Serviços Públicos Flashcards
(129 cards)
Quais são os 3 elementos que definem a conceituação de uma atividade como serviço público?
Os três elementos são:
* Substrato material: comodidade usufruída de forma contínua pelo usuário.
* Substrato formal: regido por normas de direito público, beneficiando a coletividade.
* Elemento subjetivo: deve ser prestado pelo Estado, de forma direta ou indireta.
Como pode definido serviço público?
Serviço público é toda atividade executada pelo Estado que promove comodidade ou utilidade à sociedade, visando ao interesse público, com prerrogativas da supremacia estatal e indisponibilidade do interesse público, prestada pelo Estado diretamente ou por delegação a particulares.
Qual é a diferença entre obra pública e serviço público?
A obra pública não possui caráter de continuidade, ao contrário do serviço público.
Embora uma obra pública seja indispensável para a prestação de um determinado serviço, elas não se confundem.
Em que se distingue o poder de polícia do serviço público?
O poder de polícia se distingue do serviço público porque não oferece comodidades, mas impõe restrições.
Como a exploração de atividade econômica pelo Estado difere da prestação de serviço público?
Na exploração de atividade econômica, o Estado se submete às normas de direito privado e não se beneficia das prerrogativas estatais.
O que estabelece o princípio do dever de prestação pelo Estado no contexto de serviços públicos?
O princípio do dever de prestação pelo Estado estabelece que o poder público não pode se escusar da prestação de um serviço público, sendo um poder-dever do ente estatal.
O que significa o princípio da modicidade nas tarifas dos serviços públicos?
O princípio da modicidade estabelece que as tarifas cobradas dos usuários dos serviços públicos devem ser as mais baixas possíveis para garantir que o maior número de pessoas utilize o serviço.
Qual é o significado do princípio da atualidade/adaptabilidade nos serviços públicos?
O princípio da atualidade/adaptabilidade significa que a prestação do serviço público deve ser realizada utilizando as técnicas mais modernas, estando diretamente ligado ao princípio da eficiência.
O que determina o princípio da cortesia na prestação de serviços públicos?
O princípio da cortesia determina que o prestador de serviço público deve ser cortês e educado ao tratar o usuário.
O que determina o princípio da economicidade aplicado aos serviços públicos?
O princípio da economicidade estabelece que o serviço público deve ser prestado de forma eficiente, com gastos dentro dos limites da razoabilidade.
O que estabelece o princípio da generalidade/universalidade na prestação de serviços públicos?
O princípio da generalidade/universalidade estabelece que o serviço deve ser prestado ao maior número de pessoas possível, correlacionando-se ao princípio da impessoalidade, não podendo ser direcionado a uma pessoa ou grupo específico.
Como o princípio da submissão a controle se aplica aos serviços públicos?
O princípio da submissão a controle determina que os serviços públicos devem ser controlados pela sociedade e pela administração pública para garantir os demais princípios, sendo transparentes e motivados.
O que determina o princípio da continuidade nos serviços públicos?
O princípio da continuidade estabelece que o serviço público deve ser prestado de forma ininterrupta, sem falhas ou interrupções, considerado um subprincípio do dever de prestação pelo Estado.
Como o STF pacificou o conflito entre o princípio da continuidade e o direito de greve dos servidores públicos civis?
O STF determinou que, apesar do direito de greve dos servidores civis ser norma de eficácia limitada, eles utilizarão a lei geral de greve enquanto não houver lei específica.
A compensação dos dias de paralisação dependerá do motivo da greve, sendo uma exceção ao princípio da continuidade.
O que é a exceptio non adimpleti contractus no contexto de contratos administrativos?
A exceptio non adimpleti contractus, ou exceção do contrato não cumprido, tradicionalmente não se aplica em benefício do particular nos contratos administrativos para não afrontar o princípio da continuidade.
No entanto, a Lei 14133 permite a suspensão do cumprimento das obrigações até a normalização da situação, admitido o restabelecimento do equilíbrio econômico financeiro do contrato.
A prestação de serviço público deve ser mantida em caso de inadimplemento do usuário?
A Lei 8987 prevê que a interrupção do serviço por inadimplemento do usuário não caracteriza descontinuidade, considerando o interesse da coletividade.
A doutrina majoritária vê essa regra como adequada ao princípio da continuidade, enquanto a minoritária aponta sua inconstitucionalidade.
Como se aplica o princípio da isonomia na prestação dos serviços públicos?
O princípio da isonomia determina que a prestação dos serviços não deve diferenciar indevidamente os usuários, permitindo isonomia material ao tratar usuários diferentes na medida de suas diversidades, como em serviços de ações afirmativas.
O que a Administração Pública pode fazer em caso de necessidade para garantir a continuidade dos serviços públicos?
A Administração Pública pode ocupar provisoriamente bens móveis, imóveis, de pessoal e serviço vinculados ao contrato de licitação, ou proceder à substituição e suplência de agentes públicos.
Também é possível a reversão de bens ao final do contrato, onde a propriedade dos bens da concessionária atrelados à prestação do serviço público é transferida.
Quais são as formas de prestação de serviço público pelo Estado?
A prestação de serviço público pode ser feita de forma direta pelo Estado ou mediante descentralização.
A descentralização pode ocorrer por outorga, onde se transfere a titularidade e execução a uma pessoa jurídica diversa do Estado, ou por delegação, onde apenas a execução é transferida a pessoas jurídicas de direito privado ou particulares, permanecendo com o Estado a titularidade do serviço.
O que caracteriza a outorga na prestação de serviços públicos?
A outorga caracteriza-se pela transferência de titularidade e execução do serviço público a uma pessoa jurídica de direito público diversa do Estado, realizada através de lei específica.
O que é a delegação de serviços públicos e como é realizada?
A delegação de serviços públicos é a transferência apenas da execução do serviço, mantendo-se a titularidade com o Estado.
É realizada mediante lei ou por contratos de concessão e permissão, e pode ser dada a pessoas jurídicas de direito privado ou particulares.
O Estado ainda é responsável subsidiariamente pelos danos decorrentes da atividade.
Quais são os 4 tipos de serviços públicos quanto à exclusividade e delegabilidade?
Serviços públicos exclusivos e não delegáveis: somente podem ser prestados diretamente pelo Estado, como o serviço postal e correio aéreo nacional.
Serviços públicos exclusivos e delegáveis: Devem ser prestados pelo Estado, mas podem ser feitos de forma direta ou delegada, como transporte público e energia elétrica.
Serviços públicos de delegação obrigatória: devem ser prestados pelo Estado e necessariamente delegados a particulares, como serviços de rádio e televisão.
Serviços públicos não exclusivos do Estado: o Estado presta os serviços concomitantemente com particulares, sem necessidade de delegação, como saúde, educação e previdência.
Qual é a distinção entre delegação de serviços públicos e autorização para atividades como educação?
A educação, por exemplo, depende de autorização, pois o Estado fiscaliza a atividade.
Isso é um exercício do poder de polícia e não uma delegação de serviços.
Serviços como educação, saúde e previdência, na visão da doutrina moderna, são considerados serviços de utilidade pública ou serviços impróprios, e não serviços públicos.
Qual é a diferença entre serviços uti singuli e serviços uti universi?
Serviços uti singuli são prestados a toda coletividade e podem ser individualizados e mensurados para cada usuário, permitindo a cobrança por taxa ou tarifa (ex: energia elétrica, transporte público).
Serviços uti universi são indivisíveis, prestados a toda coletividade simultaneamente, e não permitem a cobrança individual (ex: iluminação pública, limpeza pública).