Classificação dos Crimes Flashcards

1
Q

O que seria crime, segundo o conceito material?

A

Segundo este, crime é a conduta que ofende um bem juridicamente tutelado, merecedora de sanção penal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O que seria crime, segundo o conceito formal?

A

É a concepção do direito acerca do delito, constituindo a conduta proibida por lei, sob ameaça de aplicação de pena, numa visão legislativa do fenômeno.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O que seria crime, segundo o conceito analítico?

A

É a concepção da ciência do direito. Trata-se de uma conduta típica, ilícita e culpável.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quais as diferenças entre crime e contravenção penal?

A

Os crimes sujeitam seus autores a penas de reclusão ou detenção, enquanto as contravenções, no máximo, implicam em prisão simples. Além disso, aos crimes cominam-se penas privativas de liberdade, isolada, alternativa ou cumulativamente com a multa, enquanto as contravenções penais, admite-se a possibilidade de fixação unicamente da multa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Quem é o sujeito ativo do crime?

A

É a pessoa que pratica a conduta descrita no tipo penal. Há o elemento vontade, suscetível de configurar o dolo e a culpa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A pessoa jurídica pode ser considerada sujeito ativo de crime?

A

No Brasil, a jurisprudência tem caminhado no sentido do acolhimento da responsabilidade penal da pessoa jurídica, inclusive no STJ e STF. Há, inclusive, precedente do STF permitindo o processo-crime exclusivamente contra a pessoa jurídica, sem o concurso necessário com a pessoa física, executora material do delito.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Quem é o sujeito passivo do crime?

A

É o titular do bem jurídico protegido pelo tipo penal incriminador, que foi violado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Qual a diferença entre sujeito passivo formal e material?

A

O sujeito passivo formal é o titular do interesse de punir, é sempre o Estado. O sujeito passivo material é o titular do bem jurídico diretamente lesado pela conduta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Tem como o sujeito passivo e ativo serem a mesma pessoa? Justifique.

A

Não existe a possibilidade de o sujeito ativo e o passivo serem a mesma pessoa, uma vez que, para isso, seria necessário punir a autolesão, o que não ocorre no Brasil.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O que o objeto do crime?

A

É o bem jurídico que sofre as consequências da conduta criminosa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Qual a diferença ente objeto material e objeto jurídico? Dê um exemplo.

A

O objeto material é o bem, de natureza corpórea ou incorpórea, sobre o qual recai a conduta criminosa e um objeto jurídico é o interesse protegido pela norma penal. Um exemplo é um furto de um carro. O objeto material é o carro e o objeto jurídico é o patrimônio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Qual a diferença entre crime comum, próprio e de mão própria?

A

Os crimes comuns são aqueles que podem ser cometidos por qualquer pessoa. Os próprios exigem sujeito ativo especial ou qualificado, ou seja, somente podem ser praticados por determinada pessoa. Além disso, existem os crimes de mão própria, que são aqueles que exigem sujeito ativo qualificado e ele deve cometer pessoalmente a conduta típica, não admite coautoria.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Qual a diferença entre o crime instantâneo e o permanente?

A

O crime instantâneo é aquele que a consumação se dá com uma única conduta e não produzem um resultado prolongado no tempo. O crime permanente, por sua vez, se consuma com uma única conduta, embora a situação antijurídica gerada se prolongue no tempo até quando queira o agente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Qual a diferença entre o crime comissivo, omissivo e o comissivo por omissão?

A

os comissivos são cometidos por intermédio de uma ação. Os omissivos são cometidos através de uma abstenção. Existem, também, os comissivos por omissão que são restritos aos casos de quem tem o dever de impedir o resultado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Qual a diferença entre os crimes de atividade e os de resultado?

A

Os de atividade (formais ou de mera conduta) são aqueles que se contentam com a ação humana, havendo ou não resultado naturalístico. Os de resultado (materiais ou causais) são os que necessariamente precisam de resultado naturalístico. Sem sua ocorrência, o delito é apenas uma tentativa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Qual a diferença entre os crimes de dano e os de perigo?

A

Os de dano se consumam com a efetiva lesão a um bem jurídico tutelado. Os de perigo, por sua vez, para a consumação basta a mera probabilidade de haver um dano.

17
Q

Qual a diferença entre os crimes unissubjetivos e os plurissubjetivos?

A

Os crimes unissubjetivos podem ser praticados por uma pessoa só. Os plurissubjetivos somente podem ser cometidos por mais de uma pessoa.

18
Q

O que é um crime habitual?

A

É aquele que se consuma através da prática reiterada e continua de várias ações.

19
Q

Qual a diferença do crime habitual para o crime permanente?

A

A diferença para o crime permanente é que este se consuma em uma única conduta e o resultado se prolonga no tempo. O habitual exige a prática de várias condutas. Além disso, os crimes habituais não admitem tentativa.

20
Q

Qual a diferença entre os crimes unissubsistentes e os plurissubsistentes?

A

Os unissubsistentes a sua prática de dá através de um único ato. Os plurissubsistentes exigem vários atos.

21
Q

Qual a diferença do crime de forma livre para o de forma vinculada?

A

Os crimes de forma livre são aqueles que podem ser praticados de qualquer modo pelo agente. Os crimes de forma vinculada somente podem ser cometidos através de fórmulas expressamente previstas no tipo penal.

22
Q

O que é o crime qualificado pelo resultado? Qual a diferença dele para o crime preterdoloso?

A

Os crimes qualificados pelo resultado são aqueles que possuem um fato-base, definido e sancionado como crime, embora tenham, ainda, um evento que os qualifica, aumentando-lhes a pena, em razão da sua gravidade objetiva, bem como existindo entre eles um nexo de ordem física e subjetiva.
- O crime qualificado pelo resultado é gênero no qual há a espécie preterdolosa. O crime preterdoloso é aquele que apenas existe a possibilidade de haver dolo no antecedente e culpa no consequente. O qualificado pelo resultado pode se dar em outras configurações.

23
Q

O que é a tentativa branca ou incruenta?

A

É a que se desenvolve no contexto dos crimes contra a pessoa, não havendo derramamento de sangue, portanto, sem a ocorrência de lesões na vítima.

24
Q

O que é a tentativa perfeita (crime falho)?

A

É quando o agente faz de tudo o que pode para chegar à consumação do crime, mas não sobrevêm o resultado típico, pois é interrompido por obstáculo exterior a sua vontade.

25
Q

O que é a tentativa imperfeita?

A

É quando o agente, não conseguindo praticar tudo o que almejava para alcançar a consumação, é interrompido, de maneira inequívoca e indesejada, por causas estranhas a sua vontade.

26
Q

O que é a tentativa falha?

A

É a tentativa que se constitui com base em impedimento íntimo do agente, que acredita não poder prosseguir na execução, embora pudesse. O bloqueio para a continuação do crime vem da mente do próprio agente.

27
Q

Cite alguns tipos de crimes que não admitem tentativa?

A

Delitos culposos; crimes preterdolosos; crimes unissubsistentes; crimes omissivos próprios; delitos habituais próprios; contravenções penais; delitos condicionados; crimes de atentado; crimes permanentes na forma omissiva; crimes que punem somente o ato preparatório de outros; e, os crimes cujo tipo penal é formado por condutas extremamente abrangentes.