Clínica Médica 2017 Flashcards Preview

Hospital das Clínicas - Questões > Clínica Médica 2017 > Flashcards

Flashcards in Clínica Médica 2017 Deck (27)
Loading flashcards...
1
Q

Sobre rinossinusite aguda, marque a alternativa INCORRETA:

A

Descongestionantes aliviam os sintomas e estão indicados.
(Só em rinite alérgica aguda + rinossinusite aguda)

Corretas:
A) Coriza e congestação nasal são os sintomas mais importantes.
B) Cerca de 2% dos casos são causados por bactérias.
C) Soro fisiológico nasal, principalmente em grandes volumes melhoram os sintomas.
D) 70% dos casos causados por bactérias melhoram espontaneamente mesmo sem antibióticos em 2 semanas.

2
Q

Considerando o tratamento de rinossinusite crônica, qual das alternativas abaixo NÃO representa uma alternativa aceitável?

A

Antibióticos tópicos.

  • Inclui atb sistêmico em casos selecionados (ex: amoxi c/ clav), instilação nasal de SF, spray nasal de corticoide, omalizumabe (Ac monoclonal anti IgE) tb útil nos atópicos e com pólipos nasais.
3
Q

Com relação ao distúrbio ácido base abaixo marque a alternativa incorreta.
pH = 7,29; PCO₂ = 38 mmHg; PO₂ = 68 mmHg; Bicarbonato = 15 mEq/L; SaO₂ = 90%; Na = 145 mEq/L; Cl = 95 mEqL.

A

CO2 esperado = 33.

  • PCO2 esperado = [(HCO3 x 1,5) + 8] +/- 2 = 30,5 (intervalo esperado seria de 28,5 a 32,5).
  • PCO2 > PCO2 esperado = Acidose Mista (AM + AR)

*Anion gap = Na - (Cl + Bicarbonato) = 25
AG normal varia de 8 a 12 (banca considerou de 8 a 16)
*Causas de AM com AG elevado: acidose lática, CAD, jejum prolongado, insuf. renal, rabdomiólise, intoxicações (salicilatos, metanol, etilenoglicol).

4
Q

Considerando os novos conceitos de sepse, marque a alternativa INCORRETA:

A

Parâmetros avaliados pelo quickSOFA relacionados a mau prognóstico: escala de coma de Glasgow < 13; pressão arterial sistólica < 100 mmHg; e frequência respiratória < 22 irpm.

*Glasgow < 15, FR > 22.

A) Sepse, atualmente, é definida pela presença de uma infecção + escore SOFA “maior ou igual a” a 2.
B) Choque séptico é definido com a presença de sepse associada à necessidade de utilização de vasopressores para manter pressão arterial média acima de 65 mmHg + lactato sérico > 2 mmol/L (ou 18 mg/dl).
C) quickSOFA é uma ferramenta utilizada para detectar pacientes com maior risco de desfechos adversos.
D) Os parâmetros analisados pelo SOFA são: PaO2/FiO2; plaquetas; bilirrubina; pressão arterial; nível de consciência; e função renal.

5
Q

Considerando a alteração tomográfica abaixo (lesões modulares com áreas de hipotransparência arredondadas em seu interior, nódulos cavitados, sem bronquiectasia), qual das alternativas abaixo NÃO contempla um diagnóstico diferencial?

A

Bronquiectasia.

  • Tuberculose.
  • Abcesso pulmonar.
  • Neoplasia de Pulmão.
  • Vasculite Pulmonar.
6
Q

(BÔNUS)

TC tórax na Bronquiectasia?

A

Sinais do anel em sinete e do trilho de trem.

7
Q

Considerando a prova de função pulmonar abaixo, qual das doenças abaixo listadas não é compatível.
CVF = Capacidade Vital Forçada; VEF1 = Volume Expiratório Forçado no Primeiro Segundo; VR= Volume Residual; CPT = Capacidade Pulmonar Total.

A

DPOC.
*é critério obrigatório VEF1/CVF < 0,7 após prova BD.

*na espirometria dada pela questão há padrão eminentemente restritivo, c/ diminuição dos volumes estáticos pulmonares (pulmão “contraído”), e isso pode acontecer nas dçs parenquimatosas difusas, como neoplasia de pulmão (dç disseminada como uma carcinomatose pulmonar), fibrose pulmonar idiopática e sarcoidose; bem como condições extrínsecas como derrame pleural expansivo, bilateral.

8
Q

Considerando o transporte de gases na corrente sanguínea, marque a alternativa incorreta.

A

Cerca de 25% do CO2 é transportado dissolvido no plasma.

*Falso: do restante do CO2, 23% se associam a proteínas e apenas 7% viajam livres pelo plasma.

9
Q

Sobre o transporte de gases na corrente sanguínea:

A

A) O conteúdo arterial de oxigênio abrange o oxigênio dissolvido no plasma (cerca de 2-3%) e o oxigênio ligado à hemoglobina (cerca de 97-98%).
B) Saturação oxigênio exprime apenas porcetagem de oxigênio ligado a hemoglobina e não conteúdo (qtd no sg arterial, dp tanto da Hb qt da saturação de O2).
C) A maior parte do CO2 é transportado na forma de bicarbonato (cerca de 70%).
D) A anidrase carbônica é um catalisador que acelera em 13 mil vezes a conversão de CO2 + H2O em H2CO3.

10
Q

Correlacione achados da semiologia cardiovascular com laudos de ECG:

A
  • FA - Hipofonese de B1 (por variações no enchimento diastólico do VE - e consequente/ no VS ejetado por batimento);
  • BRE - Desdobramento de B2 na expiração em foco pulmonar (aumenta ret venoso ao VD, atrasa fechamento valva pulmonar, que assim passa a vir depois do componente A2: desdobramento paradoxal de B2);
  • Normal - Desdobramento de B2 na inspiração em foco pulmonar (fisiológico, mais audível no foco pulmonar);
  • também caberia à FA: Ritmo cardíaco irregular, com variações de fonese de primeira bulha.
11
Q

Homem, com quadro agudo de febre alta, mialgia, astenia, cefaléia e odinofagia por faringite não exudativa. Após 6h do início dos sintomas evoluiu com sonolência, confusão mental, vômitos, hipotensão arterial, taquicardia, taquipnéia e oligúria. Ao exame: palidez, extremidades frias, acrocianose, t de enchimento capilar aumentado, petéquias e equimoses, predominantes em dorso e regiões posteriores dos membros e presença de hemorragia exteriorizada pelas narinas e boca. Sobre o exame neurológico, assinale a alternativa incorreta:

A

A especificidade dos sinais Kernig e Brudzinski para meningite não ultrapassa 70%.

  • FALSO:
  • rigidez nuca: sensibilidade 30%, especificidade 70%
  • kernig e brudzinski: sensibilidade 5%, especificidade 90%

SD FEBRIL AGUDA com HD de Sd de purpura fulminans, cuja principal et é a meningococcemia (dç meningo invasiva).

12
Q

Homem, com quadro agudo de febre alta, mialgia, astenia, cefaleia e odinofagia por faringite não exsudativa. Após seis horas do início dos sintomas, evoluiu com sonolência, confusão mental, vômitos, hipotensão arterial, taquicardia, taquipneia e oligúria. Ao exame da pele: palidez, extremidades frias, acrocianose, tempo de enchimento capilar aumentado, petéquias e equimoses, predominantes em dorso e regiões posteriores dos membros, e presença de hemorragia exteriorizada pelas narinas e boca. Sobre a ressuscitação volêmica no caso, assinale a alternativa INCORRETA:

A

É indispensável monitorizar e guiar a terapêutica de suporte hemodinâmico com a pressão venosa central e a saturação venosa central em todos pacientes com choque séptico.

FALSO: a monitorização da PVC e da sat venosa central era recomendada nas manobras iniciais da sepse, porém estudos recentes mostraram que por si não fazem diferença no manejo desde que a reexpansão seja feita de forma agressiva e precoce seguindo as diretrizes simplificadas.

13
Q

Sepse/choque séptico na ausência de IC prévia, ressuscitação volêmica:

A
  • Se o lactato arterial inicialmente estiver elevado, deverá ser medido novamente em até seis horas da apresentação.
  • Administrar inicialmente cristaloides na dose de 30 ml/kg de peso corporal - bólus repetitivos de salina intravenosa (SF 0,9% ou RL), até que a PA e perfusão tecidual estejam satisfatórias (PAM > ou igual 65) ou até que desenvolva EAP.
  • As soluções contendo albumina podem ser utilizadas em substituição aos cristaloides, caso quantidades substanciais destas sejam necessárias.
  • Iniciar vasopressores se houver hipotensão não responsiva à ressuscitação volêmica inicial, com o objetivo de manter a pressão arterial média “maior ou igual a” 65 mmHg.
14
Q

Homem, quadro agudo de febre alta, mialgia, astenia, cefaléia e odinofagia por faringite não exudativa. Após 6h do início dos sintomas evoluiu com sonolência, confusão mental, vômitos, hipotensão arterial, taquicardia, taquipnéia e oligúria. Ao exame: palidez, extremidades frias, acrocianose, t de enchimento capilar aumentado, petéquias e equimoses, predominantes em dorso e regiões posteriores dos membros e presença de hemorragia exteriorizada pelas narinas e boca. Sobre o diagnóstico e tratamento específico do caso, assinale a alternativa incorreta:

A

Se concentração inibitória mínima (CIM) para Penicilina menor que 0,1 mcg/mL, a opçao terapêutica é manter Ceftriaxone, pois o tratamento com Penicilina Cristalina é ineficaz.

*FALSO: o atb de escolha é a penicilina G cristalina, introduzida após confirmar sensibilidade via cultura.
Início do tratamento empírico com ceftriaxone.

15
Q

Sepse de evolução fulminante + lesões purpúricas = meningococcemia.
Sobre Diagnóstico e Tratamento:

A

A) No exame do gram de sangue e líquor são esperados dilococos gram negativos (Neisseria meningitidis)
B) As sensibilidades esperadas das culturas de sangue e líquor são, respectivamente, 50-60% e 80-90% (ALTA SENSIB P/ LÍQUOR)
C) No líquor são achados típicos: [ ] glicose < 45mg/dL, [ ] proteínas > 500mg/dL e celularidade > 1000/microL, com predomínio de PMN.
D) Ceftriaxone 2g a cada 12 horas deve ser iniciado idealmente em até 30 minutos do reconhecimento do quadro; de forma empírica.

16
Q

Mulher, 36, há 2 meses humor deprimido + perda do prazer e do interesse em todas as suas atividades. Concomitante ao quadro, constata-se perda de 10% de seu peso habitual, anorexia, sonolência excessiva, fadiga, perda de energia, prostração, sensação de invalidez e culpa excessiva. Estes sintomas são diários e duram a maior parte do dia. Tem pensamentos recorrentes de morte e ideação suicida. Não consegue trabalhar e se isolou socialmente. Não usa nenhum tipo de substância. Exame clínico e avaliação complementar normais. De acordo com o caso clínico acima, responda a questão. De acordo com a quinta edição do manual de diagnóstico e estatística de desordens mentais da associação de psiquiatria americana, assinale a alternativa correta quanto ao diagnóstico da paciente:

A

Transtorno depressivo maior.

  • T. depressivo persistente ou distimia: envolve pacientes com > 2 anos de clínica.
  • depressão menor não existe no DSM5;
  • pânico: crise subita com sensação de morte iminente;
  • transt bipolar: só um evento maníaco (veste bem, fala muito, gasta muito, hipersexualidade etc);
17
Q

Sobre o tratamento de Transtorno depressivo maior, é INCORRETO:

A

A eletroconvulsoterapia se mostra como a modalidade terapêutica mais eficaz e com menores índices de recidiva.

FALSO: embora seja eficaz na >, a paciente em questão não possui indicação. é reservada para casos refratários a tratamento inicial (farmacoterapia + psicoterapia).
além disso os índices de recidiva da ECT são altos caso não haja manutenção com farmacoterapia e/ou sessões continuadas do método.

18
Q

Sobre o tratamento de Transtorno depressivo maior:

A

A) Iniciar o tratamento farnacológico em associação com psicoterapia, visto a gravidade do quadro.
B) Dar preferência aos fármacos da classe de inibidores da recaptação de serotonina-norepinefrina.
C) O tratamento deve ser consuzido preferencialmente por médico psiquiatra.
D) As modalidades específicas de psicoterapia do tipo cognitiva-comportamental e interpessoal são as mais escolhidas para o tratamento inicial.

19
Q

Enquanto se espera a pericardiocentese, qual deve ser o tratamento de suporte IMEDIATO num paciente com tamponamento cardíaco? Assinale a alternativa CORRETA:

A

Fluidos intravenosos.

p/ reversão do choque cardiogênico e aumento do retorno venoso

20
Q

Você está de plantão numa UTI e se depara com este traçado abaixo identificado no monitor cardíaco (FV). Logo após 1 min, o paciente se torna arresponsivo e SEM pulso central. Diante dessa situação clínica, qual a sua conduta?

A

O ritmo é “chocável”. Deve imediatamente cardioverter com 200 J (bifásico) e, em seguida, aplicar as compressões torácicas eficazes por 2 minutos ininterruptos, para depois, checar se houve a recuperação do pulso central.

(ANULADA: o termo cardioversão é reservado aos choques sincronizados c/ QRS e indicada para pacientes que tem taquiarritmias COM pulso)

21
Q

Tabagista de 59 anos, dor torácica retroesternal em aperto há 30 min. Sua esposa, por recomendação médica, administrou nitroglicerina sublingual e oxigênio por cateter nasal. A PA é de 115 x 70 mmHg, e sua FC de 90 bpm. Foi conduzido imediatamente ao PS. Na chegada, realizaram um ECG: normal. Qual dos seguintes é o passo mais adequado?

A

ÁCIDO ACETIL SALICÍLICO (antiagregação planetária).
- aumenta sobrevida no infarto e reduz a formação de trombo sob a placa ateroma.

*SCA ainda em vigência de dor torácica: MO(se sat<94)NAB(bbloq) + marc. necrose miocárdica.

22
Q

Mulher esportista, de 37 anos é diagnosticada com hipertensão estágio 1 e, após avaliação, não é notada nenhuma complicação. De acordo com o JNC8, qual dos seguintes agentes anti-hipertensivos é considerado agente de primeira linha para este paciente?

A

DIURÉTICOS TIAZÍDICOS.

*1a linha: tiazídicos, iECA, BRA, BCC.

23
Q

Homem 50 anos, hipertensão crônica, PA de 220 x 104 mmHg, assintomático e suspendeu suas medicações (enalapril e anlodipino) há 45 dias. Qual das seguintes é a melhor ação?

A

Reiniciar o inibidor da ECA e o bloqueador de canal de cálcio, e verificar a pressão arterial em 24 a 48 horas.

  • assintomático: não há necessidade de iniciar medicações parenterais de ação rápida
  • não devemos prescrever drogas de 2a linha, não reduzir a pressão com rapidez -> hipoperfusão cerebral -> AVEi.
24
Q

Qual dos seguintes achados é comumente visto na imagem do cérebro de pacientes com doença de Alzheimer?

A

Aumento dos ventrículos cerebrais e atrofia do tecido cerebral.

*DA ñ apresenta alterações patognomônicas na neuroimagem. RM e TC são normais na fase inicial.
Se alterado: atrofia CORTICAL (corpo do neurônio, córtex atrofia, cérebro atrofia) de predomínio posterior e hipocampo, com alargamento ventricular subjacente (sulcos e ventrículos cerebrais ⬆com o acúmulo de líquor).
*Apesar dos achados inespecíficos, é mandatório realizar exame de imagem na suspeita, no intuito de descartar outras possíveis causas de demência.

25
Q

Homem, 22 anos, queixa dor lombar persistente há 4 meses, + rigidez na região lombar, que piora com a inatividade. Relata dificuldade para sair da cama de manhã e necessidade de rolar de lado, tentando não flexionar ou girar a coluna vertebral para diminuir a dor. A radiografia de coluna lombossacra provavelmente irá evidenciar:

A

Sacroileíte com esclerose em torno das articulações sacroilíacas.

  • ESPONDILITE ANQUILOSANTE: entesite vertebral, que SEMPRE começa com sacroileíte e ascende progressivamente, originando os sindesmófitos que se fundem ligando as vértebras -> anquilose.
  • EA acomete tipicamente H jovens, com idade média 23a.
  • HLA-B27 está presente em 90% dos casos!
  • jovem, lombalgia persistente (>3m), insidioso, c/ características inflamatórias (rigidez matinal, aliviada pela atividade física e precipitada pelo frio e inatividade).
26
Q

Em relação às formas de transmissão de raiva humana assinale a alternativa que corresponde a acidente leve:

A

Lambedura de pele com lesões superficiais.

27
Q

Rosa vem para a consulta pois foi mordida por um cachorro e está preocupada com a possibilidade de transmissão da raiva, o ferimento é profundo, localizado em coxa esquerda e com necessidade de sutura. Assinale a aleternativa que, de acordo com o protocolo do ministério da Saúde, corresponde a conduta correta:

A

Não se recomenda a sutura dos ferimentos. Deve-se aproximar as bordas com pontos isolados, com infiltração do soro antirrábico, se indicado, uma hora antes da sutura.