Testes Diagnósticos Flashcards
(36 cards)
Defina sensibilidade.
É a capacidade de um teste diagnóstico identificar os verdadeiro-positivos (VP) nos indivíduos verdadeiramente DOENTES. Ou seja, a sensibilidade olha para os doentes (coluna 1 da tabela).
O que significa dizer que um teste é muito sensível?
Significa dizer que raramente ele deixa passar pessoas doentes com resultados falso-negativos (FN), mas está sujeito a encontrar falso-positivos (FP). Ou seja, se o resultado veio negativo em um teste muito sensível, eu posso EXCLUIR a possibilidade da doença (posso confiar no negativo).
Quando usamos os testes mais sensíveis possível?
Quando a doença é grave (não podendo passar despercebida), quando a doença é tratável (existe chance de cura), os resultados errados (FN) provoquem traumas psicológicos, econômicos ou sociais, triagem em banco de sangue e outras triagens diagnósticas (screening).
Defina especificidade.
É a capacidade de um teste identificar os verdadeiro-negativos (VN) nos indivíduos verdadeiramente não doentes. Ou seja, eu olho para os NÃO DOENTES e identifico os que realmente não são doentes (coluna 2).
O que significa dizer que um teste é muito específico?
Raramente cometerá o erro de dizer que os não doentes estão doentes (menos chance de falso positivo), mas está sujeito a encotrar falso-negativos. Ou seja, se der positivo no teste, eu fecho o diagnóstico, pois há POUCO FP.
Quando usamos os testes mais específicos possível?
Quando a doença é importante mas difícil de tratar/curar, importância sanitária/psicológica em saber que não tem a doença, resultados FP podem provocar danos psicológicos e para confirmar o diagnóstico.
O que são os valores preditivos?
É a capacidade de predizer a doença ou a ausência dela a partir de seus resultados positivos e negativos, respectivamente. Ou seja, avalia quanto foi acertado em relação aos RESULTADOS.
Qual o significado do valor preditivo positivo (VPP) e do valor preditivo negativo (VPN)?
VPP: dado o fato que o resultado do exame foi positivo, qual a chance de ser um resultado acertivo (probabilidade de o indivíduo ter a doença com um resultado positivo). VPN: dado o fato que o teste foi negativo, qual a chance de ser um resultado acertivo (probabilidade de o indivíduo não ter a doença com um resultado negativo).
Qual outro nome dos valores preditivos?
Probabilidade pós-teste.
O que é a probabilidade pré-teste?
É a própria prevalência da doença naquela população.
O que influencia nos VPs?
A sensibilidade, a especificidade e a PREVALÊNCIA da doença em determinada população.
O que afeta a sensibilidade e a especificidade de um teste?
NÃO é afetado pela prevalência, pois a sensibilidade e especificidade são características intrínsecas do teste, sendo as mesmas em qualquer lugar.
Qual a relação da prevalência com os VPs?
Quanto maior a prevalência, maior é o VPP e menor é o VPN. Quanto menor a prevalência, maior é o VPN e menor é o VPP.
Exemplo da relação prevalência x VP.
Em uma população com baixa prevalência de uma doença, mesmo o teste tendo alta especificidade, irá produzir uma grande quantidade de FPs pelo elevado n° de indivíduos sadios. Em alta prevalência, espera-se um n° maior de FNs mesmo o teste tendo boa sensibilidade.
O que é a acurácia de um teste?
É a proporção de acertos (n° total de verdadeiramente positivos e verdadeiramente negativos em relação à amostra estudada).
Quando desejamos elevada acurácia em um teste?
A doença é importante e curável e quando há possibilidade de consequências graves no erro do exame.
Tabela para cálculo das propriedades dos testes diagnósticos.

Como calcular cada propriedade?

Quando devo solicitar um teste diagnóstico? Justifique.
Quando houver dúvida clínica (prevalência nem tão alta e nem tão baixa). Isso pois em uma situação de alta prevalência, eu já sei que esse indivíduo provavelmente tem a doença, fazendo com que o resultado positivo não mude minha conduta e o resultado negativo eu não confie, pois quando há alta prevalência o VPP é alto e o VPN é baixo. Já em baixa prevalência, como o VPN é alto e o VPP é baixo, um resultado positivo eu não confio e um negativo não muda minha conduta.
Qual a relação da sensibilidade, especificidade, VPP e VPN?
Quanto mais eu aumento a sensibilidade de um teste, menos resultados FN eu tenho e, consequentemente, eu aumento o VPN. Porém eu também reduzo a especificidade, pois terei mais FPs, reduzindo também o VPP. Ou seja, eu confio no valor negativo do teste. Quanto mais eu aumento a especificidade de um teste, menos eu tenho FPs e mais eu aumento o VPP. Porém eu também reduzo a sensibilidade, diminuindo o VPN. Ou seja, eu confio no valor positivo do teste.
O que são as curvas ROC?
São curvas que tentam representar a relação entre a especificidade e a sensibilidade de um teste, pois é difícil aumentar a S e E de um teste ao mesmo tempo.
Como são construídas as curvas ROC?
Traça-se um diagrama que represente a sensibilidade e a especificidade para um conjunto de valores de cuff off (ponto de corte). Um valor de ponto de corte é quando eu tenho um valor quantificável (eg, glicemia de jejum) e eu pretendo transformar em doentes e não doentes usando como referência esse ponto.
Como interpretar as curvas ROC?
O valor escolhido como ponto de corte irá influenciar nas propriedades do teste, fazendo com que a intenção que eu tenho do teste influencia a escolha do ponto de corte. Isso permite eu definir valores em que eu otimizo a sensibilidade em função da otimização também da especificidade (mais próximo do canto superior esquerdo na curva).

Qual a relação da acurácia com a curva ROC?
A acurácia é proporcional à área sob a curva ROC, ou seja, é maior quanto mais a curva se aproxima do canto superior esquerdo, sendo útil na comparação entre testes diagnósticos diferentes.