Processo De Execução Flashcards

1
Q

Recusa ao encargo de depositário

A

O STJ editou a Súmula de n° 319, cujo enunciado dispõe que “o encargo de depositário de bens pode ser expressamente recusado”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A pedido do exequente, o juízo deferiu a penhora de um imóvel de propriedade do executado. No entanto, o exequente não procedeu à averbação do ato no respectivo cartório de registro de imóveis. Após a penhora, o executado alienou o imóvel penhorado. Nessa situação, o ato de alienação do imóvel caracteriza fraude à execução?

A

NÃO. Tinha que ter sido averbado

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

De acordo com o STJ, embora seja possível a penhora de precatório judicial, essa forma de pagamento não se iguala ao dinheiro, sendo, portanto, legítima a recusa da fazenda pública à garantia por meio de precatório em execução fiscal se, na nomeação de bens a penhora, o executado tiver preterido a ordem legal.

A

STJ, súmula 406 - A Fazenda Pública pode recusar a substituição do bem penhorado por precatórios.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

ILEGITIMIDADE DO MP PARA EXECUÇÃO DE CONDENAÇÃO PROFERIDA PELO TRIBUNAL DE CONTAS

A

O Ministério Público possui legitimidade para ajuizar a execução de título executivo extrajudicial decorrente de condenação proferida pelo Tribunal de Contas? NÃO. A legitimidade para a propositura da ação executiva é apenas do ente público beneficiário. O Ministério Público, atuante ou não junto às Cortes de Contas, seja federal, seja estadual, é parte ilegítima.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Desconto 50% em honorários se pagar em 3 dias processo de execução

A

§1°, NCPC (desconto de 50% no valor dos honorários advocatícios no caso de pagamento do valor exequendo no prazo de 3 dias da citação)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Desistência anuência devedor

A

Assim, a desistência da execução antes do oferecimento dos embargos independe da anuência do devedor. Nesse sentido, não cabe falar em pagamento de honorários sucumbenciais pelo credor se manifestar a desistência da execução antes da citação e da apresentação dos embargos e se não houver prévia constituição de advogado nos autos.
(STJ. 2ª Turma. REsp 1682215/MG, Rel. Min. Ricardo Vilas Bôas Cueva, julgado em 06/04/2021)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Desistência em execução quando embargos tratarem de questões de mérito

A

Art. 775. O exequente tem o direito de desistir de toda a execução ou de apenas alguma medida executiva.
Parágrafo único. Na desistência da execução, observar-se-á o seguinte:
I - serão extintos a impugnação e os embargos que versarem apenas sobre questões processuais, pagando o exequente as custas processuais e os honorários advocatícios;
II - nos demais casos, a extinção dependerá da concordância do impugnante ou do embargante

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Benefício de ordem quando aos bens do devedor suscitado pelo fiador

A

Fiador do débito constante em título executivo extrajudicial. CPC, art. 794. O fiador, quando executado, tem o direito de exigir que primeiro sejam executados os bens do devedor situados na mesma comarca, livres e desembargados, indicando-os pormenorizadamente à penhora.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Foro de domicílio do executado para execução

A

O STJ decidiu que o credor pode optar pela remessa dos autos ao foro do domicílio do executado, mesmo após o início do cumprimento de sentença

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Sentença arbitral é executivo JUDICIAL

A

ATENÇÃO: A lei considera sentença arbitral como título executivo judicial, embora não seja produzido pelo Poder Judiciário.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Autocomposicao sujeito estranho ao processo

A

Admite-se, ainda, que a autocomposição judicial envolva sujeito estranho ao processo ou verse sobre relação jurídica que não tenha sido deduzida em juízo (art. 515, § 2°).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Título judicial NÃO pode ser alterado na execução

A

ATENÇÃO! STJ decidiu que o título judicial não pode ser alterado na execução, nem para se adaptar à decisão do STF em Repercussão Geral

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Inclusão de parcelas vincendas de condomínio em execução

A

ATENÇÃO! O STJ entende que é possível a inclusão de parcelas vincendas na execução de título extrajudicial de contribuições ordinárias ou extraordinárias de condomínio edilício, desde que homogêneas, contínuas e da mesma natureza:

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Impenhorabilidade propriedade rural

A

• STF: “É impenhorável a pequena propriedade rural familiar constituída de mais de 01 (um) terreno, desde que contínuos e com área total inferior a 04 (quatro) módulos fiscais do município de localização. (ARE 1038507/PR, relator Min. Edson Fachin, julgamento virtual finalizado em 18.12.2020)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Honorários sucumbenciais cônjuge meeiro

A

O STJ decidiu que, tratando-se de condenação ao pagamento de honorários sucumbenciais, não é possível exigir do cônjuge meeiro, que não integrou a relação processual da lide originária, a comprovação de que a dívida executada não foi contraída em benefício do casal ou da família;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Cônjuge de executado casado sob regime de comunhão parcial

A

Ainda, importante ressaltar que o STJ decidiu em recente decisão que é inadmissível a penhora de ativos financeiros da conta bancária pessoal de terceiro, não integrante da relação processual em que se formou o título executivo, pelo simples fato de ser cônjuge da parte executada com quem é casado sob o regime da comunhão parcial de bens. (REsp 1.869.720/DF.
Relator p/ acórdão Ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, Terceira Turma, por maioria, julgado em
27/04/2021)

17
Q

Intimação de cônjuge do executado casado em comunhão universal

A

na hipótese de penhora sobre o bem, não haverá a intimação do cônjuge do executado se A e B forem casados em regime de separação absoluta de bens.

18
Q

Juiz fixa de plano honorários

A

Art. 827. Ao despachar a inicial, o juiz fixará, de plano, os honorários advocatícios de dez por cento, a serem pagos pelo executado.
§ 1° No caso de integral pagamento no prazo de 3 (três) dias, o valor dos honorários advocatícios será reduzido pela metade.

19
Q

Conversão de pagar em fazer

A

E possível converter a execução de entregar em execução de pagar quantia certa pelo credor.

20
Q

Pagamento parcelado APENAS PARA TÍTULO E NÃO PARA CUMPRIMENTO DE SENTENÇA

A

Art. 916. No prazo para embargos, reconhecendo o crédito do exequente e comprovando o depósito de trinta por cento do valor em execução, acrescido de custas e de honorários de advogado, o executado poderá requerer que lhe seja permitido pagar o restante em até 6 (seis) parcelas mensais, acrescidas de correção monetária e de juros de um por cento ao mês.

21
Q

Intimação alienação judicial do bem

A

ATENÇÃO!! O STJ entende que é prescindível a intimação direta do devedor acerca da data da alienação judicial do bem, quando representado pela Defensoria Pública. (REsp 1.840.376-RJ.

22
Q

Alienação integral de bem indivisível

A

ATENÇÃO!! STJ - É admitida a alienação integral do bem indivisível em qualquer hipótese de propriedade em comum, resguardando-se, ao coproprietário ou cônjuge alheio à execução, o equivalente em dinheiro da sua quota-parte no bem.

23
Q

Executado revel e sem adv constituído

A

ATENÇÃO: Se o executado for revel e não tiver advogado constituído, não constando dos autos seu endereço atual ou, ainda, não sendo ele encontrado no endereço constante do processo, a intimação considerar-se-á feita por meio do próprio edital de leilão.

24
Q

Alienação de vaga de garagem em condomínio

A

ATENÇÃO: A hasta pública para alienação de vaga de garagem em condomínio se restringe aos demais condôminos, salvo autorização expressa na convenção condominial,

25
Q

Prisão para alimentos de ex cônjuge

A

ATENÇÃO!! O STJ decidiu que: “O inadimplemento de alimentos compensatórios, estinados à manutenção do padrão de vida de ex-cônjuge em razão da ruptura da sociedade conjugal, não justifica a execução pelo rito da prisão, dada a natureza indenizatória e não propriamente alimentar.

26
Q

Considera-se título inexigível o judicial fundado em lei ou ato declarado inconstitucional

A

Considera-se também inexigível a obrigação reconhecida em título executivo judicial fundado em lei ou ato normativo considerado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal, ou fundado em aplicação ou interpretação da lei ou do ato normativo tido pelo Supremo Tribunal Federal como incompatível com a Constituição Federal, em controle de constitucionalidade concentrado ou difuso

27
Q

Alegação da fazenda de excesso de execução

A

O STJ entende que a alegação da Fazenda Pública de excesso de execução sem a apresentação da memória de cálculos com a indicação do valor devido não acarreta, necessariamente, o não conhecimento da arguição

28
Q

Garantia do juízo em execução fiscal para embargar

A

STI Em sendo execução fiscal, no entanto, é necessária a garantia do juízo como condição de admissibilidade dos embargos e essa exigência NÃO é afastada pelo fato do executado ser beneficiário da assistência judiciária (lei especial).

29
Q

Embargos novos - novas custas

A

OBS: STJ - O ajuizamento de um segundo processo de embargos à execução é fato gerador de novas custas judiciais, independentemente da desistência nos primeiros antes de realizada a citação.

30
Q

Complementação das provas em exceção de pré executividade

A

STI: Em sede de exceção de pré-executividade, o juiz pode determinar a complementação das provas, desde que elas sejam preexistentes à objeção.

31
Q

Prescrição intercorrente de ofício

A

O juiz, depois de ouvidas as partes, no prazo de 15 (quinze) dias, poderá, de ofício, reconhecer a prescrição intercorrente e extinguir a execução, sem ônus para as partes.

32
Q

A partir do novo Código de Processo Civil (Lei n° 13.105/2015) a busca e apreensão passou a ser prevista como medida executiva no cumprimento de sentença das obrigações de fazer, não fazer e entrega de coisa, no inventário e nas execuções de entrega de coisa fundada em título extrajudicial.

A

Para atender ao disposto no caput, o juiz poderá determinar, entre outras medidas, a imposição de multa, a busca e apreensão, a remoção de pessoas e coisas, o desfazimento de obras e o impedimento de atividade nociva, podendo, caso necessário, requisitar o auxílio de força policial.

33
Q

São impenhoráveis: V - os livros, as máquinas, as ferramentas, os utensílios, os instrumentos ou outros bens móveis necessários ou úteis ao exercício da profissão do executado;

A

a menos que o automóvel seja a própria ferramenta de trabalho, como ocorre no caso dos taxistas, daqueles que se dedicam ao transporte escolar, ou na hipótese de o proprietário ser instrutor de auto- escola, não poderá ser considerado, de per si, como “útil” ou “necessário” ao desempenho profissional

34
Q

dispensável a menção ao negócio jurídico

A

Súmula 531 do STJ: Em ação monitória fundada em cheque prescrito ajuizada contra o emitente, é dispensável a menção ao negócio jurídico subjacente à emissão da cártula.

35
Q

contrato de desconto bancário (borderô)

A

O contrato de desconto bancário (borderô) não constitui, por si só, título executivo extrajudicial, dependendo a ação executiva de vinculação a um título de crédito concedido em garantia ou à assinatura pelo devedor e por duas testemunhas. (REsp 986.972/MS, Rel. Ministro LUIS FELIPE SALOMÃO, QUARTA TURMA, julgado em 04/10/2012, DJe 23/10/2012).

36
Q

Tribunal de contas NÃO possui legitimidade para figurar no polo passivo de demanda movida por seus servidores que pleiteiem reajustamento salarial.

A

PROCESSUAL CIVIL. ADMINISTRATIVO. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO. SERVIDOR PÚBLICO. REAJUSTE. TRIBUNAL DE CONTAS. ILEGITIMIDADE PASSIVA. AUSÊNCIA DE PERSONALIDADE JURÍDICA. AGRAVO REGIMENTAL IMPROVIDO. 1. Os Tribunais de Contas, federais ou dos estados, não são entes dotados de personalidade jurídica, mas apenas personalidade judiciária, uma vez que constituem órgãos da Administração Direta. 2. Tratando-se de ação em que servidores públicos pleiteiam reajuste salarial, a legitimidade passiva é do respectivo ente a que pertence o Tribunal de Contas, uma vez que referido órgão só possui legitimidade jurídica nas demandas relativas à defesa de direitos institucionais, concernentes à sua organização e funcionamento. 3. Agravo regimental improvido.