Regulamentos Flashcards
(129 cards)
Mínimos VFR Especial
3000 de visibilidade e teto de 1.000ft. Deve ser realizado em aeródromo controlado, em CTR ou ATZ dentro de uma TMA e período diurno. ICA 100 37
TALT
AIP AD 4 - Alternado de decolagem aplicável a aeronaves MLTE quando decolando abaixo dos mínimos IFR para pouso. TALT deve ser no máximo a 1h de voo com um motor inop. (Dois ou mais motores, deve estar a no máximo 2h)Caso não tenha TALT ou o TALT esteja abaixo dos mínimos pra pouso, obedece critério de MNTE.
posso realizar um procedimento para pouso abaixo dos minimos?
Sim, caso após a passagem do FAF, ou se não existir, o ingresso no segmento de app final, for reportado que as condições meteorológicas estão abaixo dos mínimos do procedimento, poderá continuar a aproximação até a DA ou MDA e pousar se a visibilidade em voo não for menor que a estabelecida no procedimento, a app está estabilizada, e o piloto obtiver referências visuais com a pista . RVR não tem efeito.
(RBAC 121.651)
Região Montanhosa
Área cujo perfil do terreno sofra modificação que exceda 3.000ft de elevação dentro de um raio de 10NM. (DOC 8168)
Area Minimum Altitude (AMA)
Significado e separação
Representa a mais baixa altitude a ser utilizada, sob IMC, provendo uma separação mínima de 1000ft (ou 2000ft em áreas montanhosas) sobre todos os obstáculos localizados no quadrilátero. CIRCEA 100-54/2021 MCA 96-3/2021
Grid Minimum Off-Route Altitude (Grid MORA). Significado e Separação provida, cobertura
Provê separação de obstáculos naturais e feitos pelo homem localizados entre determinada latitude e longitude (quadrilátero).
Separação de 1.000ft em áreas com obstáculos com elevação de até 5.000ft MSL;
Separação de 2.000ft em areas com obstáculos com elevação acima de 5.000ft MSL.
Não fornece cobertura para recepção de comunicação e rádio auxílio.
(Manual Jeppesen)
Maximum Authorized Altitude (MAA)
Altitude publicada que representa a máxima altitude ou nível de voo utilizável para um espaço aéreo ou segmento de rota.
(Manual Jeppesen)
Minimum Crossing Altitude
Menor altitude em um determinado fixo na qual a aeronave deve cruzar e continuar a subida para a MEA.
(Manual Jeppesen)
Decision Altitude (DA)
Altitude específica em aproximações de precisão ou com guia vertical na qual uma aproximação perdida deve ser iniciada se a referência visual requerida para continuar o procedimento não estiver sido estabelecida.
(ICAO 8168)
Minimum Descent Altitude (MDA)
Altitude mínima de descida (MDA) ou altura mínima de descida (MDH). Uma altitude ou altura especificada em uma operação de aproximação por instrumentos 2D (Procedimento de não – precisão) ou operação de aproximação para circular abaixo da qual a descida não deve ser feita sem a referência visual necessária.
Nota 1.— A altitude mínima de descida (MDA) é referenciada ao nível médio do mar e a altura mínima de descida (MDH) é referenciada pela elevação do aeródromo ou pela elevação da cabeceira da pista se esta for mais de 2 m (7 pés) abaixo da elevação do aeródromo. Uma altura mínima de descida para uma aproximação para circular é referenciada pela elevação do aeródromo.
Nota 2.— A referência visual necessária significa aquela seção dos auxílios visuais ou da área de aproximação que deverá estar à vista por tempo suficiente para que o piloto possa fazer uma avaliação da posição da aeronave e taxa de mudança de posição, em relação à trajetória de voo desejada. No caso de uma aproximação para circular, a referência visual necessária é o ambiente da pista.
Nota 3.— Para conveniência, quando ambas as expressões são usadas, elas podem ser escritas na forma “altitude/altura mínima de descida” e abreviadas “MDA/H”.
(Manual Jeppesen)
A MDA publicada corresponde ao valor da OCA arredondada para o múltiplo
de 10 imediatamente superior (AIP)
Minimum Enroute IFR Altitude (MEA)
Altitude mínima em rota (MEA). É a altitude mínima para um segmento em rota que fornece recepção adequada de instalações de navegação relevantes e comunicações ATS, está em conformidade com a estrutura do espaço aéreo e fornece a separação de necessária contra obstáculos.
A letra G (GPS MEA) após a Altitude indica a MEA para Navegação RNAV.
Se a MEA for balizada com radio-auxílos, ela virá somente com números. Se for balizada em aerovia RNAV, virá com a letra G na frente do número indicando GPS para a rota RNAV e se houver duplo balizamento na aerovia, serão usadas essas duas formas de se numerar as respectivas altitudes.
Se houver mudanças de altitude em algum fixo na MEA, será representado por barras verticais (MEA CHANGE), onde o fixo ficará no meio dessas barras e as respectivas altitudes na MEA a partir desse fixo com o MEA CHANGE serão diferentes.
(Manual Jeppesen)
Minimum Obstruction (or Obstacle) Clearence Altitude (MOCA) - Definição e Separação
Altitude mínima de separação de obstáculos (MOCA). É a altitude minima emitida para uma rota, entre 2 VORs, que garantem o sinal de ambos em até 22 NM (no EUA), mas não há garantia da receptividade dos sinas de rádio auxílio. A MOCA tem a seguinte separação necessária mínima contra obstáculos:
*Obstáculos com elevação de até 3000 ft; 1000 ft de separação
*Obstáculos com elevação entre 3000 e 5000 ft: 1500 ft de separação
*Obstáculos com elevação acima de 5000 ft: 2000 ft de separação
Na carta a MOCA vem com a letra T maiúscula na frente de sua respectiva altitude.
(Manual Jeppesen)
Minimum Reception Altitude (MRA)
A altitude minima de recepção informa a altitude minima em que os sinais de rádios auxílios diferentes serão recebidos pela aeronave para balizar o fixo em questão.
(ICAO 8168)
Minimum sector Altitude (MSA)
ICAO DOC 8168 - É a altitude mais baixa que pode ser voada fornecendo separação mínima de 1000ft acima de todos os obstáculos em um setor de círculo com raio de 25NM com centro em um auxílio rádio ou ARP.
Obstacle Clearance Altitude (OCA)
(OCA(H)Altitude/Altura de separação de Obstáculos. A altitude mais baixa ou a altura mais baixa acima da elevação do limite da pista em uso ou da elevação do aeródromo, conforme aplicável, usada para estabelecer a conformidade com os critérios apropriados de separação de obstáculos”
A altitude é referenciada pelo nível médio do mar.
Altura é referenciada pela elevação da cabeceira da pista.
Em caso de app não precisão, a altura é referenciada pela elevação do aeródromo, ou pela cabeceira, se a pista estiver mais de 2m abaixo da elevação do aeródromo.
Uma altura de separação de obstáculos para uma operação de aproximação circular é referenciada pela elevação do aeródromo.
A OCA provê separação de 75m (com FAF) e 90m (sem FAF) em app diretas de não precisão quando o ângulo entre o rumo e a pista não exceda 5º.
(MANUAL JEPPESEN)
Minimum Off-Route Altitude (MORA)
Significado, separação, largura, representação
O termo MORA foi criado pela Jeppesen. É a altitude minima FORA DA ROTA em que a aeronave deve voar e que compreende uma largura de até 10 NM do eixo da aerovia. A MORA provê separação de obstáculos da seguinte forma:
*Obstáculos com elevação de até 5000 ft ; 1000ft de sepação
*Obstáculos com elevação acima de 5000 ft: 2000 ft de separação.
A MORA vem acompanhada da letra a minúsculo na frente de sua respectiva altitude.
A MORA se aplica à aerovia, enquanto a GRID MORA se aplica ao quadrante da carta, mas a separação de obstáculos é a mesma.
(Manual Jeppesen)
Segment Minimum Altitude (SMA)
ALTITUDE MÍNIMA DO SEGMENTO (SMA), ou ALTITUDE MÍNIMA DE SEGURANÇA DO SEGMENTO (SMSA) — Uma altitude que fornece a distância mínima de obstáculos em cada segmento de uma aproximação de não precisão. Altitudes mínimas (seguras) do segmento podem ser consideradas altitudes de “não desça abaixo” e podem ser menores do que altitudes de procedimento que são desenvolvidas especificamente para facilitar uma razão constante ou descida estabilizada.
(Manual Jeppesen)
Terminal Area Altitude (TAA)
Tem praticamente a mesma função da MSA, mas é sobre um Fixo/Waypoint (IAF e/ou IF), separados em setores diferentes, que é referenciada a separação de obstáculos (1000 ft como na MSA) em um raio de 25NM. É utilizada principalmente em aproximações RNP ou outros procedimentos em que o segmento inicial entre o IAF e o IF iniciem em Waypoints.
(Manual Jeppesen)
Minimum Holding Altitude (MHA)
ICA 100-37 - Nível mínimo de espera é o nível constante na tabela de níveis IFR imediatamente superior ao nível de transição.
Suprimento minimo de combustivel para voos VFR e IFR (RBAC 91 e 135)
RBAC 91 e 135:
DIA VFR: AB + 30 min / Noite: AB + 45 / IFR: AB + BC + 45
RBAC 135/121: ALTERNATIVA
(3) combustível para o aeródromo de alternativa de destino, que deve ser:
(i) quando um aeródromo de alternativa de destino é requerido, a quantidade de combustível requerida para permitir à aeronave:
(A) executar uma aproximação perdida no aeródromo de destino;
(B) subir até a altitude de cruzeiro esperada;
(C) voar a rota esperada até o aeródromo de alternativa de destino;
(D) descer até o ponto em que é iniciada a aproximação esperada; e
(E) executar a aproximação e o pouso no aeródromo de alternativa de destino;
Quando dois aérodromos de alternativa são requeridos, considera o que requer maior quantidade de combustível
Suprimento minimo de combustivel para voos RBAC 121 - Turboprop e jato
Táxi + AB + Contigência (10% da quantidade de combustivel AB desde que não menos que 5 min em espera a 1500ft) + BC + 30 min (consumo fuel flow em espera 1500ft sobre o alternado)
Com programa de monitoramento, contingência pode ser 5%
RBAC 121 Suprimento de combustível de alternativa para voos sem alternativa
Sem alternativa: 15 min a velocidade de espera a 1500ft sobre a elevação do destino
RBAC 121 Suprimento de combustível sem alternativa quando o aeródromo de destino for isolado, para motor convencional e turbina
PARA MOTOR CONVENCIONAL: combustível requerida para voar em nível de cruzeiro por duas horas ou por 45 minutos mais 15% do tempo de voo planejado, o que for menor, já incluindo o combustível de reserva final;
PARA TURBINA: combustível requerida para voar por duas horas, com consumo normal de cruzeiro, sobre o aeródromo de destino, já incluindo o combustível de reserva final;