3. Contribuintes com Base de Cálculo Diferenciadas Flashcards

1
Q

Qual a contribuição do produtor rural pessoa física enquanto empregador, caso contrate trabalhadores para lhe prestar serviços?

A

Contribuem da mesma forma do segurado especial:

I - 1,2% da receita bruta proveniente da comercialização da sua produção; e

II - 0,1% da receita bruta proveniente da comercialização da sua produção para financiamento das prestações por ACIDENTE DE TRABALHO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A contribuição de 1,3% do empregador rural pessoal física é devida em substituição à contribuição da empresa de 20% sobre o total das remunerações pagas, devidas ou creditadas a qualquer título, durante o mês, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos que lhe prestem serviços. CERTO ou ERRADO?

A

CORRETO!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A contribuição patronal do Empregador Rural Pessoa Física, que totaliza 1,3%, incidentes sobre a receita bruta da comercialização de sua produção rural, substituem as contribuições patronais incidentes sobre a remuneração paga aos empregados, trabalhadores avulsos e contribuintes individuais por eles contratados. CERTO ou ERRADO?

A

ERRADO! Não substituem as contribuições patronais por ele devidas caso contrate:

  1. Contribuintes individuais; ou
  2. Cooperados por intermédio de cooperativa de trabalho.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O produtor rural pessoa física poderá optar por contribuir com 1,3% sobre a RECEITA BRUTA da comercialização de sua produção rural ou sobre a FOLHA DE PAGAMENTOS dos segurados empregados e trabalhadores avulsos a seu serviço, manifestando sua opção mediante o pagamento da contribuição incidente sobre a folha de salários relativa a ____ de cada ano, ou à _____ subsequente ao início da atividade rural, e será irretratável para todo o ano calendário.

A

janeiro / primeira competência

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O produtor rural pessoa física poderá optar por contribuir com 1,3% sobre a RECEITA BRUTA da comercialização de sua produção rural ou sobre a FOLHA DE PAGAMENTOS dos segurados empregados e trabalhadores avulsos a seu serviço, manifestando sua opção mediante o pagamento da contribuição incidente sobre a folha de salários relativa a janeiro de cada ano, ou à primeira competência subsequente ao início da atividade rural, e será retratável em qualquer momento do ano-calendário. CERTO ou ERRADO?

A

ERRADO! Será IRRETRATÁVEL para todo o ano-calendário

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Qual a contribuição devida pelo empregador, pessoa jurídica, que se dedique à produção rural?

A

I - 1,7% da receita bruta proveniente da comercialização da sua produção;

II - 0,1% da receita bruta proveniente da comercialização de sua produção, para o financiamento da complementação das prestações por ACIDENTE DE TRABALHO.

(Ou seja, é 0,5% maior que a do produtor pessoa física)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

As contribuições patronais do Produtor Rural Pessoa Jurídica, incidentes sobre a receita bruta da comercialização de sua produção rural, substituem apenas as contribuições patronais incidentes sobre a remuneração paga aos empregados e trabalhadores avulsos a seu serviço.

Desta forma, não substituem as contribuições patronais por ele devidas caso contrate contribuintes individuais ou cooperados por intermédio de cooperativa de trabalho. CERTO ou ERRADO?

A

CERTO!

Assim como acontece com o produtor rural pessoa física.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

A contribuição do produtor rural pessoa jurídica (1,8%) incidirá sobre as receitas decorrentes de exportação de produtos comercializados?

A

NÃO!

Não incidirá sobre as receitas decorrentes de exportação de produtos comercializados a partir de 12/12/2001

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O produtor rural pessoa jurídica poderá optar por contribuir com 1,8% sobre a RECEITA BRUTA da comercialização de sua produção rural ou sobre a FOLHA DE PAGAMENTO dos segurados empregados e trabalhadores avulsos a seu serviço, manifestando sua opção mediante o pagamento da contribuição incidente sobre a folha de salários relativa a janeiro de cada ano, ou à primeira competência subsequente ao início da atividade rural, e será irretratável para todo o ano-calendário. CERTO ou ERRADO?

A

CERTO! Assim como acontece com o produtor pessoa física

Tal dispositivo legal já está produzindo efeitos desde 01/01/2019.

Assim sendo, a partir desta data, o produtor rural pessoa jurídica poderá escolher se quer recolher suas contribuições sobre a receita bruta proveniente da comercialização de sua produção ou sobre a remuneração dos empregados e trabalhadores avulsos que lhe prestem serviços.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Qual a contribuição devida pela agroindústria, incidente sobre o valor da receita bruta proveniente da comercialização da produção?

A

I – 2,5% destinados à Seguridade Social;

II – 0,1% para o financiamento do benefício previsto nos arts. 57 e 58 da Lei no 8.213, de 24 de julho de 1991, e daqueles concedidos em razão do grau de incidência de incapacidade para o trabalho decorrente dos riscos ambientais da atividade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A contribuição devida pela agroindústria, incidente sobre o valor da receita bruta proveniente da comercialização da produção é de 2,6%.

O que é Agroindustria?

A

A agroindústria é o produtor rural pessoa jurídica cuja atividade econômica seja a industrialização de produção própria ou de produção própria e adquirida de terceiros.

A agroindústria, portanto, exerce atividade de produtor rural e de indústria.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

A contribuição de 2,5% da agroindústria é devida em substituição à contribuição da empresa de 20% sobre o total das remunerações pagas, devidas ou creditadas a qualquer título, durante o mês, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos que lhe prestem serviços. CERTO ou ERRADO?

A

CERTO!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

A contribuição de 0,1% da agroindústria é devida em substituição à contribuição da empresa para o RAT, de 1%, 2% ou 3%, sobre o sobre o total das remunerações pagas ou creditadas, no decorrer do mês, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos. CERTO ou ERRADO?

A

CERTO!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

A contribuição devida pela agroindústria, incidente sobre o valor da receita bruta proveniente da comercialização da produção é de 2,6%.

Tal contribuição não se aplica às sociedades cooperativas e a alguns tipos de agroindústrias. Quais são elas?

A

Agroindústria de:

Piscicultura (Peixe);
Carcinicultura;
Suinocultura; e
Avicultura

(Ou seja, indústria de produção de CARNES)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

A contribuição agroindústria não incidirá sobre as receitas decorrentes de exportação de produtos comercializados. CERTO ou ERRADO?

A

CERTO! Assim como no caso do produtor pessoa jurídica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

As contribuições patronais da agroindústria, incidentes sobre a receita bruta da comercialização de sua produção rural, substituem apenas as contribuições patronais incidentes sobre a remuneração paga aos empregados e trabalhadores avulsos a seu serviço.

Desta forma, não substituem as contribuições patronais por ele devidas caso contrate contribuintes individuais ou cooperados por intermédio de cooperativa de trabalho.

A

CERTO!

Assim como acontece com o produtor rural pessoa física e jurídica.

17
Q

Qual a diferença entre Produtor Rural Pessoa Jurídica e Agroindústria?

A

Produtor Rural Pessoa Jurídica:
1- Não industrializa a produção;
2- Vende o produto no estado natural.

Agroindústria:
1- Industrializa a produção;
2- Vende o produto industrializado. (Ex: usina que transforma a cana em álcool, ou açucar)

18
Q

A contribuição empresarial da associação desportiva que mantém equipe de futebol profissional, destinada à Seguridade Social é de ____% da receita bruta.

A

5%

19
Q

A contribuição empresarial da associação desportiva que mantém equipe de futebol profissional, destinada à Seguridade Social é de 5% da receita bruta decorrente de que?

A

1- Espetáculos desportivos de que participem em todo território nacional em qualquer modalidade desportiva, inclusive jogos internacionais;

2- Patrocínio;

3- Licenciamento de uso de marcas e símbolos;

4- Publicidade e propaganda;

5- Transmissão de espetáculos desportivos

(Toda forma que um clube de futebol ganha dinheiro)

20
Q

A contribuição de 5% da associação desportiva que mantém equipe de futebol substituem as contribuições da empresa de 20% e as contribuições relativas ao RAT, de 1%, 2% ou 3%. CERTO ou ERRADO?

A

CERTO!

21
Q

As contribuições patronais da Associação Desportiva que mantém equipe de futebol profissional (5%) substituem apenas as contribuições patronais incidentes sobre a remuneração paga aos empregados e trabalhadores avulsos a seu serviço.

Desta forma, não substituem as contribuições patronais por ela devidas caso contrate contribuintes individuais ou cooperados por intermédio de cooperativa de trabalho. CERTO ou ERRADO?

A

CERTO!

Assim como acontece com o produtor rural pessoa física e jurídica e agroindústria.

22
Q

Associações Desportivas que não mantenham equipe de futebol profissional devem contribuir da mesma forma que as empresas em geral. CERTO ou ERRADO?

A

CERTO!

Não se aplica os 5%

23
Q

A quem cabe a responsabilidade de efetuar o desconto de cinco por cento da receita bruta decorrente dos espetáculos desportivos e o respectivo recolhimento ao Instituto Nacional do Seguro Social, no prazo de até dois dias úteis após a realização do evento?

A

À entidade promotora do espetáculo. (CBF, por exemplo)

24
Q

Caberá à entidade promotora do espetáculo a responsabilidade de efetuar o desconto de cinco por cento da receita bruta decorrente dos espetáculos desportivos e o respectivo recolhimento ao Instituto Nacional do Seguro Social, no prazo de até ____ dias úteis após a realização do evento.

A

2 (dois)

25
Q

Caberá à associação desportiva que mantém equipe de futebol profissional informar à entidade promotora do espetáculo desportivo todas as receitas auferidas no evento, discriminando-as detalhadamente. CERTO ou ERRADO?

A

CERTO!

26
Q

No caso de a associação desportiva que mantém equipe de futebol profissional receber recursos de empresa ou entidade, a título de patrocínio, licenciamento de uso de marcas e símbolos, publicidade, propaganda e transmissão de espetáculos, quem ficará com a responsabilidade de reter e recolher o percentual de cinco por cento da receita bruta decorrente do evento, inadmitida qualquer dedução?

A

A empresa ou entidade que repassar os recursos.

A Globo por exemplo, ou um patrocinador, como a Gilette

27
Q

No caso de a associação desportiva que mantém equipe de futebol profissional receber recursos de empresa ou entidade, a título de patrocínio, licenciamento de uso de marcas e símbolos, publicidade, propaganda e transmissão de espetáculos, esta última ficará com a responsabilidade de reter e recolher o percentual de cinco por cento da receita bruta decorrente do evento, admitida dedução de IR. CERTO ou ERRADO?

A

ERRADO! Inadmitida QUALQUER dedução.

28
Q

O _____ informará ao Instituto Nacional do Seguro Social, com a antecedência necessária, a realização de todo espetáculo esportivo de que a associação desportiva participe no território nacional.

A

Conselho Deliberativo do Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto