Perícias e documentos Flashcards

(36 cards)

1
Q

O que é Medicina Legal?

A

É a interface entre a justiça e a medicina, ou seja, o que é comum às duas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
1
Q

O direito penal está dentro do direito…

A

Público interno.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O atestado médico é uma…

A

Declaração de um ato médico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Finalidade do atestado médico.

A

Garantir os direitos do paciente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O paciente tem até 90 dias para solicitar o atestado médico. V ou F?

A

F

Não há prazo para a solicitação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Atestado para acompanhante é direito também. V ou F?

A

V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O atestado deve ser fornecido em papel timbrado. V ou F?

A

F

Qualquer papel serve.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O carimbo é obrigatório no atestado. V ou F?

A

F

A assinatura é obrigatória, mas o carimbo é opcional, embora facilite a identificação do médico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Acidente no percurso para o trabalho, ou para a casa depois do trabalho, também configura acidente de trabalho e deve ser notificado através do CAT. V ou F?

A

V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Notificações compulsórias são facultativas para as autoridades competentes a fim de satisfazer razões sanitárias, sociais, etc. V ou F?

A

F

São obrigatórias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Documentos resultantes da atuação médico-legal dirigidos às autoridades competentes (judiciária, policial, etc) para firmar realidade de interesse legal.

A

Auto e laudo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Relatório ditado ao escrivão ou ao escrevente na presença do delegado ou do juiz, frente a questionamentos destes; elaborado por peritos ad hoc. É assinado pelos peritos nomeados, pelo escrivão e pelo delegado.

A

Auto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Relatório requisitado por delegado ou do juiz, e redigido sequencialmente; elaborado por médicos/peritos oficiais, assinado pelo perito.

A

Laudo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Mais comum dos relatórios.

A

Laudo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Elementos do laudo.

A

Preâmbulo
Quesitos
Histórico
Descrição
Discussão
Conclusões
Resposta aos quesitos
Fecho/encerramento

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

As respostas aos quesitos num laudo constam na conclusão deste. V ou F?

A

F

A conclusão é a síntese da discussão.

16
Q

A conclusão num laudo é obrigatória. V ou F?

17
Q

O histórico de um laudo consiste na síntese dos comemorativos, ou seja, informações que dão ao perito. V ou F?

18
Q

Parte do laudo na qual consta a ponderação técnica acerca da perícia realizada, a essência da descrição, e que explica com autoridade o que aconteceu.

19
Q

Os quesitos são questionamentos feitos pela justiça para o perito. V ou F?

20
Q

Em atestados médicos é correto afirmar:
a. A assinatura do médico é obrigatória.
b. Poderá ser assinada por assistente do médico, desde que este autorize.
c. Obrigatoriamente deverá ser lavrado em papel timbrado.
d. Não poderá ser descrito em papel de receituário.
e. O carimbo é obrigatório.

21
Q

São doenças de notificação compulsória, EXCETO:
a. AIDS.
b. Câncer.
c. Virose Zika.
d. Tuberculose.
e. Raiva humana.

22
Q

No ordenamento jurídico brasileiro, qual é a lei máxima do país a qual todas as outras normas e
leis devem se submeter?
a. Leis ordinárias.
b. Pareceres do STJ.
c. Diretrizes ministeriais.
d. Constituição federal.
e. Constituição estadual.

23
Q

Escolha a afirmativa INCORRETA:
a. O diagnóstico poderá constar no atestado, codificado pelo CID, desde que solicitado
expressamente pelo próprio paciente.
b. O atestado médico não necessita ser lavrado com carimbo ou papel timbrado.
c. O médico poderá colocar o diagnóstico do paciente, sob forma de CID, a pedido de seguradora,
desde que seja para benefício do paciente.
d. O atestado não poderá ser emitido se não for precedido por ato médico (Exame).
e. O atestado dito “gracioso” é aquele concedido por favor ou por amizade.

24
Escolha a opção correta: a. Na ausência de perito oficial local, o médico poderá ser nomeado "Ad hoc" pelo delegado de polícia para perícias de assuntos criminais. b. O médico poderá se negar a emitir atestado de saúde solicitado pelo paciente após consulta. c. O médico poderá se negar a cumprir leis constitucionais, desde que seja impedido por seu código de ética médica. d. O médico poderá cobrar pela emissão de atestado. e. O perito nomeado não terá direito à remuneração correspondente a sua função.
A
25
Em relação a emissão de atestado médico, é correto afirmar: A) A utilidade e a segurança do atestado não está necessariamente vinculadas à certeza de sua veracidade. B) É obrigatório a utilização de carimbo, onde conste o nome completo do médico e seu registro profissional (CRM). C) O atestado gracioso é sempre concedido em troca de dinheiro. D) O médico só pode firmar atestado revelando diagnóstico, codificado ou não, nas seguintes hipóteses: justa causa, dever legal ou a pedido do paciente ou de seus representantes legais. E) Informar local e data do atestado é opcional.
D
26
Assinale verdadeiro (V) ou falso (F): ( ) O atestado médico chamado de gracioso é fornecido a alguém por amizade, e portanto não necessita ser punido. ( ) Dengue, Hanseníase, Tuberculose e AIDS são exemplos de doenças de notificação compulsória. ( ) Laudo é um relatório elaborado pelos médicos. ( ) Para o médico realizar a Declaração de Óbito é necessário que ele tenha presenciado o momento da morte. ( ) Todos os mortos devem receber a Declaração de Óbito, exceto fetos com menos de 22 semanas de idade gestacional. ( ) Acidente, suicídio e homicídio são tipos de morte ditas violentas.
F - V - V - F - F - V
27
Ao documento que juntado a um processo contradiz ou reforça as conclusões de um laudo denominamos: a) Laudo Médico Legal b) Relatório Médico Legal c) Atestado Médico d) Parecer Médico Legal
D
28
Quais dados devem constar no atestado médico para que ele seja válido? a) Tempo de dispensa dada ao paciente, por extenso e numericamente; b) O diagnóstico da doença, conforme o código internacional das doenças, somente se solicitado pelo paciente ou representante legal do mesmo. c) Assinatura do médico sobre carimbo em que conste nome completo e registro no respectivo conselho profissional. d) A data do atendimento e o início da dispensa deverão coincidir, e não podem ser retroativas. e) Todas as afirmativas acima.
D
29
Em relação à perícia médico-legal, podem ocorrer várias circunstâncias no decorrer do processo. Acerca dessas circunstâncias, assinale a opção incorreta. a) O perito que confessar ter agido de má-fé antes da conclusão do processo não será punido por isso. b) Tendo o perito confessado ter agido de má-fé, sua conduta será considerada dolosa e, portanto, ele será punido. c) A perícia é considerada falsa quando distorce a verdade. d) A simples diferença de diagnósticos entre laudos médicos não permite concluir pela falsidade da perícia. e) A falsa perícia é considerada crime em qualquer juízo.
B
30
As afirmativas abaixo dizem respeito ao campo de aplicação da Medicina Legal. I - Promover o bem estar físico e mental dos detentos. II - Contribuir na elaboração das normas jurídicas, que regulam a vida social. III - Avaliar a qualidade da atenção médica recebida pelas vítimas de violência. Assinale a alternativa CORRETA. a) Todas as afirmativas são verdadeiras. b) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. c) Somente a afirmativa II é verdadeira. d) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
C
31
Dos fatores listados, indique qual a alternativa CORRETA: A) O médico poderá atestar saúde ou doença de paciente que não tenha, efetivamente, examinado. B) O médico poderá cobrar honorários para emitir atestado de paciente que venha prestando assistência. C) O médico que emite atestado gracioso pode ser punido com detenção. D) É obrigatório que o atestado seja carimbado com os dados profissionais do médico. E) No atestado médico não poderá constar o tempo de afastamento de atividades laborais ou escolares.
C
32
No Foro Criminal, a perícia é realizada por : a) 1 perito b) 2 peritos e 2 assistentes técnicos c) 2 peritos d) 1 perito e 2 assistentes técnicos
C
33
O trabalhador que ao descer do ônibus, a caminho do trabalho, em horário habitual, teve entorse do joelho esquerdo com lesão ligamental, caracteriza: a) Imprudência do trabalhador, portanto não terá direito ao auxílio-doença. b) Não está caracterizado como acidente do trabalho por estar ele fora da empresa. c) Lesão prévia por atividade esportiva, fora do horário do trabalho, portanto não caracteriza relação de causa e efeito com sua atividade laboral. d) Acidente de trajeto. e) Acidente de trabalho, se ultrapassar 15 dias de afastamento de suas atividades.
D
34
As causas jurídicas de morte são assim classificadas: suicídio, homicídio e acidente; qual dos seguintes achados é de interesse incontestável nas suspeitas de homicídio? A. Lesões de defesa B. Sinal de “tiro encostado”. C. Multiplicidade de lesões. D. Localização das lesões. E. Posição do corpo.
A
35
"São comunicações compulsórias feitas pelos médicos às autoridades competentes de um fato profissional, por necessidade social ou sanitária”. A definição acima corresponde a: A. Notificações. B. Atestados. C. Prontuários. D. Relatórios. E. Pareceres.
A