QUALIDADE AMBIENTAL Flashcards

1
Q

(IBFC-SEMAD-GO – 2023) Assinale a alternativa que apresenta o tratado ambiental que tem como principal objetivo proteger a saúde das pessoas e o meio ambiente frente aos efeitos prejudiciais dos resíduos perigosos.

a) Protocolo de Quioto
b) Agenda 21
c) Acordo de Paris
d) Convenção da citação de Haia
e) Convenção de Basileia

A

e) Convenção de Basileia

A Convenção de Basileia sobre o Controle de Movimentos Transfronteiriços de Resíduos Perigosos e seu Depósito tem como principal objetivo proteger a saúde das pessoas e o meio ambiente frente aos efeitos prejudiciais dos resíduos perigosos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Movimento transfronteiriço: é todo movimento de resíduos perigosos ou outros resíduos procedentes de uma área sob a jurisdição nacional de um Estado para ou através de uma área sob a jurisdição nacional de outro Estado ou para ou através de uma área não incluída na jurisdição nacional de qualquer Estado, desde que o movimento afete a pelo menos ___ Estados;

A

2

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Depósito: é qualquer das operações especificadas no Anexo IV da Convenção, o qual traz uma lista relacionando as operações de depósito, tais como: depósito na terra, aterramento especialmente protegido, descarga num corpo de água, ________ sobre o solo, entre muitos outros.

A

incineração

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Para fins da Convenção de Basileia, resíduos perigosos são os seguintes resíduos que sejam objeto de movimentos transfronteiriços:

a) Resíduos que se enquadrem em qualquer categoria contida no Anexo I (resíduos perigosos a serem controlados, tais como: resíduos clínicos oriundos de cuidados médicos em hospitais, amianto, mercúrio, cianetos inorgânicos, entre muitos outros.), a menos que não possuam quaisquer das características descritas no Anexo III (características perigosas dos resíduos, tais como: explosividade, inflamabilidade, corrosividade, toxicidade, entre outras.); e

b) Resíduos não cobertos pelo parágrafo “a” mas definidos, ou considerados, resíduos perigosos pela legislação interna da Parte que seja Estado de exportação, de importação ou de ___________.

A

trânsito

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Lei nº 12.305/10, que institui a PNRS (art. 13, II, “a”):

resíduos perigosos: aqueles que, em razão de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, patogenicidade, carcinogenicidade, teratogenicidade e mutagenicidade, apresentam significativo risco à saúde pública ou à qualidade _________, de acordo com lei, regulamento ou norma técnica.

A

ambiental

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A importância da norma NBR 10.004/04 reside no fato de que ela estabelece os critérios de classificação e os códigos para a identificação dos resíduos de acordo com suas características, classificando os resíduos sólidos quanto aos seus riscos potenciais ao _____ ______ e à saúde pública, para que possam ser gerenciados adequadamente.

A

meio ambiente

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

As disposições mais importantes da NBR 10.004/04 dizem respeito à classificação dos resíduos nos seguintes grupos:
1 resíduos classe I: Perigosos
2 resíduos classe II: Não perigosos
* resíduos classe II A: Não inertes
* resíduos classe II B: ________

A

Inertes

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Os resíduos não inertes são aqueles não perigosos que não se enquadrarem nessa característica dos resíduos inertes, podendo ter propriedades como a biodegradabilidade, a combustibilidade ou a _________ em água.

A

solubilidade

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

A Convenção de Basileia tem como principal objetivo proteger a saúde das pessoas e o meio ambiente frente aos efeitos prejudiciais dos resíduos __________.

A

perigosos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Política Nacional de Resíduos Sólidos:
“Art. 49. É ________(permitida/proibida) a importação de resíduos sólidos perigosos e rejeitos, bem como de resíduos sólidos cujas características causem dano ao meio ambiente, à saúde pública e animal e à sanidade vegetal, ainda que para tratamento, reforma, reúso, reutilização ou recuperação.”

A

proibida

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A Resolução Conama nº 452/12 reforça a proibição da importação dos Resíduos Perigosos - Classe I e de __________, em todo o território nacional, sob qualquer forma e para qualquer fim. Além disso, a Resolução também reforça a proibição da importação de “Outros Resíduos”, ou seja, resíduos coletados de residências ou os resíduos oriundos de sua incineração, exceto quando houver acordos bilaterais firmados.

OBS: importação é proibida de pneumáticos usados.

A

rejeitos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Os POPs são compostos orgânicos ___________(naturais/sintéticos) que podem ser diferenciados de outras substâncias químicas por possuírem algumas características, tais como:
1) Semivolatilidade e potencial para transporte de longo alcance no meio ambiente
2) Persistência
3) Bioacumulação
4) Efeitos adversos

A

sintéticos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

A Convenção de Estocolmo determina que os Países-Parte adotem medidas de controle relacionadas a todas as etapas do ciclo de vida - produção, importação, exportação, uso e destinação final - das substâncias _______[sigla] listadas em seus Anexos, configurando um grande passo para tentar suprir a falta de legislações acerca do assunto.

A

POPs

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Já sabemos que a Convenção de Estocolmo tem a finalidade de determinar que os Países signatários adotem medidas de controle relacionadas a todas as etapas do ciclo de vida das substâncias POPs listadas em seus Anexos. Porém, é importante saber quais são essas substâncias listadas nos Anexos para que se tenha uma maior compreensão do tratado. Os compostos presentes no Anexo A devem ser eliminados. Os presentes no Anexo B são de uso restrito, mas com a perspectiva de serem eliminados. Por fim, as substâncias do Anexo C são as produzidas não intencionalmente por fontes ___________.

A

antropogênicas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

A Convenção de Minamata foi firmada pela República Federativa do Brasil em 2013, sendo que o Congresso Nacional aprovou a Convenção através do Decreto Legislativo n.º 99/2017.
O objetivo dessa Convenção é proteger a saúde humana e o meio ambiente das emissões e liberações antropogênicas de _______ e de compostos do mesmo.

A

mercúrio

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Convenção de Roterdã: O objetivo da Convenção é de promover a responsabilidade compartilhada entre as Partes no comércio internacional de certas substâncias químicas _________ e agrotóxicos.

A

perigosas

17
Q

A Convenção de Roterdã se aplica a:
a) Substâncias químicas proibidas ou severamente ______;
b) Formulações de agrotóxicos severamente perigosas.

A

restritas

18
Q

E a Convenção de Roterdã não se aplica a:
a) Drogas narcóticas e substâncias psicotrópicas;
b) Materiais radioativos;
c) Resíduos;
d) Armas _______;
e) Produtos farmacêuticos, inclusive medicamentos para seres humanos e de uso veterinário;
f) Substâncias químicas usadas como aditivos em alimentos;
g) Alimentos;
h) Substâncias químicas em quantidades que provavelmente não afetem a saúde humana ou o meio ambiente, desde que importados:
I - Para fins de pesquisa ou análise; ou
II - Por um indivíduo para seu uso pessoal em quantidades compatíveis com tal uso.

A

químicas

19
Q

Conama nº 1/86:

Art. 1º Para efeito desta Resolução, considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de ________ ou ________ resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:

I - a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
II - as atividades sociais e econômicas;
III - a biota;
IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
V - a qualidade dos recursos ambientais.

A

matéria

energia

20
Q

ABNT NBR ISO 14.001/15:

Aspecto ambiental é o elemento das atividades, produtos ou serviços de uma organização, que interage ou pode interagir com o meio ambiente; e

Impacto ambiental é a modificação no meio ambiente, tanto ________ como benéfica, total ou parcialmente resultante dos aspectos ambientais de uma organização.

A

adversa

21
Q

Conama nº 1/86 exige que o Estudo de Impacto Ambiental classifique os impactos de acordo com essas características:

Expressão (valor): descreve o caráter positivo ou negativo;

Origem (ordem): trata-se da causa ou fonte do impacto, direto ou indireto;

Escala temporal: imediato, médio ou longo prazo;

Duração: temporário ou permanente;

Grau de ___________;

Cumulatividade e sinergismo;

Probabilidade de ocorrência;

Escala espacial.

A

reversibilidade

22
Q

Os __________ de Avaliação de Impacto Ambiental servem de referência nos estudos ambientais para determinar de forma mais precisa e significativa um impacto ambiental. Os mais utilizados são:
Metodologias espontâneas (Ad hoc), Listagens (Checklist), Matrizes de interações, Redes de interações (Networks), Modelos de simulação, Mapas de superposição (Overlays), entre outros.

A

métodos

23
Q

No método _________, o levantamento de impactos ambientais é feito em reuniões com técnicos e especialistas de diversas áreas com experiência no tipo da empresa para obter informações e dados em curto espaço de tempo. Geralmente, é usado quando se tem poucos dados e os resultados são apresentados em forma de matrizes ou tabelas.

A

AD HOC

24
Q

O __________ é muito usado nas pesquisas iniciais para a identificação dos impactos importantes. É direto e fácil de usar, porque contém uma lista de aspectos e critérios ambientais referindo-se às informações mais importantes.

A

checklist

25
Q

A _________ __________ surgiu na tentativa de complementar as falhas do método checklist, compondo uma relação de controle bidimensional entre os efeitos e impactos ambientais.

A

matriz de interação

26
Q

Redes de _________ são métodos baseados em esquemas que representam o desenvolvimento de operações entre os componentes de um projeto, buscando criar relações de causa-condição-efeito, unindo os critérios de importância, magnitude e probabilidade, descrevendo as ações que possam ser provadas
direta ou indiretamente.

A

interação

27
Q

Os ________ _________são formados por computadores com a ajuda de inteligência artificial ou modelos
matemáticos de forma rigorosa para representar e exibir o desempenho dos critérios ambientais e a relação entre causa e efeito.

A

modelos de simulação

28
Q

_____________ de mapas/cartas são métodos que utilizam a cartografia desenvolvida no planejamento do território. Busca tornar a tecnologia cartográfica adequada para a sua aplicação na avaliação dos impactos ambientais, objetivando localizar e determinar o grau de impacto ambiental por meio de fotos das áreas colocadas.

A

Superposição

29
Q

Áreas de Preservação Permanente (APPs) são áreas protegidas por lei, com a finalidade de conservar os recursos _______, a biodiversidade, estabilizar ___________, proteger ______ ______ e assegurar a qualidade ________.

A

naturais

encostas

corpos d’água

ambiental

30
Q

A ________ ________ refere-se a sistemas naturais e seminaturais integrados nas áreas urbanas, com o propósito de oferecer benefícios ambientais, sociais e econômicos.

Elementos Constituintes:
Inclui elementos como parques urbanos, praças arborizadas, corredores ecológicos, jardins verticais e telhados verdes, formando uma rede que contribui para a qualidade de vida urbana.

Funções Ambientais:
Desempenha funções ambientais cruciais, como a absorção de poluentes, regulação do clima, proteção contra enchentes, conservação da biodiversidade e melhoria da qualidade do ar e da água.

Biodiversidade Urbana:
Promove a preservação da biodiversidade em ambientes urbanos, oferecendo habitats e corredores para espécies vegetais e animais.

Mitigação das Mudanças Climáticas:
Contribui para a mitigação das mudanças climáticas ao agir como sumidouro de carbono e reduzir o impacto do efeito de _______ _______ urbano.

Benefícios Sociais:
Proporciona benefícios sociais, como áreas de lazer, promoção da saúde mental, criação de espaços de convívio e melhoria da qualidade de vida dos habitantes urbanos.

Resiliência Urbana:
Aumenta a resiliência urbana, tornando as cidades mais preparadas para eventos climáticos extremos, como tempestades e enchentes.

Desenvolvimento Econômico:
Contribui para o desenvolvimento econômico ao criar empregos, impulsionar setores como o paisagismo e turismo, e aumentar o valor das propriedades próximas a áreas verdes bem mantidas.

A

infraestrutura verde

ilha de calor

31
Q

Definição de Soluções Baseadas na Natureza:
SbN referem-se a abordagens que buscam resolver desafios _______ por meio da utilização e mimetismo de processos naturais, promovendo a sustentabilidade.

Infraestrutura Verde:
Integração de espaços verdes urbanos, como parques, jardins e corredores de biodiversidade, para melhorar a qualidade de vida e a resiliência ambiental.

Gestão de Águas Pluviais:
Utilização de técnicas naturais, como jardins de chuva e pavimentos ___________, para gerenciar as águas pluviais, prevenindo inundações e melhorando a infiltração.

Restauração de Ecossistemas Urbanos:
Recuperação de ecossistemas naturais dentro das cidades para promover a biodiversidade, melhorar a qualidade do ar e criar ambientes mais saudáveis.

Telhados Verdes:
Implantação de telhados cobertos por vegetação para reduzir o calor, melhorar a eficiência energética, absorver água da chuva e proporcionar habitats urbanos.

Corredores Ecológicos Urbanos:
Estabelecimento de corredores ecológicos que conectam áreas verdes, facilitando o movimento de espécies e promovendo a biodiversidade nas zonas urbanas.

Sistemas Agroflorestais Urbanos:
Integração de árvores e cultivos nas áreas urbanas para fornecer alimentos, sombra, absorção de poluentes e promoção de práticas agrícolas sustentáveis.

Parques de Infiltração:
Criação de parques ou áreas permeáveis para permitir a infiltração de água no solo, reduzindo o escoamento superficial e minimizando problemas de enchentes.

Promoção da Biodiversidade:
Adoção de práticas que incentivem a biodiversidade, como a plantação de vegetação nativa e a criação de habitats específicos para fauna e flora urbanas.

Educação e Engajamento Comunitário:
Envolvimento da comunidade na implementação e manutenção de soluções baseadas na natureza, promovendo a conscientização e o cuidado coletivo pelos espaços urbanos e periurbanos.

A

urbanos

permeáveis

32
Q

Definição de Agricultura Urbana e Periurbana:
Agricultura urbana refere-se à prática de cultivar alimentos em áreas urbanas, enquanto a agricultura periurbana ocorre nas áreas adjacentes às cidades, formando uma interface entre o urbano e o rural.

Utilização de Espaços Urbanos:
Aproveitamento de espaços como quintais, telhados, canteiros e terrenos vazios para o cultivo de alimentos, visando a produção local e o aumento da segurança alimentar.

Sustentabilidade Alimentar:
Contribuição para a segurança alimentar das comunidades urbanas, reduzindo a dependência de alimentos provenientes de regiões distantes e promovendo práticas agrícolas sustentáveis.

Inovações Tecnológicas:
Integração de tecnologias inovadoras, como agricultura vertical, hidroponia e aquaponia, para otimizar o uso de espaços urbanos e aumentar a eficiência na produção de alimentos.

Benefícios Ambientais:
Redução da pegada de carbono devido à diminuição da _________ entre produção e consumo, além da promoção da biodiversidade e da __________ de resíduos orgânicos.

Empoderamento Comunitário:
Envolvimento das comunidades no cultivo de alimentos, promovendo o empoderamento, a coesão social e a educação sobre práticas agrícolas e sustentabilidade.

Resiliência Urbana:
A agricultura urbana e periurbana aumenta a resiliência das cidades, proporcionando uma fonte local de alimentos em situações de crises ou emergências.

Políticas de Apoio:
Implementação de políticas públicas que apoiam e incentivam a prática da agricultura urbana e periurbana, oferecendo incentivos fiscais, treinamento e acesso a recursos.

Educação Alimentar:
Promoção da educação alimentar e ambiental, ensinando as comunidades sobre práticas agrícolas sustentáveis, a importância da alimentação saudável e a conexão entre cidade e campo.

A

distância

reciclagem

33
Q

Soluções tecnológicas inovadoras com vistas à geração e uso de energias limpas

Energia Solar Fotovoltaica:
Utilização de painéis solares para converter a luz solar em eletricidade, uma fonte renovável e limpa que pode ser aplicada em residências, empresas e projetos de grande escala.

Armazenamento de Energia:
Desenvolvimento de tecnologias de armazenamento eficientes, como baterias de íon de lítio, para captar e armazenar energia gerada a partir de fontes intermitentes, como solar e eólica.

Energia Eólica:
Aproveitamento da energia cinética do vento por meio de turbinas eólicas para gerar eletricidade, uma alternativa sustentável para a produção em larga escala.

Biogás e Biomassa:
Geração de energia a partir da decomposição de resíduos orgânicos, como esterco e resíduos agrícolas, produzindo biogás ou biomassa para eletricidade e calor.

Energia das Marés e Correntes:
Utilização da energia proveniente das marés e correntes oceânicas para gerar eletricidade, explorando o potencial energético dos oceanos de maneira sustentável.

Redes Inteligentes (Smart Grids):
Implementação de redes elétricas inteligentes que otimizam a distribuição e o consumo de energia, permitindo uma gestão mais eficiente e integrando fontes renováveis.

Células de Combustível:
Uso de tecnologias de células de combustível que convertem diretamente a energia química em eletricidade, com aplicações em veículos elétricos e sistemas estacionários.

Hidrogênio _________:
Produção de hidrogênio utilizando eletricidade renovável para dividir a água em hidrogênio e oxigênio, gerando uma fonte limpa de combustível.

Eficiência Energética em Edificações:
Implementação de soluções inovadoras para melhorar a eficiência energética em edificações, como isolamento térmico, sistemas de iluminação inteligentes e tecnologias de automação.

Integração de Tecnologias:
Desenvolvimento de sistemas integrados que combinam diferentes fontes de energia renovável e tecnologias de armazenamento para criar soluções completas e sustentáveis.

A

Verde

34
Q

__________ ambientais referem-se a áreas que sofreram degradação ou contaminação devido a atividades humanas, representando uma ameaça ao meio ambiente e à saúde pública.

A

Passivos

35
Q

Áreas Contaminadas são locais onde há presença de substâncias _________ em concentrações superiores aos padrões estabelecidos, resultantes de atividades industriais, vazamentos de produtos químicos ou descarte inadequado de resíduos.

A

poluentes

36
Q

O ___________ ___________ é um conceito mais amplo que abrange tanto áreas degradadas quanto áreas contaminadas. Refere-se ao conjunto de obrigações e responsabilidades decorrentes de danos ambientais causados por atividades humanas. Assim, pode incluir áreas degradadas que precisam ser recuperadas e áreas contaminadas que necessitam de remediação. É uma expressão que envolve o compromisso de lidar com os __________ ambientais negativos resultantes de atividades passadas, presentes ou futuras.

A

passivo ambiental

impactos