Configuração Interna do Telencéfalo - Substância Branca Flashcards

1
Q

Descreva a Substância Branca e as Fibras que neste se encontram

A

Faz a separação do córtex e dos núcleos cinzentos, na forma de leque de fibras – coroa radiada de Reil. Divide-se em duas zonas: Região de Concentração (cápsula interna, externa e extrema, com os núcleos cinzentos centrais onde as fibras se juntam para atingir os andares inferiores) e a Região de Dispersão (centro oval de Vieussens, entre o córtex e os núcleos cinzentos centrais). Podemos ainda dividir as fibras quanto ao sistema funcional:
• Fibras Comissurais (interhemisféricas: corpo caloso, fórnix, comissura branca anterior e comissuras diencefálicas)
• Fibras de Associação (intra-hemisféricas, ligando várias regiões corticais, podem ser curtas ou longas)
• Fibras de Projeção (ligação entre o córtex, núcleos cinzentos centrais, centros subcorticais, podendo ser ascendentes/aferentes ou descendentes/eferentes)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais as Cápsulas da Substância Branca do Telencéfalo?

A

Cápsula Interna, Cápsula Externa e Cápsula Extrema

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Descreva a Cápsula Interna

A

Externamente encontramos o núcleo lenticular e internamente o núcleo caudado e tálamo (anterior e posterior, respetivamente) e internamente divide-se num braço anterior (que dá para o pedúnculo anterior do tálamo mais medialmente e ao lobo frontal), um joelho (corresponde ao ângulo entre este núcleo e o tálamo) e um braço posterior (entre este núcleo e o tálamo), num segmento retro-lenticular e noutro infra-lenticular (que se sobrepões à zona infra-opto-estriada) graças à sua relação com o núcleo lenticular. Os braços e joelho da cápsula são atravessados pelas fibras inter-estriadas que ligam o núcleo caudado ao núcleo lenticular. Esta é frequentemente atingida por distúrbios vasculares, tipicamente por ruturas das artérias que a irrigam, sobretudo em doentes com HTA. Uma pequena hemorragia pode provocar défices motores e sensitivos no lado contralateral muito disseminados.
FIBRAS NA TABELA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Descreva os Centros Semioval e Oval de Vieussens

A

Correspondente à região de dispersão com fibras dos 3 tipos funcionais, sendo que o centro semi-oval (ao nível da fenda interhemisférica) é superior ao oval.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Descreva os diversos tipos de Fibras da Coroa Radiada

A

Fibras de Projeção Ascendetes e Descendentes – encontramos o Feixe Geniculado (da base da AMP até ao joelho da cápsula interna) e o Feixe Cortico-Espinhal (origem superior ao geniculado para o braço posterior da cápsula interna).
Fibras Comissurais – atravessam o corpo caloso para os diferentes lobos, incluindo-se os fórceps minor e major e as fibras transversais.
Fibras de Associação – são inter-hemisféricas podendo ser curtas (intralobulares, aciformes ou em U ou próprias das circunvoluções) ou longas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Enumere (e descreva brevemente) as Fibras de Associação

A
  • Feixe Arqueado (polo frontal-occipital e temporal, passa pelo Rego de Sylvius lateralmente à ínsula, sendo subcortical, passa por cima do núcleo lenticular)
  • Feixe Longitudinal Inferior (polo occipital-tempora, lateral às radiações ópticas, atravessa a cápsula exxterna ou extrema, sendo mais profundo que o superior)
  • Feixe Unciforme (área de Broca-polo temporal, ferradura de cavalo e torno da origem do Rego de Sylvius)
  • Tapetum (polo frontal-occipital e temporal formam o teto e parede externa do corno posterior do ventrículo lateral e a parede externa do corno inferior do ventrículo lateral, entrecruzando as fibras transversais do corpo caloso)
  • Cingulum (sobre a circunvoloção do corpo caloso (lobos frontal e parietal-região parahipocâmpica e córtex temporal)
  • Feixe Occipitofrontal (superior) (lobo frontal-occipital e temporal, profundamente, relacionando-se com o bordo externo do núcleo caudado)
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Quais os 2 tipos de Fibras Comissurais?

A

Inter-Hemisféricas e Diencefálicas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Que fibras comissurais (IH) conhece?

A

Corpo Caloso, Fórnix, Comissura Branca Anterior

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Descreve o Corpo Caloso

A

Maior comissura cerebral, sendo esta uma lâmina grossa de substância branca que constitui uma “ponte telencefálica”, no fundo da fenda interhemisférica, superiormente ao diencéfalo. Apresenta um rostrum (bico), um joelho, corpo e um debrum (esplénio), sendo o joelho o primeiro a aparecer (embriologicamente falando). A sua face superior, convexa de anterior para posterior e achatada transversalmente está coberta pelo indisium cinzento, percorrido por cordões se substância branca, já a face inferior apresenta uma concavidade ântero-posterior estando entre os cornos frontais dos ventrículos laterais (é o seu teto) e a sua divisão na linha mediana corresponde ao septo pellucidum e posteriormente une-se ao bordo posterior do trígono. Anteriormente encontra-se o joelho que se prolonga póstero-inferiormente para formar o rostrum que está superiormente à comissura branca anterior e que se continua posteriormente com a extermidade superior da fita semicircular, posteriormente temos o esplénio, sendo este a zona mais espessa que forma o lábio superior da fenda de Bichat. Quanto às suas fibras podemos dividi-las nos fórceps minor e major (do joelho aos lobos frontais e do esplénio aos lobos occipitais respetivamente) e nas fibras transversais que passam pelo corpo conferindo-lhe o aspeto radiado, intersetando as fibras de associação e de projeção conforme se dirigem para o córtex.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Descreva o Fórnix

A

Lâmina Triangular de substância branca, inferior ao corpo caloso e sobre a parede superior do 3º vetnrículo, de base posterior, que constitui o sistema eferente do hipocampo que se dirige para os corpos mamilares. Une-se ao corpo caloso ao nível do esplénio pela face superior (que contribui para a delimitação das paredes internas dos ventrículos laterais). A face inferior relaciona-se com a tela coroideia do 3º ventrículo (parede superior). Os bordos laterais relacionam-se com os ventrículos laterais e a base, de onde emergem os pilares, é a extremidade em relação com o corpo caloso. Podemos dividi-lo em dois arcos de circunferência ântero-posteriores unidos superiormente, sendo que inferiormente se terminam (anteriormente) pelas Colunas do Fórnix (originam-se no seu vértice e vão ântero-inferiormente e depois posteriormente para contornar o tálamo e delimitar os buracos de Monro, terminando em trajeto descendente . Ao alcançar a comissura branca as fibras dividem-se em pré-comissurais – núcleos septais, córtex pré-frontal, hipotálamo anterior e área pré-óptica – e pós-comissurais – corpos mamilares) e pelos Pilares do Fórnix posteriormente (vão posterior, inferior e lateralmente para contornar o tálamo, terminando no hipocampo). Neste podemos distinguir as fibras intra-hemisféricas (hipocampo-corpo mamilar) e inter-hemisféricas (comissura do fórnix ou Lira d’Ammon, comunicação entre as formações hipocâmpicas).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Descreva a Comissura Branca Anterior

A

Comissura rinencefálica, liga os dois corpos amigdalinos, relacionando-se com a parede anterior do 3º ventrículo e cruza a face anterior das colunas do fórnix, para delimitar com estas a fossa triangular (vulva – na parede anterior do 3ºV, medial aos pilares e superior à CBA). Cruza a linha média intersetando a lâmina terminal e forma 2 conjuntos de fibras: Fibras Anteriores (que se curvam anteriormente para a substância perfurada anterior e o trato olfativo de cada lado) e as Fibras Posteriores (que se cruzam posteriormente para contornar a face inferior do núcleo lentiular, chegando aos lobos temporais)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Descreva as Comissuras Diencefálicas

A
  • Comissura Supra-Óptica Dorsal ou Inter-Estriada de Meynert (atravessa a linha média na parede ventral do tuber cinereum, unindo as duas regiões sublenticulares)
  • Comissura Subtalâmica Posterior, Foral (atravessa a linha média posteriormente aos corpos mamilares para unir as duas regiões subtalâmicas)
  • Feixes Transversais de tuber cinereum (na porção inferior do mesmo)
  • Comissura supra-óptica ventral e Gudden (une os dois corpos geniculados internos e possivelmente os colículos inferiores utilizando a face posterior do quiasma óptico + tratos ópticos, integrando o sistema auditivo)
  • Comissura Inter-Retiniana (está entre os 2 nervos ópticos, utilizando o quiasma óptico para ligar as duas retinas)
  • Comissura habenular (prega superior do recesso pineal, sobre o bordo posterior da tela coroideia do 3ºV para unir os núcleos habenulares, sendo local de cruzamento de fibras aferentes contralaterais da área pré-septal e integram a stria medularis)
  • Comissura epitalâmica/branca posterior (prega inferior do recesso pineal, na extremidade superior do aqueduto de Sylvius, constituido por fibras que unem os pulvinares entre si, os pulvinares com o colículo superior, corpo geniculado lateral e núcelos do III e IV PC contralaterais, o núcleo pré-tectal com o núcleo vegetativo contralateral e fibras do tegmentum mesencefálico que unem as substâncias nigras e os núcleos rubros)
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Descreva o Septo Pellucidum

A

É um septo mediano contituído por duas lâminas (que delimitam o ventrículo do septo – cavidade virtual) de substância branca e cinzenta, revestida por epêndima que vai da face inferior do corpo caloso até à superior do fórnix. É a barreira que separa os dois cornos anteriores dos ventrículos laterais, bem como as cabeças dos núcleos caudados. Tem núcleos colinérgicos (substância cinzenta) que estão ligados ao hipocampo (pelo fórnix) e participam na organização da memória. Assim as suas faces formam a parede interna do corno frontal do ventrículo lateral, o bordo superior (convexo) está unido ao corpo caloso e o ântero-inferior (também convexo) está na face superior do joelho e rostrum do mesmo, já o póstero-inferior une-se ao fórnix, com origem das suas colunas. Inferiormente apresenta um ângulo entre as colunas e o rostrum do corpo caloso e posteriormente outro determinado pela junção do corpo caloso com o corpo do fórnix

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Quais as Fibras que passam no Braço Anterior da Cápsula Lenticular?

A

Fibras Frontoponticas
Fibras Talamo-Corticais
Fibras Corticotalamicas
Fibras Caudato-putamenais

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Quais as Fibras que passam no Joelho da Cápsula Lenticular?

A

Fibras Corticobulbares

Fibras Corticorreticulobulbares

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Quais as Fibras que passam no Braço Posterior da Cápsula Lenticular?

A

Fibras Corticoespinhais
Fibras Cortico-rubro
Fibras Corticotalâmicas
Fibras Talamo-corticais

17
Q

Quais as Fibras da Região Sublenticular da Cápsula Interna?

A

Radiação Auditiva
Fibras Cortico-pônticas
Radiação Visual

18
Q

Quais as Fibras da Região Retrolenticular da Cápsula Interna?

A

Radiação Visual
Fibras Corticotetais
Fibras Corticonigrais
Fibras Corticotegmentais