1. Conceitos, tipos e formas de controle Flashcards
(116 cards)
PARA FIXAR
Controle é a fiscalização – inspeção, exame, acompanhamento, verificação – que se exerce sobre determinado alvo, conforme determinados aspectos, com o objetivo de: (i) averiguar o cumprimento do que já foi predeterminado; ou (ii) evidenciar eventuais desvios passíveis de correção.
Com efeito, a pessoa encarregada do controle decidirá, ao final, pela regularidade ou irregularidade do ato praticado.
Dentro da Ciência da Administração, o controle “é a ação que ajusta as operações aos padrões predeterminados”, ou o “processo sistemático de ajustar as atividades organizacionais para torná-las consistentes com as expectativas estabelecidas em planos, metas e padrões de desempenho”.
O controle é um processo de comparação entre o que aconteceu e o que se esperava que acontecesse; ou entre um “alvo” ou “resultado” (objeto do controle) e o “padrão” previamente estabelecido.
Para cada tipo ou objetivo de controle, teremos um parâmetro diferente para utilizar como critério de avaliação.
O dever de controlar decorre mais de que princípio?
Da indisponibilidade do interesse público, pois os agentes públicos não “dispõem”, ou seja, não são “donos” do patrimônio público.
Qual a definição de “controle’, no âmbito da administração pública?
PARA FIXAR
Definições de “controle” no âmbito da administração pública
Faculdade de vigilância, orientação e correção que um Poder, órgão ou autoridade exerce sobre a conduta funcional de outro.
Já Guerra, entende que o controle da administração pública é o poder-dever de verificação, inspeção, exame, pela própria administração, por outros Poderes ou por qualquer cidadão, quanto à efetiva correção da conduta gerencial de um Poder, órgão ou autoridade, no escopo de garantir atuação conforme os modelos desejados e anteriormente planejados, gerando uma aferição sistemática. Ou seja, nessa definição o controle não é uma mera faculdade, ou uma mera opção, é um poder-dever.
CERTO OU ERRADO
Todas as entidades públicas, Poderes, órgãos e agentes públicos se submetem, em alguma medida, a diversas formas de controle.
CERTO!
Quem pode realizar o controle da administração pública?
O povo, o Legislativo, o Executivo, o Judiciário, os órgãos especializados independentes e etc.
PARA FIXAR
O controle também poderá ser exercido sobre vários aspectos, buscando aferir a legalidade (conformidade), a eficiência, a efetividade e outros parâmetros.
PARA FIXAR
Quais os tipos de controle quanto ao momento ou oportunidade?
a) prévio (a priori);
b) concomitante (pari passu);
c) posterior (a posteriori).
No que consiste o controle prévio?
Aquele realizado antes da prática do ato controlado, se destina a evitar que seja praticado um ato ilegal ou contrário ao interesse público.
Quais outros nomes pode ser chamado o controle prévio?
Oreventivo, perspectivo, a priori ou ex ante.
Em geral, o controle prévio é adotado em quais atos?
Nos atos que dependem de autorização ou aprovação prévia de outra autoridade ou poder.
PARA FIXAR
São exemplos de controle preventivo:
(i) a aprovação da realização de uma obra pelo setor de engenharia de um órgão;
(ii) a aprovação, pelo Senado Federal, do nome de autoridade indicada pelo Presidente da República para ocupar determinados cargos (CF, art. 52, III e IV);
(iii) autorização do Senado Federal para que a União, estados, DF ou municípios realizem operações externas de natureza financeira (CF, art. 52, V);
(iv) o procedimento de liquidação de despesa como requisito para que se efetue o seu pagamento; etc.
Que Poderes poderão realizar o controle prévio?
Todos os Poderes.
No que consiste o controle concomitante?
Aquele realizado enquanto o ato controlado é praticado.
Por quais outros nomes pode ser chamado o controle concomitante?
Sucessivo, simultâneo, prospectivo ou pari passu.
*ex: quando um órgão de controle fiscaliza a execução de uma obra enquanto ela é realizada; ou quando determinadas comissões acompanham, ao longo do ano, a execução do orçamento anual, quando os tribunais de contas realizam os chamados acompanhamentos, que são instrumentos de fiscalização realizados ao longo de determinado período. *
No que consiste o controle posterior?
Aquele realizado após a prática do ato controlado.
Como também pode ser chamado o controle posterior?
Subsequente, retrospectivo, corretivo ou a posteriori
Em geral, qual o objetivo do controle posterior?
Rever o ato já praticado para corrigi-lo, desfazê-lo ou confirmá-lo.
podem ser consequências do controle posterior a prática de atos como a aprovação, homologação, anulação, revogação ou convalidação
Nos controles realizados pelos tribunais de contas e demais órgãos de controle, qual tipo de controle quanto ao momento é predominantemente?
O controle predominante é o posterior.
ex: apreciação das contas anuais do Presidente da República, realizada pelo Tribunal de Contas da União – TCU, é um controle posterior, uma vez que é realizada no ano seguinte ao exercício a que se refere
O controle posterior costuma gerar mais eficiência a partir de três pressupostos. Quais são?
1) Quando o agente público tiver maior autonomia e não precisar pedir “autorização” para realizar todos os atos administrativos;
2) a possibilidade de ser controlado, ainda que por amostragem, faz com que os agentes tenham “receio” do controle e, por isso, tendem a agir conforme as exigências legais;
3) o órgão de controle pode direcionar a sua atuação apenas para os casos em que há maior risco ou materialidade, aumentando a eficiência do próprio sistema de controle.
Quais os tipos de controle quanto ao órgão ou natureza do órgão controlador?
a) administrativo;
b) legislativo;
c) judicial.
No que consiste o controle administrativo?
Aquele realizado pela administração pública sobre os seus próprios atos, fundamentado na hierarquia e autotutela.
O controle administrativo pode ser realizado de que forma?
De ofício ou por provocação.