Simulado 1 DPF Flashcards
(172 cards)
O Constitucionalismo norte-americano se manifestou em meados do século XVIII por meio de um movimento que buscava limitar o Poder Absolutista do Monarca, liderado pela burguesia que objetiva acabar com a concentração de renda e os privilégios do primeiro e segundo estados. (Certo ou Errado?)
Errado. O gabarito do simulado considera esta afirmação errada.
A decisão de órgão fracionário de tribunal que afaste a incidência, no todo ou em parte, de determinada norma viola a cláusula de reserva de plenário. (Certo ou Errado?)
Certo. A cláusula de reserva de plenário ou regra do full bench é violada em decisão de órgão fracionário dos tribunais, ainda que não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei. Súmula Vinculante 10 corrobora este entendimento.
Uma nova Constituição, como fundamento de validade das normas infraconstitucionais, torna inconstitucionais as leis anteriores que com ela não sejam compatíveis. (Certo ou Errado?)
Errado. No Brasil não se adota a teoria da inconstitucionalidade superveniente. Caso uma lei anterior à nova Constituição não seja compatível (incompatibilidade material) com esta, haverá revogação (ou não recepção).
A Constituição Federal de 1988 pode ser classificada como dogmática, uma vez que reflete dogmas de determinado momento histórico. (Certo ou Errado?)
Certo. A CF/88, quanto ao modo de elaboração, é classificada como dogmática. Constituição dogmática é fruto de um documento escrito e sistematizado em determinado momento da história.
A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante referendo, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei. (Certo ou Errado?)
Errado. A consulta prévia é mediante plebiscito e não referendo.
As constituições estaduais só podem fazer exigência de lei complementar para as matérias que a Constituição Federal exige lei complementar. (Certo ou Errado?)
Certo. Conforme informativo 962 do STF, as Constituições Estaduais só podem exigir lei complementar para as matérias que a Constituição Federal também exige.
As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios. (Certo ou Errado?)
Certo. A resposta está de acordo com o art. 144, § 6º da CF/88, após alteração promovida pela EC 104/2019.
Deputado federal e senadores são autoridades que possuem legitimidade para propor ADI. (Certo ou Errado?)
Errado. Deputado e senador, por si só, não possuem legitimidade para propor ADI. Entretanto, a Mesa do Senado Federal e a Mesa da Câmara dos Deputados possuem legitimidade.
O neoconstitucionalismo nasceu na Europa em contexto de pós-segunda guerra mundial e visou resgatar a ideia do positivismo jurídico que fora perdida. (Certo ou Errado?)
Errado. O neoconstitucionalismo nasceu na Europa no contexto pós-guerra mundial, mas visa superar o positivismo jurídico.
É vedada a percepção acumulada de proventos de aposentadoria do regime próprio de previdência social, com a remuneração de cargo, emprego ou função pública, ressalvados os cargos acumuláveis na forma da Constituição, os cargos eletivos e os cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração. (Certo ou Errado?)
Certo. A regra é a vedação de acumulação, mas a alternativa traz corretamente as exceções previstas no art. 37, § 10 da Constituição.
A vedação ao nepotismo decorre diretamente dos princípios contidos no artigo 37, caput, da Constituição Federal e não exige a edição de lei. (Certo ou Errado?)
Certo. Não se exige edição de lei para aplicação da vedação ao nepotismo, trata-se de decorrência lógica dos princípios constitucionais da Administração Pública.
De acordo com o texto da Constituição, as CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) terão poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, além de outros previstos nos regimentos das respectivas casas. (Certo ou Errado?)
Certo. De acordo com o art. 58, § 3º da CF/88, as CPIs possuem poderes de investigação próprios de autoridades judiciais.
A necessidade do medicamento é suficiente para justificar o fornecimento gratuito de medicamento por parte do Estado, sendo desnecessário avaliar a capacidade financeira do enfermo. (Certo ou Errado?)
Errado. A capacidade financeira do enfermo deve ser considerada nesses casos.
O âmbito material da polícia aeroportuária é privativo da União e não se confunde com o do policiamento ostensivo do espaço aéreo, que pode se incluir no poder residual da polícia dos Estados.
Certo. Respeitados os limites das áreas constitucionais das polícias federal e aeronáutica militar, o policiamento ostensivo do espaço aéreo se inclui no poder residual da polícia dos Estados.
A incompetência é um vício que pode comprometer os atos administrativos, sendo caracterizada quando o ato não se incluir nas atribuições legais do agente que o praticou. (Certo ou Errado?)
Certo. A incompetência diz respeito à falta de atribuição legal do agente público para a prática do ato.
Segundo a doutrina de Celso Antônio Bandeira de Mello, a competência é um dos requisitos essenciais para a validade do ato administrativo, estando relacionada ao princípio da especialidade e à distribuição de funções dentro da Administração Pública. (Certo ou Errado?)
Certo. A competência é um requisito essencial para a validade do ato administrativo.
A conduta de um delegado de polícia federal que, diante de provas contundentes de crimes em sua jurisdição, decide não instaurar inquérito policial alegando sobrecarga da equipe, configura abuso de poder. (Certo ou Errado?)
Certo. A omissão injustificada no exercício da função pública pode resultar em responsabilização do agente, especialmente quando compromete o interesse público.
As alterações promovidas pela Lei nº 14.230/2021 no regime de indisponibilidade de bens são aplicáveis aos processos em curso, inclusive para fins de revisão das medidas já concedidas, conforme os novos requisitos legais. (Certo ou Errado?)
Certo. O STJ firmou entendimento de que as novas regras devem ser aplicadas aos processos em curso, conforme o REsp 2.074.601/MG.
Antes da vigência da Lei nº 14.230/2021, o STJ exigia a demonstração do perigo de dano irreparável para o deferimento do pedido de indisponibilidade de bens em ações de improbidade administrativa. (Certo ou Errado?)
Errado. Antes da reforma, o STJ entendia que não era necessária a demonstração do perigo de dano irreparável.
Com a Lei nº 14.230/2021, a indisponibilidade de bens em ações de improbidade administrativa não pode recair sobre valores destinados à multa civil. (Certo ou Errado?)
Certo. O art. 16, § 10 da Lei nº 8.429/1992, com a redação dada pela Lei nº 14.230/2021, passou a prever que a medida não pode recair sobre valores destinados à multa civil.
O pagamento do Prêmio por Desempenho Fiscal a servidores ativos é constitucional?
Sim, pois se enquadra na exceção prevista no art. 167, IV, da Constituição Federal.
Por que o pagamento do Prêmio por Desempenho Fiscal a aposentados e pensionistas é considerado inconstitucional?
Porque viola o caráter contributivo do regime previdenciário.
Qual é o entendimento do STF sobre a vinculação da receita de impostos às atividades de administração tributária?
O STF entende que é permitido, visando incentivar a eficiência arrecadatória do Estado.