Complicações Renais Flashcards

1
Q
A

O termo lesão renal aguda (LRA) é utilizado para descrever a rápida deterioração (horas-dias) da função renal, levando ao acúmulo de produtos do metabolismo, como a ureia e a creati- nina. A LRA perioperatória associa-se a elevada morbimorta- lidade e risco para doença renal crônica (DRC). A incidência e a prevalência dependem dos critérios adotados para o diagnóstico.A LRA ocorre em 2 a 18% dos pacientes internados e, em 22 a 57% dos pacientes admitidos em UTI. A LRA perioperatória é um fator maior para o desenvolvimento de sepse, anemia, coagulopatia e necessidade de ventilação mecânica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q
A

O débito urinário intraopeatório raramente responde à administração de fluidos, e tal parâmetro parece não ser relevante para o diagnóstico de LRA nesse período. A LRA pode ser causada por uma série de mecanismos, mas os dois principais são hipoperfusão e inflamação. Os rins são capazes de manter o fluxo sanguíneo renal (FSR) mesmo durante estados de hipoperfusão e queda da PAM; porém, se esse quadro de hipoperfusão não for corrigido em tempo, o FSR sofrerá redução devido à vasoconstrição das arteríolas eferentes e aferentes renais.A inflamação sistêmica potencializa a lesão.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q
A

A oligúria intraoperatória pode não indicar o estado renal nem prever o desenvolvimento de LRA. Estudos com hidrata- ção liberal têm demonstrado piores desfechos perioperatórios e, dessa forma, a recomendação tradicional de manutenção de um débito urinário de 0,5 mL⋅kg−1⋅h−1 deve ser reconsiderada. Os diuréticos não estão recomendados a menos que haja sobrecarga hídrica. Baixas doses de dopamina não têm benefício no tratamento da LRA, e esse vasopressor, quando comparado com a noradrenalina, apresenta maiores efeitos adversos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q
A

A necrose tubular aguda é a grande causa de insuficiência renal no pós-operatório e tem vários fatores de risco como transfusão maciça, hipotensão prolongada, pacientes idosos, grandes traumatismos, grandes cirurgias vasculares, icterícia obstrutiva, hemólise, sepsis e doença renal preexistente. A infusão de líquidos deve ser criteriosa, assim como o controle da pressão ve- nosa central. A hipercalemia é freqüente e pode determinar a necessidade de diálise.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

medidas importantes quando ocorre embolia gasosa:

A

INTERROMPER A ENTRADA DE AR (PRIMEIRA MEDIDA)
→ Notificar o cirurgião
→ Se cirurgia aberta: inundar e/ou forrar o campo cirúrgico
→ Se neurocirurgia: Compressão jugular + Cefalodeclive
→ Se pneumoperitôneo: Desinsuflar cavidade
TRATAR O AR INTRAVASCULAR
→ Aspirar cateter cardíaco direito
→ Descontinuar N2O
→ FiO2 a 100%
→ Pressores e inotrópicos conforme necessidade
→ Compressão torácica
Pense na embolia aérea como umaobstrução ao fluxo do ventrículo direito para o pulmão, podendo levar a um grave colapso hemodinâmico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly