Licitação Flashcards
(280 cards)
O que é uma licitação?
É um procedimento administrativo prévio às contratações públicas, realizado em uma série concatenada de atos, que determina critérios objetivos de seleção da proposta mais vantajosa, com observância da isonomia, conduzida por um órgão dotado de competência específica.
Por que é necessário realizar uma licitação antes das contratações públicas?
Para evitar que o administrador tenha liberdade plena de escolha das pessoas a serem contratadas, o que poderia levar a escolhas impróprias e escusas, desvirtuando a atuação pública do interesse coletivo.
Qual é o objetivo do procedimento licitatório?
O objetivo é contornar os riscos de escolhas impróprias e escusas, assegurando que diversas pessoas concorram em igualdade de condições para a celebração de contratos com a administração pública.
Quando a administração pública deve realizar uma licitação?
Em regra, todas as vezes que a administração pública tiver que celebrar um contrato.
Quem tem competência privativa para legislar sobre normas gerais de licitações e contratos administrativos?
A União.
O que os demais entes federativos podem fazer em relação às normas de licitações?
Os demais entes federativos podem expedir normas específicas para regulamentação do procedimento licitatório, observando as normas gerais estabelecidas pela União.
Em que situações a legislação federal pode ser aplicada integralmente por outros entes federativos?
Caso o ente federado não tenha expedido qualquer norma específica.
Como são consideradas as normas específicas dentro da lei geral (Lei 14133) para os entes federados e para a União?
As normas específicas dentro da lei geral (Lei 14133) são consideradas inconstitucionais para os demais entes federados e constitucionais para a União.
O que é o princípio da vinculação ao edital na licitação?
O princípio da vinculação ao edital estabelece que o edital é a “lei” interna da licitação, definindo tudo que for importante e vinculando os licitantes e a administração à sua observância, encerrando a discricionariedade administrativa com sua publicação.
O que estabelece o princípio do julgamento objetivo nas licitações?
O princípio do julgamento objetivo estabelece que o critério para a seleção da proposta vencedora deve ser disposto previamente de forma precisa e clara, utilizando-se de aspectos objetivos de julgamento, e o administrador não pode se valer de critérios não delimitados no edital do certame.
O que estabelece o princípio do sigilo das propostas nas licitações?
Estabelece que as propostas dos licitantes serão sigilosas, não podendo um licitante saber a proposta do outro, cuja violação representaria improbidade administrativa e crime, ofendendo o princípio da isonomia.
Esse princípio não fere a publicidade.
O que estabelece o princípio da competitividade nas licitações?
Estabelece que a licitação é um processo pelo qual todos competem em igualdade de condições para a administração escolher a proposta mais vantajosa.
A frustração da competitividade é ato ilícito e costuma ocorrer em prol de benefícios pessoais.
Este princípio fundamenta a existência do procedimento licitatório e traduz sua essência.
O que estabelece o princípio da economicidade nas licitações?
Estabelece o dever de gerenciar os recursos públicos onerando a administração pública o menos possível, devido à escassez dos recursos, que devem ser geridos de forma eficiente.
O que estabelece o princípio da isonomia nas licitações?
O princípio da isonomia estabelece que os participantes devem ter um tratamento igualitário, orientando todos os termos do procedimento licitatório para garantir igualdade de condições.
O que é isonomia material no contexto das licitações?
Isonomia material é a aplicação do princípio da isonomia de forma que a administração trate os indivíduos em desigualdade de maneira a equilibrá-los na relação, sob um escopo maior.
Pode a administração discriminar a participação de indivíduos com base em regra não disposta em lei?
Não.
O que estabelece o princípio da segregação de funções nas licitações?
O princípio da segregação de funções estabelece que cada etapa do procedimento licitatório deve ser desempenhada por um agente público diverso, repartindo as funções entre diferentes servidores.
Qual é o objetivo do princípio da segregação de funções?
O objetivo é evitar equívocos, fraudes e a utilização irregular dos recursos públicos, prevenindo conflitos de interesses ao repartir as funções do procedimento entre diferentes cargos e pessoas.
O que estabelece o princípio da segurança jurídica nas licitações?
Garante que o cidadão não seja surpreendido por alterações repentinas na ordem jurídica posta e veda a aplicação retroativa de nova interpretação a alguma norma administrativa, incluindo as normas licitatórias.
Qual é o objetivo do princípio da segurança jurídica?
O objetivo é assegurar a pacificação social, evitando surpresas e garantindo estabilidade jurídica aos cidadãos e à administração pública.
Qual é a diferença entre tipos e modalidades de licitação?
As modalidades dizem respeito à estrutura procedimental, enquanto os tipos dizem respeito ao critério de julgamento da licitação.
O que é o tipo de licitação “Menor Preço”?
No tipo “Menor Preço”, será selecionada a proposta com o preço mais baixo entre os competidores, usado quando o produto pretendido pela administração não tem nenhuma característica especial ou quando estas são requisitos mínimos para a contratação.
O que caracteriza o tipo de licitação “Maior Desconto”?
No tipo “Maior Desconto”, terá como referência um preço global fixado no edital, baseando-se no desconto que deverá ser estendido aos eventuais termos aditivos.
Quando é utilizado o tipo de licitação “Melhor Técnica ou Conteúdo Artístico”?
É utilizado quando será escolhido aquele com maior qualidade de produto ou serviço, considerando apenas a capacidade técnica ou artística.
Pode ser utilizado para contratação de projetos e trabalhos de natureza técnica, científica ou artística.