é valorizada a respiração/choro e o tônus/movimentação ativa.
Qual a primeira medida da reanimação?
Clampeamento e corte do cordão umbilical com separação do RN da mãe -> ele vai para o berço de reanimação.
Quais as medidas no berço de reanimação? Como essas ações são chamadas?
Calor radiante ligado (preservar o calor do bebê), posicionar adequadamente o bebê (liberar as vias aéreas superiores - alinhamento do corpo e da cabeça do bebê), aspirar (se houver secreção), secar o bebê com campos aquecidos na fonte de calor, retirar os campos úmidos, reposicionar o bebê. São chamados de PASSOS INICIAIS.
Por que o calor do bebê deve ser mantido com tanta rigorosidade?
Pois o bebê que chega hipotérmico na UTI neonatal possui maior mortalidade, independentemente da causa de ele ir para a UTI.
Qual a importância de posicionar, aspirar e estimular o bebê com algum dos critérios de má vitalidade no berço de reanimação?
Pois isso pode fazer com que ele começe a respirar.
Quanto tempo deve ser gasto nas ações no berço de reanimação?
30 segundos.
Qual a conduta caso esse bebê ainda continua sem choro e/ou sem tônus após os passos iniciais da reanimação?
Aqui confirmou-se que ele é um dos 10% que vai precisar de VPP.
Por quanto tempo é feita a VPP?
Por 30 segundos.
Qual critério deve ser avaliado antes de decidir se o bebê vai precisar de VPP (mesmo que ele passou a respirar nos passos iniciais)?
A FC do bebê: auscultar ou palpar o pulso do coto umbilical -> 6 segundos de ausculta APENAS.
Deve ser FC acima de 100 bpm.
Quem é o bebê que vai para VPP?
O bebê com algum dos 3 critérios respondidos NÃO, que foi para o berço de reanimação por 30 segundos e está com respiração irregular, ausência de respiração ou FC < 100 bpm.
O que fazer depois dos 30 segundos de VPP?
Reavaliar o bebê por 6 segundos (respiração - regularidade - e FC).
Quais as medidas complementares da VPP?
O2, TOT -> MCE -> adrenalina/soro fisiológico.
O que é o golden minute?
São os primeiros 66 segundos de vida do RN em que foram feitos os passos iniciais no berço de reanimação (30’), avaliou o padrão respiratório e a FC do RN (6’) e foi realizada VPP (30’).