Trabalho Intermitente e Novas Modalidades de Contratação 2 Flashcards
(45 cards)
O contrato de trabalho intermitente,conforme previsão da CLT,pode ser considerado um contrato atípico ,por ausência de continuidade.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
O contrato de trabalho intermitente é caracterizado pela prestação de serviços de forma não contínua, alternando períodos de atividade e inatividade, conforme necessidade do empregador (Art. 443, § 3º, CLT).
Exemplo:
Um garçom contratado para trabalhar apenas em eventos esporádicos, recebendo remuneração proporcional ao tempo trabalhado.
O valor da hora de trabalho no contrato intermitente pode ser inferior ao salário mínimo. Verdadeiro ou falso?
Falso.
O valor da hora de trabalho não pode ser inferior ao valor horário do salário mínimo ou ao salário dos demais empregados que exerçam a mesma função. (Art. 452-A, CLT)
O empregador deve convocar o empregado intermitente com pelo menos três dias corridos de antecedência. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
O empregador deve informar a jornada ao empregado com, no mínimo, três dias corridos de antecedência. (Art. 452-A, § 1º, CLT)
A recusa de uma convocação para o trabalho intermitente descaracteriza a subordinação. Verdadeiro ou falso?
Falso.
A recusa da oferta de trabalho não descaracteriza a subordinação no contrato de trabalho intermitente. (Art. 452-A, § 3º, CLT)
Se o empregado intermitente aceita uma convocação e descumpre sem justificativa, deverá pagar multa ao empregador.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
A parte que descumprir a aceitação da oferta sem justo motivo deverá pagar multa de 50% da remuneração devida em até 30 dias . (Art. 452-A, § 4º, CLT)
O período de inatividade no contrato intermitente é considerado tempo à disposição do empregador. Verdadeiro ou falso?
Falso.
O período de inatividade não é considerado tempo à disposição do empregador, e o trabalhador pode prestar serviços a outros contratantes. (Art. 452-A, § 5º, CLT)
O empregado intermitente tem até três dias úteis para responder à convocação do empregador. Verdadeiro ou falso?
Falso
O empregado tem o prazo de um dia útil para responder à convocação do empregador. (Art. 452-A, § 2º, CLT)
Ao final de cada período de prestação de serviço, o empregado(trabalhador intermitente ) receberá o pagamento imediato das seguintes parcelas:
O contrato de trabalho intermitente deve ser celebrado exclusivamente de maneira escrita e o empregador no contrato intermitente é obrigado a recolher a contribuição previdenciária e o FGTS do empregado.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
O contrato de trabalho intermitente não pode ser tácito ou verbal ,devendo ser necessariamente escrito . O empregador deve também recolher a contribuição previdenciária e o depósito do FGTS com base nos valores pagos no período mensal e fornecer comprovante ao empregado. (Art. 452-A, § 8º, CLT)
Os recolhimentos de contribuição previdenciária e FGTS no contrato intermitente são feitos apenas anualmente. Verdadeiro ou falso?
Falso.
Os recolhimentos de contribuição previdenciária e FGTS são realizados mensalmente, com base nos valores pagos no período. (Art. 452-A, § 8º, CLT)
Após 12 meses de contrato intermitente, o empregado tem direito a um mês de férias, durante o qual não poderá ser convocado para trabalhar. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
A cada 12 meses, o empregado adquire o direito a usufruir um mês de férias, período em que não pode ser convocado. (Art. 452-A, § 9º, CLT)
Durante o período de férias no contrato intermitente, o empregado pode ser convocado se houver acordo entre as partes. Verdadeiro ou falso?
Falso.
Durante o período de férias, o empregado não pode ser convocado para prestar serviços pelo mesmo empregador. (Art. 452-A, § 9º, CLT)
O empregador deve fornecer comprovante do recolhimento de FGTS e previdência ao empregado intermitente. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
O empregador é obrigado a fornecer ao empregado comprovante do recolhimento da contribuição previdenciária e do FGTS. (Art. 452-A, § 8º, CLT)
O regime de tempo parcial é caracterizado por uma jornada que não excede 30 horas semanais, sem horas suplementares. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Considera-se regime de tempo parcial o trabalho cuja duração não exceda 30 horas semanais, sem a possibilidade de horas suplementares. (Art. 58-A, CLT)
No regime de tempo parcial, é possível trabalhar até 26 horas semanais com acréscimo de até 6 horas suplementares. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
O regime de tempo parcial pode ter uma jornada de até 26 horas semanais, com a possibilidade de acréscimo de até 6 horas suplementares semanais. (Art. 58-A, CLT)
O salário no regime de tempo parcial é o mesmo que o dos empregados em regime de tempo integral. Verdadeiro ou falso?
Falso.
O salário no regime de tempo parcial será proporcional à jornada de trabalho em relação aos empregados que cumprem tempo integral na mesma função. (Art. 58-A, § 1º, CLT)
Os atuais empregados podem optar pelo regime de tempo parcial. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
A adoção do regime de tempo parcial para empregados atuais será feita mediante opção manifestada perante a empresa, conforme previsto em negociação coletiva. (Art. 58-A, § 2º, CLT)
As horas suplementares no regime de tempo parcial são pagas com acréscimo de 50% sobre o salário-hora normal. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
As horas suplementares à duração do trabalho semanal normal no regime de tempo parcial são remuneradas com acréscimo de 50%. (Art. 58-A, § 3º, CLT)
Empregados no regime de tempo parcial com 30 horas semanais podem realizar até 6 horas suplementares. Verdadeiro ou falso?
Falso.
No regime de tempo parcial com jornada de 30 horas semanais, não há possibilidade de realização de horas suplementares. (Art. 58-A, CLT)
Em contratos de regime de tempo parcial com jornada inferior a 26 horas semanais, as horas suplementares são consideradas horas extras. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
As horas suplementares à jornada inferior a 26 horas semanais são consideradas horas extras e limitadas a 6 horas suplementares semanais. (Art. 58-A, § 4º, CLT)
As horas suplementares no regime de tempo parcial podem ser compensadas diretamente até a semana imediatamente posterior à sua execução. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
As horas suplementares da jornada podem ser compensadas até a semana imediatamente posterior à execução, sendo quitadas na folha do mês subsequente, caso não sejam compensadas. (Art. 58-A, § 5º, CLT)
Empregados no regime de tempo parcial não podem converter parte do período de férias em abono pecuniário. Verdadeiro ou falso?
Falso.
É facultado ao empregado no regime de tempo parcial converter um terço do período de férias em abono pecuniário. (Art. 58-A, § 6º, CLT)
As férias no regime de tempo parcial seguem as regras gerais estabelecidas pelo Art. 130 da CLT. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
As férias no regime de tempo parcial são regidas pelas disposições do Art. 130 da CLT. (Art. 58-A, § 7º, CLT)
Se as horas suplementares não forem compensadas no regime de tempo parcial, devem ser quitadas na folha de pagamento do mês subsequente. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Horas suplementares não compensadas devem ser quitadas na folha de pagamento do mês subsequente. (Art. 58-A, § 5º, CLT)