Infrações À Ordem Econômica. Flashcards

1
Q

Considera-se dumping a introdução de um produto em mercado estrangeiro a preço superior a seu valor normal, se comparado a preço de produto similar praticado no país exportador.

A

falso.
considera-se prática de dumping a introdução de um produto no mercado doméstico brasileiro, inclusive sob as modalidades de drawback, a um preço de exportação inferior ao seu valor normal”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Os direitos compensatórios e os direitos antidumping serão cobrados independentemente de quaisquer obrigações de natureza tributária relativas à importação de produtos afetados.

A

certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A respeito das infrações contra a ordem econômica previstas na Lei n.º 12.529/2011 O rol das infrações previstas na lei é taxativo e sua tipificação pressupõe a valoração de seus efeitos e impactos na ordem econômica.

A

falso. exemplificativo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A conquista de mercado relevante de bens ou serviços que decorrer de maior eficiência de um agente econômico em relação aos seus concorrentes constituirá infração à ordem econômica.

A

falso.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O conceito de mercado relevante prescinde do elemento geográfico.

A

incorreta. Isto porque, no conceito de mercado relevante, incluem-se as noções de mercado do produto e mercado geográfico como elementos indispensáveis para a avaliação do poder de mercado e a existência de concorrência em determinado contexto econômico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Para o cálculo de multa nas infrações administrativas contra a ordem econômica previstas na lei em questão, é irrelevante o fato de ter ou não se consumado a infração.

A

falso.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Se um procedimento administrativo que tenha por fim julgar possíveis infrações da ordem econômica estiver paralisado e aguardando decisão há mais de três anos, será permitido o reconhecimento de ofício da prescrição intercorrente.

A

correta. A Lei Antitruste, em seu art. 46, §3º, reconhece a ocorrência da prescrição intercorrente, nos casos em que houver paralisação do processo por período superior a três anos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

De acordo com a Lei Antitruste, a posição dominante: é presumida sempre que uma empresa ou grupo de empresas for capaz de alterar unilateral ou coordenadamente as condições de mercado ou quando controlar 20% ou mais do mercado relevante.

A

certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

De acordo com a Lei Antitruste, quando da aplicação de penas a todo aquele que incorrer em prática de infração da ordem econômica, deverá ser levada em consideração, entre outros elementos, o grau de lesão à livre concorrência no caso concreto, sendo vedada a aplicação de qualquer penalidade por mero perigo de lesão.

A

incorreto.

Para o cálculo da dosimetria da penalidade, o art. 45 da Lei n.12.529/2011 estabelece, entre outras circunstâncias, que o grau de lesão, ou perigo de lesão, à livre concorrência, à economia nacional, aos consumidores, ou a terceiros deverão ser avaliados e considerados pela Autoridade Antitruste.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Segundo a Lei Antitruste, é de cinco anos o prazo prescricional para as ações punitivas movidas pela Administração Pública objetivando apurar infrações da ordem econômica, contados da data da prática do ilícito ou, no caso de infração permanente ou continuada, do dia em que tiver cessada a prática do ilícito. Tal prazo aplica-se para as ações penais públicas, nos casos em que o fato objeto da ação punitiva da administração também constituir crime.

A

falso. § 4º Quando o fato objeto da ação punitiva da administração também constituir crime, a prescrição reger-se-á pelo prazo previsto na lei penal.”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Empresa que arbitrariamente aumentar seus lucros, mesmo que não tenha concorrente no mercado, praticará infração contra a ordem econômica.

A

certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Para que se configure a infração de exercer de forma abusiva posição dominante, há que se provar o dolo na prática da conduta.

A

falso. Art. 36. Constituem infração da ordem econômica, independentemente de culpa

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Entre as competências da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, órgão do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC), inclui-se a de opinar, quando considerar pertinente, sobre proposições legislativas em tramitação no Congresso Nacional, nos aspectos referentes à promoção da concorrência.

A

correta. Trata-se de ato de competência da Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE), como preceitua o art. 19, inc. III da Lei Antitruste. Cabe, contudo, salientar que a SEAE foi extinta pelo Decreto nº 9.266/2018, que alterou parcialmente a estrutura do SBDC, sendo sucedida pela Secretaria de Promoção da Produtividade e Advocacia da Concorrência (SPPAC) e pela Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria (SAFEL).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Praticará infração da ordem econômica a empresa de serviços de comunicação por televisão que exigir do promotor de determinado evento a exclusividade para a divulgação de publicidade desse evento.

A

certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

A Lei de Proteção à Concorrência considera infração da ordem econômica quaisquer atos que impliquem as consequências econômicas que ela enumera, tratando-se, nesse caso, de hipótese de tipificação fechada.

A

falso. é rol exemplificativo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O CADE, autarquia federal vinculada ao Ministério da Justiça, é entidade judicante com jurisdição em todo o território nacional.

A

certo

17
Q

A aplicação da denominada “regra da razão” permite avaliar, em tese, se a conduta praticada implica ou não violação das normas concorrenciais, ou seja, se causa ou não dano a mercado relevante.

A

falso. Portanto, a preocupação não é se a conduta implica ou não violação às normas concorrenciais, mas, sim, se a infração em tese cometida teria efeitos positivos no mercado.

18
Q

Segundo importante precedente do STJ, a competência para julgar aquisições e fusões bancárias é do CADE, afastando do BCB a competência nessa matéria.

A

incorreta. O STJ já decidiu que não é da seara do CADE aprovar atos de concentração de instituições financeiras, os quais se submetem à alçada do BACEN (REsp 1.094.218/DF, Rel. Min. Eliana Calmon, j. 25/08/10).

19
Q

No caso de renúncia, morte, impedimento, falta ou perda de mandato do Presidente do Tribunal, assumirá o Conselheiro o mais idoso ou mais antigo no cargo, nessa ordem, até nova nomeação, restando suspensas as suas atribuições.

A

falso. Art. 6º, §3º “No caso de renúncia, morte, impedimento, falta ou perda de mandato do Presidente do Tribunal, assumirá o Conselheiro mais antigo no cargo ou o mais idoso, nessa ordem, até nova nomeação, sem prejuízo de suas atribuições”.

20
Q

Segundo a Lei Antitruste, compete ao Ministério Público Federal proceder à apuração da liquidez dos créditos do CADE e, eventualmente, inscrevê-los em dívida ativa para fins de cobrança administrativa ou judicial.

A

errado, pois trata-se de competência atribuída à Procuradoria Federal atuante junto ao CADE, e não ao membro do MPF

20
Q

De acordo com o que prevê a Lei n. 12.529/2011, o Tribunal Administrativo de Defesa Econômica tem como membros um Presidente e seis Conselheiros, sendo certo que as suas decisões comportam revisão pela Secretaria de Acompanhamento Econômico, órgão integrante do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC).

A

falso. suas decisões não comportam revisão no âmbito do Poder Executivo.

21
Q

a competência internacional do CADE quanto às condutas restritivas à livre concorrência orienta-se pela teoria dos efeitos.

A

certo. aplica-se esta Lei, sem prejuízo de convenções e tratados de que seja signatário o Brasil, às práticas cometidas no todo ou em parte no território nacional ou que nele produzam ou possam produzir efeitos”.