Planejamento da Auditoria Flashcards

1
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, qual tipo de risco o Auditor está procurando quanto à elaboração das demonstrações contábeis?

A

O Auditor está à procura de riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis.

Não é qualquer tipo de risco, mas sim aquele de distorção relevante, capaz de influenciar a decisão dos usuários das demonstrações contábeis.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, é possível zerar o risco de haver distorções nas demonstrações contábeis?

A

Não, não é possível zerar tal risco, somente reduzi-lo a um nível aceitavelmente baixo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, como o planejamento é visto em relação ao trabalho de Auditoria?

É uma parte isolada? É um processo contínuo?

A

Planejamento não é uma fase isolada da auditoria, mas um processo contínuo e iterativo, que muitas vezes começa logo após (ou em conexão com) a conclusão da auditoria anterior, continuando até a conclusão do trabalho de auditoria atual.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, quais são as três atividades preliminares no trabalho de Auditoria?

A

1) Avaliação da continuidade de relacionamento com o cliente (ou de aceitação, no caso de primeira auditoria) e a análise e conclusão sobre o cumprimento dos requisitos éticos, inclusive de independência, assim como o entendimento dos termos do trabalho.

2) Identificação e avaliação de eventos ou situações que possam afetar adversamente a capacidade do auditor de planejar e realizar o trabalho de auditoria.

3) Confirmar que não há problemas de integridade da administração que possam afetar a disposição do auditor de continuar o trabalho e que não há desentendimentos com o cliente em relação aos termos do trabalho.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, o que é a definição da Estratégia Global de Auditoria?

A

É definir

a) definir os objetivos do relatório do trabalho de forma a planejar a época da auditoria e a natureza das comunicações requeridas (NAOPEX).

b) identificar as características do trabalho para definir o seu alcance;

c) considerar os fatores que no julgamento profissional do auditor são significativos para orientar os esforços da equipe do trabalho.

d) determinar a natureza, a época e a extensão dos recursos necessários para realizar o trabalho (NAOPEX)

O termo “oportunidade” também é muitas vezes substituída por ÉPOCA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, o que é o Plano de Auditoria?

A

É a descrição da

a) natureza, oportunidade e extensão (NAOPEX) dos procedimentos de avaliação de risco;

b) natureza, a época e a extensão (NAOPEX) dos procedimentos adicionais de auditoria planejados no nível de afirmação; e

c) outros procedimentos de auditoria planejados e necessários para que o trabalho esteja em conformidade com as normas de auditoria

O termo “oportunidade” também é muitas vezes substituído por ÉPOCA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, quais são os fatores que impactam o direcionamento, supervisão e revisão do planejamento de Auditoria?

A

i) o porte e a complexidade da entidade

ii) a área da auditoria

iii) os riscos de distorções relevantes

iv) a capacidade e a competência dos membros individuais da equipe que realiza o trabalho de auditoria

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, caso a entidade já tenha passado por uma auditoria anterior, é necessário que o auditor atual realize auditoria sobre os saldos iniciais?

A

Sim, o auditor deverá assegurar-se de que os saldos iniciais estão livres de distorções relevantes que afetem as demonstrações do ano em curso (sob exame do auditor) e assegurar-se de que as políticas contábeis refletidas nos saldos iniciais foram aplicadas de maneira uniforme nas demonstrações do período em curso que estão sob exame, ou as mudanças nessas políticas contábeis estão devidamente registradas e adequadamente apresentadas e divulgadas de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, caso a entidade já tenha passado por uma auditoria anterior, é necessário que o auditor examine as demonstrações do ano anterior?

A

Não é necessário que ele examine as demonstrações do ano anterior, somente que ele se assegure que os saldos iniciais (que são do ano anterior) estão livres de distorções relevantes capazes de afetar as demonstrações financeiras do ano corrente, cuja auditoria está sob a sua responsabilidade, seja em decorrência da correção de erros ou mudanças de práticas contábeis.

Ou seja, esse objetivo não requer que o auditor examine as demonstrações financeiras do ano anterior nem emita qualquer opinião sobre elas, simplesmente se assegure que os saldos iniciais estão livres de distorções relevantes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, como é definido o nível de materialidade / distorções (ir)relevantes que possam ser aceitas nas demonstrações contábeis?

A

É baseada no julgamento profissional do auditor sobre o valor (ou conjunto de valores) mais alto de distorções que poderia estar incluído nas demonstrações financeiras sem afetar as decisões econômicas dos usuários das demonstrações financeiras.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, em qual momento é definido o nível de materialidade / distorções (ir)relevantes que possam ser aceitas nas demonstrações contábeis?

A

Na estratégia global de auditoria, por ocasião do planejamento da auditoria.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, como é feito o cálculo do nível de materialidade / distorções (ir)relevantes que possam ser aceitas nas demonstrações contábeis?

A

Aplica-se uma porcentagem sobre o referencial como ponto de partida para determinar o limite numérico da materialidade.

A natureza do referencial e a porcentagem a ser aplicada baseiam-se em julgamento profissional.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, quais são os fatores que podem afetar o nível de materialidade / distorções (ir)relevantes que possam ser aceitas nas demonstrações contábeis?

A

i) os elementos das demonstrações contábeis (por exemplo, ativo, passivo, patrimônio líquido, receita, despesa);

ii) se há itens que tendem a atrair a atenção dos usuários das demonstrações contábeis da entidade específica;

iii) a natureza da entidade, a fase do seu ciclo de vida, o seu setor e o ambiente econômico em que atua;

iv) a estrutura societária da entidade e como ela é financiada; e

v) a volatilidade relativa do referencial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, o que significa “materialidade” no contexto de Planejamento da Auditoria?

A

A materialidade é a distorção tolerável (erro tolerável) do trabalho de auditoria.

Será com base nesse valor que o auditor determinará a extensão dos procedimentos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, qual a relação entre o nível de materialidade estipulado e a quantidade de evidência / extensão de testes?

A

Quanto maior o risco de distorções relevantes, menor será o percentual estabelecido para a materialidade para execução de auditoria e, portanto, maior será a quantidade de evidência necessária de auditoria, implicando maior extensão de testes (tamanho da amostra).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, o julgamento do que é “relevante”, pelo auditor, baseia-se sobre usuários individuais específicos?

A

Não, julgamentos sobre quais assuntos são relevantes para usuários das demonstrações contábeis são baseados em considerações sobre as necessidades de informações financeiras comuns a usuários como um grupo.

Não é considerado o possível efeito de distorções sobre usuários individuais específicos, cujas necessidades podem variar significativamente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, o que o Auditor assume quanto aos usuários que irão analisar as demonstrações contábeis que ele está auditando?

A

Que os mesmos

i) possuem conhecimento razoável de negócios, atividades econômicas, de contabilidade e a disposição de estudar as informações das demonstrações contábeis com razoável diligência;

ii) entendem que as demonstrações contábeis são elaboradas, apresentadas e auditadas considerando níveis de materialidade;

iii) reconhecem as incertezas inerentes à mensuração de valores baseados no uso de estimativas, julgamento e a consideração sobre eventos futuros; e

iv) tomam decisões econômicas razoáveis com base nas informações das demonstrações contábeis.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, caso o auditor tenha tido conhecimento de novas informações durante o trabalho de auditoria que possam influenciar o nível de materialidade determinado no início do trabalho, como ele deverá prosseguir?

A

Ele deverá revisar tal nível de materialidade.

O auditor deve revisar a materialidade para as demonstrações contábeis como um todo (e, se aplicável, o nível ou níveis de materialidade para classes específicas de transações, saldos contábeis ou divulgação) no caso de tomar conhecimento de informações durante a auditoria que teriam levado o auditor a determinar inicialmente um valor (ou valores) diferente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, cabe ao auditor emitir opinião sobre a eficácia ou eficiência do controle interno?

A

Não, o entendimento da entidade e de seu ambiente, incluindo o seu controle interno, tem como objetivo identificar e avaliar os riscos de distorção relevante nas demonstrações financeiras e esse entendimento, excetuando-se o caso específico de auditoria integrada, não está direcionado para se emitir qualquer opinião sobre a eficácia ou eficiência do controle interno.

20
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, o que são “Afirmações” no contexto do Planejamento da Auditoria?

A

Afirmações são declarações da administração, explícitas ou não, que estão incorporadas às demonstrações contábeis, utilizadas pelo auditor para considerar os diferentes tipos de distorções potenciais que possam ocorrer.

21
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, o que é o Controle Interno?

A

Controle interno é o processo planejado, implementado e mantido pelos responsáveis pela governança, administração e outros empregados para fornecer segurança razoável quanto à realização dos objetivos da entidade no que se refere à confiabilidade dos relatórios financeiros, efetividade e eficiência das operações e conformidade com leis e regulamentos aplicáveis.

O termo “controles” refere-se a quaisquer aspectos de um ou mais dos componentes do controle interno.

22
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, o que são Procedimentos de Avaliação de Risco?

A

Procedimentos de avaliação de riscos são os procedimentos de auditoria aplicados para a obtenção do entendimento da entidade e do seu ambiente, incluindo o controle interno da entidade, para a identificação e avaliação de riscos.

23
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, o que é “risco significativo”?

A

Risco significativo é o risco de distorção relevante.

24
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, os Procedimentos de Avaliação de Risco incluem quais procedimentos, exatamente?

A

i) indagações à administração

ii) procedimentos analíticos

iii) observação

iv) inspeção.

25
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, o que é “Deficiência no Controle Interno”?

A

Deficiência de controle interno existe quando o controle é planejado, implementado ou operado de tal forma que não consegue

i) prevenir distorções

ii) ou detectar e corrigir distorções

iii) ou falta um controle necessário para tal

26
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, o que é “Deficiência Significativa no Controle Interno”?

A

É a que mereça a atenção dos responsáveis pela governança.

27
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, como o auditor deverá comunicar as deficiências identificadas no controle interno?

A

SEMPRE por escrito.

Ainda que ele possa comunicá-las verbalmente em primeira instância, sempre será necessário que seja formalizado por escrito as deficiências identificadas.

28
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, pode o Auditor conversar com a administração da entidade sobre os elementos do planejamento do trabalho de Auditoria?

A

O auditor pode sim conversar com a administração sobre isto, de forma a facilitar a condução e o gerenciamento do trabalho.

No entanto, não pode dar detalhes suficientes a ponto do trabalho de auditoria se tornar suficientemente previsível.

29
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária,

A estratégia global e o plano de auditoria são processos _______________

A

Relacionados (ou mesmo dependentes)

30
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, qual é o único fator que o Auditor poderá ignorar durante a formulação do Planejamento da Auditoria?

A

Ele somente poderá ignorar as auditorias anteriormente realizadas, dado que ele nem deve analisar as demonstrações anteriores e ainda se faz necessário realizar procedimentos suficientes a assegurar que os saldos iniciais não influenciarão as demonstrações do ano corrente, sob sua responsabilidade.

31
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, digamos que eu Gustav realize sempre trabalhos de Auditoria na empresa A, recorrentemente.

Depois sou chamado para fazer trabalho na empresa B.

O planejamento de auditoria entre a empresa A e a B serão diferentes?

A

Sim, naturalmente, pois no caso de auditoria inicial o auditor pode ter a necessidade de estender as atividades de planejamento, mantendo contato com o auditor antecessor, por exemplo, para conduzir a revisão de seus papéis de trabalho e aplicando procedimentos de auditoria necessários para obter evidência de auditoria suficiente e apropriada relativa aos saldos iniciais.

32
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, o que são Afirmações de “classificação e compreensibilidade”?

A

Afirmações de “classificação e compreensibilidade” são que transações e eventos foram registrados nas contas corretas e as informações contábeis são adequadamente apresentadas e descritas e as divulgações são claramente expressadas.

33
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, o que são Afirmações de “ocorrência”?

A

“Ocorrência” é a afirmação que transações e eventos que foram registrados ocorreram e são da entidade.

34
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, o que são Afirmações de “exatidão, valorização e alocação”?

A

São afirmações para verificar se os valores e outros dados estão adequadamente registrados.

35
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, o “Controle Interno” é composto por quais 5 elementos?

A

1) Ambiente de Controle

2) Avaliação de Riscos

3) Sistema de Informação

4) Atividades de Controle

5) Monitoramento

36
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, quanto ao controle interno, o que representa o componente Ambiente de Controle?

A

Serve de fundamento para os demais componentes e se refere diretamente aos valores éticos e à criação de uma cultura de honestidade dentro da entidade.

37
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, quanto ao controle interno, o que representa o componente Avaliação de Riscos?

A

É sob se a entidade tem processos para identificar riscos de negócios relevantes que afetem as demonstrações contábeis.

O auditor deverá estimar a significância de tais riscos, sua probabilidade de ocorrência e decidir sobre ações em resposta a estes riscos.

38
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, quanto ao controle interno, o que representa o componente Sistema de Informação?

A

É todo o sistema / procedimento pelos quais as transações são iniciadas, registradas, processadas, corrigidas, transferidas para o razão geral e divulgadas.

Como o sistema de informações captura eventos e condições que são significativos e que não sejam transações, propriamente.

O processo usado para elaborar as demonstrações, inclusive estimativas e divulgações contábeis significativas, controles em torno de lançamentos de Diário, inclusive lançamentos de Diário não rotineiros, usados para registrar transações ou ajustes não usuais.

39
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, quanto ao controle interno, o que representa o componente Atividades de Controle?

A

Atividades de Controle são as políticas e procedimentos que ajudam a assegurar que as diretrizes da administração estejam sendo seguidas.

Aqui inclui-se autorizações, revisões de desempenho, processamento de informações, controles físicos e segregação de funções.

40
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária, quanto ao controle interno, o que representa o componente Monitoramento?

A

O Monitoramento envolve avaliação do desenho e da tempestividade de operação dos controles e a tomada de ações corretivas.

Quais as principais atividades utilizadas para monitorar o controle interno e como se inicia ações corretivas para as deficiências no controle.

Se houver auditoria interna, quais suas responsabilidades, sua posição hierárquica, suas atividades.

41
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária,

A abordagem de auditoria baseada em risco direciona os esforços da equipe para áreas de alto risco, ___________ (aumentando / diminuindo) a quantidade de testes necessários e, consequentemente, aumentando as chances de identificar distorções materialmente relevantes.

A

Diminuindo

42
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária,

O risco de _______ é a probabilidade de o auditor errar na realização de seus procedimentos

A

Detecção

43
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária,

O risco de _______ é a probabilidade de a amostra não ser representativa do todo avaliado pelo auditor na realização de seus procedimentos

A

Amostragem

44
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária,

Quando os trabalhos de auditoria são realizados com base em métodos estatísticos, o risco de detecção é ______ (igual / diferente) do risco de amostragem

A

Igual

45
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária,

Damos o nome de risco _______ a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles relacionados;

A

Inerente

46
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária,

Damos o nome de risco _______ o risco de que uma distorção que possa ocorrer em uma afirmação sobre uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação e que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, não seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade

A

de Controle

47
Q

Em Matéria de Auditoria Tributária,

O risco de distorção relevante é composto pelo risco _____ e pelo risco _____

A

Risco Inerente e risco de controle