Ordem Constitucional Econômica Na Constituição Flashcards

1
Q

A intervenção do Estado no domínio econômico é regulada por princípios próprios e específicos da ordem econômica, motivo pelo qual independe da obediência aos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade.

A

INCORRETA. Os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade são entendidos como princípios constitucionais implícitos da Administração, devendo o Estado sempre se pautar nestes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O princípio da função social da propriedade é aplicado, inclusive, aos bens de produção.

A

CORRETA. O princípio da função social da propriedade é aplicado, inclusive, aos bens de produção, o que denota que se trata de um princípio geral da atividade econômica, nos termos do Art. 170, III, da Constituição Federal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Princípio da livre concorrência e princípio da livre iniciativa são conceitos coincidentes, entendidos como fundamento político garantidor da liberdade econômica.

A

INCORRETA. O princípio da livre concorrência e princípio da livre iniciativa não são conceitos coincidentes, podendo, inclusive, colidir.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, o constituinte optou por um sistema econômico fundado na livre-iniciativa, o que impede o Estado de intervir na economia, salvo em situações excepcionais, quando necessário aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo.

A

INCORRETA. intervir DIRETAMENTE na economia. Todavia, além da intervenção direta, temos a intervenção indireta do Estado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Com a edição da norma jurídica que instaurou o regime do SIMPLES Nacional, concretizou-se a diretriz do texto constitucional que institui a obrigatoriedade de tratamento favorecido para as microempresas e empresas de pequeno porte.

A

certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

É permitido à União celebrar contratos com empresas estatais ou privadas para realizar pesquisa e lavra dos minérios e minerais nucleares e seus derivados, observadas as condições estabelecidas em lei.

A

falso

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

As sociedades de economia mista e as empresas públicas prestadoras de serviço público e as que exploram atividade econômica em sentido estrito estão sujeitas ao regime jurídico próprio das empresas privadas.

A

INCORRETA.

As empresas públicas prestadoras de serviço público não estão sujeitas ao regime jurídico próprio das empresas privadas, mas sim, ao regime jurídico público.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

É vedada a concessão de privilégios fiscais que não sejam extensivos às empresas do setor privado a sociedade de economia mista ou empresa pública que prestem serviço ou explorem atividade econômica.

A

INCORRETA.

É vedada a concessão de privilégios fiscais que não sejam extensivos às empresas do setor privado a sociedade de economia mista ou empresa pública que explorem atividade econômica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O Estado, como agente normativo e regulador da atividade econômica, exercerá, na forma da lei, as funções de fiscalização, incentivo e planejamento, sendo este determinante e impositivo para os setores público e privado.

A

falso. Como agente normativo e regulador da atividade econômica, o Estado exercerá, na forma da lei, as funções de fiscalização, incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor público e indicativo para o setor privado

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

A pesquisa e a lavra de recursos minerais exigem autorização ou concessão da União, todavia a transferência dessas atividades a terceiros, desde que seja parcial, independerá de anuência do poder concedente.

A

falso. “A autorização de pesquisa será sempre por prazo determinado, e as autorizações e concessões previstas neste artigo não poderão ser cedidas ou transferidas, total ou parcialmente, sem prévia anuência do poder concedente”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

A exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, sendo que as empresas públicas e as sociedades de economia mista não poderão gozar de privilégios fiscais não extensivos às do setor privado.

A

certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

É necessária a prévia autorização do órgão público competente para o desenvolvimento de atividade econômica no país.

A

falso. É assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Subjetivamente, a ordem econômica é um conjunto de normas amplas que estabelecem um dever-ser das relações econômicas.

A

falso. “o direito econômico como sendo o conjunto
normativo que rege as medidas de política econômica concebidas pelo Estado, para disciplinar
o uso racional dos fatores de produção, com o fito de regular a ordem econômica interna e
externa. “

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O Estado brasileiro pode exercer função fiscalizadora, incentivadora e até mesmo planejadora da atividade econômica.

A

certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O Estado intervencionista econômico busca garantir que sejam efetivadas políticas sociais e assistencialistas na sociedade, com vistas ao bem-estar social.

A

INCORRETA.

O Estado intervencionista econômico busca garantir e impulsionar o desenvolvimento econômico. A alternativa define o Estado intervencionista social.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

A ordem econômica é fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, e tem por finalidade assegurar a todos existência digna.

A

certo

16
Q

são princípios da ordem econômica a propriedade privada e a defesa do consumidor.

A

certo

17
Q

Ofende o princípio da livre concorrência lei municipal que impede a instalação de estabelecimentos comerciais do mesmo ramo em determinada área.

A

certo

18
Q

Não obstante constituam monopólio da União a pesquisa e a lavra das jazidas de petróleo e gás natural, é lícita a contratação de empresas privadas para a realização dessas atividades.

A

certo

19
Q

De acordo com o Supremo Tribunal Federal, implica violação ao princípio da livre-concorrência a atuação em regime de privilégio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos na prestação dos serviços que lhe incumbem.

A

INCORRETA.
De acordo com a ADPF 46, “O serviço postal - conjunto de atividades que torna possível o envio de correspondência, ou objeto postal, de um remetente para endereço final e determinado - não consubstancia atividade econômica em sentido estrito. Serviço postal é serviço público”. Portanto, o serviço postal não é atividade econômica, mas sim, serviço público.

20
Q

Tendo em vista o elevado potencial para geração de emprego e de renda para o país, a Constituição Federal conferiu tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras, independentemente do local em que tenham sua sede e sua administração.

A

falso. tem que ter sede no pais e criada sobre as leis brasileiras.

21
Q

A livre-iniciativa, erigida a condição de fundamento da República Federativa do Brasil, permite que qualquer pessoa exerça livremente qualquer atividade econômica, dependendo, em qualquer hipótese, de prévia autorização de órgãos públicos.

A

INCORRETA.

Não se coaduna com o teor do Art. 170, parágrafo único, da Constituição Federal, o qual estabelece que: “É assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei”.

22
Q

A lei poderá conceder proteção e benefícios temporários a empresas brasileiras de capital nacional, adequadas ao desenvolvimento do país.

A

falso. o artigo foi revogado

23
Q

A exploração direta de atividade econômica pelo Estado há de ser limitada.

A

certo. “Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei”.

24
Q

O tratamento favorecido para as empresas brasileiras de capital nacional de pequeno porte constitui um dos princípios da atividade econômica.

A

falso. “tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País”.

25
Q

Não ofende o princípio da livre concorrência lei municipal que impede a instalação de estabelecimentos comerciais do mesmo ramo em determinada área.

A

falso. ofende sim

26
Q

As normas e os tratados internacionais limitadores da responsabilidade das transportadoras aéreas de passageiros, especialmente as Convenções de Varsóvia e Montreal, têm prevalência em relação ao Código de Defesa do Consumidor.

A

certo

27
Q

No caso específico de contrato de transporte internacional aéreo, com base no art. 178 da Constituição Federal de 1988, prevalece a Convenção de Varsóvia, que determina prazo prescricional de cinco anos.

A

falso. prazo de 2 anos

28
Q

Lei complementar estabelecerá as diretrizes e bases do planejamento do desenvolvimento nacional equilibrado, o qual incorporará e compatibilizará os planos nacionais e regionais de desenvolvimento.

A

falso. lei ordinária

29
Q

De acordo com o Supremo Tribunal Federal, o transporte coletivo de passageiros consubstancia serviço público e a prestação desses serviços pelo setor privado dá-se em regime de concessão ou permissão.

A

certo