Administrativo Flashcards
(274 cards)
Qual a razão de necessidade de lei para criação dos serviços sociais autônomos?
A exigência de autorização legal para a criação dos Serviços Sociais Autônomos decorre da necessidade de lei impositiva das contribuições sociais, espécie tributária, e da sua respectiva destinação. Em outras palavras: não se trata da autorização legislativa prevista no art. 37, XIX, da CRFB, mas, sim, da necessidade de lei (princípio da legalidade) para criação de tributos e para o seu repasse às mencionadas pessoas privadas, tendo em vista o disposto no art. 240 da CRFB.
Constituem impedimento à qualificação como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público as operações destinadas a microcrédito realizadas com instituições financeiras na forma de recebimento de repasses, venda de operações realizadas ou atuação como mandatárias
ERRADO
Parágrafo único. Não constituem impedimento à qualificação como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público as operações destinadas a microcrédito realizadas com instituições financeiras na forma de recebimento de repasses, venda de operações realizadas ou atuação como mandatárias
Serviços sociais autônomos precisam obedecer o princípio da continuidade.
ERRADO
Os serviços que desempenham não são essenciais e, por isso, não precisam seguir às mesmas exigências do serviço público propriamente dito, como respeitar o princípio da continuidade
Os serviços sociais autônomos sao criados por decreto
ERRADO
Sao criados por lei
As organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP) que firmem termo de parceria com a União devem contratar mediante processo licitatório.
CERTO
Porem, nao precisa ser pela 8666/14133
Serviços sociais autônomos executam essencialmente serviços públicos
ERRADO
executam serviços de utilidade pública, mas não são serviços públicos
Os serviços sociais autônomos são custeados pelas contribuições de seus associados, incidindo impostos sobre esses serviços.
Esses serviços sao imunes a impostos incidentes sobre patrimônio
As OSCIP podem estabelecer, em seus estatutos, a instituição de remuneração para pessoas que atuem tanto na gestão executiva da organização quanto na prestação de serviços específicos, embora entre suas finalidades não possa constar o lucro.
CERTO
Na OSCIP é a facultativa a presença de servidor na composição do conselho
CERTO
Art. 4º, parágrafo único - É PERMITIDA a participação de servidores públicos na composição de conselho ou diretoria de organização da sociedade civil de interesse público.
Na OSCIP há previsão de cessão de bens
ERRADO
Não há previsão de cessão de bens, de servidores e dê dotação orçamentária (acontece na OS). Só pode haver possibilidade de destinação de valores (fomento)
Para a contratação que envolva valores inferiores a 100 mil reais, é necessário a divulgação de aviso
ERRADO
Será PREFERENCIALMENTE precedida de aviso pelo prazo mínimo de 3 dias úteis
A alienação de bens de uma sociedade de economia mista depende de autorização legislativa.
ERRADO
só dependerá de autorização legislativa quando se tratar de alienação para órgãos da administração direta, autárquica e fundacional
O direito brasileiro tem forte influência do direito francês, havendo adotado o sistema de contencioso administrativo francês.
ERRADO
o direito brasileiro adotou o sistema da jurisdição UNA, adotada pelo sistema do direito norte-americano
Para cumprir seus objetivos, o consórcio público poderá receber contribuições e subvenções sociais de outras entidades e órgãos do governo.
CERTO
A legislação vigente estabelece que, extinta a concessão, retornam ao poder concedente todos os bens reversíveis, direitos e privilégios transferidos ao concessionário.
CERTO
A caducidade é a forma de extinção de uma concessão em razão do descumprimento de cláusula contratual ou inadimplemento pela concessionária.
CERTO
Concessão, permissão e autorização de serviço público são modalidades de delegação, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente a pessoa jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho.
ERRADO
Autorização é formalizada por ato administrativo, unilateral, de caráter precário e não exige licitação
Em um contrato de concessão pública, o poder concedente poderá autorizar que os financiadores e garantidores da concessionária assumam temporariamente o controle da administração, o que lhes permite indicar membros dos conselhos de administração e fiscal e, também, exercer poder de veto de proposta submetida à votação dos acionistas ou quotistas da concessionária.
CERTO
O instrumento adequado para concessão ou delegação de atividade pública, como o serviço de táxi, é a autorização a pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco, mediante licitação, sob pena de infringência aos princípios da moralidade e igualdade.
ERRADO
SE TEM AUTORIZAÇÃO NAO TEM LICITAÇÃO
Concessão de serviço público é um contrato administrativo pelo qual a administração pública delega a terceiro a execução de um serviço público, para que este o realize em seu próprio nome e por sua conta e risco, sendo assegurada ao terceiro a remuneração mediante tarifa paga pelo usuário, que é fixada pelo preço da proposta vencedora da licitação e não pode ser alterada unilateralmente pelo poder público ou pela concessionária.
ERRADO
Pode ser alterado unilateralmente pela Administração
Antes da celebração do contrato de parceria público-privada, é facultada a constituição de sociedade de propósito específico, incumbida de implantar e gerir o objeto da parceria.
ERRADO
Não é uma faculdade, é um dever
A sociedade de propósito específico deverá assumir a forma de companhia aberta.
ERRADO
PODERÁ
A ab-rogação extingue os efeitos próprios e impróprios do ato administrativo.
ERRADO
Apenas os efeitos próprios são desfeitos
O débito decorrente do não pagamento de tarifas de serviço público essencial possui natureza pessoal.
CERTO
Lembrar: Debito de água e energia é pessoal