Administração Flashcards
(404 cards)
(CESPE – MPS ‐ ADMINISTRADOR – 2010) 1 Em função das constantes mudanças nos ambientes de negócios, o planejamento estratégico possui caráter de curto prazo. Um claro exemplo disso é a constante revisão que a alta gerência executa semestralmente em algumas empresas.
O planejamento estratégico é feito tendo em vista o longo prazo! Mesmo quando ele é revisto, seja semestralmente ou por causa de um evento crítico (o ataque de 11 de Setembro foi um deles, por exemplo) não muda seu caráter de longo prazo. Lembre que o Planejamento é um processo dinâmico, ou seja, pode e deve ser ajustado quando as condições do ambiente se alteram. Gabarito: Errado
2 (CESPE – MPS ‐ ADMINISTRADOR – 2010) BSC (balanced scorecard) é uma ferramenta de apoio ao planejamento operacional, visto que seus fundamentos são balizados em um sistema de indicadores.
O BSC é uma ferramenta de apoio ao planejamento estratégico, e não ao operacional. Ele possibilita ao gestor uma visão global da organização, e não somente focada em indicadores financeiros. Fique atento, pois uma “pegadinha” comum em provas é a troca dos planejamentos estratégicos, táticos e operacionais. Planejamento estratégico é feito tendo em vista o longo prazo, planejamento tático visa o médio prazo e o planejamento operacional o curto prazo! Gabarito: Errado
3 (CESPE – MPS ‐ ADMINISTRADOR – 2010) São as abordagens prospectiva e projetiva consideradas as principais formas básicas de desenvolvimento de cenários.
3‐ O desenvolvimento de cenários é importante para que o gestor esteja mais bem preparado para as ameaças e oportunidades futuras. A abordagem projetiva geralmente procura criar um único cenário baseado nos fatos passados. Já a abordagem prospectiva busca criar diversos cenários futuros possíveis baseada no estado atual, ou seja, no presente. Gabarito: Certo
4 (CESPE – MPS ‐ ADMINISTRADOR – 2010) As variáveis externas e não controláveis pela empresa que podem criar condições desfavoráveis para ela são conhecidas como pontos fracos.
As variáveis externas e não controláveis pela empresa que podem criar condições desfavoráveis para ela são conhecidas como ameaças, e não pontos fracos. Pontos fracos são variáveis internas que põem a organização em desvantagem perante sua concorrência. Gabarito: Errado
5 (CESPE – MPS ‐ ADMINISTRADOR – 2010) O processo de planejamento propicia o amadurecimento organizacional. Nesse sentido, as variáveis autoridade e responsabilidade são diretamente proporcionais ao nível de planejamento abordado.
Perfeito, quanto mais alto você se encontra em uma organização, mais variáveis devem ser analisadas e mais complexo fica o planejamento. Se você é o presidente da empresa deve levar em consideração as políticas econômicas, cambiais, evolução tecnológica, etc. Já se você está em uma posição operacional, normalmente têm menos variáveis para levar em consideração e seu planejamento é feito buscando a melhor execução de uma tarefa. Gabarito: Certo.
(CESPE – ANEEL ‐ ANAL. ADM – 2010) Considerando a metodologia conhecida como avaliação SWOT (strength: forças; weaknesses: fraquezas; opportunities: oportunidades e threatens: ameaças), que pode servir de base aos processos de planejamento estratégico, julgue o item abaixo.
6 A identificação das fraquezas refere‐se ao ambiente externo das empresas e das organizações.
A identificação de fraquezas na metodologia SWOT leva em consideração a situação interna (e não do ambiente externo) da empresa, como custo fixo alto, falta de pessoal qualificado, produtos obsoletos, etc. Gabarito: Errado.
7 (CESPE – HEMOBRÁS/ ADMINISTRADOR – 2008) Os objetivos de longo prazo, relacionados ao cumprimento da missão e alcance da visão organizacional e que envolvem toda a organização são definidos no planejamento estratégico.
Exato, O planejamento estratégico foca suas atenções no longo prazo. Questão tranqüila. Gabarito: Certo.
8 (CESPE – HEMOBRÁS/ ADMINISTRADOR – 2008) Entre os tipos de planejamento, o planejamento operacional é o que apresenta menor alcance em termos de tempo e menor foco em termos de atividades organizacionais.
Como comentei acima, o planejamento operacional é o planejamento das tarefas, das atividades, da execução dos trabalhos. Com isso ele geralmente é focado em um prazo mais curto (Como será feita a manutenção de uma máquina, como organizarei um evento na empresa, qual o planejamento de um treinamento no setor de vendas, etc.). Gabarito: Certo.
9 (CESPE – FUB/ ADMINISTRADOR – 2009) O planejamento tático é focalizado no curto prazo e abrange cada uma das tarefas ou operações individualmente; o planejamento operacional se estende pelo médio prazo e abrange determinada unidade organizacional.
9‐ O examinador mais uma vez inverteu os conceitos. Como falei essa é aquela pegadinha famosa! Não se esqueça ‐ Planejamento tático = médio prazo, planejamento operacional = curto prazo. Gabarito: Errado.
10 (CESPE – FUB/ ADMINISTRADOR – 2009) O planejamento nas organizações é feito em nível institucional e em níveis gerenciais inferiores, com cada gerente construindo o planejamento para a sua unidade.
O gerente é normalmente o responsável pelo planejamento tático de sua divisão ou gerência. Estes planejamentos táticos devem definir como sua gerência apoiará a organização em seu planejamento estratégico ou institucional. Gabarito: Certo.
11 (CESPE – MS/ADMINISTRADOR – 2010) O BSC busca estratégias e ações equilibradas em todas as áreas cujos efeitos afetem o negócio da organização como um todo.
O BSC (traduzindo seria algo como Indicadores Balanceados de Desempenho) é uma ferramenta que possibilita ao gestor uma visão global de como a empresa está portando, não sendo apenas baseada em índices financeiros. Leva em consideração variáveis como: Participação de mercado, Inovação, qualidade em seus processo, índice de satisfação de clientes, entre outros. Gabarito: Certo.
12 (CESPE – MS/ADMINISTRADOR – 2010) O BSC cria um contexto para que as decisões estejam relacionadas com a estratégia e a visão organizacional.
O BSC realmente é utilizado para auxiliar o processo de tomada de decisões estratégicas dos gestores. Gabarito: Certo.
13 (CESPE – MS/ADMINISTRADOR – 2010) O BSC é voltado fundamentalmente para os aspectos financeiros, tais como balanço, fluxo de caixa, índices etc.
Como foi dito na questão 11, o BSC não se baseia apenas em aspectos financeiros (apesar de também utilizá‐los!). Gabarito: Errado.
14 (CESPE – ANATEL/ANALISTA ADMINISTRATIVO – 2009) Os projetos não precisam necessariamente ter uma duração, pois há casos em que não é possível definir o tempo de execução, como no caso da elaboração de produtos intelectuais.
Projeto sem duração não é projeto, é sonho! Com certeza alguns projetos têm uma dificuldade maior na estimação de seu prazo ideal, mas isso não muda o fato de que deve ter uma meta de prazo e que isso seja controlado para que a empresa possa atingir seus objetivos. Gabarito: Errado.
15 (CESPE – ANATEL/ANALISTA ADMINISTRATIVO – 2009) Segundo Archibald, há dois tipos de organizações quanto aos projetos: as que têm neles sua atividade principal, e as que têm como atividade principal o fornecimento de bens e serviços de forma contínua.
Existem empresas baseadas em projetos, em que cada projeto é controlado de forma autônoma (seria o caso de uma grande empreiteira), e existem empresas nas quais os projetos são usados como forma de auxiliar a produção de um bem ou um serviço. Essa questão é bastante complicada para quem não veio da área da Administração, pois Archibald não é dos autores mais “badalados” entre os concurseiros. Gabarito: Certo.
16 (CESPE – ANATEL/ANALISTA ADMINISTRATIVO – 2009) A boa técnica de administração aconselha que os projetos sejam geridos em conjunto, em uma carteira, visto que, nesse caso, tem‐se a visão do todo de uma organização e a possibilidade do compartilhamento de recursos.
Quando os projetos são considerados em conjunto o gestor pode administrar de forma mais eficiente os recursos materiais, de pessoal, de tempo da organização. Isto evita que seja comprado material em excesso, que pessoas fiquem ociosas, etc. Gabarito: Certo.
17 (CESPE – ANATEL/ANALISTA ADMINISTRATIVO – 2009) O planejamento organizacional deve ser flexível a ponto de poder retroalimentar o sistema, com vista ao seu ajustamento, ainda que no seu transcurso.
O planejamento deve ser revisado sempre que houver alguma mudança no ambiente da empresa. Lembre‐se que o planejamento é um trabalho contínuo e que sem o feedback (retroalimentação) ele ficará obsoleto e não funcionará. Gabarito: Certo.
18 (CESPE – ANATEL/ANALISTA ADMINISTRATIVO – 2009) Dentro dessa visão sistêmica, a expressão stakeholder designa as pessoas interessadas na continuidade das organizações, como os funcionários, clientes e fornecedores.
Essa é uma forma de conceituar Stakeholders. São todos ao “atores” que são afetados pelas atividades de uma organização. Gabarito: Certo.
19 (CESPE – ANATEL/ANALISTA ADMINISTRATIVO – 2009) Correlacionado à idéia de administração estratégica, consolidada no final dos anos 70 do século passado, tem‐se, seqüencialmente, as fases de planejamento estratégico, acompanhamento e avaliação da estratégia e implementação da estratégia.
Pegadinha na área! A banca inverteu a ordem na assertiva. A implementação não é o último estágio, e sim anterior ao acompanhamento e à avaliação! Gabarito: Errado.
20 (CESPE – ANATEL/ANALISTA ADMINISTRATIVO – 2009) A expressão benchmarking pode ser definida como a reformulação da maneira de condução dos negócios de uma organização.
Benchmarking é a pesquisa por melhores práticas. É uma forma que as empresas têm de “imitar” que faz um processo de forma mais eficaz, mais eficiente. Vamos imaginar que você quer melhorar a logística de sua empresa. Fazer Benchmarking seria procurar alguma organização que tenha a logística como seu forte e tentar adaptar seu modo de trabalho às necessidades reais de sua empresa. A reformulação poderia ocorrer então após o trabalho de benchmarking. Gabarito: Errado.
21 (CESPE – FINEP/ADM. GERAL RH– 2009) Estratégia pode ser definida como: A formalização das metodologias de desenvolvimento e implantação de resultados específicos que serão alcançados pelas áreas funcionais da empresa.
Estratégia pode ser definida como a gestão de recursos organizacionais, tendo em vista o ambiente da empresa, com o intento de atingir os objetivos organizacionais. Gabarito: Errado.
22 (CESPE – ANATEL/ANALISTA ADMINISTRATIVO – 2009) estrategia pode ser definida como: Um plano com vistas à interação com o ambiente competitivo a fim de chegar aos objetivos organizacionais.
Perfeito. Esta é uma definição aceitável de estratégia. Gabarito: Certo.
1 (CESPE – AGU‐ ANAL. ADM. – 2010) As habilidades e competências administrativas definem os cargos de acordo com o conhecimento necessário à execução das atividades de cada nível gerencial; sendo assim, pode‐se relacionar o nível de gerência operacional a uma grande concentração de habilidades conceituais.
- Este item fala das habilidades do administrador, de acordo com o modelo de Katz. Estas habilidades são:
Habilidades Conceituais – Se referem à capacidade de montar cenários complexos, antever situações de causa e efeito, e são normalmente mais relacionadas às atividades do nível estratégico.
Habilidades Humanas – Capacidade de se relacionar com outras pessoas, motivando, liderando‐as e percebendo suas características principais. São importantes para todos os administradores, mas são fundamentais aos gerentes.
Habilidades Técnicas ‐ Capacidade de utilizar ferramentas, procedimentos, técnicas para executar uma tarefa específica. São importantes em todos os níveis, mas são fundamentais no nível operacional.
Reparem que a banca fez uma confusão total na assertiva, relacionando “gerência operacional” com habilidades conceituais. Como vimos, as habilidades conceituais são vistas com maior concentração nos níveis estratégicos, e não nos táticos (gerenciais) ou nos operacionais. Gabarito: Errado.
2 O denominado primeiro setor corresponde às empresas, o segundo setor representa o governo e o chamado terceiro setor compreende as organizações de utilidade pública, que têm origem na sociedade e no governo, independentemente de possuírem ou não fins lucrativos.
- Mais uma vez a banca embaralhou os conceitos! O primeiro setor corresponde ao governo. O segundo setor corresponde ás empresas e as organizações do terceiro setor (ONG ́s, OS e OSCIP) não têm e não podem ter fins lucrativos. Gabarito: Errado.