10. The senses (Assessment) Flashcards
(41 cards)
Distinga entre sentidos gerais e sentidos especiais.
Os sentidos gerais incluem tato, temperatura, pressão e dor. Os sentidos especiais são paladar, olfato, visão, audição e equilíbrio. Os recetores dos sentidos especiais fazem parte de órgãos complexos e especializados encontrados na cabeça.
Emparelhe cada recetor sensorial com o tipo de estímulo ao qual provavelmente responderá. (1) quimiorrecetor (2) recetor de dor (3) termorrecetor (4) mecanorrecetor (5) fotorecetor A. faróis a aproximarem-se B. uma alteração na pressão arterial C. o cheiro de rosas D. um dente infetado E. uma brisa fresca
◦
(1) C (Os quimiorrecetores são estimulados por alterações na concentração de certos químicos.)
◦
(2) D (Os recetores de dor são estimulados por danos nos tecidos.)
◦
(3) E (Os termorrecetores são estimulados por alterações na temperatura.)
◦
(4) B (Os mecanorrecetores são estimulados por alterações na pressão ou movimento.)
◦
(5) A (Os fotorecetores são estimulados pela luz.)
Explique a diferença entre uma sensação e uma perceção.
Uma sensação ocorre quando os recetores sensoriais são estimulados e enviam a informação para o cérebro. Uma perceção é a consciência dos estímulos. Assim, a dor é uma sensação, mas perceber que acabou de pisar um prego é uma perceção.
Explique a projeção de uma sensação.
Quando os impulsos viajam dos recetores sensoriais para o sistema nervoso central, a sensação resultante depende de qual região do cérebro recebe os impulsos. O córtex cerebral projeta uma sensação de volta para a fonte aparente da estimulação.
Enche a banheira para tomar um banho quente, mas a água está demasiado quente. Mergulha o pé na água e parece-lhe escaldante. Após alguns minutos, a água já não lhe parece tão quente. Explique o que aconteceu
O que aconteceu é um exemplo de adaptação sensorial. Os recetores sensoriais, como os termorrecetores na sua pele, tornam-se menos sensíveis a um estímulo contínuo. Inicialmente, a diferença de temperatura entre a água e o seu pé era grande, levando a uma forte sensação de calor. Com o tempo, os seus recetores de temperatura adaptaram-se à nova temperatura, diminuindo a intensidade da sensação.
6.1 Descrição das funções das terminações nervosas livres
As terminações nervosas livres são comuns nos tecidos epiteliais, onde as extremidades dos dendritos se ramificam e se estendem entre as células epiteliais. São responsáveis pela sensação de comichão, bem como por outras sensações descritas posteriormente. Também estão envolvidas na sensação de temperatura (recetores de calor e frio) e dor (nocicetores).
6.2 Descrição das funções dos corpúsculos táteis
Os corpúsculos táteis (de Meissner) são pequenas massas ovais de células achatadas de tecido conjuntivo em bainhas de tecido conjuntivo. Duas ou mais fibras nervosas sensoriais ramificam-se em cada corpúsculo e terminam nele como pequenos nódulos. São abundantes em áreas da pele sem pelos, como os lábios, pontas dos dedos, palmas das mãos, solas dos pés, mamilos e órgãos genitais externos. Respondem ao movimento de objetos que mal contactam a pele. O cérebro interpreta os impulsos deles como a sensação de toque leve
6.3 Descrição das funções dos corpúsculos lamelados
Os corpúsculos lamelados (de Pacini) são estruturas relativamente grandes compostas por fibras e células de tecido conjuntivo, com uma única ramificação de fibra nervosa sensorial a estender-se para cada um. São comuns nas camadas dérmicas e subcutâneas mais profundas e na cápsula de tecido conjuntivo das articulações sinoviais. Respondem à pressão pesada e estão associados à sensação de pressão profunda
- Identificação do proprioceptor envolvido no relaxamento de um músculo em contração após ser esticado, prevenindo potenciais lesões.
O órgão tendinoso de Golgi deteta o quanto um tendão é esticado durante a contração muscular. Quando um tendão atinge a quantidade máxima de estiramento que pode suportar sem potencial lesão, o órgão de Golgi envia sinais que inibem qualquer estimulação adicional dos músculos associados, causando assim o seu relaxamento
- Explique por que a dor pode ser referida e forneça um exemplo.
A dor referida ocorre porque as fibras de dor visceral e as fibras de dor somática convergem nas mesmas áreas da medula espinal, e o cérebro pode interpretar incorretamente a dor visceral como originária da região somática. Um exemplo é que a dor cardíaca pode ser referida ao ombro ou braço esquerdo.
- Como é que a lesão tecidular aumenta a sensibilidade dos nociceptores?
A lesão tecidular pode libertar certas substâncias químicas, como as prostaglandinas, que estimulam os recetores de dor ou aumentam a sua sensibilidade à dor.
- Identifique a localização dos recetores do olfato, paladar, audição, equilíbrio e visão.
◦
Olfato: Órgãos olfativos na região superior da cavidade nasal.
◦
Paladar: Botões gustativos, principalmente na língua.
◦
Audição: Ouvidos (especificamente o ouvido interno).
◦
Equilíbrio: Ouvidos (especificamente o ouvido interno).
◦
Visão: Olhos (especificamente a retina).
- Quais dos dois seguintes fazem parte dos órgãos olfativos? a. células recetoras olfativas b. células epiteliais colunares na mucosa nasal c. o cérebro d. os olhos
As duas partes dos órgãos olfativos são a. células recetoras olfativas e b. células epiteliais colunares na mucosa nasal.
- Trace um impulso das células recetoras olfativas para o centro de interpretação do cérebro.
Os axónios das células recetoras olfativas passam através da lâmina cribrosa do osso etmoide para os bulbos olfativos. Os impulsos são então conduzidos ao longo dos tratos olfativos para o córtex olfativo nos lobos temporais e lobos frontais do cérebro.
- As glândulas salivares são importantes no paladar porque _____. a. fornecem o fluido no qual as moléculas dos alimentos se dissolvem b. os recetores gustativos estão localizados nas glândulas salivares c. as glândulas salivares fazem parte do cérebro d. produzem enzimas para decompor os alimentos
As glândulas salivares são importantes no paladar porque a. fornecem o fluido no qual as moléculas dos alimentos se dissolvem.
- Mencione as cinco sensações gustativas primárias.
doce, azedo, salgado, amargo e umami.
- Trace o percurso de um impulso de um recetor gustativo para o centro de interpretação do cérebro
Os impulsos sensoriais dos recetores gustativos são conduzidos ao longo das fibras dos nervos cranianos facial (VII), glossofaríngeo (IX) e vago (X). Essas fibras fazem sinapse na medula oblonga. De lá, os impulsos ascendem para o tálamo. Finalmente, são projetados para o córtex gustativo no lobo parietal do cérebro para interpretação.
- Combine a área do ouvido com a estrutura associada. (1) ouvido externo (2) ouvido médio (3) ouvido interno A. membrana timpânica B. cóclea C. aurícula
(1) ouvido externo - C. aurícula,
(2) ouvido médio - A. membrana timpânica,
(3) ouvido interno - B. cóclea.
- Trace o caminho das ondas sonoras desde o meato acústico externo até os recetores auditivos.
As ondas sonoras são recolhidas pela aurícula e direcionadas para o meato acústico externo. No final do meato, as ondas sonoras atingem o tímpano (membrana timpânica). A vibração do tímpano faz vibrar o martelo. O martelo transmite as vibrações à bigorna, que por sua vez as passa ao estribo. O movimento do estribo na janela oval move a perilinfa na scala vestibuli do ouvido interno. As vibrações passam pela membrana vestibular e entram na endolinfa do ducto coclear. O movimento da endolinfa faz vibrar a membrana basilar. A vibração da membrana basilar estimula as células ciliadas do órgão espiral (órgão de Corti), que são os recetores auditivos, à medida que os seus cílios se movem contra a membrana tectória.
- Descreva as funções dos ossículos auditivos.
Os ossículos auditivos (martelo, bigorna e estribo) estão localizados no ouvido médio e fazem a ponte entre o tímpano e o ouvido interno. Eles têm duas funções principais: transmitir as vibrações do tímpano para a janela oval e amplificar a força das vibrações à medida que passam do tímpano para a janela oval. Esta amplificação ocorre porque os ossículos transmitem as vibrações da superfície relativamente grande do tímpano para a área muito menor da janela oval.
- A função da trompa auditiva é .
A trompa auditiva (tubo de Eustáquio) conecta o ouvido médio à parte posterior da cavidade nasal (nasofaringe). Ela conduz o ar entre a cavidade timpânica e o exterior do corpo, através do nariz e da boca. A sua principal função é manter a pressão do ar igual em ambos os lados do tímpano, o que é necessário para uma audição normal. Portanto, a resposta correta é a. equalize air pressure on both sides of the eardrum.
- Distinga entre os labirintos ósseo e membranoso.
O ouvido interno consiste num sistema complexo de câmaras e tubos comunicantes chamado labirinto. Existem duas partes para o labirinto: o labirinto ósseo e o labirinto membranoso. O labirinto ósseo é uma cavidade dentro do osso temporal. O labirinto membranoso é um tubo de formato semelhante que se encontra dentro do labirinto ósseo. Entre os labirintos ósseo e membranoso existe um fluido chamado perilinfa. O labirinto membranoso contém outro fluido, chamado endolinfa. As partes dos labirintos incluem os canais semicirculares (ósseos) e ductos semicirculares (membranosos), e a cóclea (estrutura óssea que alberga o ducto coclear membranoso).
- Descreva a cóclea e sua função.
A cóclea é uma parte do ouvido interno. Ela tem um núcleo ósseo e uma fina prateleira óssea que se estende do núcleo e se enrola à volta dele. Esta prateleira divide o labirinto ósseo da cóclea em compartimentos superior (scala vestibuli) e inferior (scala tympani), ambos contendo perilinfa. O ducto coclear é a parte do labirinto membranoso dentro da cóclea e situa-se entre os dois compartimentos ósseos, contendo endolinfa. É separado da scala vestibuli pela membrana vestibular e da scala tympani pela membrana basilar. A membrana basilar possui muitas fibras elásticas, permitindo que se mova em resposta às vibrações sonoras. O órgão espiral (órgão de Corti), que contém os recetores auditivos (células ciliadas), está localizado na superfície superior da membrana basilar. Acima das células ciliadas encontra-se a membrana tectória, que contacta as pontas dos seus cílios. A função da cóclea está relacionada com a audição. Diferentes frequências de vibrações sonoras estimulam diferentes conjuntos de células recetoras ao longo da membrana basilar, o que nos permite ouvir sons de diferentes alturas (tons).
- Trace um impulso desde o órgão espiral até os centros interpretativos do cérebro.
Quando as células ciliadas no órgão espiral são estimuladas pelo movimento da membrana basilar contra a membrana tectória, elas libertam um neurotransmissor. O neurotransmissor estimula as dendrites dos neurónios sensoriais próximos. Estes neurónios sensoriais geram potenciais de ação que viajam ao longo do ramo coclear do nervo vestibulococlear (VIII). As fibras do nervo coclear conduzem os impulsos para as vias auditivas, que passam para os córtex auditivos dos lobos temporais do cérebro, onde são interpretados como som. Algumas destas fibras cruzam-se, de modo que os impulsos provenientes de cada ouvido são interpretados em ambos os lados do cérebro.