SISTEMA DE ESGOTO Flashcards
(35 cards)
O traçado da rede de esgotamento sanitário do tipo leque é indicado para cidades com terrenos acidentados, enquanto o traçado do tipo radial é indicado para cidades planas.
V
perpendicular: utilizado em cidades atravessadas ou circundadas por cursos de água;
leque: próprio para terrenos acidentados,
radial ou distrital: sistema de rede característico de cidades planas.
As válvulas oblíquas são acionadas por atuadores rígidos e possuem fluxo semidireto.
V
Os interceptores de esgoto devem atender às seguintes condições: a tensão trativa deve ser superior à da rede coletora, a máxima declividade deve resultar em velocidade de 10 m/s para o início do trecho, a lâmina de água para a vazão máxima final deve ser limitada a 50% do diâmetro da tubulação e o ângulo máximo de deflexão em planta, entre trechos adjacentes, deve ser superior a 30º.
F
Para rede coletora, a declividade máxima resulta em velocidade máxima de 5m/s.
A norma de rede coletora delimita a lâmina em função da velocidade crítica. Se velocidade abaixo da velocidade crítica, lâmina máxima de 75% da seção; se abaixo da velocidade crítica, no máximo 50% da seção….
O coeficiente de rugosidade (n) da equação de Manning, aplicado em conduto circular para transporte de esgotos, depende da relação entre a lâmina de água e o diâmetro do tubo, em que os valores de n, em um tubo que funciona com capacidade parcial, são maiores que os da plena capacidade.
V
O coeficiente de rugosidade de Manning (n) depende do diâmetro, da forma e do material da tubulação, da relação Y/D (lâmina de água e o diâmetro do tubo) e das características do esgoto, e de fato, o coeficiente é maior em seção parcial do que em seção plena, em condutos circulares.
Máxima tensão trativa ocorre próximo à geratriz inferior da tubulação;
V
Mínima tensão trativa ocorre próxima à superfície da água.
V
Portanto, para y/D > 50%, a tensão trativa tende a ser uniforme ao longo do perímetro molhado e seu valor é praticamente igual a tensão trativa média.
V
Em horários de pico de produção de esgotos, as redes coletoras, incluídos os coletores troncos, podem funcionar como condutos pressurizados, dispensando, em muitos casos, a implantação de novas redes para atender à expansão e ao adensamento urbanos.
F
Hidrômetros de velocidade são mais baratos, mais simples e de reparação mais fácil que os hidrômetros de volume.
V
Hidrômetros de volume são mais sensíveis que hidrômetros de velocidade.
V
Hidrômetros de velocidade não apresentam limites de sensibilidade e possuem maior exatidão que os hidrômetros de volume.
F
O Item I, está errado, pois os hidrômetros de velocidade são conhecidos também como taquimétricos, A movimentação das pas de uma helice fazem com que os números do medidor progridam na sua contagem. Sendo assim, consiste num dispositivo de baixa exatidão pois uma melhor lubrificação das peças podem levar a valores diferentes de volume contato para uma mesma quantidade de fluido Ou Seja: Hidrômetros de velocidade apresentam limites de sensibilidade e possuem MENOR exatidão que os hidrômetros de volume.
É dispensada a ventilação do ramal de descarga
de uma bacia sanitária ligada através de ramal exclusivo a um tubo de queda a uma distância máxima de 2,40 m, desde que esse tubo de queda receba, do mesmo pavimento, imediatamente abaixo, outros ramais de esgoto ou de descarga devidamente ventilados,
V
O sistema de esgoto cujo ramal coletor passa por dentro de quintais vizinhos, com o objetivo de encurtar distâncias e baratear a instalação de redes de esgoto, é denominado
SISTEMA CONDOMINIAL
A distância entre poços de visita, tubos de inspeção e limpeza ou terminais de limpeza consecutivos deve ser inferior ao alcance dos equipamentos de desobstrução.
V
Nas extremidades de sifões invertidos e de passagens forçadas, o tubo de inspeção de limpeza pode ser usado em substituição ao poço de visita.
F
nas extremidades de sifões invertidos e passagens forçadas, os poços de visitas são usados obrigatoriamente.
garantidas as condições de acesso de equipamento para limpeza do trecho a jusante, pode ser usada caixa de passagem (CP) em substituição a poço de visita (PV), nas mudanças de direção, declividade, material e diâmetro, quando possível a supressão de degrau.
V
“Em um loteamento com unidades de 500 m2 , a reciclagem das águas servidas e a utilização do sistema de fossas sépticas ligadas a ramais ou redes condominiais representa economia significativa para o sistema de esgotamento sanitário.”
F
Só pode ser “recicladas”(o termo correto é reutilizadas) as águas classificadas como cinzas e não todas que são águas servidas.
Em coletores de esgoto, a velocidade crítica de escoamento do esgoto ocorre quando o número de Boussinesq calculado para o escoamento for igual a 6.
V
o sistema de esgotamento sanitário pode ser :
individual (ou isolado) - não há redes de esgoto. São utilizadas soluções individuais (ex.: fossa séptica…)
coletivo - há redes de esgoto. Pode ser CONVENCIONAL ou CONDOMINIAL.
Nos sistemas sanitários de esgoto, o sifão invertido trabalha sob pressão, mas o escoamento se dá por gravidade.
V
Por definição, em sistemas de esgotos, sifões invertidos são canalizações rebaixadas, sob pressão, destinadas a travessia sob obstáculos que impeçam a passagem da canalização em linha reta.
Sua principal vantagem sobre instalações elevatórias é que os mesmos não reque-rem equipamentos eletromecânicos, o que implicaria em consumo contínuo de energia mecânica.
V
No sistema de esgoto sanitário do tipo separador absoluto, as dimensões das canalizações são menores que as do sistema do tipo separador parcial, o que favorece o emprego de materiais como fibra de vidro e manilhas cerâmicas, facilita o afastamento das águas pluviais e melhora as condições de tratamento do esgoto.
V
Na construção de um sistema de redes coletoras de esgoto, as caixas de passagem podem ser substituídas por conexões, nos casos de mudanças de direção e de declividade, nas situações em que as deflexões das caixas coincidirem com as deflexões dessas peças.
C
As caixas de passagem são projetadas para permitir o acesso fácil às tubulações de esgoto para inspeção, limpeza e manutenção, mas também podem ser substituídas por conexões adequadas quando as deflexões coincidem com as dessas peças.
O manual de uso, operação e manutenção dos sistemas prediais de esgotos sanitários deve ser elaborado pelo executor da edificação, com assessoria do projetista dos sistemas.
V