Aula 3 - Fisiologia da Dor Flashcards

1
Q

Descreva o trajeto da via anterolateral.

A

Considere um estímulo doloroso ou de temperatura nas terminações nervosas livres do pé esquerdo de um indivíduo. A sensação será transmitida por neurônios até chegar a um gânglio paravertebral, região de sinapses que origina o neurônio de 1ª ordem.

Os neurônios adentram a medula espinhal pelo cornete posterior da ME (substância cinzenta), onde realizam mais sinapses, dando origem aos neurônios de 2ª ordem.

Logo que adentra a medula, a informação já troca de lado, cruzando a comissura anterior da ME até chegar à região anterolateral (substância branca), por onde ascende.

Obs: Na região do bulbo, essa via recebe informações do trato espinorreticular. Na região do mesencéfalo, recebe informações do trato espinomesencefálico.

Ao chegar ao tálamo, os neurônios farão sinpases nos núcleos ventrobasais e intralaminares, originando os neurônios de 3ª ordem, que terminam no córtex somatossensorial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A dor ocorre sempre que os tecidos são lesionados, fazendo com que o
indivíduo reaja para remover o estímulo doloroso. Ela pode ser classificada em dor rápida e em dor lenta.

Diferencie cada uma dessas dores.

A

Dor rápida: sentida apenas nos tecidos mais superficiais, na pele, e não nos tecidos mais profundos. É transmitida por fibras nervosas do tipo e é desencadeada por estímulos mecânicos ou térmicos.

Dor lenta: pode ser sentida em qualquer parte do corpo (pele e tecidos profundos). Esse tipo de dor geralmente está associado à destruição tecidual e pode levar ao sofrimento prolongado e quase insuportável. É transmitida por fibras do tipo C e é desencadeada por estímulos químicos, principalmente, mas também por estímulos mecânicos ou térmicos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Apesar da dor ser transmitida por duas vias separadas para transimitir sinais dolorosos SNC, todos os receptores nociceptivos são do mesmo tipo.

A) Que tipo de receptores são os nociceptivos?

B) Cite as susbtâncias químicas responsáveis por excitar os nociceptores da via dolorosa lenta e qual a importância delas.

A

A) Teminações nervosas livres.

B) Serotonina, histamina, K+ (íons potássio), ácidos, acetilcolina, enzimas proteolíticas e, principalmente, a bradicinina.

A bradicinina é um mediador da inflamação. Sua atividade vasodilatadora e permeabilizadora facilita a migração dos leucócitos para o tecido afetado. Ela inicia e permite a manutenção da dor de modo mais acentuado do que as outras substâncias.

Obs: prostaglandinas e a substância P aumentam a sensibilidade das terminações nervosas, mas não excitam diretamente essas terminações.

A importância dessas substâncias é a atuação na estimulação dos receptores para a via dolorosa do tipo lenta, cuja causa dolorosa costuma ser mais grave do que a dor rápida.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A) Explique o que é hiperalgesia.
B) Qual a importância da natureza não adaptativa dos nociceptores?

A

A) Hiperalgesia é o aumento da sensibilidade dos nociceptores enquanto ainda há estímulo, principalmente na dor lenta e persistente.

B) A importância dessa ausência de adaptação dos receptores para dor possibilita que a pessoa fique ciente da presença de estímulo lesivo, enquanto a dor persistir, podendo tomar providências para que algo seja feito para pará-la.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Sobre a intensidade da dor, explique:
A) O que a determina?
B) A dor causada por calor tem uma particularidade em relação às outras causas para sensações dolorosas. Explique-a.

A

A) O que determina a intensidade da dor é a intensidade com que os tecidos são lesionados e à velocidade com que a lesão ocorre (somação temporal). Além disso, a intensidade da dor se relaciona ao aumento local da concentração do íon potássio ou à elevação da concentração de enzimas proteolíticas, que atacam diretamente as terminações nervosas e estimulam a dor por fazer as membranas nervosas mais permeáveis aos íons.

B) A dor secundária ao calor está intimamente relacionada à intensidade em que ocorre o dano aos tecidos e não ao dano total que já ocorreu.

DÚVIDA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Quais são os quatro principais estímulos causadores de dor? Explique-os.

A

Temperatura: valores menores ou iguais a 0°C e iguais ou acima de 45°C causam lesões teciduais = dor.

Substâncias químicas: bradicininina, concentração de íons K+ e de enzimas proteolíticas.

Isquemia tecidual: acúmulo de grande quantidade de ácido lático nos tecidos, formada em consequência do metabolismo anaeróbico. Também é provável que outros agentes químicos, como a bradicinina e as enzimas proteolíticas, sejam formados nos tecidos por causa do dano celular. Outros fatores: hipóxia dos nervos e compressão nervosa pelo edema gerado diante da inflamação.

Espasmo muscular: resulta da estimulação mecânica de receptores para dor mecanossensíveis, mas também pode resultar de efeito indireto do espasmo comprimindo vasos sanguíneos e levando à isquemia. Outro fator: o espasmo aumenta a intensidade do metabolismo do tecido muscular, tornando a isquemia relativa ainda maior e criando condições ideais para a liberação de substâncias químicas indutoras da dor.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Ao entrar na medula espinal, os sinais dolorosos tomam duas vias para o encéfalo, pelo trato neoespinotalâmico pelo trato paleoespinotalâmico.

Explique o trajeto, a terminação e outras caractérísticas do trato neoespinotalâmico.

A

Trato neoespinotalâmico
• Fibras Aɗ (dor rápida: térmica e mecânica agudas)

• Ao entrar na ME, eles terminam na lâmina I (lâmina marginal) dos cornos dorsais, excitam neurônios de 2ª ordem que cruzam pela comissura anterior para o lado oposto da medula, onde ascendem para o encéfalo nas colunas anterolaterais.

• A maioria dessas fibras terminam no complexo ventrobasal com o trato da coluna dorsal–lemnisco medial para sensações táteis. Dali, os sinais são transmitidos para outras áreas cerebrais, como o córtex somatossensorial.

• Neurotransmissor das fibras dolorosas rápidas: glutamato.

A capacidade do SNC de localizar a dor rápida no corpo é muito mais precisa do que de localizar a dor crônica lenta, mas isso depende da estimulação simultânea de receptores táteis na região dolorida.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Ao entrar na medula espinal, os sinais dolorosos tomam duas vias para o encéfalo, pelo trato neoespinotalâmico pelo trato paleoespinotalâmico.

Explique o trajeto, a terminação e outras caractérísticas do trato paleoespinotalâmico.

A

Trato paleoespinotalâmico
• Fibras do tipo C (dor crônica lenta), mas também transmite alguns sinais por fibras do tipo Aɗ.

• As fibras periféricas adentram a ME nas lâminas II e III (substância gelatinosa) dos cornos dorsais. Em seguida, passam dentro dos cornos dorsais propriamente ditos e na lâmina V; passam pela comissura anterior, trocam de lado na medula, unem-se às fibras de dor rápida e ascendem para o encéfalo pela via anterolateral.

• A via termina no tronco cerebral em três áreas principais: núcleos reticulares do bulbo, da ponte e do mesencéfalo; na área tectal do mesencéfalo profundamente até os colículos superior e inferior; ou (3) na região cinzenta periaquedutal, que
circunda o aqueduto de Sylvius. Essas regiões parecem ser importantes para o tipo de sofrimento da dor.

• Neurotransmissor das fibras dolorosas lentas: susbtância P, apesar de também ser secretado glutamato.

A localização da dor transmitida pela via paleoespinotalâmica é imprecisa. Isso se deve à conectividade multissináptica difusa dessa via.

• Os sinais dolorosos têm a capacidade de gerar excitabilidade geral no cérebro, pois as fibras dolorosas lentas terminam nas áreas reticulares do tronco cerebral e nos núcleos intralaminares do tálamo, áreas responsáveis por monitorar nosso estado de sono e vigília (“sistema de alerta”). Isso explica porque é quase impossível para a pessoa dormir nos casos de dor grave.

Remover a área sensitiva do córtex não impede percepção de dor.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Explique a definição de dor referida e o seu mecanismo.

A

A dor referida é aquela sentida em uma região do corpo distante do tecido causador. O conhecimento dos diferentes tipos de dor referida é importante para o diagnóstico clínico, pois em várias doenças viscerais o único sinal clínico é a dor referida, que geralmente se manifesta na superfície do corpo (pele).

O mecanismo da dor referida se baseia no fato de que as fibras nervosas de dor visceral e da pele fazem sinapses nos mesmos neurônios de 2ª ordem na ME. Quando as fibras de dor visceral são estimuladas, pelo menos alguns sinais nervosos acabam sendo transmitidos para o neurônios condutores de sinais nervosos da pele, fazendo a pessoa ter a sensação de que a dor é na superfície do corpo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O que é dor parietal secundária à dor visceral? (Dor parietal causada por doença visceral)

A

Quando a dor afeta as vísceras, ela costuma se disseminar para o peritônio, pericárdio ou pleura. Essas superfícies parietais, assim como a pele, são ricas em vias nervosas para dor. Portanto, a dor parietal é muito mais intensa do que a dor visceral.

Ex: incisão do peritônio parietal é muito dolorosa, enquanto incisão similar do peritônio visceral ou da parede intestinal pode não ser muito dolorosa ou até mesmo ser indolor.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Dê duas razões para a dor visceral ser difícil de localizar.

A

1 - Qualquer dor que se origine internamente pode apenas ser localizada com imprecisão, pois o SNC não reconhece, por experiência anterior, a existência de diferentes órgãos internos.

2 - As sensações de dor do tórax e do abdome são transmitidas pelas vias visceral verdadeira e parietal. A dor visceral verdadeira acaba sendo manisfestada na pele na forma de dor referida pelo encontro com neurônios de segunda ordem junto com o nervos para dor da pele. Já a dor parietal é transmitida diretamente para os nervos espinais locais do peritônio parietal, pleura ou pericárdio, e essas sensações geralmente se localizam diretamente sobre a área dolorida.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O que determina o local da pele em que uma dor visceral se manifestará na forma de dor referida?

A

Quando a dor visceral é referida para a superfície do corpo, ela geralmente se localiza no segmento dermatômico de origem do órgão visceral no embrião (mesma origem embrionária), e não necessariamente no local atual do órgão visceral.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O que é a Síndrome de Brown-Sequárd?

A

Se a medula espinal é seccionada em apenas um dos lados, ocorre a Síndrome de Brown-Sequard, em que sensações transmitidas pela via colunar dorsal lemnisco medial são perdidas em todos os segmentos abaixo da lesão no mesmo lado em que ela ocorreu, como tato epcrítico, vibração, sensação de posição, etc. Já as sensações transmitidas pela via anterolateral são perdidas em todos os segmentos abaixo da lesão no lado oposto em que ela ocorreu.

Esse mecanismo está de acordo com o local em que essas vias realizam o cruzamento para trocar de lado: a via colunar dorsal cruza no bulbo e a via anterolateral cruza logo que adentra a medula.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Quais as funções e os componentes do sistema de analgesia do sistema nervoso?

A

Funções:
• Suprimir sinais aferentes nociceptivos
• Provocar diferenças na percepção da dor

Opióides: encefalina e serotonina

Componentes e opióides que produzem:
– Substância cinzenta periaquedutal (encefalina)
– Núcleo magno da rafe (encefalina)
– Núcleo reticular paragigantocelular (encefalina)
– Complexo inibitório da dor no corno dorsal da medula (serotonina e encefalina)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Quais são os opióides naturais do encéfalo e de quais moléculas eles derivam?

A

Opioides naturais
– Beta - endorfina (hipotálamo e hipófise)
– Met - encefalina (tronco e medula)
– Leu - encefalina (tronco e medula)
– Dinorfina (tronco e medula, em baixas quantidades)

Derivadas das seguintes moléculas
– Pro-opiomelanocortina (POMC)
– Proencefalina
– Prodinorfina

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly