Instrução Probatória Flashcards

1
Q

A produção antecipada de prova previne a competência?

A

 STJ 263: Sem Prevenção – a produção antecipada de provas, por si só, não previne a competência para a ação principal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais tipos de prova podem ser produzidos antecipadamente?

A

o Qualquer Prova – os interessados poderão requerer a produção de qualquer prova no mesmo procedimento, desde que relacionada ao mesmo fato, salvo se a sua produção conjunta acarretar excessiva demora.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Pode haver dispensa de perícia?

A

o Dispensa da Perícia - o juiz poderá dispensar prova pericial quando as partes, na inicial e na contestação, apresentarem, sobre as questões de fato, pareceres técnicos ou documentos elucidativos que considerar suficientes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Que regras de experiência o juiz pode aplicar?

A

o Experiência Comum – o juiz aplicará as regras de experiência comum subministradas pela observação do que ordinariamente acontece e, ainda, as regras de experiência técnica, ressalvado, quanto a estas, o exame pericial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Se um advogado ou DP requerer provas e não comparecer à AIJ, pode o juiz dispensá-las? E se o MP o fizer?

A

 Dispensa das Provas - o juiz poderá dispensar a produção das provas requeridas pela parte cujo advogado ou DP não tenha comparecido à audiência, aplicando-se a mesma regra ao MP.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Alguma prova pode suprir o IPUB?

A

o Instrumento Público – quando a lei exigir IPUB como da substância do ato, nenhuma outra prova, por mais especial que seja pode suprir-lhe a falta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Quando é inválida a distribuição convencional de ônus da prova entre as partes?

A

o Inversão Convencional do Ônus – a distribuição diversa do ônus da prova também pode ocorrer por convenção das partes, salvo quando:
 Indisponível – recair sobre direito indisponível da parte;
 Dificuldade – tornar excessivamente difícil a uma parte o exercício do direito (probatio diabolica).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Pode o ônus da prova recair sobre um 3o?

A

o Ônus da Prova a Terceiro – incumbe ao 3º informa ao juiz os fatos e as circunstâncias de que tenha conhecimento, bem como exibir coisa ou documento que esteja em seu poder.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O que podem as partes provar com testemunhas quanto aos contratos?

A

o Contratos – é lícito à parte provar com testemunhas:
 Simulações – nos contratos simulados, a divergência entre a vontade real e a vontade declarada;
 Contratos em Geral – nestes, os vícios de consentimento;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O depoimento pessoal pode ser delegado a 3o?

A

o Delegabilidade x Indelegabilidade – há divergência doutrinária, entendendo alguns ser possível a delegação a procurador com poderes especiais (visto que podem ser dados poderes para confessar), enquanto outros o entendem ato personalíssimo e indelegável

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Pode o juiz determinar prova de ofício em caso de menor impúbere?

A

 STJ: Menor Impúbere – ora, diante da incerteza da paternidade investigada, o referido exame é imprescindível para a apuração da verdade real, podendo o julgador determinar, de ofício, a sua realização, conforme preceitua o CPC 130, desde que não afete a sua imparcialidade (RESP 241886).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Pode o juiz determinar, de ofício, a realização de nova perícia?

A

o Nova Perícia – o juiz determinará, de ofício ou a requerimento da parte, a realização de nova perícia quando a matéria não estiver suficientemente esclarecida.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O juiz pode determinar a inspeção judicial de ofício?

A

o Ofício – o juiz, de ofício ou a requerimento da parte, pode, em qualquer fase do processo, inspecionar pessoas ou coisas, a fim de se esclarecer sobre fato que interesse à decisão da causa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Qual o prazo para depositar o rol de testemunhas?

A

o Testemunhas – caso tenha sido determinada a produção de prova testemunhal, o juiz fixará prazo comum não superior a 15 dias para que as partes apresentem rol de testemunhas (da audiência de saneamento).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Para a produção antecipada de provas, deve-se provar o perigo?

A

• Admissão – a produção antecipada da prova será admitida nos casos em que:
o Receio de Impossibilidade – haja fundado receio de que venha a tornar-se impossível ou muito difícil a verificação de certos fatos na pendência da ação.
o Autocomposição – a prova a ser produzida seja suscetível de viabilizar a autocomposição ou outro meio adequado de solução de conflito;
o Justificar ou Evitar – o prévio conhecimento dos fatos possa justificar ou evitar o ajuizamento da ação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

A produção antecipada de prova pode ter caráter contencioso?

A

o Citação – o juiz determinará, de ofício ou a requerimento da parte, a citação de interessados na produção da prova ou no fato a ser provado, salvo se inexistente caráter contencioso.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

A parte pode ter que prestar depoimento pessoal em outra comarca?

A

o STJ: Outra Comarca Não – a parte, ao ser intimada a prestar seu depoimento, não está obrigada a comparecer à comarca diversa da que reside, podendo ser ouvida de outras formas (precatória ou rogatória) (RESP 161438).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

A antecipação de prova se sujeita ao prazo trintídio?

A

• STJ: Sem Prazo – a doutrina e a jurisprudência pátrias têm se posicionado que o prazo extintivo (das cautelares) não seria aplicável à produção antecipada de provas, tendo em vista a sua finalidade apenas de produção e resguardo da prova, não gerando, em tese, quaisquer restrições aos direitos da parte contrária (RESP 641665).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

Cabe multa cominatória na ação de exibição de documentos?

A

• STJ 372: Sem Multa – na ação de exibição de documentos, não cabe a aplicação de multa cominatória.

20
Q

O que é necessário para a ação de exibição de documentos bancários?

A

• STJ: Exibição de Documentos Bancários – de acordo com o decidido no RESP 1349453, a propositura de ação cautelar de exibição de documentos bancários (cópias e 2ª via de documentos) é cabível como medida preparatória a fim de instruir a ação principal, bastando a demonstração da existência de relação jurídica entre as partes, a comprovação de prévio pedido à instituição financeira não atendido em prazo razoável, e o pagamento do custo do serviço conforme previsão contratual e normatização da autoridade monetária (RESP 1413005).

21
Q

Direito estadual precisa ser provado?

A

o Prova do Direito – parte que alegar direito municipal, estadual, estrangeiro ou consuetudinário provar-lhe-á o teor e a vigência, se assim determinar o juiz.

22
Q

Cabe defesa em antecipação de prova? E recurso?

A

o Sem Defesa – neste procedimento, não se admitirá defesa ou recurso, salvo contra decisão que indeferir totalmente a produção da prova pleiteada pelo requerente originário.

23
Q

Qual o prazo para arguir a falsidade?

A

• Arguição de Falsidade Documental – a falsidade deve ser suscitada na contestação, na réplica ou no prazo de 15 dias, contado a partir da intimação da juntada do documento aos autos.

24
Q

É preciso que o perito assine compromisso?

A

 Cumprimento do Ofício – o perito cumprirá escrupulosamente o encargo que lhe foi cometido, independentemente de termo de compromisso.

25
Q

É possível substituir testemunha?

A

o Substituição – depois de apresentado o rol, a parte só pode substituir a testemunha que falecer, ou, por enfermidade, não estiver em condições de dispor, ou que, tendo mudado de residência ou local de trabalho, não for encontrada.

26
Q

O que é a teoria dinâmica da prova? O que é a teoria das normas?

A

o Teoria Dinâmica da Prova – consiste em retirar o peso da carga da prova de quem se encontra em evidente debilidade de suportá-lo, impondo-o sobre quem se encontra em melhores condições de produzir a prova essencial, como no CDC.
o Teoria das Normas – a Normentheorie, de Rosenberg, foi adotada pelo CPC, distribuindo o ônus da prova de maneira fixa e de acordo com a natureza das alegações de fato a provar.

27
Q

O juiz pode redistribuir o ônus da prova?

A

• Distribuição Diversa pelo Juiz – nos casos previstos em lei ou diante de peculiaridades da causa relacionadas à impossibilidade ou à excessiva dificuldade de cumprir o encargo nos termos do caput ou à maior facilidade de obtenção da prova do fato contrário, poderá o juiz atribuir o ônus da prova de modo diverso, desde que o faça por decisão fundamentada, caso em que deverá dar à parte a oportunidade de se desincumbir do ônus que lhe foi atribuído.

28
Q

O que é uma inversão de ônus ope legis e ope judices?

A

o Inversão Legal “Ope Legis” – aquela que decorre de uma presunção, bem como nas máximas de experiência, subministradas pela observação do que ordinariamente acontece.
o Inversão Judicial “Ope Judices” – quando a lei permite que o juiz, ao proferir o julgamento, altere as regras legais de distribuição (como no CDC).

29
Q

Punia-se a prova ilícita no passado?

A

 Plano Histórico – antes se punia materialmente a violação, mas não havia sanção processual (teoria do male captum, bene retentum);

30
Q

Quando o 3o pode escusar-se de exibir um documento?

A

 Família – concernente a negócios da própria vida da família;
 Honra – sua apresentação puder violar dever de honra;
 Desonra ou Ação Penal – sua publicidade redundar em desonra à parte ou ao 3º, bem como a seus parentes consanguíneos ou afins até o 3º grau, ou lhes representar perigo de ação penal.
 Sigilo Profissional – sua exibição acarretar a divulgação de fatos a cujo respeito, por estado ou profissão, devam guardar segredo;
 Motivos Graves – subsistirem outros motivos graves que, segundo o prudente arbítrio do juiz, justifiquem a recusa da exibição.
 Lei – houver disposição legal que justifique a recusa da exibição.

31
Q

O que é a prova técnica simplificada?

A

o Conceito – a prova técnica simplificada consistirá apenas na inquirição de especialista, pelo juiz, sobre ponto controvertido da causa que demande especial conhecimento científico ou técnico.

32
Q

O que é perícia informal?

A

• Perícia Informal – se a natureza do fato o permitir, perícia pode ser a mera inquirição pelo juiz do perito e dos assistentes, na AIJ, a respeito de coisas que houverem informalmente examinado ou avaliado.

33
Q

Qual o limite de testemunhas?

A

o Limite – 10 testemunhas no total, e até 3 para cada fato relevante (para cada parte).

34
Q

Quando parentes das partes podem ser ouvidos como testemunhas?

A

 Exceção – salvo se o exigir o interesse público, ou, tratando-se de causa relativa ao estado da pessoa, não se puder obter de outro modo a prova.

35
Q

O que acontece se o juiz for arrolado como testemunha?

A

 Impedimento – declarar-se-á impedido, se tiver conhecimento de fatos que possam influir na decisão, caso em que será vedado à parte que o incluiu no rol desistir de seu depoimento;
 Exclusão – se nada souber, mandará excluir o seu nome.

36
Q

A confissão pode ser feita por procurador?

A

o NCPC: Confissão por Procuração – a confissão espontânea pode ser feita pela própria parte ou por representante com poder especial.

37
Q

A confissão prejudica litisconsortes?

A

o Litisconsórcio – a confissão judicial faz prova contra o confitente, mas não prejudica os litisconsortes;

38
Q

Quem tem legitimidade para a ação de anulação de confissão?

A

 Legitimidade e Sucessão – a legitimidade para ação de anulação da confissão, por erro de fato ou coação, é exclusiva do confitente e pode ser transferida a seus herdeiros se ele falecer após a propositura.

39
Q

O juiz se pronuncia sobre o fato na antecipação de prova?

A

o Sem Pronúncias do Juiz – não se pronunciará sobre a ocorrência ou inocorrência do fato, nem sobre as respectivas consequências jurídicas.

40
Q

Que tipo de prova pode ser antecipada?

A

o Qualquer Prova – os interessados poderão requerer a produção de qualquer prova no mesmo procedimento, desde que relacionada ao mesmo fato, salvo se a sua produção conjunta acarretar excessiva demora.

41
Q

A AIJ é obrigatória?

A

Não, é designada só se necessário

42
Q

Que consequência para o perito pode ter a perícia inconclusiva?

A

o Perícia Inconclusiva – quando a perícia for inconclusiva ou deficiente, o juiz poderá reduzir a remuneração inicialmente arbitrada.

43
Q

Qual o critério para determinar a prova técnica simplicficada?

A

• Prova Técnica Simplificada – de ofício ou a requerimento das partes, o juiz poderá, em substituição à perícia, determinar a produção de prova técnica simplificada, quando o ponto controvertido for de menor complexidade.

44
Q

Condenado por falso testemunho é suspeito para testemunhar?

A

 Condenados por Falso Testemunho Não Mais – os condenados por falso testemunho não mais são considerados suspeitos, por tal ser uma pena perpétua. Após sua reabilitação, nada impede que seja ouvido.

45
Q

Pode haver alteração da ordem em que as testemunhas são ouvidas?

A

o Alteração da Ordem – o juiz poderá alterar a ordem estabelecida no caput se as partes

46
Q

A testemunha que, depondo, pode sofrer graves danos está dispensada de comparecer?

A

Ela está obrigada a comparecer, mas, comparecendo, pode requerer a dispensa de seu testemunho.