LI1 Flashcards
(128 cards)
Para o material de embalagem primária, deverá haver dependência própria e exclusiva, podendo ou não ficar junto ao prédio industrial.
CERTO
O exame dos ovidutos e ovários das poedeiras é realizado na Linha A.
LINHA B
A inspeção post mortem é efetuada coletivamente durante o abate, através de exame visual macroscópico de carcaças e vísceras e, conforme o caso, palpação e cortes.
INDIVIDUALMENTE E NÃO COLETIVAMENTE.
Os pulmões serão, preferencialmente, retirados, através do sistema de vácuo ou mecânico, preconizando-se a instalação de sistema de higienização dos instrumentos utilizados.
OBRIGATORIAMENTE.
Para evitar o abate de aves com repleção do trato gastrointestinal, as aves que chegarem ao abate deverão cumprir a suspensão da alimentação por um período mínimo de 12 horas.
PERÍODO MÍNIMO DE 6-8 HORAS!!!
No setor de elaboração, o enfoque deve ser dirigido aos riscos de contaminações cruzadas entre matérias-primas e ingredientes destinados a elaboração de produtos com semelhante microbiota.
Diferente microbiota.
A operação de sangria será efetuada com as aves contidas pelas asas, em ganchos de material inoxidável, apoiados em trilhagem aérea manual.
De forma alguma pelas asas e sim pelos PÉS! Em trilhagem aérea MECANIZADA.
No método de gotejamento, devem ser mantidas as aves em uma temperatura de –12ºC até o momento da análise
CERTO
A operação de acondicionamento em embalagem secundária dos cortes e ou partes, deverá ser realizada em local específico e independente de outras seçõES
CERTO
Não se devem cultivar, produzir, nem extrair alimentos ou crias de animais destinados à alimentação animal, em áreas onde a água utilizada nos diversos processos produtivos possa constituir, por intermédio dos alimentos, risco para saúde do consumidor.
Alimentação HUMANA, e não animal.
Uma vez ao turno, as embalagens ou recipientes deverão ser inspecionados imediatamente antes do uso, com o objetivo de que se assegure o seu bom estado e, se necessário, limpos e/ou desinfetados; quando lavados, deverão ser bem enxutos antes do envase.
SEMPRE QUE POSSÍVEL!
Em relação à embalagem, a cabeça e os pés devem ser embalados individualmente.
Os miúdos e/ou partes de carcaças, quer sejam ou não comercializados no das mesmas, receberão embalagem própria, sendo, obrigatoriamente, a cabeça e pés embalados individualmente”.
PORTARIA 368/97
Pessoas portadoras de feridas infectadas, infecções cutâneas, doença de chagas, diarreia, brucelose ou tuberculose não poderão trabalhar, sob nenhum pretexto, em qualquer área de manipulação de alimentos.
CUIDADO! O BPF não cita BRUCELOSE OU TUBERCULOSE!
PORTARIA 368/97
Os procedimentos necessários para obtenção de alimentos inócuos e saudáveis e sãos é a correta definição de Boas Práticas de Elaboração.
CERTO
PORTARIA 368/97
Nas áreas de manipulação de alimentos, as portas deverão ser de material não absorvente e de fácil limpeza. As escadas, montacargas e estruturas auxiliares, como plataformas, escadas de mão e rampas deverão estar localizadas e construídas de forma a não causarem contaminação.
CERTO
PORTARIA 368/97
Todos os estabelecimentos deverão dispor de vestuários, sanitários e banheiros adequados, convenientemente situados, bem iluminados e ventilados, e deverão ter comunicação direta com as áreas onde os alimentos são manipulados para que o pessoal tenha que passar junto a elas quando retornar.
NÃO DEVERÃO TER COMUNICAÇÃO DIRETA!
PORTARIA 368/97
Visitantes são todas as pessoas que visitam o estabelecimento produtor de alimentos, como escolas, faculdades ou consultores.
consideram-se como visitantes todas as pessoas não pertencentes às áreas ou setores onde se manipulem alimentos
PORTARIA 368/97
As salas obrigatoriamente deverão estar isentas de vapor, poeira, fumaça e acumulo de água
NA MEDIDA DO POSSÍVEL as salas deverão estar isentas de vapor.
PORTARIA 368/97
O estabelecimento poderá receber matéria-prima ou ingrediente que contenha parasitas, micro-organismo ou substâncias tóxicas, decompostas ou estranhas desde que possam ser reduzidas a níveis aceitáveis.
CERTO
PORTARIA 368/97
Em hipótese alguma será autorizado armazenar substâncias como materiais de higiene e limpeza na área de manipulação de alimentos.
Cuidado! SALVO QUANDO FOR NECESSÁRIO!
PORTARIA 368/97
Deverão ser mantidos registros apropriados da elaboração, produção e distribuição por mínimo 5 anos após o vencimento.
CUIDADO! Apesar de parecer verdade, a legislação da BPF não cita esse prazo!!
PORTARIA 368/97
Em casos de devolução de produtos, estes deverão ser colocados nas câmaras-frias ou destinados ao pátio de manobras, até que se estabeleça seu destino.
DEVEM SER COLOCADOS EM SETORES SEPARADOS!!!
PORTARIA 368/97
Os recipientes que foram utilizados com matérias tóxicas podem ser utilizados para alimentos ou ingredientes alimentares, após sanitização em circuito fechado com temperaturas superiores a 82,5C
Os recipientes NÃO DEVEM SER UTILIZADOS PARA ALIMENTOS!
PORTARIA 368/97
Qualquer pessoa que esteja afetada deve comunicar imediatamente ao Serviço de Inspeção Federal do estabelecimento que está enferma.
AO SIF NÃO! À DIREÇÃO DO ESTABELECIMENTO!