2 - DIREITOS POLÍTICOS NO DIREITO ELEITORAL Flashcards

1
Q

LEI DAS INELEGIBILIDADES

os que forem condenados à suspensão dos direitos políticos, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, por ato doloso ou culposo de improbidade administrativa que importe lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito, desde a condenação ou o trânsito em julgado até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos após o cumprimento da pena;

A

LC64/90

Art. 1º, inciso I, alínea l, da Lei Complementar n. 64/1990:

Art. 1º São inelegíveis: (…)

I - para qualquer cargo (…)

l) os que forem condenados à suspensão dos direitos políticos, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, por ato doloso de improbidade administrativa que importe lesão ao patrimônio público** e** enriquecimento ilícito, desde a condenação ou o trânsito em julgado até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos após o cumprimento da pena;
NOTE QUE NÃO É DANO OU ENRIQUECIMENTO ILÍCITO)

Ac.-TSE, de 21.2.2017, no REspe nº 10049: requisitos de incidência desta alínea: a) condenação por ato de improbidade administrativa que importe, simultaneamente, lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito; b) presença de dolo; c) decisão definitiva ou proferida por órgão judicial colegiado; e d) sanção de suspensão dos direitos políticos.

DESDE O TRANSITO EM JULGADO DA CONDENAÇÃO À SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS, ATÉ 8 ANOS DEPOIS DE CUMPRIDA A PENA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

LC64/90

São inelegíveis para qualquer cargo os que hajam exercido, em estabelecimentos de crédito, financiamento ou seguro, que tenham sido ou estejam sendo objeto de processo de liquidação judicial ou extrajudicial, a qualquer tempo anterior à respectiva decretação, cargo ou função de direção, administração ou representação, enquanto não forem exonerados de qualquer responsabilidade.

A

ERRADO - PELO PRAZO DE 12 MESES

LC 64/90

Art. 1º São inelegíveis:

I - para qualquer cargo: […]

i) os que, em estabelecimentos de crédito, financiamento ou seguro, que tenham sido ou estejam sendo objeto de processo de liquidação judicial ou extrajudicial, hajam exercido, nos 12 (doze) meses anteriores à respectiva decretação, cargo ou função de direção, administração ou representação, enquanto não forem exonerados de qualquer responsabilidade;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

LC64/90

São inelegíveis para os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito as autoridades policiais, civis ou militares, com exercício no município, nos 4 meses anteriores ao pleito.

A

CERTO

São inelegíveis para os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito as autoridades policiais, civis ou militares, com exercício no município, nos 4 meses anteriores ao pleito.

LC 64/90

Art. 1º São inelegíveis: […]

IV - para Prefeito e Vice-Prefeito: […]

c) as autoridades policiais, civis ou militares, com exercício no Município, nos **4 (quatro) meses **anteriores ao pleito;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Lei ordinária estabelecerá outros casos de inelegibilidade, além daqueles previstos na Constituição Federal, e os prazos de sua cessação, a fim de proteger a probidade administrativa e a moralidade para exercício de mandato, considerada a vida pregressa do candidato.

A

ERRADA -SOMENTE POR LEI COMPLEMENTAR
Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: […]

§ 9º Lei complementar estabelecerá outros casos de inelegibilidade e os prazos de sua cessação, a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para exercício de mandato considerada vida pregressa do candidato, e a normalidade e legitimidade das eleições contra a influência do poder econômico ou o abuso do exercício de função, cargo ou emprego na administração direta ou indireta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

A Lei Complementar nº 64/1990 (Lei de Inelegibilidade), Art. 1º, inciso I, alínea g, ressalva o afastamento da inelegibilidade dos que tiverem suas contas, relativas ao exercício de cargos ou funções públicas, rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, quando tal decisão houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário; todavia, a suspensão ou nulidade da referida decisão deverá ser emanada de órgão judicial colegiado.

A

INCORRETA LC 64/90: Art. 1º São inelegíveis: I - para qualquer cargo: g) os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para as eleições que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes, contados a partir da data da decisão, aplicando-se o disposto no inciso II do art. 71 da Constituição Federal, a todos os ordenadores de despesa, sem exclusão de mandatários que houverem agido nessa condição; (Redação dada pela Lei Complementar nº 135, de 2010) A lei não exige, nessa alínea, decisão emanada de órgão colegiado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

QUIAS SÃO OS PRAZOS DE DESINCOMPATIBILIZAÇÃO PREVISTOS NA LEGISLAÇÃO?

A

Mnemônico que utilizo: quanto mais “próximo do povo”, maior será o prazo para desincompatibilização. Portanto:

Vereador = 6 meses

Prefeito = 4 meses

Deputado Estadual = 3 meses

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O Partido Político NÃO é litisconsorte passivo necessário em ações que visem à cassação do diploma.

A

CORRETO

Súmula 40 do TSE: O Partido Político NÃO é litisconsorte passivo necessário em ações que visem à cassação do diploma.

ATENÇÃO

S. n. 38-TSE: Nas ações que visem à cassação de registro, diploma ou mandato, há litisconsórcio passivo necessário entre o titular e o respectivo vice da chapa majoritária.

S. n. 39-TSE: Não há formação de litisconsórcio necessário em processos de registro de candidatura.

S. n. 40-TSE: O partido político não é litisconsorte passivo necessário em ações que visem à cassação de diploma.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O parecer dado por tribunal de contas que rejeita as contas de atual mandatário do Poder Executivo tem o poder de impedir que este se candidate à reeleição ou concorra a outro cargo público até que as contas sejam julgadas pelo Poder Legislativo competente.

A

ABARITO: ERRADO

Ac.-TSE, de 12.12.2008, no REspe nº 34627; de 13.11.2008, no REspe nº 32984; de 2.9.2008, no REspe nº 29316 e Res.-TSE nº 21563/2003: a mera inclusão do nome do administrador público na lista remetida à Justiça Eleitoral por tribunal ou conselho de contas não gera inelegibilidade, por se tratar de procedimento meramente informativo.

AgR-REspe nº 174-43/PI4:[…]1. Este Tribunal firmou entendimento no sentido de que a Câmara Municipal é o órgão competente para julgar as contas do prefeito, inclusive como ordenador de despesas, e que, nesse caso, ao Tribunal de Contas cabe apenas a emissão de parecer prévio, não incidindo, portanto, a ressalva do art. 1º, I, g, da Lei Complementar nº 64/1990. Ressalva de entendimento do relator. […]

Assim, conclui-se que as contas anuais de prefeito, como gestor e ordenador de despesas, devem ser apreciadas pelo Tribunal de Contas e julgadas pela Câmara Municipal – salvo convênios firmados com outros entes da Federação – sendo que, para a incidência da inelegibilidade prevista no art. 1º, I, g, da LC no 64/1990, além dos demais requisitos indicados no mencionado dispositivo, o prefeito deve ter suas contas expressamente rejeitadas pela Câmara Municipal, não sendo suficiente a mera emissão de parecer técnico do Tribunal de Contas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

A suspensão dos direitos políticos decorrente de condenação criminal transitada em julgado cessa com

o cumprimento ou extinção da pena.

OU

o deferimento da reabilitação.

A

Súmula 9 do TSE: A suspensão de direitos políticos decorrente de condenação criminal transitada em julgado cessa com o cumprimento ou a extinção da pena, independendo de reabilitação ou de prova de reparação dos danos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

A representação movida em face de Augustus foi julgada procedente, tendo este sido condenado por abuso de poder econômico na eleição e declarado inelegível pelo prazo de oito anos. Esse prazo será contado do dia

da sentença que julgou procedente a representação.

do trânsito em julgado da decisão que declarou a inelegibilidade.

da eleição em que ocorreu o abuso do poder econômico.

A

Súmula-TSE nº 19

O prazo de inelegibilidade decorrente da condenação por abuso do poder econômico ou político tem início no dia da eleição em que este se verificou e finda no dia de igual número no oitavo ano seguinte (art. 22, XIV, da LC nº 64/90).

Art. 22. Qualquer partido político, coligação, candidato ou Ministério Público Eleitoral poderá representar à Justiça Eleitoral, diretamente ao Corregedor-Geral ou Regional, relatando fatos e indicando provas, indícios e circunstâncias e pedir abertura de investigação judicial para apurar uso indevido, desvio ou abuso do poder econômico ou do poder de autoridade, ou utilização indevida de veículos ou meios de comunicação social, em benefício de candidato ou de partido político, obedecido o seguinte rito:

XIV – julgada procedente a representação, ainda que após a proclamação dos eleitos, o Tribunal declarará a inelegibilidade do representado e de quantos hajam contribuído para a prática do ato, cominando-lhes sanção de inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos 8 (oito) anos subsequentes à eleição em que se verificou, além da cassação do registro ou diploma do candidato diretamente beneficiado pela interferência do poder econômico ou pelo desvio ou abuso do poder de autoridade ou dos meios de comunicação, determinando a remessa dos autos ao Ministério Público Eleitoral, para instauração de processo disciplinar, se for o caso, e de ação penal, ordenando quaisquer outras providências que a espécie comportar;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

É correto afirmar que a inelegibilidade

alcança aqueles que não estejam filiados a partido político há, pelo menos, um ano antes da eleição.

A

ERRADO - O PRAZO É DE 6 MESES

LEI DAS ELEIÇÕES: Art. 9º Para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de seis meses e estar com a filiação deferida pelo partido no mesmo prazo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

É correto afirmar que a inelegibilidade

pode ser reconhecida de ofício pela justiça eleitoral nos processos de registro de candidatura.

A

correto

Súmula 45 do TSE. Nos processos de registro de candidatura, o Juiz Eleitoral pode conhecer de ofício da existência de causas de inelegibilidade ou da ausência de condição de elegibilidade, desde que resguardados o contraditório e a ampla defesa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly