Direito Constitucional Flashcards

(41 cards)

1
Q

Requisitos para aplicação da Teoria da Encampação do MS? (3)

A

I. Vínculo hierárquico entre a autoridade informante e a autoridade coatora;
II. Inexistência de modificação na competência para julgar;
III. Manifestação a respeito do mérito nas informações prestadas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Não cabe HC contra decisão de ministro do STF que decreta prisão preventiva.

A

Verdadeiro. Info 964 STF

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Fundamentos do Controle de Constitucionalidade (2):

A
  1. Supremacia Formal da Constituição;
  2. Rigidez Constitucional.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O que é inconstitucionalidade indireta? Tal instituo é aceito pelo STF?

A

A lei ou ato normativo primário é viciado em relação a outro ato primário, não sendo diretamente em face da Constituição. O STF não aceita a inconstitucionalidade indireta pois o parâmetro do controle de constitucionalidade deve ser sempre uma norma integrante do bloco de constitucionalidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

No que consiste a inconstitucionalidade útil?

A

Trata-se da edição de leis e atos normativos primários sabidamente inconstitucionais, acreditando-se na sua vigência durante a morosidade judicial e a posterior e eventual modulação dos efeitos em caso de futura declaração de inconstitucionalidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

V/F

Decisão que determina a apreensão de passaporte do devedor, enquanto modalidade de medida executiva atípica, pode ser impugnada por meio de habeas corpus.

A

Importante diferenciar:

Info 631 STJ: O acautelamento de passaporte é medida que limita a liberdade de locomoção, razão pela qual pode, no caso concreto, significar constrangimento ilegal e arbitrário, sendo o HC via processual adequada para essa análise. Isso vale não apenas para decisões criminais como também cíveis. (RHC 97.876-SP, J. 05/06/2018).

Info 631 STJ: A suspensão da CNH não configura ameaça ao direito de ir e vir do titular. Isso porque mesmo com a decretação da medida, o sujeito continua com a liberdade de ir e vir, para todo e qualquer lugar, desde que não o faça como condutor do veículo. Logo, não cabe habeas corpus contra decisão que determina a apreensão de CNH. (RHC 97.876-SP, j. 05/06/2018).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Poderes de investigação da CPIs? (5)

A
  1. Prisão em flagrante;
  2. Determinar diligências e perícias - solicitar ao juízo uma medida cautelar;
  3. Determinar a quebra de sigilo (por maioria absoluta):
    Fiscal
    Bancário
    De dados telefônicos
  4. Determinar a busca e apreensão de documentos (não domiciliar);
  5. Colher depoimentos.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Lei da ADI.

Art. 11 - Concedida a medida cautelar, o Supremo Tribunal Federal fará publicar em seção especial do Diário Oficial da União e do Diário da Justiça da União a parte dispositiva da decisão, no prazo de 10 (dez) dias, devendo solicitar as informações à autoridade da qual tiver emanado o ato, observando-se, no que couber, o procedimento estabelecido na Seção I deste Capítulo.

§ 1º - A medida cautelar, dotada de eficácia contra todos, será concedida com efeito ______ (ex nunc/ ex tunc), salvo se o Tribunal entender que deva conceder-lhe eficácia ______ (retroativa/prospectiva).

§ 2º - A concessão da medida cautelar torna aplicável a legislação anterior acaso existente, salvo expressa manifestação em sentido contrário.

A
  1. Ex nunc;
  2. Retrotiva.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

V/F.

A mutação constitucional está associada à plasticidade das normas constitucionais e permite a transformação do sentido e do alcance de normas da Constituição, com que se altere a redação do seu texto.

A

A mutação constitucional está associada à plasticidade das normas constitucionais e permite a transformação do sentido e do alcance de normas da Constituição, SEM que se altere a redação do seu texto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Princípios.

Quais as duas vertentes do princípio da proporcionalidade?

A

a) proibição do excesso: objetiva impedir a ingerência indevida do Estado na esfera individual, estando associada aos chamados direitos de defesa - caráter absenteísta (direitos fundamentais de 1º dimensão);

b) vedação da proteção deficiente: correlacionado aos direitos fundamentais de 2º dimensão - exigem uma prestação positiva do estado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Interpretação Constitucional.

Para a máxima concretização dos valores constitucionais em cada caso concreto, alude-se a uma interpretação jurídica ________________.

A

Aplicativa.

Método de interpretação aplicativa pode ser considerado sinônimo do método hermenêutico-concretizador, eis que ambos partem da norma (CF) para o concreto (problema), como explicado no enunciado da questão.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Interpretação.

Sempre que possível, deve o intérprete buscar a interpretação menos óbvia do enunciado normativo, fixando-a como norma, de modo a salvar a sua constitucionalidade. Trata-se do princípio de ______.

A

Interpretação conforme a Constituição.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Princípios.

De acordo com os princípios da ______ e da ______, as normas constitucionais devem ser entendidas como se aplicabilidade/exequibilidade imediata.

A

Supremacia da Constituição e da Força Normativa da Constituição

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Conceitos.

O fato de uma norma constitucional atribuir certo poder geral a um órgão pressupõe que ela haja atribuído outros poderes necessários à realização daquele.
Teoria referida?

A

Teoria dos Poderes Implícitos.

Ex.: MP/TC.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Interpretação.

V/F

Os magistrados devem buscar extrair a máxima eficácia das declarações internacionais, observando, internamente, o princípio hermenêutico básico da primazia da norma que se revelar mais favorável à pessoa humana.

A

Verdadeiro.

Esta foi a conclusão do Supremo Tribunal Federal no julgamento da inconstitucionalidade de prisão civil do depositário infiel, no RE 466.343.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Hermenêutica.

No campo da hermenêutica constitucional, a via de interpretação que orienta os intérpretes a buscar a maior concretude possível das normas constitucionais, sem lhes alterar o conteúdo, corresponde ao princípio da ______________.

A

Máxima efetividade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Representa a tentativa de superar o contraste rígido entre norma e fato, deslocando o problema para o debate sobre estática e dinâmica na teoria do Estado. Nessa teoria, a Constituição é uma realidade integrante.

O fragmento de texto apresentado diz respeito ao método interpretativo?

A

Científico-espiritual.

18
Q

A Emenda Constitucional nº 131, de 3 de outubro de 2023, dentre outras alterações, promoveu a supressão da hipótese de perda da nacionalidade brasileira em razão da aquisição voluntária de outra nacionalidade, bem como passou a permitir a figura do heimatlos, considerando a possibilidade de a pessoa brasileira requerer a perda da própria nacionalidade.

A

Falso.

A segunda parte é incorreta, haja vista que não é permitido a condição de apátrida (ou heimatlos) nos termos da parte final do inciso II, do parágrafo quarto do artigo 12 (acima destacado).

19
Q

Reclamação.

Não cabe reclamação quando já houver transitado em julgado o ato judicial que se alega tenha desrespeitado decisão do Supremo Tribunal Federal.

20
Q

O critério central de definição da competência da justiça federal para processos não criminais é de natureza material (ratione materiae).

A

Falso.

O STJ orienta-se no sentido de que a competência da Justiça Federal, prevista no art. 109, I, da CF, é fixada, em regra, em razão da pessoa (competência ratione personae), levando-se em conta não a natureza da lide, mas a identidade das partes na relação processual.” (STF, RE 737203/DF, Rel. Min. Cármen Lúcia, j. 25/3/13).

21
Q

Democracia é um sistema de governo no qual a vontade da maioria prevalece sobre os direitos das minorias.

A

Falso.

SISTEMA DE GOVERNO = SIGO O PRESIDENTE = PRESIDENCIALISMO
REGIME DE GOVERNO = REGO NA DEMOGRACIA = DEMOCRACIA
FORMA DE ESTADO = FÉ = FEDERAÇÃO
FORMA DE GOVERNO = FOGO NA REPÚBLICA = REPUBLICANO

22
Q

A concepção predominante acerca da natureza e dos efeitos da ação declaratória de constitucionalidade e da ação direta de inconstitucionalidade é a de que essas ações, em termos gerais, têm, uma em relação à outra, caráter dúplice e se equivalem.

23
Q

Conceitue poder constituinte difuso. Cite um exemplo.

A

Trata-se do do fenômeno da mutação constitucional, causado, entre outras razões, por mudança dos valores da sociedade, possibilitando novas interpretações do texto constitucional sem que ele seja alterado.

Portanto, são mudanças não formais que se operam no correr da história de uma CONSTITUIÇÃO, sem alterar o enunciado formal, sem mudar a letra do texto. Isso se dá por força da modificação das tradições, da adequação político-social, dos costumes, de alteração empírica e sociológica, pela interpretação e pelo ordenamento de estatutos que afetam a estrutura orgânica do Estado”.

O exemplo clássico de mutação no Direito Constitucional envolve a expressão “casa”, prevista no artigo 5º, inciso XI, da CF/88,

A referida expressão foi se ampliando para se adequar a realidade social, sem alterar o seu texto legal.

24
Q

Poder Judiciário.

Quais os tribunais do Poder Judiciário que não se submetem a regra do quinto constitucional?

A

Tribunais com o Terço Constitucional (1/3): APENAS o STJ;

Tribunais com NENHUM dos 2: STF; STM; TSE; TRE.

Tribunais com o Quinto Constitucional (1/5): TRF, TJ, TST, TRT;

25
Para José Afonso da Silva, os elementos da Constituição são divididos em cinco categorias: elementos orgânicos, limitativos, socioideológicos, de estabilização constitucional e formais de aplicabilidade. Conceitue sucintamente.
Elementos orgânicos: Regulam a estrutura e funcionamento do Estado e dos poderes, incluindo a organização e atribuições dos órgãos públicos. (Poderes, Estado, Tributação) Elementos limitativos: Estabelecem os direitos e garantias fundamentais, delimitando a atuação do Estado e garantindo a liberdade individual. (Direito fundamentais, exceto os D. sociais) Elementos socioideológicos: Refletem o compromisso da Constituição com o bem-estar social, incluindo direitos sociais e a promoção da igualdade. (Direitos Sociais, ordem social, financeira) Elementos de estabilização constitucional: Disposições que visam garantir a segurança e estabilidade da Constituição, como normas sobre emendas e processo de revisão. (EC, Controle, E. Sítio, E. de Defesa, Intervenção Federal) Elementos formais de aplicabilidade: Normas que regulam como a Constituição é aplicada, incluindo regras sobre eficácia e interpretação. (ADCT, Preâmbulo, art. 5º, §1º)
26
Direitos da Nacionalidade V/F O postulado da dupla tipicidade é um requisito essencial para que ocorra a extradição.
Verdadeiro. A "dupla tipicidade" significa que somente haverá extradição se a conduta atribuída ao extraditando revestir-se de tipicidade penal e for punida no Brasil quanto no Estado requerente (importa a conduta praticada e não a designação formal do tipo penal, que pode ser diversa nos dois Países)
27
Teoria da Constituição. Segundo essa regra de interpretação, as normas constitucionais devem ser vistas não como normas isoladas, mas como preceitos integrados em um sistema unitário de regras e princípios, que é instituído na e pela própria Constituição. Qual o princípio enunciado no texto?
O princípio da unidade da Constituição, segundo o qual a norma constitucional deve ser interpretada como um sistema unitário de regras e princípios, afastando-se aparentes antinomias.
28
As normas constitucionais de eficácia contida gozam de eficácia plena enquanto não houver restrição, podendo seus efeitos ser limitados apenas em 3 situações, aponte-as.
1) por meio do legislador infraconstitucional (art. 5º, XIII e art. 95, parágrafo único, IV); 2) por outras normas constitucionais (arts. 136 a 141: vigência de estado de sítio e estado de defesa); 3) através de conceitos jurídicos indeterminados, como bons costumes, utilidade pública etc. (art. 5º, XXIV e XXV).
29
As normas constitucionais de eficácia limitada produzem ao menos 3 efeitos no momento de sua entrada em vigor, aponte-os.
Mesmo as normas de eficácia limitada, possuem uma eficácia mínima, na medida em que: a) revogam a legislação infraconstitucional anterior que seja incompatível com a nova Constituição; (efeito negativo; efeito paralisante) b) impedem a edição de leis ou atos normativos contendo dispositivos contrários ao mandamento constitucional; (parâmetro de controle) c) estabelece um dever legislativo para os poderes constituídos. (efeito vinculativo) Possuem eficácia jurídica, são não autoaplicáveis, mediata, indireta e reduzida/diferida.
30
Apontes cada status relacionado aos conceito abaixo acerca da Teoria dos 4 Status de Jellinek: Indivíduo aparece como detentor de deveres perante o Estado; Indivíduo goza de liberdade contra ingerências dos Poderes Públicos; Indivíduo tem o direito de exigir que o Estado atue positivamente, realizando prestações a seu favor; Indivíduo possui competências para influenciar a formação da vontade do Estado.
1. Status passivo; 2. Status negativo; 3. Status positivo; 4. Status ativo.
31
De acordo com o STF, é inconstitucional lei estadual que autorize a utilização, pela polícia militar, de veículos apreendidos e não identificados quanto à procedência e à propriedade exclusivamente no trabalho de repressão penal, por infringir competência privativa da União para legislar sobre trânsito e direito processual penal.
Falso. ADI 3327-ES - É constitucional a lei estadual que autoriza a utilização, pela polícia militar ou pela polícia civil estadual, de veículos apreendidos e não identificados quanto à procedência e à propriedade, exclusivamente no trabalho de repressão penal.
32
Direito Fundamentais. V/F. Os direitos fundamentais de quarta geração, imanentes ao patrimônio genético do indivíduo e à evolução política, envolvendo democracia direta, informação e pluripartidarismo.
Verdadeiro. 1. PRIMEIRA GERAÇÃO OU DIMENSÃO Relacionada a direitos individuais civis e políticos ou negativos. Surge no contexto das Revoluções Liberais e burguesas. Superado o Estado Absolutista, objetiva-se impor ao Estado obrigações de não-fazer, veiculando direitos de liberdade aos cidadãos. Ex.: direito de propriedade, direito à vida, liberdade de pensamento etc. 2. SEGUNDA GERAÇÃO OU DIMENSÃO Relacionada a direitos sociais, econômicos e culturais ou também chamados de positivos. Supera-se o Estado liberal para adotar-se um modelo de Estado social, em que se requer uma atuação positiva do Estado, de modo a garantir os direitos sociais dos cidadãos. Ex.: direito à saúde, direito à educação etc. Trata-se de direitos pertencentes a grupos sociais. 3. TERCEIRA GERAÇÃO OU DIMENSÃO Surge no final do século XX e refere-se a direitos fundamentais difusos, isto é, de toda a coletividade, como, por exemplo, direito ao meio ambiente, à fraternidade e à solidariedade. Aqui já se trata do modelo de Estado Democrático de Direito. 4.QUARTA GERAÇÃO OU DIMENSÃO Norberto Bobbio fala em direitos fundamentais de quarta geração, imanentes ao patrimônio genético do indivíduo e à evolução política, envolvendo democracia direta, informação e pluripartidarismo. Bonavides, ao seu turno, fala em globalização política.
33
Interpretação. V/F Na interpretação conforme a Constituição há o reconhecimento da constitucionalidade por meio da interpretação realizada pelo órgão julgador.
Verdadeiro. 1. Há reconhecimento da constitucionalidade por meio da interpretação realizada pelo órgão julgador; 2. Aspecto positivo; 3. Não obedece à reserva do plenário
34
Interpretação. Aponte as 3 características principais da inconstitucionalidade sem redução de texto.
1. Há reconhecimento da inconstitucionalidade na aplicação de determinadas hipóteses; 2. Aspecto negativo; 3. Não obedece à reserva do plenário.
35
Hipóteses em que é dispensada a reserva de plenário (12 +1).
(a) Se o Tribunal já tiver decidido o tema; (b) Se o STF já tiver reconhecido a inconstitucionalidade; (c) Decisão pela constitucionalidade da norma (ADC); (d) Decisão de não recepção de norma; (e) Interpretação conforme a constituição; (f) Atos normativos de efeitos concretos; (g) Quando a decisão judicial estiver fundada em jurisprudência do Plenário do STF ou em Súmula deste Tribunal; (h) Decisão proferida em sede Cautelar; (i) Não se aplica aos juízes de 1º grau; (j) Não se aplica às turmas recursais; (l) Não se aplica ao próprio STF; (m) Não se aplica a decisões de juizados de pequenas causas e juizados especiais. Não afronta a SV n. 10 nem o art. 97 da CF/88 o ato da autoridade judiciária que deixa de aplicar a norma infraconstitucional por entender não haver subsunção aos fatos ou, ainda, que a incidência normativa seja resolvida mediante a sua mesma interpretação, sem potencial ofensa direta à Constituição.
36
Controle. V/F. Somente o Procurador-Geral da Justiça tem legitimidade para propor ação direta interventiva por inconstitucionalidade de Lei Municipal.
Verdadeiro. É o entendimento da Súmula 614 do STF.
37
Controle. V/F Ao julgar procedente uma ação direta de inconstitucionalidade, o STF poderá, por maioria de absoluta de seus membros, realizar a modulação dos efeitos da declaração de inconstitucionalidade.
Falso. Para fazer a modulação é necessário 2/3 do ministros (8), ou seja, para declarar uma norma inconstitucional é necessário apenas maioria absoluta, mas para modular é necessário 2/3 dos votos. É necessário também que esteja presente questão de segurança jurídica e que haja excepcional interesse social. A modulação poderá conceder efeito “ex nunc” ou efeito "ex tunc" (pro futuro; prospectivo). Ademais: Exige-se quórum de maioria absoluta (6) dos membros do STF para modular os efeitos de decisão proferida em julgamento de recurso extraordinário no caso em que não tenha havido declaração de inconstitucionalidade. Em suma: * Se o STF declarou a lei ou ato inconstitucional: 2/3 dos membros. * Se o STF não declarou a lei ou ato inconstitucional: maioria absoluta.
38
Controle. A norma dependente daquela declarada inconstitucional em processo anterior também estará eivada do vício da inconstitucionalidade, haja vista a relação de instrumentalidade existente entre elas. Teoria referida?
Teoria da inconstitucionalidade por reverberação normativa. Sinônimos: Inconstitucionalidade por arrastamento ou por atração; Inconstitucionalidade consequencial, consequente ou derivada, Inconstitucionalidade consequente de preceitos não impugnados.
39
Poder Legislativo. V/F A iniciativa popular de lei pode ser exercida tanto no que tange às leis complementares como às leis ordinárias.
Verdadeiro. Art. 61. A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou Comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da República e aos CIDADÃOS, na forma e nos casos previstos nesta Constituição.
40
Sistema constitucional de crises. V/F Diferentemente do que ocorre na decretação do estado de defesa, a decretação do estado de sítio pelo presidente da República depende de prévia e expressa autorização do Congresso Nacional.
Verdadeiro. Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: IX - decretar o estado de defesa e o estado de sítio; Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional: IV - aprovar o estado de defesa e a intervenção federal, autorizar o estado de sítio, ou suspender qualquer uma dessas medidas;
41
Teoria da Constituição. V/F A igualdade perante a lei, a periodicidade dos mandatos políticos e a responsabilidade dos mandatários são características do ______.
Princípio Republicano. - A igualdade perante a lei; - A periodicidade dos mandatos políticos; - A responsabilidade dos mandatários; - Eletividade; - Necessidade de prestação de contas pela administração pública.