sistema visual Flashcards
(23 cards)
perceção
a nossa perceção do mundo é única, devido às nossas experiências passadas, para ela contribuem todos os sistemas.
para além da perceção do mundo, também percecionamos o estado do nosso corpo, que é um subtipo de perceção
qual é o nosso estímulo visual?
a luz- fotões
nós captamos comprimentos de onda
qual a função da pupila?
regular a entrada de luz
altera também devido a emoções- em fight or flight a pupila dilata pois é uma situação em que temos de estar alerta (receber muita luz, muito estímulo visual)
também ajuda a percecionar os ciclos circadianos
o que é a córnea?
uma camada de tecido transparente que cobre a íris e a pupila que permite os raios de luz entrarem no olho
a córnea e a lens (imediatamente atrás da pupila) são responsáveis pela refração da luz necessária para ter imagens focadas
o que é a retina?
a camada mais interna do olho, que contém neurónios sensíveis à luz e que transmitem sinais visuais para alvos centrais.
a retina tem várias camadas de células que são ultrapassadas pela luz até esta chegar à camada dos fotorrecetores
quais os fotorrecetores que se encontram na retina e as suas funções?
Bastonetes- ativados por pouca luz (ativam com apenas 1 fotão)
não dão imagens muito focadas (pouca resolução espacial)
predominam na periferia da retina
Cones- precisam de 100 fotões no mínimo, para serem ativados
boa resolução espacial
respondem a grande intensidade de iluminação
processam informação importante para os detalhes e cor
predominam na zona central da retina, constituem a fóvea
mácula e fóvea
mácula- onde há a maior densidade de fotorecetores
fóvea- zona da retina que contém muita densidade de cones
Qual a parte da retina com maior acuidade visual e porquê?
a parte central da retina, onde se encontra a fóvea.
A fóvea tem uma grande quantidade de cones, e estes por serem os responsáveis pela deteção de cor e detalhe, permite que esta zona seja a que processe o maior detalhe e, consequentemente, acuidade visual máxima do olho.
nervo ótico
na zona de saída do nervo ótico, não há retina, ou seja, não existem cones nem bastonetes. Isto leva a que exista nesse local um ponto cego. Este ponto não é percecionado normalmente, a não ser com exercícios específicos para o detetar
Quais as primeiras camadas da retina e o que é que elas fazem?
as células ganglionares, amácrinas e células bipolares enviam sinais para o córtex visual, mas não respondem diretamente à luz.
para a luz ser reconhecida na camada dos fotorrecetores, ela tem de passar primeiro por estas camadas.
qual o caminho feito pela luz, desde que entra no olho?
a luz entra no olho e passa por todas as camadas até chegar aos fotorrecetores, que são os primeiros e únicos a serem ativados pela luz. Os cones e bastonetes iniciam uma reação fotoquímica.
Dos recetores a informação passa para as células bipolares que ativam o potencial da membrana
Destas, passa para as células ganglionares que disparam potenciais de ação em resposta à luz, que se propagam ao longo do nervo ótico até ao resto do cérebro.
para além das 3 camadas que fazem o caminho direto da luz, quais as outras duas que ajudam neste processo?
células horizontais- recebem inputs dos fotorrecetores e enviam neurites lateralmente, para influenciar as próximas células bipolares e fotorrecetores
células amácrinas- recebem inputs das células bipolares e enviam lateralmente, para influenciar as próximas células ganglionares, bipolares e outras células amácrinas
quais as células da retina que são sensíveis à luz e quais são as que servem de fonte de output?
cones e bastonetes- únicas células sensíveis à luz
células ganglionares- únicas células que produzem potenciais de ação e, portanto, única fonte de output vinda da retina
epitélio pigmentar da retina
regeneração das moléculas de fotopigmento: após exposição à luz, as moléculas de fotopigmento podem sofrer alterações químicas. o EPR regenera essas moléculas, permitindo que os fotorrecetores voltem a ser sensíveis à luz.
Remoção dos discos membranosos e fagocitose: com o tempo, os discos constituintes dos fotorrecetores, com o tempo vão-se desgastando e o EPR fagocita-os e gera discos novos garantindo eficiencia dos fotorrectores.
Suporte nutricional: o EPR está localizado próximo dos capilares da coroide, fornecendo sangue, oxigénio e nutrientes à retina. O que é importante para garantir a saúde e função dos fotorrecetores.
o que é o potencial de recetor?
Na retina os fotorrecetores, não formam potenciais de ação, pois estes não são necessários para transmitir informações, já que as distâncias são curtas.
Ocorrem então potenciais de recetor, que é quando a ativação pela luz causa uma mudança gradual no potencial da membrana e uma correspondente mudança de transmissão para neurónios pós-sinápticos.
o que é a opsina?
molécula constituinte dos discos membranosos, que absorve a luz de uma região particular do espetro, estando nos cones e nos bastonetes (nos bastonetes designa-se rodopsina)
como se dá a fototransdução no escuro?
No escuro, os fotorrecetores estão depolarizados (-40mV). O aumento progressivo da iluminação, leva o potencial da membrana a ficar mais negativo e esta resposta chega aos -65mV, ocorrendo hiperpolarização.
Quando os fotorrecetores estão depolarizados, o número de canais abertos de Ca2+ no terminal sináptico é elevado (entra), tal como a libertação de neurotransmissores.
Há entrada de iões sódio e saída de iões potássio.
Como se dá a fototransdução quando há luz?
os recetores estão hiperpolarizados, o número de canais de Ca2+ abertos é reduzido (não entra) e há uma menor libertação de neurotransmissores.
Há pouca entrada de iões Sódio e muita saída de iões potássio.
porque é que os humanos gastam tanto tempo a mover os olhos e a cabeça?
Pelo facto de haver uma grande restrição da maior acuidade visual, numa zona tão pequena da retina. Nós apenas temos 100% da acuidade visual na palavra que estamos a fixar quando estamos a ler, daí precisarmos de mover continuamente os olhos.
porque é que é mais fácil detetar um estimulo luminoso, fora da nossa região central da visão?
Pelo facto de não haver bastonetes na fóvea e estes estarem em maior densidade na periferia da retina. Desta forma o estímulo que vemos, não olhando diretamente para ele, é mais facilmente detetável, pois está a ser detetado por uma zona rica em bastonetes
Para que é útil a perceção da cor?
perceber cor permite-nos discriminar objetos pela distribuição de comprimentos de onda de luz que eles refletem para o olho.
A diferença de iluminação é normalmente suficiente para distinguir objetos, no entanto a cor adiciona outra dimensão perceptiva que é especialmente importante quando as diferenças de iluminação não existem ou são muito subtis.
quais os 3 tipos de cones existentes?
os 3 tipos de cones são definidos pelo tipo de fotopigmento que eles contêm.
Cones pequenos (azul)
Cones médios (verde)
Cones longos (vermelho)
Como ocorre o processamento central?
Sinal enviado pela retina já bastante processado: enfatiza já os aspetos da cena visual que fornecem mais informação
Codificação de diferentes aspetos ao longo das vias: a informação enviada para o córtex visual primário passa por neurónios que codificam informações sobre a luminosidade, diferenças de espetro, orientação e movimento (cada via tem neurónios especializados em codificar estes aspetos)
Processamento paralelo envolvendo áreas occipitais, parietais e temporais: a área visual primária (córtex occipital) é onde ocorre a primeira análise de informação visual; a área parietal está envolvida na perceção da localização espacial e a área temporal identifica os objetos e as faces.